pessoa dirigindo carro
Categories:

Seguro com documentação atrasada: é possível fazer?

Muitos donos de carros e motos têm dúvidas se é possível obter um seguro com documentação do veículo atrasada. Você também pode ter essa dúvida e aqui vai encontrar as respostas que podem te ajudar.

Confira abaixo.

O que é documentação atrasada?

Pare para pensar um pouco sobre os documentos que dizem respeito ao seu veículo automotor… É mais de um, não é mesmo?

Principalmente se considerarmos o CRV (Certificado de Registro de Veículo), que há muitos anos era chamado de DUT (Documento Único de Transferência), o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), e até mesmo o IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores), que algumas pessoas consideram obrigatório nessa “conta”, mesmo sendo apenas um imposto, e não um documento propriamente dito.

São muitas as siglas e muitos os papéis que fazem parte da sua rotina como motorista e/ou proprietário do veículo. Mas, quando o assunto é obter seguro com documentação atrasada, o documento que realmente merece atenção é o CRLV, que diz respeito ao licenciamento.

Será que mesmo não estando com ele em dia, você consegue seu tão sonhado seguro?

É possível fazer seguro com documentação atrasada?

A resposta para essa pergunta é: sem o veículo estar licenciado, você dificilmente conseguirá segurá-lo.

Muitas seguradoras do mercado costumam trabalhar com um “período de análise”, justamente para olharem com calma tudo que diz respeito ao carro ou moto e, assim, decidirem se vale a pena segurar o bem. Mas, quando se trata do licenciamento atrasado, grande parte delas se recusa rapidamente, sem nem mesmo considerar o período de análise.

Parece algo exagerado, ou injusto? 

Para a seguradora, isso é o certo a se fazer. E, para você e seu veículo, o correto é manter toda a documentação do seu veículo em dia.

Outros fatores que podem dificultar ou anular a chance de você ter seu seguro

Agora que você já sabe se é possível fazer um seguro com a documentação do seu veículo atrasada, pode ser que esteja pensando que basta manter o licenciamento em dia e receber o esperado “sim” da seguradora.

Mas, não é bem assim…

As seguradoras trabalham de forma minuciosa, para que possam fazer um bom negócio para ambos os lados. E é por isso que também avaliam fatores como estes três a seguir:

1. Inadimplência do proprietário/contratante

Afinal, trata-se de uma contratação que envolve dinheiro, e exige disciplina no que diz respeito aos pagamentos.

A consulta ao Serasa é comum, em todo pedido de seguro, para que a seguradora possa se certificar de que não terá dor de cabeça em relação à parte financeira.

2. Documentação irregular

O licenciamento do veículo pode até estar em dia. Mas, se for notada qualquer irregularidade nos outros documentos, seu pedido pode ser negado.

Possíveis problemas ou pontos de discordância encontrados na vistoria também são levados a sério.

3. Seu histórico como motorista

Além de não ser uma pessoa inadimplente, para conseguir seu seguro é importante que você também não tenha um histórico repleto de acidentes, por exemplo. Afinal, quanto mais sinistros, menos interessante seu perfilserá para a seguradora.

O histórico do veículo em si também é levado em conta: se ele já passou por acidentes sérios e tem muitas avarias, pode ser mais difícil conseguir segurá-lo.

Voltando à documentação…

Independentemente do contexto, é muito importante que você preze por sempre estar com tudo em dia, no que diz respeito aos documentos do veículo, seja ele carro ou moto.

Afinal, não respeitar o prazo do licenciamento, por exemplo, além de impossibilitar a obtenção de um seguro, também representa uma infração gravíssima, representada por 7 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e multa de R$293,47 (valor vigente até a publicação deste artigo).

É melhor fazer uma forcinha para pagár os impostos do que ter que lidar com as consequências de dirigir um veículo irregular e acumular mais dívidas..

Um ponto positivo sobre seguro com documentação atrasada

É, de fato, muito improvável que você consiga contratar um seguro estando com a documentação atrasada.

Mas, se você já tiver um seguro e, por algum motivo, tiver que acioná-lo, estando com o licenciamento ou mesmo o IPVA com atraso, não precisará necessariamente correr para solucionar o problema.

Isso porque muitas seguradoras oferecem um prazo para que tudo seja regularizado, antes de pagarem a indenização. É comum, também, que se ofereçam para cuidar desses débitos, para que os processos possam andar mais rápido, e depois descontem o valor do total que você tem a receber.

Prático, não é mesmo?

O melhor, então, é manter os documentos em dia e encontrar um bom seguro o quanto antes. Assim, mesmo que venha a ter problemas com a documentação depois, já estará com seu veículo protegido e poderá contar com o apoio de sua seguradora.

Dê o primeiro passo agora mesmo!

A Luna disponibiliza o jeito mais fácil de contratar um seguro online: em poucos cliques, você compara os preços e condições das principais seguradoras do país, e descobre qual delas tem o seguro que mais combina com as suas necessidades e com o seu bolso.

É só fornecer alguns dados, fazer o comparativo, considerando as coberturas oferecidas, agendar sua vistoria (que também pode ser online) e aguardar a aprovação. Pronto: logo, logo você estará dirigindo com a segurança que merece!

E não se esqueça da documentação do veículo: com a Zapay você consegue visualizar e pagar, em até 12 vezes, todos os débitos relacionados a IPVA, licenciamento, multas e taxas. Assim, se mantém tranquilo financeiramente, sem precisar recorrer a um despachante, e terá ainda mais chances de conseguir o seguro de que precisa.

Consulte os débitos do seu veículo aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *