tipos de carro
Categories:

Saiba quais as principais categorias de carros do mercado atual

Quais são os tipos de carros que você conhece, amigo motorista? Confira algumas das principais categorias disponíveis no mercado brasileiro e avalie aquela que combina mais com você, sua família ou ainda sua empresa.

Para atender às necessidades distintas, é bastante justo que existam tipos de carro totalmente diferentes entre si, mas com uma gama imensa de possibilidades, preços e estilos. Coloque seu cinto de segurança e embarque nessa com a Zapay!

– Categorias de carros: veja os tipos de carroceria disponíveis 

– Hatch 

– Sedã 

– SUV 

– Cupê 

– Conversível 

– Picape 

– Minivan

Dica da Zapay: tem dúvidas quando ouve os termos “manutenção filtro combustível”? Fique tranquilo, amigo condutor, a Zapay lhe ajuda a sanar os questionamentos com este conteúdo, com muitas dicas. 

Categorias de carros: veja os tipos de carroceria disponíveis

Pensa em trocar de carro, amigo motorista? Para que não haja dúvidas, é importante ter em mente quais são as principais características das categorias disponíveis no mercado automotivo, bem como as diferenças entre cada uma delas. 

Afinal, cada tipo de carro apresenta uma proposta específica, para atender às necessidades de famílias e/ou empresas com os mais variados gostos e desejos. Confira cada um deles nos tópicos a seguir.

Dica da Zapay: fique por dentro sobre como fazer a manutenção preventiva do seu carro e evite dores de cabeça.  

Carro hatch 

Os veículos hatches (abreviação para hatchbacks) são um dos modelos mais populares no mercado automotivo, pois costumam ser os mais baratos do segmento. Tais automóveis geralmente apresentam um formato compacto, com duas ou quatro portas e uma tampa traseira, que abre para que o compartimento de carga possa ser acessado.  

Vale ainda destacar que muitos modelos de hatches apresentam opções de assentos dobráveis, o que permite que haja maior versatilidade e capacidade de carga.

Esses carros são conhecidos devido à praticidade e à eficiência, no que diz respeito ao espaço interior e à economia de combustível. Desse modo, são ideais para uso urbano devido ao tamanho compacto, o que facilita a condução e o estacionamento em espaços apertados – característica que contempla os grandes centros, onde o espaço para estacionar é reduzido.

Ainda no quesito economia: como os carros hatches são mais leves, eles tendem a ser mais econômicos no consumo de combustível. Contudo, a capacidade volumétrica do porta-malas pode desagradar alguns motoristas, sendo um ponto negativo nesta categoria.

Confira alguns exemplos de veículos hatches no Brasil: Volkswagem Polo, Chevrolet Onix, Fiat Argo, Hyundai HB20 e Citroen C3.

Dica da Zapay: vai viajar? Então, aprenda a usar a calculadora de gasolina, um instrumento eficaz que lhe ajudará a saber qual é o consumo necessário e economizar.  

Sedã 

Esta categoria de carro agrada famílias e aqueles que desejam ter mais espaço interno, tanto para os ocupantes quanto para as bagagens. Os automóveis sedãs se destacam pelo formato mais alongado, com três compartimentos que se diferem entre si: compartimento do motor, compartimento de passageiros e compartimento de carga separado.

Os carros sedãs apresentam quatro portas e espaço amplo para os passageiros, tanto quem vai ao lado do condutor quanto os que estarão no banco de trás. Não à toa, este veículo combina conforto e tecnologia, com modelos que podem agradar a todos os bolsos: há automóveis acessíveis e há aqueles que são luxuosos e, consequentemente, mais caros. 

De modo geral, os sedãs conseguem equilibrar conforto, espaço interno e desempenho, sendo muito procurados por famílias e profissionais que buscam por um automóvel elegante e espaçoso. 

Contudo, vale frisar que esta categoria de carro costuma ser mais baixa – ou seja, o nível de altura do solo é reduzido, o que dificulta seu tráfego em locais inclinados e estradas de terra.

Alguns dos principais sedãs disponíveis no mercado brasileiro são: Kia Cerato, Chevrolet Cobalt, Renault Fluence, Nissan Sentra, Citroen C4 Lounge, Volkswagen Virtus, Honda Civic e Toyota Corolla. 

SUV 

Quantas pessoas você conhece e que desejam ter um SUV, sigla para Sport Utility Vehicle, amigo condutor? Possivelmente, muitas, pois esta categoria de carros é a queridinha do momento, fazendo com que as montadoras estejam bem posicionadas quanto a este modelo.

E não é por acaso, pois, estes utilitários esportivos apresentam porte maior, carroceria mais elevada, além de capacidade para transportar mais passageiros e mais carga.

Os SUVs costumam entregar bom nível de altura do solo, característica que facilita ao cesso aos mais diversos tipos de terreno. Desse modo, são projetados para oferecer desempenho versátil em estradas pavimentadas e em terrenos off-road

Costumam apresentar tração nas quatro rodas ou tração dianteira, com opção de tração nas quatro rodas, o que melhora a capacidade do carro em lidar com diferentes situações de superfície.

Ainda: estes automóveis apresentam bom espaço interno, tanto para as malas quanto para os passageiros. Por isso, são muito procurados para atender às necessidades de famílias maiores, de pessoas que precisam de espaço extra para carga ou ainda cidadãos que desejam um carro com uma presença imponente nas vais públicas. 

Mais uma característica importante, é que os SUVs costumam apresentar motores mais potentes. Contudo, tudo tem um preço e estes veículos costumam ser mais caros, mais pesados e com maior consumo de combustível. 

Fique por dentro sobre alguns dos principais modelos de SUVs disponíveis nas ruas e estradas brasileiras: Volkswagen T-Cross, Chevrolet Tracker, Honda HR-V, Hyundai Creta, Fiat Pulse, Jeep Compass, Volkswagen Nivus, Jeep Renegade, Toyota Corolla Cross e Nissan Kicks.

carros com carroceria

Cupê 

Temos aqui um modelo derivado dos sedãs, com características elegantes e de carros esportivos. Os carros cupê costumam apresentar duas ou quatro portas e uma linha de teto inclinada – aliás, o teto é mais baixo na parte traseira deste veículo.

Os carros cupê apresentam um design mais aerodinâmico, com aparência mais agressiva. Além disso, são compactos e com foco em desempenho, com motores potentes e suspensão esportiva. Com tais características marcantes, estes automóveis têm seus fãs, que valorizam o estilo, o desempenho e a possibilidade de uma condução com mais emoção. 

Porém, é importante ressaltar que a capacidade volumétrica do porta-malas pode ser comprometida em determinados modelos da categoria. 

Algumas opções de carro cupê são: Ford Mustang Mach 1, Fiat Fastback, BMW M2, BMW M8, BMW X4, BMW X6, Chevrolet Camaro SS, Audi Sportback, Audi A7, Audi e-tron Sportback, Mercedes-Benz C180 Coupé e Mercedes-Benz GLE Coupé 

Conversível 

Eis um veículo que ganha muito olhares quando passa pelas ruas: o carro conversível, também conhecido como cabriolets. E não é por acaso, afinal, estes automóveis são muito versáteis, podendo ser usados com o teto fechado ou aberto. 

O teto, aliás, é o grande charme de um conversível, pois, este veículo pode abrir ou ainda remover completamente o teto, fato que proporciona uma experiência de condução ao ar livre. E este é também um dos pontos que chama muita atenção nas ruas. Embora sejam um sucesso por onde passam, os veículos conversíveis não são tão comuns no Brasil.

Mas é preciso saber que, quando o teto está aberto, o nível de capacidade volumétrica de bagagem pode ser comprometido. 

O amigo condutor pode encontrar veículos conversíveis em várias categorias, como SUVs e cupês. Quem compra um carro deste tipo, sabe que ele está associado a um estilo de vida mais descontraído, com grande popularidade em locais ensolarados e em áreas de belas paisagens.

O carro conversível passa a sensação de liberdade tanto ao condutor quando ao passageiro, de modo que é possível desfrutar de todo o ambiente do entorno enquanto o veículo segue o fluxo.

Podemos ver nas ruas opções de conversível, tais como: MINI Cooper S Cabrio Sport, Chevrolet Camaro Carbiolet, BMW 430i Cabrio M Sport e Porshe 718 Boxter.

Conheça alguns cuidados especiais a serem tomados com os automóveis conversíveis:

Antes de sair pelas ruas com o teto recolhido, seja manual ou eletricamente, é fundamental que o amigo condutor saiba como este comando funciona. Afinal, ninguém quer ser surpreendido com uma mudança repentina de condições meteorológicas, com o teto todo aberto, não é mesmo?!

Não se esqueça: um veículo conversível pode ser muito divertido de ser conduzido, porém ele deve seguir todas as normas de trânsito, o que inclui o uso do cinto de segurança. Vale a pena pensar também no bem-estar do motorista, de modo que ter um par de óculos de Sol com fácil acesso pode ser um bom investimento, pois protegerá os olhos do condutor. Ah, e use o protetor solar, afinal, você estará sem a proteção do teto – é também válido fazer uso de uma proteção na cabeça, como um chapéu ou um boné. 

Mais um ponto importante é que, ao estacionar o carro, é fundamental que o motorista garanta o fechamento completo do teto. Este gesto inibe a ação de ações e pessoas mal-intencionadas. Caso seja um veículo com bancos de couro, saiba que a exposição direta ao Sol, além de desgastar muito o tecido, fará com que fique muito desconfortável sentar neles tão quentes. 

Verifique se seu automóvel já vem com o defletor de vento – caso não, vale a pena adquirir este item. O defletor de vento costuma já vir em carros mais modernos, é importante destacar. Há veículos que apresentam defletor elétrico incorporado à carroceria, atrás dos bancos.

Mas para que serve o defletor de vento? Esse acessório evita a turbulência do ar dentro da cabine, além e reduzir o ruído.

Picape 

As picapes são opções bastante versáteis no mercado automotivo, afinal, elas podem atender às necessidades para o uso pessoal, como lazer, e para o uso no trabalho, principalmente. 

Trata-se de veículos utilitários, com um compartimento de carga aberto na parte traseira, projetado para transportar cargas diversas. Ou seja, as picapes apresentam caçambas no lugar do porta-malas, diferencial que valoriza a capacidade de armazenamento deste carro.

Não por acaso, tais automóveis oferecem capacidade de carga superior em comparação com outros tipos de veículos, sendo amplamente utilizados tanto para atender às famílias quanto às empresas.

Há modelos para todos os bolsos e gostos: com cabine simples ou duplas, com capacidade para transportar de duas a cinco pessoas (a depender do modelo). A distância em relação ao solo é mais um ponto valorizado neste tipo de veículo, pois facilita o acesso a locais fora da estrada. 

Conheça alguns modelos de picapes disponíveis no mercado brasileiro: Fiat Strada, Volkswagen Saveiro, Fiat Toro, Toyota Hilux e GM Montana. 

Minivan

As minivans são também chamadas de monolumes e dizem respeito a veículos projetados para acomodar um grande número de passageiros, com conforto. Com tal característica, ela é uma opção bastante válida para famílias grandes. 

É fácil reconhecer uma minivan devido à sua altura e ao espaço interno, que é bastante amplo. Este carro oferece assentos para sete ou mais passageiros, distribuídos em múltiplas fileiras. 

Diante deste diferencial, as minivans são opção válida para quem quer unir capacidade de transporte de pessoas, flexibilidade, conforto e configuração de assentos – sendo veículos ideais para famílias com crianças, empresas de transporte de passageiros e grupos de viagem.

Confira opções de minivan, que estão nas vias públicas de nosso país, tais como Chevrolet Spin, Citroen Aircross, Fiat Doblò, Kia Carnival e Chevrolet Bolt. 

Conheça o VW ID.Buzz, a nova Kombi elétrica da montadora alemã

É bastante possível que o amigo condutor já tenha visto uma peça publicitária onde ocorre um encontro de gerações: a clássica Kombi anda lada a lado com a nova ID.Buzz, em um dueto feito por Elis Regina (via inteligência artificial) e Maria Rita. Trata-se do anúncio do retorno da Kombi, agora repaginada, elétrica e toda conectada.

A chegada do veículo ao Brasil, aliás, marca os 70 anos da montadora alemã no país, com um veículo que promete ainda mais conforto, segurança e, agora, redução da emissão de CO2 na atmosfera. 

Aliás, a proposta do VW ID.Buzz traz um foco diferente: serão 70 unidades importadas, que poderão chegar aos consumidores via serviço de assinatura, modelo de negócio que tem ganhado muitos adeptos. A título de curiosidade, na Europa, este veículo é vendido por 65.000, que em reais (na cotação de 14 de junho, R$5,39) sairia por mais de R$350.000.

O ID.BUZZ, assim como na clássica Kombi, apresenta motor traseiro, com 204 cv de potência.  A suspensão é multilink e as baterias de 77 kWh com autonomia de 4833 quilômetros, segundo o padrão europeu.

Esta minivan terá espaço para até sete pessoas, além de um grande espaço para a bagagem, devido a uma distância entre eixos 250 milímetros maior quando comparada com o modelo padrão. Vale destacar que o modelo ID.Buzz LWB tem distância entre eixos de 3.239 milímetros e um comprimento total de 4.962 milímetros.

 Este efeito da distância entre eixos estendida deixa o interior do veículo ainda mais impressionante. Afinal, cria espaço extra para uma terceira fileira de assentos, além de oferecer compartimento de bagagem ainda maior.  

– apenas 70 unidades devem chegar ao brasil. Como carro de assinatura.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *