pontos de abastecimento de carros elétricos
Categories:

Como fazer viagens longas com carros elétricos?

Afinal de contas, há pontos de abastecimento de carros elétricos suficientes no Brasil? A Zapay lhe explica sobre o atual cenário para viagens com veículos elétricos em nosso país, ao longo desse artigo temático.

Spoiler: há grande concentração dos pontos de abastecimento de carros elétricos em SP. Confira as nossas dicas!

– Complete a bateria antes de sair de casa 

– Faça o planejamento da rota para viajar com carro elétrico 

– Considere a distância que será percorrida ao viajar com carro elétrico 

– Saiba como achar pontos de recarga para carros elétricos pelo Brasil

Dica da Zapay: veículo elétrico poliu menos que a combustão? Saiba mais sobre o tema nesse conteúdo especial.

Complete a bateria antes de sair de casa 

Antes de iniciar uma viagem, seja ela curta ou longa, com o seu carro elétrico, a recomendação é sempre completar a carga da bateria ainda em casa, amigo condutor. Afinal, ninguém quer ser pego de surpresa perante imprevistos e surpresas desagradáveis, não é mesmo!? Portanto, é melhor se precaver do que aguardar a chegada até o próximo posto de abastecimento.

Desse modo, o motorista diminui ainda a utilização da autonomia do automóvel e, consequentemente, evita qualquer tipo de problema durante o percurso. A cautela é sempre uma grande aliada, amigo condutor. Lembre-se sempre disso!

Dica da Zapay: carro elétrico vale a pena? Tire suas dúvidas nesse artigo.

Faça o planejamento da rota para viajar com carro elétrico 

O planejamento é mais um ponto essencial quando estamos falando sobre deslocamentos – e isso não seria diferente com os carros eletrificados. Desse modo, planejar a rota da viagem é um gesto que vai muito além do próprio roteiro do passeio ou do percurso.

Não é raro que o condutor dedique um tempo para planejar uma rota, de modo que possa aproveitar todos os passeios disponíveis – afinal, todos querem otimizar tempo e curtir a viagem ao máximo, cada um à sua maneira. Porém, quando o deslocamento é feito com um veículo elétrico, é fundamental considerar onde estão os postos de abastecimento.

Ao incluir esse cuidado no planejamento da viagem, o motorista terá, consequentemente, menos dificuldade para chegar ao posto de abastecimento mais próximo. Um ponto de atenção que faz toda a diferença, trazendo mais tranquilidade e segurança ao condutor, a todos os passageiros e aos demais membros do trânsito.  

Hoje, podemos contar com uma grande vantagem: é possível criar um roteiro para viagem com carro elétrico usando uso direto de aplicativos para smartphones ou para o próprio automóvel. Mais uma facilidade significativa para o conforto do seu deslocamento.

Assim, com esses aplicativos, o motorista pode identificar onde estão os pontos de recarga mais próximos em seu caminho, com menos trânsito e de modo que a viagem fica organizada da melhor forma possível.

Dica da Zapay: saiba mais sobre o aumento de venda de carros elétricos no Brasil.

Considere a distância que será percorrida ao viajar com carro elétrico

Você sabe qual é a relação entre carga e distância que o seu automóvel oferece, amigo condutor? Você sabe se é garantido que o carro chegará ao destino somente com a carga inicial, que foi feita em casa? São perguntas importantes para se ter em mente quando uma viagem, com veículo elétrico, está sendo planejada.

Nesse cenário, a recomendação é sempre verificar quantas serão as paradas que devem ser feitas e também se há postos de abastecimento ao longo do percurso. 

Os carros elétricos trazem uma característica comum no processo de recarga: após atingir 80% de carga, o procedimento se torne mais lento, o que pode afetar, diretamente, o plano de chegar em determinado horário em seu destino.  

Por conta disso, caso tenha disponibilidade, sempre que for necessário carregar o carro, interrompa a carga quanto atingir 80%. Esse cuidado poderá garantir menos lentidão, além de agilizar a chegada do motorista.

Outro ponto importante com esse cuidado é que ele favorece a estrutura do automóvel, como um todo – uma vez que manter a bateria do elétrico entre 20% e 80% aumenta a vida útil da bateria (dado comprovado).

Uma dica que pode salvar sua viagem em caso de imprevisto: tenha sempre um plano B. Imagine chegar ao posto de abastecimento e todos os carregadores estarem ocupados. Essa situação pode trazer aborrecimento, porém não é necessário se desesperar. 

Assim, é válido tentar ir até outro local, caso o carro ainda tenha autonomia para fazer esse deslocamento. Se não for possível, é necessário que o motorista aguarde até que um espaço seja liberado para realizar o abastecimento.

O senso de vida coletiva e a educação são pontos também essenciais na hora do abastecimento do veículo – afinal, quando você estiver carregando o automóvel, é bastante provável que outras pessoas estejam aguardando a vez de cada uma delas. Por conta disso, não bloqueie o trânsito e faça a ação de forma eficiente ao desconectar o automóvel do posto.

pontos de abastecimento de carros elétricos em sp

Saiba como achar pontos de recarga para carros elétricos pelo Brasil

Um dos pontos mais polêmicos sobre as dúvidas acerca da aquisição de um carro elétrico diz respeito justamente à estrutura de abastecimento, que ainda é pequena no Brasil. Ou seja, o amigo motorista que deseja viajar com seu veículo eletrificado, deve ter em mente se o local de destino e o percurso contam com estrutura para a recarga.

Vamos a um exemplo prático: caso o condutor e sua família estejam viajando para locais mais rústicos, é bastante possível que ele encontre dificuldades para localizar um posto de abastecimento. Nesse tipo de situação, a recomendação é levar o seu próprio kit de recarga, de modo a evitar problemas.

Vale destacar que a capacidade das baterias sempre foi um dos principais obstáculos tanto na evolução quanto na expansão dos automóveis elétricos. Aliás, no início, boa parte dos modelos elétricos tinha autonomia bem menor do que as dos automóveis a combustão.

Contudo, nos últimos anos, a autonomia dos carros elétricos cresceu bastante – tanto que ganharam de vez a alcunha de veículos verdes. Desse modo, a possibilidade de viajar muitos quilômetros com o automóvel eletrificado é uma realidade, porém, depende da distância a ser percorrida.

Os modelos mais caros encontrados no mercado automotivo apresentam uma carga de bateria que pode proporcionar 800 quilômetros de autonomia – como comparativo, vale lembrar que a viagem de ida e volta entre São Paulo e Curitiba tem 812 quilômetros, pela BR-116. Mas tamanha autonomia de quilometragem é válida para carro bastante caros – ou seja, que atende um público muito restrito.

Fique tranquilo, amigo condutor, pois há opções mais modestas e mais baratas. O BYD Dolphin é um desses exemplos. Trata-se do modelo de entrada do segmento, que oferece autonomia de 291 quilômetros, segundo dados do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). 

Esse modelo consegue cobrir parte da distância entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, afinal, o trecho tem cerca de 493 quilômetros e é praticamente todo feito pela Rodovia Presidente Dutra. No percurso, o motorista pode contar com infraestrutura de recarga rápida, facilidade que permite que a viagem seja feita sem grandes problemas.

Mas lembre-se, condutor: é possível que você encontre carregadores ocupados ou mesmo com defeito ao longo do caminho. 

Já no caso de viagens mais curtas, como a ida de um motorista de São Paulo até Santos, no litoral do estado, apenas uma recarga no BYD Dolphin pode ser suficiente para percorrer todo o caminho. O motorista pode tanto ir quanto voltar para casa com a mesma recarga.

Os modelos de menor porte, que apresentam valores abaixo de R$ 150.000, como é o caso do Renault Kwid E-Tech e o JAC e-JS1, conseguem realizar esse tipo de deslocamento também, com 160 quilômetros ida e volta. Há ao menos dois pontos de abastecimento de carros elétricos ao longo da Rodovia dos Imigrantes, vale dizer.

Diante desse cenário, se o amigo motorista optar por um carro elétrico para viajar, é fundamental calcular a relação entre autonomia e distância, bem como avaliar qual modelo pode atender mais às suas necessidades.

Após todas as informações apresentadas nesse artigo, podemos destacar da evidente ascensão no Brasil, para que os carros elétricos se popularizem em nosso país, é necessário investir em novos pontos de recarga (além da necessidade de preços mais atraentes ao bolso dos brasileiros).

Segundo a Associação Brasileiro do Veículo Elétrico (ABVE), existem somente 1.250 pontos de recarga em todo território nacional, sendo 47% em São Paulo. Ou seja, são poucos pontos e com concentração em apenas um estado (sobretudo, na capital paulista).

Para se ter uma ideia do movimento de ascensão dos veículos elétricos e a necessidade de mais infraestrutura para seu devido abastecimento, em 2021, de acordo com a ABVE, 34.990 unidades foram emplacadas, um recorde no histórico de vendas. A título de comparação, em 2020, foram 19.745 emplacamentos no mercado brasileiro.

A expectativa é que nos próximos anos, cada vez mais, os carros elétricos deixem de ser diferenciados e passem a ser carros mais comuns nas vias públicas. Para tal, é necessário o barateamento das baterias, além da pressão por mobilidade urbana mais sustentável nas agendas de políticas públicas no Brasil.

E como encontrar os pontos de abastecimento? O motorista pode contar com o aplicativo PlugShare, que funciona de forma colaborativa e pode ser atualizado pelos próprios usuários. Nesse app, é possível verificar onde está o ponto de recarga mais próximo por intermédio de diversos filtros, como o raio de atuação.

Há ainda os aplicativos de empresas privadas que oferecem a localização dos pontos de recarga próprios, inclusive das próprias montadoras que possuem carros elétricos em seu portfólio. O condutor pode ainda realizar a pesquisa no Google Maps – para tal, é preciso digitar “Estações de Carregamento EV”.

Quais são cuidados que todo proprietário de um veículo elétrico deve ter?

Os donos de carros elétricos devem estar cientes de diversas considerações e cuidados para garantir o desempenho e a durabilidade adequados de seus respectivos veículos. Conheça alguns deles, a seguir:

Carregamento:

– Utilize um carregador apropriado e certificado para carregar seu carro elétrico.

– Evite carregar em tomadas domésticas comuns, a menos que seu veículo e a fiação elétrica sejam compatíveis.

– Siga as instruções do fabricante quanto aos procedimentos de carregamento e níveis de carga.

Manutenção da bateria:

– Monitore a temperatura da bateria, pois assim evita-se o superaquecimento ou o congelamento extremo.

– Evite descarregar a bateria completamente sempre que possível, pois isso pode reduzir a vida útil da bateria.

– Realize manutenção periódica da bateria conforme recomendado pelo fabricante.

Pneus:

– Mantenha os pneus adequadamente inflados para otimizar a eficiência e a segurança do veículo.

– Gire os pneus regularmente para garantir que o desgaste seja uniforme.

Sistema de freio:

– Os carros elétricos frequentemente usam freios regenerativos para recarregar a bateria. Atente-se, condutor: é importante estar ciente sobre como esse sistema funciona, bem coo ajustá-lo ao seu estilo de direção, se necessário.

Manutenção geral:

– Realize manutenções periódicas, como inspeção de freios, verificação de fluidos (se aplicável), alinhamento e balanceamento dos pneus.

– Verifique os sistemas de climatização, pois o aquecimento e o resfriamento podem afetar a eficiência da bateria.

Armazenamento a longo prazo:

– Se você planeja armazenar seu automóvel elétrico por um período prolongado, é necessário seguir as recomendações do fabricante para preservar a bateria e outros componentes.

Clima extremo:

– Em condições de clima extremo, como temperaturas muito baixas ou altas, a eficiência da bateria pode ser afetada. Por conta disso, planeje adequadamente e saiba como o clima pode influenciar a autonomia.

Atualizações de software:

– Mantenha o software do carri atualizado, pois as atualizações frequentemente incluem melhorias de desempenho, segurança e eficiência.

Seguro:

– Certifique-se de que o seu seguro cobre os aspectos específicos de um veículo elétrico, como a bateria e o carregamento.

Conscientização ambiental:

– Considere o impacto ambiental do descarte de baterias de lítio e outras partes do carro elétrico. Vale destacar que muitas jurisdições têm regulamentações específicas para o descarte adequado.

 

Tenha em mente que que as orientações específicas podem variar de acordo com o fabricante e o modelo do veículo elétrico. Portanto, é importante ler o manual do proprietário e seguir as recomendações do fabricante para cuidar adequadamente do seu carro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *