CNH Social BA
Categories:

CNH Social BA 2022: Inscrição e requisitos

Quer tirar sua carteira de habilitação, mas não tem recursos financeiros para custear as aulas no Centro de Formação de Condutores, nem as taxas do Departamento Estadual de Trânsito? Conheça a CNH Social Bahia.

O programa CNH Social Bahia é para você que planeja tirar sua carteira de motorista, mas no momento não pode arcar com esses custos. Vem com a Zapay que a gente te explica como se cadastrar para participar do projeto CNH Social Bahia, e mostra quais são os requisitos necessários. 

O que é CNH Social BA?

Como se inscrever na CNH Social Bahia?

Quem tem direito a CNH Social BA?

Você sabia que existe a possibilidade de fazer o parcelamento de IPVA mesmo após seu vencimento? Clique aqui que nós te mostramos como fazer.

Venha conhecer nosso aplicativo!

Com o app da Zapay você vai:

Consultar seu IPVA, licenciamento e Multas de trânsito;

Parcelar tudo em até 12x com as menores taxas do mercado;

Ser avisado quando precisar renovar seus documentos.

APP Zapay

O que é CNH Social BA?

Tirar a Carteira Nacional de Habilitação requer um certo planejamento financeiro, já que os valores de todo o processo poderá chegar até dois mil reais, dependendo de qual cidade e estado você está.

A adesão do governo estadual ao projeto CNH Social Bahia veio para qualificar pessoas de menores condições financeiras, que não teriam como bancar todos os custos que envolvem uma habilitação. A intenção do governo em habilitar os cidadãos de baixa renda é criar novas oportunidades de emprego já que muitas empresas da área de transporte costumam abrir sempre novas vagas. 

A CNH Social Bahia é um projeto social que veio para dar a oportunidade onde pessoas em situação de vulnerabilidade econômica possam ter a chance de tirar sua primeira Carteira Nacional de Habilitação nas categorias A e B de maneira totalmente gratuita. Existe também a possibilidade de mudança de categoria para quem já possui a habilitação, basta que o interessado preencha os requisitos necessários. 

Pessoas que já possuem sua carteira de habilitação, mas ela está perto do vencimento ou vencida, poderão se cadastrar no projeto CNH Social Bahia para fazer sua renovação e/ou adicionar uma nova categoria que te permita dirigir caminhões, ônibus ou demais veículos pesados. 

Apesar da intenção do governo ser abrir um leque maior de possibilidade de empregos através da criação da CNH Social Bahia, mas se o interessado almeja trabalhar com caminhões ou outros veículos pesados, é importante saber que ele só poderá mudar a categoria da carteira de habilitação para C, D ou E se já possuir mais de um ano, em alguns casos dois anos, de habilitação, sem cometer nenhum delito gravíssimo durante os últimos doze meses. 

As inscrições para o programa CNH Social BA são feitas apenas de maneira digital, no próprio site do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran BA). O interessado em se candidatar a vaga precisará preencher o formulário com todos seus dados e comprovar uma renda per capita de meio salário mínimo, ou uma renda familiar de no máximo dois salários mínimos. Após fazer o cadastro online para participar da CNH Social BA é só aguardar a chamada que será publicada também no site do Detran BA.  

O candidato que for selecionado terá gratuidade em todo o processo que consiste em:

  • aulas teóricas e aulas práticas;
  • prova teórica e prova prática, com direito a um reteste de cada um em caso de reprovação;
  • exame de aptidão física, mental e toxicológico, se for exigido e dependendo de qual habilitação o candidato solicitou;
  • taxas de emissão da Carteira Nacional de Trânsito. 

Precisa consultar o IPVA BA 2022? Faça isso sem burocracia pela Zapay.

Conheça os prazos para renovar a CNH

Como se inscrever na CNH Social Bahia?

Para se inscrever no programa CNH Social Bahia, o candidato deverá entrar no site do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia, abrir a aba habilitações, clicar no ícone CNH Social BA (o ícone só aparecerá no site quando houverem vagas disponíveis), preencher a ficha de cadastro com qual categoria de interesse (A ou B) ou solicitar para renovar sua habilitação ou mudar uma categoria já existente, para isso sua carteira precisa estar perto do vencimento ou vencida. Responda corretamente ao questionário socioeconômico, se as informações não forem confirmadas por documentos no momento solicitado, o candidato perderá a vaga. 

Após o cadastro na CNH Social Bahia, as fichas passarão por um processo de análise, caso o interessado passe para a nova fase, ele terá que comparecer ao endereço do Detran BA indicado no site com documento original com foto (RG ou a carteira de habilitação a ser renovada), comprovante de residência, e deverá passar por um teste para confirmar que sabe ler e escrever, só aí o órgão dará continuidade para o processo da carteira de habilitação.

Quando abre as inscrições?

Neste momento não existem vagas abertas para participar do projeto CNH Social Bahia, o interessado em participar do processo para tirar sua CNH gratuita Bahia deverá ficar atento ao site do Detran BA CNH Social pois é através do portal do órgão que o Estado liberará as novas inscrições.

Agora que você será um novo habilitado, é importante saber o que significa tudo que integra o mundo de um habilitado. Você sabe o que é Renach?

renovação da CNH 2022

Quem tem direito a CNH Social BA?

Para ter direito a CNH Social BA o interessado deverá ser maior de 18 anos, saber ler e escrever, ter uma renda familiar de até dois salários mínimos ou uma renda pessoal de no máximo quinhentos e cinquenta reais, morar em qualquer cidade da Bahia há mais de dois anos, estar ativo no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, se ainda for estudante, estar matriculado em uma escola de rede pública e ter bom desempenho escolar.

Projetos sociais do Detran BA

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia realiza atividades como blitz educativas, workshop e palestras para conscientizar pedestres e motoristas para oferecer à população um trânsito mais tranquilo e seguro. Criando condições para que a população saiba sobre a legislação do trânsito vigente e tenha conhecimento básico de primeiros socorros.

Escola Pública de Trânsito

O projeto Escola Pública de Trânsito dá a chance aos alunos de escolas públicas acelerarem o processo para tirarem a sua primeira carteira de habilitação. Os alunos de baixa renda que se cadastrarem no projeto terão aulas teóricas de educação no trânsito, com aulas de capacitação, reciclagem, aperfeiçoamento e especialização de profissionais na área de trânsito. Assim, o aluno que frequentar a escola pública de trânsito poderá fazer a prova teórica do Detran BA sem custo algum, e se aprovado, poderá procurar um Centro de Formação de Condutores e começar o processo a contar das aulas práticas (a partir daí o processo começa a ser pago pelo interessado).

One thought on “CNH Social BA 2022: Inscrição e requisitos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *