DDA
Categories:

DDA: o que é? Como funciona e o significado?

A tecnologia ajuda o ser humano a criar diversas ferramentas que facilitam demais quem não tem medo de usá-la. O DDA (Débito Direto Autorizado) é um desses sistemas que auxiliam as empresas a emitirem os famosos boletos de cobrança, mas de maneira digital e direto para o banco da pessoa que possui a dívida, a busca será feita através do CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) do usuário.

O DDA facilita a vida de quem vende e de quem compra e sem a necessidade de um boleto físico para pagar por um novo produto ou serviço que o cliente adquiriu.

Com o DDA é possível acessar os boletos que poderão ser pagos entrando na sua conta corrente pelo aplicativo no seu smartphone, pelo internet banking ou pelo caixa eletrônico, não tendo a necessidade de recebê-los em papel ou por e-mail. 

Precisa pagar débitos veiculares e está na dúvida de como fazer? Aqui na Zapay nós tiramos suas dúvidas e ajudamos você a quitar suas dívidas veiculares da melhor maneira. 

Com o app da Zapay você vai:

Consultar seu IPVA, licenciamento e Multas;

Parcelar tudo em até 12x com as menores taxas do mercado;

Ser avisado quando precisar renovar seus documentos.

Veja o que é DDA?

O Débito Direto Autorizado, conhecido como DDA, é uma inovação do serviço bancário, que torna a vida muito mais fácil, não só para o pagador como também para quem receberá o valor pago da cobrança.

Com o DDA a empresa lança a cobrança direto para a agência bancária ligada ao CPF ou CNPJ do comprador, permitindo que o indivíduo controle seus pagamentos de forma ágil e prática. Podendo o pagante escolher um a um dos boletos que gostaria de pagar direto no seu aplicativo no smartphone ou acessando sua conta pelo site em qualquer computador ou tablet.

O DDA veio para agilizar a administração de quem tem contas a pagar e de quem emite as cobranças para quem tem a dívida, já que ambos não precisarão mais dos boletos bancários impressos com o código de barras para visualizar a fatura e nem para fazer ou receber determinado pagamento, além disso não é prejudicial ao meio ambiente, já que não terá a necessidade de uma emissão do boleto em papel para quitar a conta. 

A tecnologia DDA nada mais é que uma modalidade de cobrança eletrônica substituindo a emissão de boletos de cobranças impressas, com o famoso código de barras que todos já conhecem, permitindo que o documento de cobrança que for lançado e registrado no CPF ou CNPJ de determinado indivíduo seja enviado diretamente para a conta bancária do dono desses dados. Ajudando no dia a dia das empresas e usuários, autorizando que todos os compromissos bancários sejam lançados e recebidos de forma eletrônica, por meio das instituições financeiras para a qual pessoas físicas ou jurídicas possuam conta, com os valores caindo diretamente na conta corrente dos credores.

Para utilizar o meio de pagamento DDA pelo seu banco, o interessado deverá realizar um cadastro e após criar o seu login no site da instituição bancária, autorizar que todas as cobranças que apareçam em seu CPF ou CNPJ sejam incluídas no seu DDA. 

Sendo que o procedimento DDA pode mudar dependendo da instituição bancária, mas normalmente a lista de débitos registrados no CPF ou CNPJ de determinada pessoa ou empresa aparecerá quando a conta bancária for acessada de maneira online ou pelo caixa eletrônico, aparecendo na tela o ícone DDA (Débito Direto Autorizado). 

Como entender melhor a prática e o funcionamento da tecnologia DDA?

Basta entrar na sua conta bancária pelo aplicativo ou internet bank e procurar a lista de todos os Débitos Direto Autorizados, lá aparecerão as contas a vencer, qual empresa que emitiu o boleto e sua data de vencimento, permitindo inclusive que o interessado efetue algum pagamento antecipado, sem ter que ir atrás de alguma instituição solicitando um boleto antes do prazo. O pagamento DDA será feito diretamente na conta corrente, desde que tenha a autorização do correntista e saldo suficiente na conta. É importante saber que as contas já vencidas não aparecerão no sistema. 

Quase todos os bancos que atuam no Brasil utilizam o sistema DDA, mas caso queira usar essa funcionalidade, é importante checar com a sua instituição financeira primeiro se eles fazem ou não o uso desta tecnologia. E atualmente não existe nenhuma taxa cobrada ao usuário por essa modalidade. 

Apesar do DDA não ser muito comentado, ele já existe há mais de dez anos e foi criado pela  Febraban (Federação Brasileira de Bancos) com a intenção de aumentar a produtividade e eficiência dos pagamentos de boletos no país.

O uso do DDA é para aquela pessoa que prefere ter acesso a todos os seus débitos em um único lugar, sem surpresas no final do mês e podendo ter um maior controle das dívidas que faz, também facilitando a cobrança da empresa que emite o DDA, ajudando a conter os gastos com a emissão e envio de boletos pelos correios, ou até otimizando o tempo com o envio da cobrança via email.  

Não são todos os tipos de pagamentos que podem ainda utilizar o DDA, como arrecadação de tributos, conhecidos como impostos, tipo IPVA, IPTU, ou contas de consumo: água, luz, gás e telefone.

Quais são as vantagens de quem utiliza o meio de pagamento DDA:

  • Praticidade e rapidez em quitar as contas;
  • A certeza do recebimento da cobrança de maneira digital;
  • A diminuição do risco de fraudes em boletos;
  • Facilidade em visualizar os documentos pelo smartphone, tablet ou computador;
  • Controle de suas contas;
  • Antecipar o pagamento de suas contas sem burocracia; 
  • Preservação do meio ambiente, já que você não precisará do boleto impresso.

Se você atrasar um pagamento via DDA as taxas de juros e multas serão as mesmas estipuladas por aquela instituição no caso de um atraso em boleto físico e o pagante deverá entrar em contato com a empresa para gerar um boleto atualizado para efetuar o pagamento do mesmo junto ao banco. 

Como puxar o IPVA? Já que esse imposto não está ainda cadastrado no DDA, nós te mostraremos como fazê-lo de outras maneiras. Clique e confira. 

o que é dda
O que é DDA?

Como e quando surgiu o DDA?

O DDA, que  significa Débito Direto Autorizado, é um sistema criado para emissão de cobranças e que rastreia todos os boletos e dívidas existentes no CPF de uma pessoa ou CNPJ de uma empresa. O indivíduo poderá ter acesso a todos os seus boletos de forma eletrônica através de um site ou aplicativo bancário, não sendo necessária a utilização do documento impresso com o código de barras para fazer o seu pagamento. O DDA foi criado em 2009 pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), e apesar de já estar há 13 anos no mercado, nem todo mundo sabe o que é DDA e nem como fazer uso dessa modernidade inovadora que é o Débito Direto Autorizado que tem ganhado popularidade aos poucos. 

A decisão da criação do DDA foi pensando na praticidade e segurança da vida de quem paga, quem cobra e no meio ambiente. 

Benefícios para quem paga pelo formato DDA:

  1. A certeza de que receberá o boleto;
  2. Praticidade para visualizar e pagar seus boletos de maneira eletrônica, no canal digital que desejar;
  3. Maior controle das dívidas a serem pagas;
  4. Menos chance de cair no golpe do boleto falso.

Benefícios para quem faz a cobrança DDA:

  1. Maior controle de quem paga a partir do registro do boleto;
  2. Rapidez e a certeza que o responsável recebeu a cobrança;
  3. Diminuição de fraudes. 

Benefícios ao meio ambiente por existir o pagamento DDA: 

  1. 347.400 árvores a menos derrubadas;
  2. Economia de um bilhão de litros de água;
  3. O ar mais limpo para o planeta.

Qual a diferença entre Débito Automático e DDA?

Para fazer pagamentos em Débito Automático de determinado boleto diretamente na sua conta corrente, o interessado precisará cadastrar essa cobrança uma única vez na sua instituição financeira, usando um código enviado pela credora. Após esse cadastro a conta será debitada automaticamente todo dia específico de cada mês direto na sua conta bancária. 

Diferente do débito automático, o DDA tem a função de notificar e permitir a visualização de todos os débitos que estão cadastrados em seu CPF ou no CNPJ da empresa logo após seu lançamento no sistema do banco. Assim que o cliente tiver acesso a conta, poderá autorizar ou não o seu pagamento. Então o correntista terá acesso a todas as contas que estão em seu nome no aplicativo do seu banco pelo DDA, auxiliando o indivíduo a ter maior controle financeiro, podendo fazer o pagamento diretamente de sua conta bancária, sem precisar de um código de barras, também ajudando o meio ambiente sendo uma forma de economizar papel. 

Quais contas podemos pagar com DDA?

Podemos pagar com o DDA toda e qualquer conta de empresas privadas, como: 

  • mensalidades escolares; 
  • planos de saúde;
  • taxas de condomínio;
  • faturas de cartão de crédito.

Não podemos pagar através do DDA qualquer imposto ou contas de consumo que são:

  • IPVA;
  • IPTU;
  • conta de luz;
  • conta de água;
  • conta de telefone;
  • internet.

Você sabia que existe a possibilidade de tirar sua CNH Gratuita? Saiba mais com a Zapay.

Cuidados para não se confundir e cometer erros na hora de fazer os pagamentos

Com a facilidade do DDA a vida bancária do consumidor ficou menos complicada podendo ele rastrear e fazer o pagamento de seus débitos, sem riscos pois ao utilizamos a forma padrão, através dos boletos físicos eles podem ser perdidos, extraviados, esquecidos ou ainda rasgados/molhados, e necessitamos solicitar uma segunda via para a empresa credora. Com a moderna tecnologia do DDA, nada disso acontece e evita muita dor de cabeça para os consumidores e com maior controle de suas finanças, mas existem alguns cuidados que o usuário precisa ter. 

A primeira e principal precaução que você deve ter é prestar muita atenção ao que já foi quitado, para não fazer o pagamento duplicado dos boletos, já que alguns cobradores continuam emitindo e enviando o boleto seja de maneira impressa pelos correios, ou de maneira virtual por e-mail, para os clientes. Quem optar pela função DDA poderá entrar em contato com a empresa credora suspendendo o envio de novos boletos, evitando o transtorno ao ter que solicitar a restituição do valor caso tenha feito duplo pagamento. 

Segundo é que o esquecimento de um pagamento que está cadastrado apenas via DDA poderá diminuir muito o Score da pessoa na praça, dificultando créditos futuros. 

Avatar image of Ana
Written by

Ana

Em 2022, entrou para o time da Zapay, como Analista de SEO atuando com o planejamento de conteúdo para o blog com o objetivo de auxiliar e atuar no crescimento, ajudando a responder às principais dúvidas dos usuários sobre o universo automotivo.