consulta cnh pontos pr
Categories:

Segunda via da CNH: como fazer a solicitação no Detran-RJ?

Novo sistema permite realizar o requerimento simplificado da segunda via da CNH, de forma totalmente digital

Motoristas do estado do Rio de Janeiro têm um novo processo simplificado para solicitar a segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH RJ). A partir de agora, o pedido pode ser feito de forma totalmente digital, por meio do Posto Digital do Detran-RJ. Com isso, não é mais necessário realizar o agendamento presencial em um posto de atendimento. Veja a seguir o passo a passo de como solicitar a segunda via da CNH

Para realizar o pedido de segunda via da CNH por meio do posto digital, o cidadão não poderá fazer qualquer mudança de dados cadastrais, pois o sistema do Detran-RJ irá aproveitar a mesma foto e dados biométricos registrados no órgão para produzir a nova cópia impressa e digital do documento. Para os motoristas que desejarem realizar a alteração de dados, será necessário comparecer a um posto.

De acordo com o Detran-RJ, mesmo que o pedido ocorra de forma digital, o cidadão ainda deverá comparecer à unidade do Detran de sua preferência para receber o novo documento físico. Para ter acesso ao Posto Digital, o usuário precisa ter cadastro no portal gov.br, do Governo Federal.

Quando devo solicitar a segunda via da CNH?

A segunda via da CNH é solicitada em casos de extravio, dano ou rasura, e roubo ou furto do documento original, sempre quando o documento estiver dentro do prazo de validade. No Posto Digital, será obrigatório indicar o número do Documento Único de Arrecadação do Detran-RJ (Duda), pago pelo serviço de segunda via (código 214-3, no valor de R$ 173,03).

Os usuários que tiverem direito à isenção da taxa continuarão agendando o atendimento presencial. É o caso das vítimas de furto ou roubo que apresentarem o registro do boletim de ocorrência, além de idosos. Vítimas de furto podem optar por requerer a segunda via no Posto Digital se pagarem a taxa Duda.

O documento original precisa ter sido emitido no estado do Rio de Janeiro. Condutores com a última CNH emitida em outro estado devem solicitar a averbação da habilitação antes de requerer o documento. Para obter a segunda via de CNH não é necessário fazer exame médico. 

Passo a passo de como solicitar a segunda via da CNH

  1. Pagar a taxa Duda de segunda via de CNH (Código 214-3), gerado no site do banco Bradesco;
  2. Acessar o Posto Digital, no site do Detran-RJ, e clicar na aba Habilitação;
  3. Clicar na aba Segunda Via da CNH – Solicitar;
  4. Indicar o motivo da solicitação: extravio, rasura, roubo ou furto, etc;
  5. No caso de roubo ou furto, confirmar se deseja continuar a fazer o pedido por meio do Posto Digital;
  6. Informar o número da taxa Duda paga;
  7. Conferir os dados cadastrais registrados no sistema e confirmar a veracidade deles;
  8. Conferir o endereço e o CEP de residência registrados no sistema (não é possível realizar alterações pelo processo digital);
  9. Informar a unidade do Detran onde deseja retirar a segunda via da CNH impressa;
  10. Confirmar a solicitação de segunda via da CNH marcando a opção ‘Sim’;
  11. Concluir o processo clicando em ‘Solicitar’;
  12. Aguardar o processamento biométrico online;
  13. Imprimir o Formulário Renach, com os dados de seu pedido;
  14. Após sete dias úteis, retirar a CNH na unidade do Detran-RJ que foi escolhida ao preencher o requerimento no Posto Digital.

Gostou deste conteúdo sobre como fazer a solicitação da segunda via da CNH? Deixe a sua opinião nos comentários! Saiba que aqui no Blog da Zapay você encontra diversos artigos sobre lançamentos, manutenção automotiva, impostos, legislação de trânsito e muito mais. E se você quiser realizar a consulta de débitos de veículos, conte com a Zapay para facilitar o pagamento do licenciamento 2023 RJ, multas, e IPVA 2023 RJ em até 12x!

Imagem: Arquivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *