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O que é o alternador do carro e como ele funciona?
Você sabe o que é o alternador do veículo e qual a sua importância para o bom funcionamento do carro? Neste artigo, fique por dentro sobre qual a função do alternador e quais são os sinais de que algo pode estar errado com este componente.
Ainda: além da correia do alternador, conheça as partes importantes deste componente, a relação do alternador com o motor (e os motivos dessa tabelinha ser campeã), os potenciais defeitos que podem aparecer e quando é necessário trocar o alternador.
– O que é o alternador do carro?
– Partes do alternador
– Qual a função do alternador no carro?
– Relação entre alternador e a bateria do carro
– Defeitos comuns no alternador do carro
– Quando trocar o alternador? Quanto custa?
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O que é o alternador do carro?
O alternador do automóvel é o componente responsável pela conversão de energia mecânica em energia elétrica, de modo a ser fundamental para o funcionamento adequado do carro. Cabe também ao alternador a função de carregar a bateria do veículo.
Desse modo, o alternador automotivo alimenta os equipamentos elétricos instalados no veículo, além do sistema de ignição eletrônica nas situações em que o motor estiver funcionando.
Para trabalhar, o alternador faz uso de uma correia (ele é movido por ela) e precisa de uma rotação, que varia de modelo para modelo – é desta forma que o alternador começa a gerar eletricidade.
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Partes do alternador
A seguir, conheça cada uma das partes de um alternador:
- Estator: é de suma importância ao alternador, pois é ele quem gera a corrente elétrica. É formado por três bobinas, que ficam sujeitas ao campo magnético do rotor.
- Rotor: sua função é gerar um campo eletromagnético, que, por sua vez, irá induzir a corrente alternada no estator. É formado por bobinas, eixo e garras polar.
- Polia: é responsável pelo contato com a correia do motor, que aciona o eixo e conduze a energia mecânica para o alternador.
- Mancal dianteiro: sua função é dar suporte ao rotor e ao estator. Ele garante que o alternador do veículo permaneça fixo no bloco do motor. Cabe ao mancal dianteiro garantir que o alternador suporte as vibrações durante o processo.
- Regulador: trata-se do responsável por manter a tensão regulada dentro dos parâmetros estabelecidos – entre 13,6v e 14,8 v. O regulador reduz ou aumenta a tensão no alternador, conforme for necessário. É formado por escova, módulo eletrônico e capacitor.
- Ponte retificadora: cabe a esta parte transformar (retificar) a tensão alternada em tensão contínua. Esse processo de retificação é feito pelos diodos (componentes eletrônicos que permitem a passagem da corrente elétrica apenas em um sentido).
- Capô plástico: sua função é proteger os contatos elétricos da ponte retificadora. No momento da revisão do alternador, esta peça evita que os terminais elétricos sejam danificados.
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Saiba mais sobre o regulador de voltagem do alternador.
Trata-se de um dispositivo eletrônico que ajusta a tensão de saída de energia do alternador para a bateria. Ele funciona com carga de 10% a 15% maior que a tensão de saída. Desse modo, a carga ficará sempre entre 13,8V e 14,8V, em um circuito elétrico de 12 volts padrão.
O alternador gira acompanhando o motor, de modo a gerar energia de acordo com a variação da rotação, com tensão média de 14,4V. É nesta etapa que o regulador faz com que a tensão varie menos, de modo a evitar danos ao sistema elétrico do carro.
Qual a função do alternador no carro?
É importante que o condutor saiba que, quando a ignição é acionada, a bateria do veículo passa a fornecer a carga para que o motor dê partida. A bateria também alimentará componentes como vidros, limpadores, faróis, além do sistema de som e da injeção eletrônica. Ou seja, são muitas tarefas acumuladas – e que consome energia rapidamente.
Neste processo, a conversão de energia realizada no alternador do automóvel tem como função atender parte da demanda acima explicada, além de recarregar a bateria enquanto o carro está em movimento. Assim, assegura-se a carga suficiente para acionar o motor de ignição sempre que for necessário ligar o veículo automotor.
Para que este processo possa ocorrer, o seguinte caminho deve ser feito:
- O motor do automóvel deve girar uma correia conectada à polia do alternador.
- Desse modo, será aplicada a energia mecânica ao alternador, ao mesmo tempo que receberá energia da bateria, de modo a criar um campo magnético entre as bobinas do rotor e do estator.
- Por intermédio do eletromagnetismo gerado no conjunto, ocorre a conversão da energia mecânica em elétrica.
- Neste processo, o estator passa uma corrente alternada para as placas de diodo, que, por sua vez, transformam para a corrente contínua – passam pelo regulador de voltagem para restringir a tensão na faixa de trabalho do sistema elétrico do carro, comumente, entre 13,6 e 14,4 V.
Relação entre alternador e a bateria do carro
Considerando um alternador em perfeitas condições e desempenho esperado, é importante saber que a energia gerada no processo é redistribuída ao sistema elétrico do carro.
Desse modo, este sistema será o responsável por alimentar os componentes eletrônicos variados que existem no automóvel, além de recarregar a bateria do veículo durante o tempo que o carro estiver em movimento.
Portanto, fica fácil perceber que o alternador e a bateria do veículo são componentes interligados, porém desempenham papeis complementares e diferentes no sistema elétrico do carro.
Vamos a pena destacar de novo:
- Alternador: tem como função gerar eletricidade necessária para alimentar os diferentes sistemas elétricos do veículo, além de recarregar a bateria enquanto o motor estiver funcionando (ou seja, o carro em movimento). É composto por rotor e estator (que geram uma corrente alternada, que, por sua vez, é convertida em corrente contínua e distribuída para os sistemas elétricos do veículo e para a bateria).
- Bateria: sua responsabilidade é armazenar a energia elétrico necessária para dar partida no motor e alimentar os sistemas elétricos do veículo, nas situações nas quais o motor não estiver funcionando ou quando o alternador não estiver gerando eletricidade suficiente. Cabe ainda à bateria estabilizar a voltagem do sistema elétrico do automóvel.
Resumidamente: se por um lado o alternador está gerando eletricidade necessária para alimentar o automóvel e carregar a bateria, por outro, a própria bateria está armazenando energia elétrica necessária para dar partida no motor, além de alimentar os sistemas elétricos do automóvel, quando o alternador não estiver funcionando.
É com o trabalho conjunto do alternador com a bateria que o sistema elétrico do veículo se manter, de modo a funcionar adequadamente.
Defeitos comuns no alternador do carro
Você já percebeu que o alternador do veículo é de suma importância para o seu bom funcionamento, não é mesmo, amigo condutor? Este desempenho esperado do alternador envolve o contato direto entre as peças mecânicas e os componentes elétricos, que, por sua vez, trabalharão direto quando o carro estiver em movimento.
Diante deste processo, é de se esperar que haja desgaste das peças e dos componentes ao longo do tempo. E dá para perceber rapidamente quando há problema no alternador, afinal, a bateria não terá a recarga completa e será mais exigida enquanto o carro estiver em movimento (tempo de atividade).
Se o motorista passar pela desagradável situação de bateria arrida, saiba que um dos possíveis problemas é o mau funcionamento do alternador. Se não há energia para alimentar os componentes elétricos do automóvel, os sistemas que dependem da energia sofrerão danos. Ou seja, haverá dores de cabeça e também no bolso do proprietário do carro.
Conheça alguns dos problemas mais comum no alternador:
- Demanda excessiva.
- Escovas desgastadas no rotor.
- Defeito na mesa retificadora.
- Regulador de voltagem defeituoso.
- Correia frouxa ou rompida.
- Desgaste nos rolamentos.
- Problemas no estator.
Quando trocar o alternador? Quanto custa?
Tanto o alternador quanto a bateria devem passar por revisões periódicas. Ter os cuidados recomendados no manual do proprietário do veículo é fundamental para garantir o bom desempenho do carro. Assim, é possível evitar panes elétricas e garantir que o veículo esteja sempre disponível para atender às suas necessidades pessoa e profissionais.
O valor médio do alternador para automóveis pode variar a depender do modelo do carro e do fabricante deste componente. No geral, o preço fica entre R$600 e R$2.000, considerando-se a peça inteira.
Sempre que houver problema no funcionamento do veículo, o recomendável é que o motorista leve o automóvel até uma oficina mecânica de confiança, para uma avaliação profissional. A depender do problema no alternador, é possível que a troca seja apenas de um ou alguns componentes internos – uma saída que pode tornar a reparação mais barata.
Conheça os três principais tipos de alternadores.
- Alternador com base no tipo do projeto: é possível encontrar alternadores do tipo garra ou compacto. O mais tradicional é o garra, que apresenta os polos da bobina do rotor em forma de garra. Quando os polos ficam sob ação do campo magnético, eles formam o polo Norte e Sul. A ventoinha de ventilação localiza-se no lado externo. Por sua vez, o alternador compacto apresenta dimensão reduzida, de modo que este componente tem melhor desempenho do que os outros tipos, já que gira mais rapidamente, com a mesma velocidade. A ventoinha localiza-se no lado interno.
- Alternador com base na parte rotativa: nesta opção há dois modelos. O alternador com induzido rotativo, adotado em dispositivos de baixa potência, é um modelo não muito comum no mercado. E o alternador com campo rotativo, localizado no rotor e realiza movimento giratório.
- Alternador com base na quantidade de fases de saída: há três opções – o alternador pode ser monofásico, bifásico ou ainda trifásico.
Alessandra
Jornalista formada há mais de 15 anos, com 12 anos de experiência em produção e criação de conteúdo, edição de texto, e gestão de pessoas. Atualmente atuo como redatora e produtora de conteúdo SEO freelancer.