O que significa as luzes do painel ?
Categories:

Luzes do painel significado: saiba como identificar os problemas

Você já ouviu falar em ‘luzes do painel significado’? Nós da Zapay vamos falar sobre as interpretações que esse painel pode indicar sobre os possíveis problemas de um veículo.  Afinal, o objetivo do painel de luzes é criar uma comunicação entre o carro e o motorista através de símbolos e cores.

Portanto, neste artigo, saiba o que significa as luzes do painel dentro de um veículo automotor. Logo abaixo! 

O que é painel de luzes?

O painel de luzes é um dispositivo que alerta sobre o estado do carro e sinaliza se tem algum problema capaz de afetar a segurança e a estabilidade do veículo. 

As luzes acendem assim que o motor é ligado, apresentando diferentes cores no painel para o motorista ficar de olho no que cada cor sinaliza. 

Para te ajudar a entender o que cada luz quer dizer, a seguir, vamos explicar qual o significado das principais luzes do painel. Confira a seguir!

O que significa luzes do painel?

Se você já pesquisou na internet ‘luzes do painel significado’, então fique tranquilo que iremos explicar cada uma das luzes para você.

Cada vez mais, com o avanço da tecnologia de computadores de bordo e injeção eletrônica, os veículos estão ajudando os motoristas a conduzir com mais segurança. 

Isso acontece porque a comunicação entre o carro e o condutor está se tornando mais eficiente, principalmente por conta das luzes de alerta do painel do carro.

Cada luz acesa no painel de controle significa um aviso, que pode estar relacionado a falhas de componentes e condições de funcionamento do veículo. 

Sendo assim, é muito importante que o condutor conheça esses significados para saber o mais rápido possível se existe um problema ou se estão apenas informando uma situação normal.

Quais são as luzes do painel?

Cada veículo possui um painel de luzes que passa informações para o motorista. Veículos modernos e que possuem mais componentes eletrônicos possuem um número maior de avisos luminosos.

No entanto, as cores específicas do painel de controle do veículo possuem significados universais. Saiba o que elas significam, logo em seguida:

  • Luzes brancas, azuis ou verdes: significam informações e indicadores de direção. Elas apenas informam os motoristas sobre  o acionamento de algum equipamento ou acessório e indicam a direção. Essas luzes permanecem ligadas enquanto o componente estiver funcionando.
  • Luzes amarelas e laranjas: significam uma advertência. Essas cores indicam uma falha moderada, mas que irá se agravar com o tempo. Esse sinal pode indicar que a falha impedirá o funcionamento do carro.
  • Luzes vermelhas: significam que algo não está funcionando bem. Se alguma luz vermelha acender, o ideal é chamar a assistência para reparo imediato. Isso porque a falha pode causar um acidente de trânsito ou levar a uma pane total.

O que é luz amarela no painel?

Se a luz amarela no painel do seu carro acender, você deve se preocupar? Inicialmente, não! Isso porque essa cor no painel deseja apenas chamar a atenção do motorista, a princípio.

Basicamente, essa cor tem a mesma proposta que o sinal amarelo no trânsito: alertar os motoristas para tomarem cuidado. 

No entanto, talvez seja necessário tomar um cuidado especial e levar o veículo até um especialista para fazer uma vistoria veicular.

Símbolos amarelos no painel do carro

Além da cor amarela, o condutor precisa prestar atenção ao símbolo que está aceso ou piscando, que também possui um sinal esclarecedor. 

Podemos citar pelo menos 3 tipos de luz amarela mais comuns que se apresentam com símbolos nos veículos nacionais. São eles: 

  • Símbolo amarelo similar à lâmpada: se estiver aceso, esse símbolo significa que alguma luz externa não está funcionando. Portanto, verifique se todas as luzes de posição (faroletes) dianteiras e traseiras. Além disso, a luz de placa queimada também acende essa indicação no painel.
  • Símbolo amarelo das letras EPC: as letras, em inglês, é Eletronic Power Control. Quando estiverem acesas, essas letras querem dizer algo em relação ao sistema de ignição do carro, uma simples lâmpada que queimou ou algo que faz o motor falhar. 
  • Símbolo de um motor amarelo abaixo do EPC: esse símbolo representa a injeção ou se há um problema nela e/ou no catalisador. Lembrando que ela pode aparecer na cor amarela (atenção) ou vermelha (precisa de revisão urgente).

O que pode ser a luz da injeção acesa?

Luz da injeção acesa ou piscando? O que é e o que fazer? Quando a luz da injeção acender é porque há alguma anormalidade no motor, que passa a funcionar em modo emergencial.

É muito fácil identificar o símbolo da injeção no painel porque possui o formato de um motor, triângulo ou raio, mas pode mudar dependendo do modelo do carro. 

Se essa luz acender, então o sistema de injeção eletrônica substitui o carburador, já que a sua principal função é controlar a quantidade de ar e combustível que entra no cilindro. 

Sendo assim, como é difícil especificar qual é o problema que a luz da injeção acesa está indicando, então o ideal é chamar um profissional especializado no assunto para utilizar um scanner automotivo para tirar sua dúvida.

Quando as luzes do painel acende?

As luzes do painel acendem quando o condutor liga o motor do carro. Portanto, é normal acender as luzes do painel assim que ligar seu veículo.

No entanto, é importante reconhecer os ícones no painel para saber o que está acontecendo com o automóvel.

Isso porque as luzes do painel acendem para transmitir sinais, como a falta de combustível, falta de água no radiador, lembrete sobre o uso de um cinto de segurança ou se uma porta está aberta.

Afinal, esse artigo sobre ‘luzes no painel significado’ quer mostrar para os motoristas o que esses sinais acesos indicam sobre o bom ou mau funcionamento do carro.  

Quando a luz vermelha do painel acende?

Quando a luz vermelha do painel acende? O que isso significa? Neste caso, o motorista precisa se preocupar e buscar ajuda imediatamente. 

Isso porque a luz vermelha acesa no painel significa que o problema no veículo é grave. Portanto, o condutor precisa de um especialista para corrigir o defeito imediatamente. 

Se o motorista estiver dirigindo e uma das luzes vermelhas acender no painel de controle, o recomendado é buscar um local para parar o veículo e pedir auxílio.

Caso o condutor não dê atenção para o sinal vermelho e continue conduzindo, a falha pode desligar o automóvel em movimento, causar uma pane geral e/ou gerar um acidente.

Quando a luz do ABS acende?

O que pode ser quando a luz do ABS acende no painel do carro? Primeiro, é preciso lembrar o que é o ABS, um sistema eletrônico que complementa o freio e evita que o motorista trave as rodas em uma frenagem emergencial.

Existem vários motivos que deixam a luz do ABS acesa, como o barulho na frenagem, a trepidação ao frear e pelos problemas nos sistemas elétricos e eletrônicos.

Sendo assim, quando a luz do ABS estiver acesa, verifique também se o pedal do freio está endurecido ou se o veículo puxa para um lado quando você pisa no freio. 

A luz do ABS e esses sinais indicam que o seu sistema pode não estar funcionando direito, então procure ajuda de um especialista.

Principais sinais do painel de luz do veículo

Existem alguns sinais do painel de luz do veículo que precisam de muita atenção dos condutores enquanto estiverem dirigindo. 

Por isso, vamos explicar os significados dos principais símbolos que o painel do seu carro pode ter. Confira: 

Sinal de reserva acesa 

Essa luz se acende quando o nível do combustível no tanque fica baixo. Em geral, restam cinco litros, quantidade suficiente para procurar um posto.

Sinal do ESP aceso

Se ficar acesa após a partida, indica falha no controle de estabilidade. Quando o ESP entra em ação, ela pisca freneticamente.

Sinal de bateria aceso 

Mostra se há alguma falha, como perda de tensão, na parte elétrica. Se acender com o motor ligado, é sinal de falhas na bateria, alternador ou regulador.

Sinal de injeção aceso

Indica problemas na injeção eletrônica ou no controle de estabilidade. Quando o ESP entra em ação, ela pisca freneticamente.

Sinal de óleo aceso

Se acender ou ficar piscando, é preciso parar imediatamente. Essa luz indica a perda de pressão do óleo, causada por um possível vazamento ou por um combustível de má qualidade. Se permanecer acesa, procure uma oficina de confiança com urgência.

Sinal de freios aceso

Permanecerá acesa enquanto o freio de estacionamento estiver acionado. Também pode indicar que há vazamento de fluido.

Símbolos do painel do carro

Listamos os principais símbolos presentes no painel do seu carro que todo motorista deve conhecer. Saiba quais são eles: 

  1. Farol de neblina (frente);
  2. Luz de aviso de direção assistida;
  3. Luz de neblina (traseira);
  4. Informação de luz auxiliadora;
  5. Defeito na luz exterior;
  6. Farol;
  7. Filtro de ar sujo;
  8. Avisos luzes de freio;
  9. Água do esguicho baixa;
  10. Indicador de direção econômica;
  11. Aviso filtro de partículas diesel;
  12. Controle de descida;
  13. Aviso de pastilha de freio;
  14. Aviso de engate;
  15. Controle de cruzeiro ligado;
  16. Aviso da suspensão a ar;
  17. Aviso de temperatura;
  18. Aviso de airbag;
  19. Setas de direção;
  20. Aviso de saída de faixa;
  21. Aviso do filtro de combustível;
  22. Sensor de luz e de chuva;
  23. Aviso conversor catalítico;
  24. Porta aberta;
  25. Modo de inverno;
  26. Indicador de informações;
  27. Aviso cinto de segurança;
  28. Capô aberto;
  29. Luz de freio de estacionamento;
  30. Baixo nível de combustível;
  31. Diesel aviso de pré-aquecimento; 
  32. Aviso bateria/alternador;
  33. Aviso caixa de marcha;
  34. Aviso geada;
  35. Assistente de estacionamento;
  36. Limitador de velocidade;
  37. Aviso de ignição;
  38. Chave não está no veículo;
  39. Serviço necessário;
  40. Amortecedores;
  41. Luz adaptável;
  42. Pressão do óleo baixa;
  43. Bateria da chave fraca;
  44. Controle de alcance dos faróis;
  45. Desembaçador dianteiro;
  46. Alerta de distância;
  47. Aviso spoiler traseiro;
  48. Pressione o pedal de embreagem;
  49. Aviso teto conversível;
  50. Porta malas aberto;
  51. Controle de estabilidade desligado;
  52. Pressione o pedal do freio;
  53. Aviso airbag;
  54. Sensor de chuva;
  55. Aviso de bloqueio de direção;
  56. Aviso de freio de mão;
  57. Farol alto;
  58. Água no filtro de combustível;
  59. Injeção eletrônica;
  60. Desembaçador traseiro;
  61. Pressão do pneu baixa;
  62. Airbag desativado;
  63. Falha/problema;
  64. Limpador de para-brisa automático.

Luzes do painel: confira também antes de comprar carro

Você sabia que existem alguns itens que devem ser conferidos antes da compra de um carro, principalmente se for usado? 

Por isso, nós criamos um mini guia para conferir os principais itens e informações sobre um veículo, antes de fechar negócio. Veja: 

  • Verifique se o automóvel que deseja comprar está em condições legais no sistema do BIN. Caso você não saiba o que é BIN, nós explicamos: é um compilado de informações de múltiplas fontes que deve ser acessado antes da compra. 
  • Acesse a Zapay para verificar se a placa do veículo (se for usado) possui algum débito veicular em aberto e converse com o proprietário sobre o pagamento das multas para comprar o veículo sem penalidades.
  • Confira as luzes do painel do carro para saber como está o funcionamento do automóvel. 
  • Verifique como está a quilometragem do veículo para saber se ele rodou pouco ou muito. 
  • Faça um teste antes de comprar para verificar as luzes do painel e outros detalhes que são importantes. 
  • Peça ajuda de um mecânico para descobrir se o veículo está bem conservado e sem nenhum problema.
  • Se sentir que os pneus precisam ser trocados, então procure escolher pneu do carro para usá-lo sem nenhum problema.

Se você estava pesquisando por ‘luzes do painel significado’, então agora possui esse artigo completo para acessá-lo quando quiser. Veja outras dicas no blog da Zapay. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *