como limpar farol de carro
Categories:

Como Limpar Farol: 5 Maneiras Simples e Rápidas

Você sabe como limpar farol de carro, amigo motorista? Confira as nossas dicas e saiba como higienizar este item de segurança tão importante para o trânsito. Saiba como limpar farol de carros amarelados, por que ele fica com esta cor e cuidados caseiros para garantir a higienização. 

– Por Que se Preocupar Com a Limpeza Dos Faróis? 

– Por Que o Farol Fica Amarelado? 

– Farol amarelado atrapalha o motorista? 

– Como Limpar Farol Amarelado 

– Limpeza com massa de polir 

– Vinagre com bicarbonato de sódio 

– Limpar farol com água oxigenada funciona? 

– Limpar farol com óleo de banana resolve? 

– Pasta de dente no farol funciona? 

– Como Desembaçar Farol Por Dentro 

Dica da Zapay: aprenda como limpar banco de carro

Por que se preocupar com a limpeza dos faróis? 

Há algumas décadas, os faróis dos automóveis fabricados no Brasil eram feitos de vidro, o que fazia o brilho do farol se manter por mais tempo. Naquele tempo, com tal potência, os donos de carros não precisavam ter tanta preocupação com a higienização dos faróis. 

Hoje, este cuidado é fundamental, sobretudo, por questões de segurança, afinal os veículos não fazem mais uso de faróis de vidro – estes componentes são feitos de policarbonato. 

Contudo, vale dizer que o tempo de vida do policarbonato é mais curto, de modo que ele fica com aspecto amarelado mais cedo. Assim, devido à segurança para o condutor e para os demais membros do trânsito é necessário limpar o farol periodicamente. Inclusive, há disponíveis (tanto on-line quanto nas lojas físicas) no mercado kits especializados neste tipo de limpeza. 

Dica da Zapay: fique por dentro sobre como limpar vidro de carro e garanta a melhor visibilidade. 

Por que o farol fica amarelado? 

O motivo é bastante simples: os faróis do veículo ficam amarelados devido à exposição de fenômenos naturais, como a chuva e o Sol, que acabam corroendo a camada protetora do farol.  Ou seja, é impossível evitar o efeito da chuva e do Sol na peça, pois trata-se de um desgaste natural e constante. 

Mas é importante frisar que há como atenuar este desgaste – por isso é importante que o proprietário do veículo tenha em mente como fazer a limpeza adequada do farol. 

Um dos cuidados essenciais quanto às lentes dos faróis é acerca da presença de insetos que morrem e acabando ficando grudados e acumulados na parte dianteira do automóvel. São moscas, mosquitos, mariposas e outros insetos que acabam atropelados por ali, se fixando na parte da frente do veículo. 

É importante ter em mente que ao cúmulo destes insetos mortos acaba liberando toxinas que podem causar danos às lentes do farol do carro. Assim, fazer a limpeza desta peça após viagens é um cuidado interessante. Para tal, basta usar sabão neutro.

Esta é também uma dica preventiva e que destaca o quão fundamental é se atentar à limpeza dos faróis para o seu bom funcionamento.

Ainda falando sobre viagens, depois de pegar a estrada, é recomendável que o motorista limpe a lente dos faróis para que gastos maiores no futuro possam ser evitados. 

Dica da Zapay: quer consultar multas de um jeito seguro e práticos? Acesse a plataforma da Zapay, pelo site e pelo app. 

Farol amarelado atrapalha o motorista? 

Resposta direta e reta: sim, amigo condutor, o farol amarelado atrapalha os demais motoristas, além de reduzir a visibilidade do condutor do carro em questão. Imagine o quão desconfortável pode ser viajar à noite por uma estrada, na qual você tem pouca familiaridade e com o farol do automóvel iluminando pouco. Situação ruim e perigosa, né?! Pois é isso que o farol amarelado faz.

Além da já mencionada redução de visibilidade, o foco de luz pode ser atrapalhado pelos insetos que grudam na lente. Este cenário fica mais ainda mais perigoso, afinal as vidas de todos os membros do trânsito ficam em perigo – o que inclui o motorista e os passageiros do carro.   

Diante deste contexto, faz-se fundamental que o veículo passe por revisões e manutenções periódicas, com cuidados também com os faróis. Este zelo ajuda a evitar que ocorram acidentes de trânsito, garantindo mais segurança a todos.  

Como limpar farol amarelado?

A seguir, fique por dentro de cinco dias que podem lhe ajudar (e muito) na hora de limpar os faróis do seu carro. Estas facilitações farão o amigo motorista economizar dinheiro, além de serem simples e práticas. Confira!

Limpeza com massa de polir 

Para realizar a limpeza do farol com massa de polir, é necessário seguir este caminho:

  1. Ter em mãos pano, massa de polir, estopa, água e lixa d’água bem fina (igual ou superior à numeração 1.000).
  2. Para obter melhores resultados, limpe os faróis antes de começar a manutenção. 
  3. O motorista deve manter a lixa e a superfície do farol bem molhadas.
  4. Finalmente, lixe a lente até que ela comece a ficar esbranquiçada.

 

Não se assuste, amigo condutor, o líquido esbranquiçado gerado é apenas o restante da camada protetora de verniz, que existe em todos os faróis. Mas você sabe por que é necessário tirar o verniz, já que ele tem como função proteger a lente do farol? A resposta é simples: porque ele perdeu a capacidade de proteção. 

Para segunda com a segunda parte da limpeza, é necessário se atentar aos seguintes passos:

  1. Tirar a sujeira da lente dos faróis.
  2. Secar as lentes dos faróis e, depois, passar a massa de polir. Depois desta etapa, as lentes ficarão esbranquiçadas – como já dito, não estranhe, pois isso é normal. 
  3. Fazer uso da estopa para passar a massa de polir. É necessário fazer sempre movimentos regulares.
  4. Em seguida, deve-se passar a massa de polir até que seja possível perceber que as lentes dos faróis estão mais claras.
  5. Durante alguns segundos, a lente deve ficar absorvendo a massa de polir.  
  6. Finalmente, é necessário retirar a massa de polir da lente do farol. Para tal, faça isso de um pano para terminar o trabalho.
como limpar farol de carros

Vinagre com bicarbonato de sódio 

Outra opção é a limpeza do farol feita com vinagre, bicarbonato de sódio e detergente. Confira como é feito este processo para limpeza de faróis amarelos.

  1. O primeiro passo é limpar o farol e, pata tal, é necessário utilizar detergente e água.
  2. Depois, coloque a mistura de =vinagre com bicarbonato de sódio na lente devidamente limpa.
  3. Passe um pano limpo na lente e higienize o farol do automóvel.
  4. A última etapa é colocar a cera. E assim o farol não estará mais amarelado.

Limpar farol com água oxigenada funciona? 

Pois é, amigo condutor. Muitos têm dúvidas quanto à possibilidade de usar água oxigenada na limpeza do farol amarelado. Mas pode ficar tranquilo, pois é possível, sim fazer uso deste produto.

Fique por dentro do passo a passo necessário para este procedimento.

  1. Primeiro, é necessário remover a pátina amarela dos faróis do automóvel.
  2. Em seguida, lave adequadamente com água corrente, para tirar pó e demais resíduos de sujeira.
  3. Despeje três gotas de detergente (para louça) no plástico. Dica: dê preferência ao detergente de limão.
  4. Molhe um pano com peróxido de hidrogênio e esfregue por cerca de três minutos no farol.
  5. Na etapa seguinte, cubra o farol com pano embebido, de modo que a água oxigenada e o detergente possa produzir o efeito desejado.
  6.  Finalmente, retire o pano do farol e deixe sob o Sol. E pronto.

Mas, afinal, o que é água oxigenada, também conhecida como peróxido de hidrogênio?

A água oxigenada (H2O2) diz respeito a um antisséptico e desinfetante de uso local, que comumente é utilizado na limpeza de feridos. Contudo, seu espectro de ação é reduzido.

Trata-se de uma substância que em sua atuação libera oxigênio na ferida, lentamente. Assim, ela mata as bactérias e outros micro-organismo que possam estar presentes no local. A ação da água oxigenada é rápida, não sendo tóxica e nem corrosiva, quando utilizada corretamente.

Lembre-se: o uso do peróxido de hidrogênio é uso externa, apenas e exclusivamente. Trata-se de um produto de fácil acesso, que pode ser encontrado em farmácias e supermercados.  

Limpar farol com óleo de banana resolve? 

Se você pensa que o óleo de banana é aplicado para o desenvolvimento de cosméticos e para diluir esmaltes de unhas, é melhor reconsiderar, amigo motorista. Ele também é um aliado quando o assunto é a limpeza dos faróis de carros.

Por ser um produto barato e fácil de ser encontrado, ele é uma opção para eliminar marcas de arranhões, além de higienizar os faróis de veículos automotores. Confira como realiza esta limpeza:

  1. O motorista deve limpar o farol do automóvel com uma flanelinha.
  2. Em seguida, aplicar o óleo de banana – para tal, é necessário fazer uso de algodão para auxiliar a aplicação. 
  3. O óleo deve ser passado no algodão e não na flanelinha – atente-se a este ponto.
  4. Depois, o condutor precisa passar o algodão na lente do farol, de forma cuidadosa e sem fazer força.
  5. Dica: passe o produto somente em uma posição para não deixar marcas no farol.
  6. Repita estes procedimentos mais uma vez.
  7. Finalmente, passe uma massa de polir e o farol estará novamente pronto para uso.

Embora o óleo de banana seja bastante eficiente, é importante utilizá-lo com moderação. Ou seja, aplique apenas pouca quantidade do produto para realizar a limpeza. Há motivo para este cuidado: o uso exagerado do produto no veículo pode causar danos à pintura do carro.

Pasta de dente no farol funciona? 

  O uso de pasta de dentes na limpeza do farol é mais uma destas soluções simples e que garantem ótimo resultado. Neste caso, trata-se de um produto de facílimo acesso e o procedimento pode ser feito na garagem do proprietário do veículo.

Confira o passo a passo para saber como limpar o farol com pasta de dentes, de forma adequada.

  1. A primeira etapa é esfregar, com o auxílio de um pano, a pasta de dente no farol do automóvel. Não enxague com água ainda – o farol deve ficar bem esbranquiçado se o amigo condutor fizer uso de um produto de cor branca, por exemplo.
  2. Depois, molhe um pouco o pano e tente remover a pasta de dente.
  3. Molhe o farol e passe o pano, mais uma vez.
  4. Em seguida, limpe o farol com muita atenção e cuidado para que a lente não fique riscada.
  5. Agora é necessário secar o farol do veículo.
  6. Caso seja necessário, o motorista pode repetir esta limpeza até verificar que a pasta de dente não está mais visível. E pronto, as lentes ficarão limpas.

Como Desembaçar Farol Por Dentro 

E como limpar o farol do carro por dentro? Saiba como realizar este procedimento com as dicas a seguir.

  1. Quando abrir o capô do veículo, é necessário tirar os parafusos que seguram o farol do automóvel. É bastante simples de achar.
  2. Afrouxe os parafusos e levante o farol com cuidado.
  3. Solicite a ajuda de alguém. Um deve segurar o farol e o outro soltar todos os parafusos, além de desconectar os cabos elétricos.
  4. Uma dica: coloque as peças em cima de uma toalha seca.
  5. Depois, é necessário remover a lente do farol, com bastante cuidado.
  6. Insira água quente em um balde junto com detergente. Tenha em mente que o detergente serve para limpar a sujeira que está acumulada dentro do farol.
  7. Em seguida, deve-se molhar um pano abrasivo na água morna.
  8. O próximo passo é esfregar e tirar a sujeira, com cuidado.
  9. Agora é o momento de secar a lente e passar polimento no vidro, cujo objetivo é manter o interior do farol limpo, o maior tempo possível.
  10. Basta encaixar a lente do farol novamente e a limpeza estará concluída. 

 

Avatar image of Alessandra Comitre
Written by

Alessandra Comitre

Jornalista formada há mais de 15 anos, com 12 anos de experiência em produção e criação de conteúdo, edição de texto, e gestão de pessoas. Atualmente atuo como redatora e produtora de conteúdo SEO freelancer.