lavando-banco-carro
Categories:

Descubra a melhor maneira de limpar o banco do seu carro

Veja 5 dicas de como limpar o seu veículo

Quem tem automóvel precisa ter zelo com o seu veículo, para garantir o bom funcionamento e também para que haja conforto durante as viagens. Afinal, ninguém gosta de odores desagradáveis e manchas no estofado, não é mesmo?! Pensando nisso, a Zapay preparou este artigo para lhe dar dicas sobre como limpar banco de carro

Conheça algumas particularidades sobre como limpar banco de tecido ou mesmo de couro, quais materiais devem ser utilizados na higienização e quais são as soluções caseiras para lhe ajudar na limpeza. 

– Passe o aspirador de pó 

– Use toalhas úmidas nos bancos 

– Tipos de manchas e o que usar em cada uma delas 

– Solução caseira para limpar os bancos 

– Dicas para tirar o cheiro 

– Mantenha o carro sempre limpo

Dicas da Zapay: fique por dentro sobre como funciona uma lavagem automotiva completa!

Passe o aspirador de pó 

Manter o veículo limpo é um cuidado essencial que todo motorista e proprietário de automóvel deve ter. Afinal, vai muito além do fator estético, a limpeza do carro faz com que ele funcione melhor.

Desse modo um dos cuidados necessários é o uso do aspirador de pó nos bancos, semanalmente, para que aquela sujeira desagradável de uso possa ser retirada. Para garantir a limpeza, é necessário aspirar todos os cantos, de modo a deixar o estofado e o carpete os mais limpos possíveis.

Em seguida, deve-se fazer isso de esponja com água e sabão com detergente. Após a secagem, o condutor poderá ver um banco limpo e próprio para ser utilizado novamente. 

Confira o passo a passo com detalhes sobre como utilizar um aspirador de pó para limpa os assentos do seu veículo:

  1. Escolha o aspirador de pó adequado: verifique se o aparelho possui um cabo longo o suficiente para alcançar todas as áreas do carro. Um aspirador portátil ou um aspirador de mão com acessórios específicos para estofados são boas opções.
  2. Remova todos os itens soltos dos bancos, como almofadas, cobertores ou qualquer outro objeto. Isso garantirá uma limpeza ainda mais eficaz.
  3. Observe se o aspirador de pó possui um acessório adequado para a limpeza de estofados, como uma escova macia ou uma escova de estofado. Esses acessórios ajudam a soltar a sujeira dos bancos e facilitam a remoção.
  4. Comece a passar o aspirador de pó pelos bancos, certificando-se de cobrir todas as áreas. Use movimentos de vai e vem e de cima para baixo para garantir que toda a sujeira seja removida. Preste atenção especial às áreas entre os assentos e nas dobras dos bancos.
  5. Não se esqueça das fendas e dos cantos, amigo motorista. Use acessórios mais estreitos ou uma escova pequena para limpar tanto as fendas quanto os cantos mais difíceis de alcançar. Isso ajudará muito a remover a sujeira acumulada.
  6. Caso haja manchas ou sujeira difícil nos bancos, é possível usar um limpador de estofados adequado para removê-las. Siga as instruções do fabricante do limpador e aplique-o diretamente na mancha. Deixe o limpador agir por alguns minutos e, em seguida, use o aspirador de pó para remover o excesso de líquido e sujeira.
  7. Finalmente, após terminar a aspiração, verifique se os bancos estão limpos e sem sujeira aparente. Se necessário, repita o processo nas áreas mais sujas. Nem toda sujeita sai na primeira tentativa, é preciso paciência e assertividade muitas vezes.

Dicas da Zapay: saiba como lavar motor do carro de uma maneira segura, conheça os cuidados necessários para garantir o bom funcionamento do veículo e seus componentes.

Use toalhas úmidas nos bancos 

As toalhas úmidas são suas aliadas quando o assunto é limpar os bancos do seu carro, amigo motorista. Caso algum alimento manche o estofado do banco ou mesmo caia sobre o carpete, o ideal é utilizar uma toalha úmida o mais rápido possível.

Mas por que é necessária tanta rapidez? Simples: este cuidado poderá evitar que o tecido absorva o resíduo, já que quanto mais absorvido for a sujeira no tecido mais difícil será para remover as manchas.

Quais as particularidades para limpar banco de tecido e banco de couro?

Cada veículo tem suas particularidades, e isso inclui o tipo de revestimento que os seus bancos possuem. Por isso, é importante ter em mente que ambos os assentos requerem abordagens diferentes devido às características e cuidados específicos de cada material. Confira quais são as diferenças na limpeza de bancos de tecido e de couro:

  • Bancos de tecido:

– Da mesma forma que os bancos de couro, deve-se começar removendo a sujeira solta com um aspirador de pó. Para tal, use um acessório de escova macia para soltar a sujeira e aspirá-la de forma eficiente.

– Caso haja manchas ou sujeira leve, é possível usar um limpador de estofados específico ou fazer uma solução caseira com água morna e detergente neutro. Tal solução deve ser aplicada com uma escova de cerdas macias, esfregando suavemente a área afetada. Em seguida, deve-se utilizar um pano limpo para absorver o excesso de umidade.

– Para manchas mais difíceis, é possível usar um limpador de estofados especializado para remover a sujeira. A dica é: siga as instruções do produto e faça um teste em uma área discreta antes de aplicá-lo em toda a mancha.

– Finalmente, após a limpeza, é necessário deixar os bancos secarem completamente antes de usá-los novamente. Evite deixar as janelas do carro fechadas, pois a umidade pode causar odores desagradáveis e até mofo.

  • Bancos de couro:

–  Conforme mencionamos, use um aspirador de pó com um acessório macio para remover a sujeira e detritos soltos dos bancos de couro. Passe o aspirador em todas as áreas, incluindo as fendas e os cantos.

– Para limpar bancos de couro, utilize uma solução de água morna e sabão neutro ou um produto de limpeza específico para couro. Umedeça um pano macio na solução e limpe suavemente os bancos, removendo sujeiras e manchas superficiais. Importante: evite esfregar com força, pois isso pode danificar o couro.

– Vale lembrar que o couro requer hidratação regular para evitar rachaduras e ressecamento. Após a limpeza, você pode aplicar um condicionador de couro de qualidade para manter o material macio e flexível. É fundamental seguir as instruções do produto e, então, aplica-lo uniformemente nos bancos.

– Proteja os bancos de couro da exposição prolongada à luz solar direta, pois isso pode causar desbotamento e danos. Considere o uso de um protetor solar específico para couro, que ajudará a proteger contra os raios UV.

O site da Zapay é sempre uma mão na roda!

Conheça nossos serviços e aprenda como quitar os seus débitos veiculares.

Aqui você pode consultar multas e demais débitos do seu automóvel ou da sua motocicleta. 

Saiba como parcelar multas, IPVA, licenciamento em até 12 vezes no cartão de crédito.

Vem que a Zapay lhe ajuda a deixar sua vida veicular em dia!

 

limpando-banco-carro

Tipos de manchas e o que usar em cada uma delas 

Há alguns tipos de manchas que são mais comuns de vermos nas sujeiras dos veículos. Quem tem crianças pequenas e que costumam comer no carro sabe bem o que é isso. Ou mesmo adultos que não raramente fazem uma boquinha dentro do veículo. Ou ainda se seu automóvel costuma transportar produtos que podem vazar e sujar. Há muitas possibilidades de situações que trazem manchas.

Por exemplo, caso alguém passe mal dentro do carro e acabe vomitando no banco, a dica é limpar a sujeira do estofado apenas com uso de sabão e água. Por sua vez, se há lama grudada no banco do automóvel, o ideal é escovar a mancha com uma escova seca e retirar a sujeira. Em seguida, deve-se passar uma escova úmida para que toda mancha possa ser removida.  Importante sempre é você, amigo motorista, manter a calma e solucionar o problema sem criar stress. O trânsito já é bastante carregado para cada sujeira tornar-se uma novela sem fim.

Pediu comida no drive-thru e deixou cair batatinha no banco? A solução para remoção de mancha de gordura é usar componentes à base de benzol ou de acetona.  Lembre-se sempre de fazer movimentos contínuos e olhar cada canto do banco a procura de gordura. Uma mancha escondida hoje pode tornar-se um cheio ruim no futuro amanhã.

Solução caseira para limpar os bancos 

Sujou o banco do veículo e quer tratar das manchas em casa mesmo? Saiba que é possível e há a receitas caseiras para que o dono do carro possa deixá-lo limpo com os materiais disponíveis em seu lar. Isso pode ajudar você a economizar um pouco na hora de limpar seu veículo, não precisando recorrer a lava-rápidos a todo o momento.

Como o foco aqui é a limpeza dos bancos, é dica é higienizá-los com a seguinte solução: um lito de água, meio copo de vinagre de álcool, uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, ¼ de copo de álcool e uma colher de sopa de amaciante.

Todos estes ingredientes devem ser colocados em um recipiente para que possam ser misturados. Em seguida, basta colocar em um borrifador. Esta solução deve ser aplicada diretamente nos bancos e no teto do veículo, sendo ótima para tirar o odor desagradável de alimentos ou mesmo o cheiro de cigarro. Fica tudo limpo e com um cheiro muito melhor. E, como você já imagina, isso traz mais prazer ao dirigir para o amigo motorista e os seus passageiros.

Dicas para tirar o cheiro 

Gostou da dica anterior para retirar cheiros fortes e limpar o carro, amigo motorista? Aqui mostramos mais uma recomendação para seu automóvel ficar sempre cheiroso: tenha sempre grãos de café no carro ou ainda um pouco de carvão. O café além de retirar o cheiro ruim, ainda perfuma com o aroma da semente. O carvão absorve os odores fortes, assim como ele faz se colocado dentro da geladeira.

Ainda sobre sugar o cheiro ruim, assim como o carvão, a maçã é uma boa opção. A fruta deve ser partida ao meio e colocada em cima do painel. Outra dica é colocar cascas de frutas cítricas dentro do veículo, pois elas também ajudam a manter um cheiro agradável. Essas são alternativas para quem nem sempre tem aqueles aromatizadores, muitas vezes caro, dentro do carro.

Mantenha o carro sempre limpo

Para manter o veículo sempre asseado, é indicado que o amigo condutor tenha sempre sacos de lixo, escova, panos para secar e lenços à disposição – estes materiais podem ser muito úteis para remover sujeiras que ficam dentro do automóvel.

Se na sua família há crianças e adultos que costumam se alimentar dentro do carro – afinal, quem não come balas, chocolates ou ainda bebem algum refrigerante ou café dentro do veículo? – estes cuidados podem facilitar muito o manejo de eventuais sujeiras, semanalmente.

Isso é válido não só para motoristas que trabalham em aplicativo, mas também para nós condutores de carros de passeio. Afinal, passamos muitas horas do nosso dia no carro, que acaba sendo como uma extensão na nossa casa. Nada melhor do que deixá-lo sempre limpo, não é mesmo?

Veja também na Zapay: dicas de como lavar o carro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *