multa 574-63
Categories:

IPVA de caminhão 2022: quanto custa e formas de pagamento

O imposto de caminhão, assim como dos demais, é pago anualmente e pode ser parcelado, caso seja melhor para o proprietário. 

O IPVA é um imposto obrigatório, pago ao estado em que o veículo está cadastrado. Carros, motos, ônibus, caminhões. Todos os veículos automotores são obrigados a pagar, salvas algumas situações que cabem isenção.

Confira neste artigo todos os detalhes sobre o IPVA de caminhão 2022. 

Como é calculado o valor do IPVA de caminhão?

Assim como acontece com carros e motos, os caminhões possuem uma tabela de valor de IPVA para cada estado.

No estado de São Paulo, por exemplo, o valor é 1,5% do valor venal do carro, que geralmente é calculado em cima do valor divulgado pela tabela FIPE do ano vigente. 

Ou seja, se um caminhão tem seu valor de venda em R$ 80 mil, o IPVA anual sai por R$ 1.200. Esse valor pode ser parcelado (assim como o IPTU, por exemplo), geralmente, em até 3 vezes. Isso também depende das condições do estado em que o veículo está registrado. 

Como pagar IPVA de caminhão?

Para realizar o pagamento, é preciso acessar o site do DETRAN da sua cidade e emitir o boleto. Caso seja necessário, em alguns lugares também é possível fazer o pagamento nos postos de atendimento, mas é preciso consultar antes. Com a pandemia, os serviços presenciais estão reduzidos ainda. 

Alguns bancos têm parceria com o estado e já permitem a emissão do boleto no aplicativo, como Bradesco, por exemplo. 

A forma de pagamento parcelada em mais vezes pode ser mais interessante financeiramente para o proprietário, realizada por meio da Zapay. Você pode consultar o valor, fazer o pagamento online e, até mesmo, parcelar o total em até 12 vezes no cartão de crédito. 

IPVA do caminhão está em atraso? Saiba o que fazer

O não pagamento do IPVA de caminhão, assim como dos demais veículos, implica em dívida ativa no estado e ainda, multas, apreensão do veículo e impedimento de licenciamento anual do mesmo. 

Como os caminhões são meios de transporte de carga, eles acabam sendo utilizados para trabalho e contribuição na renda de muitas famílias. Por isso, cuidado com os atrasos de IPVA que podem virar uma bola de neve e causar o impedimento de uso do veículo para trabalho. 
Caso você possua dívida ou imposto do seu caminhão, no CNPJ ou no CPF, você pode consultar o valor direto pelo site da Zapay.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *