Imagem de um caminhoneiro em frente ao caminhão fazendo sinais de positivo com o polegar, ilustrando o conteúdo com 17 dicas para caminhoneiros.
Categories:

Dicas para caminhoneiros: 17 melhores conselhos para ter sucesso

O papo hoje é sobre dicas para caminhoneiros!

Vida de caminhoneiro não é fácil: além da jornada cansativa, as estradas estão cada vez mais perigosas e os perrengues acontecem a todo momento. Ainda assim, caminhoneiros dedicam toda uma vida a essa atividade tão essencial para a sociedade, são verdadeiros heróis!

A Zapay preparou esse guia especial com as melhores dicas para caminhoneiros: tudo o que é essencial para viajar com segurança, qualidade de vida e trazendo bons resultados. Coloque seu cinto de segurança e embarque nessa com a Zapay!

6 dicas para caminhoneiros: conselhos fundamentais!

Conheça as dicas para caminhoneiros que são cruciais adotar na sua rotina. Lembre-se: corpo e sua mente são também seus instrumentos de trabalho, cuidar bem de você mesmo é fundamental para você viver bem (e muito!), além de trazer melhores resultados. Gente saudável e descansada consegue produzir muito mais e de maneira muito mais eficiente! 😉

Consulte sua placa grátis

1 – Respeite o tempo de descanso e não dirija cansado 

Uma das principais dicas para caminhoneiros é que o respeito ao corpo é fundamental para que seja possível conduzir um caminhão com segurança. Sono e direção são uma mistura perigosa!

Não adianta pegar estrada se o corpo está em seu limite físico e/ou mental. É sempre válido destacar que a profissão de caminhoneiro exige muitas viagens longas – ou seja, que demandam muitas horas de atenção ao volante e ao trânsito até a chegada ao destino final. Por isso, a recomendação é não negligenciar o tempo de descanso e de sono e caprichar na hidratação e na alimentação saudável. 

Segundo a legislação brasileira, um caminhoneiro não deve dirigir por mais que 5h30 sem descanso ou intervalo. O ideal é parar algumas vezes ao longo da viagem, antes das primeiras cinco horas, e descansar por 30 minutos. Isso contribui para melhores condições de trabalho e de saúde, além de evitar estresse mental e físico. 

Imagem de um caminhoneiro dormindo confortavelmente na cabine, ilustrando que o descanso é uma das principais dicas para caminhoneiros.

2 – Sempre planeje a viagem e o trajeto

Dentre as dicas para caminhoneiros, é importante destacar também o planejamento da rota. Você deve estudar o trajeto a ser feito e saber onde ele pode contar com postos de abastecimento e demais serviços que possam atendê-lo. Trata-se de uma questão de segurança antes de pegar a estrada.

Quando você se prepara com antecedência para iniciar a viagem, pode se alimentar melhor, além de garantir abastecimento de combustível e realizar seu trabalho da melhor forma possível, evitando eventuais impasses.

3 – Alimente-se bem e se hidrate regularmente 

Rotina e disciplina na alimentação são mais dicas para caminhoneiros que impactam diretamente no trabalho. É fundamental se alimentar de forma adequada, com horários regrados e se hidratar ao longo do dia. Isso influencia até mesmo no biorritmo do corpo, trazendo ganho ou perda de peso indesejados.

Nós sabemos como é atarefada a vida do amigo caminhoneiro. Mas é essencial que faça um esforço para manter uma alimentação boa e regular. Seja na marmita ou na comida do restaurante, prefira verduras, frutas e alimentos nutritivos. Se alimentar frequentemente de alimentos gordurosos e muito salgados podem fazer mal até mesmo para o seu sono: deixe isso apenas para um dia ou outro!

4- Cuide da sua postura ao dirigir e faça alongamentos 

Essa é uma das dicas para caminhoneiro que valem ouro: cuide da sua coluna e do seu corpo – o seu “eu” do futuro lhe agradecerá muito! O trabalho do caminhoneiro demanda que ele passe longas horas sentado enquanto viaja, de modo que a postura influenciará na qualidade de vida.

A posição ideal requer que os membros superiores e inferiores (braços e pernas) fiquem parcialmente dobrados, de modo que as costas fiquem no encosto em um ângulo de cerca de 90 graus. Essa posição é apenas confortável: ela traz segurança, já que o motorista poderá observar todos os espelhos.

Faça o seguinte exercício para encontrar a sua posição ideal, condutor: estenda os braços em direção à frente do caminhão. Seu pulso precisa encostar no volante com facilidade – se não acontecer, o banco deve ser ajustado mais para frente. Esse cuidado evita que haja sobrecarga na coluna e você terá mais agilidade para executar as manobras.

Sempre que possível, alongue braços, pernas e coluna – esta dica pode ser incorporada nos seus momentos de descanso, por exemplo.

5 – Use protetor solar 

Ao considerar as dicas para caminhoneiros, não esqueça dos cuidados com a sua pele, motorista. Lembre-se de que a ciência já comprovou que sol em demasia pode trazer algumas doenças de pele.

Tenha sempre disponível protetor solar. Aplique-o antes de iniciar a sua jornada, principalmente no braço e no rosto, que são as áreas mais expostas. Se possível, reaplique o protetor na pele a cada descanso. 

6 – Mantenha o contato com a família 

Lembre que, dentre as dicas para caminhoneiros, estamos considerando também a saúde mental e a qualidade de vida. Por isso, lembre-se de que o contato com a família é crucial para o seu bem-estar – e para de seus pais, esposa/marido e filhos/filhas também. De que adianta fazer grana, se não for para construir memórias e bons momentos?

Embora o trabalho possa exigir viagens que duram dias, semanas e até meses, isso não quer dizer que você está emocionalmente distante dos seus entes queridos. Demonstre afeto e cuidado com quem você ama, mantenha o contato, ligue regularmente para dar notícias e para saber como estão as coisas.

As saudades podem ser amenizadas com aplicativos de mensagens, telefonemas e chamadas de vídeo nos momentos de descanso. 😉

Caminhoneiro no telefone, ele está em pé em frente ao caminhão. Manter contato com a família é uma dica importante para caminhoneiros!

9 dicas de segurança para caminhoneiros 

Quando o assunto é a segurança para caminhoneiro, todo detalhe importa muito, condutor. Afinal, ninguém quer colocar a própria vida em risco e nem colocar a vida de terceiro em jogo. Por isso, confira as nossas dicas de segurança para caminhoneiros nos tópicos a seguir.

1 – Faça manutenção preventiva no caminhão 

Fazer a revisão em dia e a manutenção preventiva são dicas para caminhoneiros das mais fundamentais.

E os cuidados vão além da checagem comuns, que envolve o nível do líquido de arrefecimento, o estado da banda de rodagem e a pressão da calibragem dos pneus. A manutenção preventiva deve ser uma rotina, pois nela são verificadas como uma quantidade maior de peças do veículo está trabalhando, os sistemas do caminhão, quais são as avarias e os componentes que devem ser trocados.

A manutenção preventiva pode minimizar as chances de problemas na estrada, evitar acidentes, trazer economia na manutenção durante as viagens, dentre outros benefícios cruciais. Tenha em mente: a manutenção preventiva do caminhão serve para evitar gastos maiores durante a viagem, além de trazer mais segurança e tranquilidade para a viagem.

2 – Cheque o caminhão antes de colocar o pé na estrada

Alguns dos pontos que devem ser avaliados antes do início de qualquer viagem são: os itens de segurança, os filtros, o óleo do motor, os freios, a suspensão, as luzes, a palheta do limpador, os pneus, o sistema elétrico, a quinta roda, e o módulo de injeção. Peça a avaliação de um mecânico profissional e coloque essas dicas para caminhoneiros responsáveis em prática.

3 – Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia está cada vez mais acessível e ela ajuda muito motoristas, em geral – e é claro que ela está entre as dicas para caminhoneiros. Hoje, o condutor pode contar com aplicativos para mobilidade e GPS, com mapas interativos e atualizados sobre as condições das estradas e a localização de serviços essenciais.

Além disso, o caminhoneiro pode contar com telefone via satélite (que pode lhe salvar de muitos perrengues) e com rádio. É possível contar também com o monitoramento do veículo em tempo real, além de sistemas de segurança, garantindo a integridade do motorista, bem como sua segurança e a da carga.

4 – Dica: caminhoneiros, conheçam apps que podem ajudar!

Em meio às dicas para caminhoneiros, destacamos o uso de aplicativos que ajudam em diversas questões: organização da rotina, facilitação de pagamento de débitos e documentação, oferta de serviços, comunicação com empresas etc. 

Confira algumas das melhores dicas de apps para caminhoneiros:

  • Gaspass: é uma plataforma colaborativa que mostra os preços dos postos ao vivo em todo o Brasil, assim dá pra planejar as paradas mais econômicas durante o trajeto.
  • Waze: grande sucesso dentre motoristas brasileiros, o Waze é perfeito para ver rotas e entender como está o trânsito em tempo real. Veja se há acidentes, congestionamentos, blitz policiais ou qualquer outro tipo de ocorrência no trajeto!

5 – Direção defensiva SEMPRE! 

A direção defensiva é uma aliada de um dos principais temas quando se trata de dicas para caminhoneiros: segurança. Colocando os fundamentos da direção defensiva em prática, as chances de você se envolver em um acidente reduzem consideravelmente, amigo condutor.

Alguns dos fundamentos da direção defensiva para caminhões são:

  • Tenha noção do porte do caminhão.
  • Dirija por você e pelos outros.
  • Respeite os limites de velocidade e o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
  • esteja atento às placas de trânsito (regulamentação, advertência, indicação e educativa)
  • Tenha ainda mais atenção em trechos de perímetro urbano.
  • Adote a política de descansos/pausas.
  • Mantenha uma distância segura em relação ao veículo da frente: leia sobre distância de frenagem.
  • Faça a manutenção periódica.

Essas são aquelas dicas para caminhoneiros que, se todos colocassem em prática, teríamos estradas muito mais seguras e tranquilas.

6 – Dê preferência a rotas conhecidas 

Quanto mais familiarizado o condutor for com a rota, mais seguro ele se sentirá para seguir viagem. Essa é uma das dicas para caminhoneiros que dizem respeito tanto à segurança quanto ao conforto e ao acesso de serviços ao longo da estrada.

Afinal, em uma rota onde o motorista já pôde utilizar, ele saberá em que altura estão os postos de abastecimento, restaurante, mecânicos/borracharias, hotéis e pontos de descanso, telefones, pedágios, dentre outros pontos importantes para os viajantes.

7 – Evite parar na beira da estrada

Para na beira da estrada pode lhe colocar em uma posição extremamente vulnerável, condutor. Afinal, aumentam as chances de acidentes e de assaltos.

Neste cenário, uma das dicas para caminhoneiros que destacamos é, sempre que possível, aguardar e dirigir até um posto de combustível ou até um povoado, onde seja mais seguro fazer uma parada de emergência ou mesmo de descanso. 

8 – Redobre a atenção ao dirigir de noite 

Mais uma das dicas para caminhoneiros relacionadas à segurança: a atenção ainda maior que o condutor deve ter ao dirigir à noite. Não importa se o motorista é recém-habilitado ou um veterano das estradas, dirigir à noite exige ainda mais concentração e atenção nas estradas e nas rodovias.

Por isso, garanta que a iluminação do caminhão esteja funcionando perfeitamente, não exceda o limite de velocidade e nem ultrapasse veículos à noite – faça de tudo para evitar acidentes e zelar pela vida de todos.

9 – Esteja preparado para emergências

Vale a pena destacar mais uma vez: seja precavido e prepare-se para enfrentar emergências, motorista. Aqui, nas dicas para caminhoneiros, estamos destacando tudo o que você deve fazer para evitar problemas e perrengues, porém há situações que surgem de surpresa e é importante estar preparado para elas.

Por isso, tenha a postos um kit de primeiros socorros com remédios e acessórios diversos, como termômetro, antialérgicos, analgésicos, curativos, antissépticos para limpeza, gazes, pinças, uma pequena tesoura sem ponta, dentre outros itens.

Os itens de segurança do seu veículo servem ainda para emergências e não é exagero ter no caminhão um extintor (dentro da validade) para situações extremas, com fogo. Além disso, tenha em mente rotas de fuga, caso seja necessário acioná-las.

Dica para caminhoneiro não passar perrengue em fiscalização 

Dentre as dicas para caminhoneiros, não poderia faltar a atenção necessária com a fiscalização, condutor. Afinal, é de grande importância que seu veículo esteja com a documentação em dia e em bom estado de conservação para circular pelas estradas e rodovias.

Saiba mais detalhes nos tópicos abaixo.

1 – Certifique-se de que a documentação está em dia 

Para transitar com o caminhão, é necessário ter o CRLV, que é a sigla para Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. E para ter tal documento, é importante que multas, licenciamento e IPVA estejam em dia.

A Zapay lhe ajuda a deixar o caminhão em dia de forma totalmente online e segura – e essa é uma das dicas para caminhoneiros que podem lhe poupar muito tempo e evitar dores de cabeça. 

Pague seus débitos em até 12x no cartão de crédito: sim, dá pra parcelar IPVA e pagar multa no cartão de crédito, é isso mesmo!

BAIXE O APP: Com o app Zapay você consegue pagar IPVA, multas e até o licenciamento do seu caminhão de forma 100% online e segura, sendo que dá até pra parcelar no cartão de crédito, o que os caminhoneiros amam, afinal as taxas são bem salgadas. 

Consulte sua placa grátis

2 – Fique ligado na legislação

Conhecer a legislação, como o CTB e algumas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), pode fazer com que a sua viagem fique ainda mais segura, condutor.

Em meio às dicas para caminhoneiros, o conhecimento sobre o peso do veículo, suas dimensões e o tipo de carga podem livrar o condutor de infrações – para isso, ele deve seguir, à risca, todas as determinações legais.

Fique ligado, amigo caminhoneiro, pois além das leis federais e estaduais, há ainda aquelas que são municipais. É o caso do rodízio de caminhões em SP, que costuma dar multa em quem não está ligado nela.

Dicas para caminhoneiros iniciantes 

Há algumas dicas para caminhoneiros iniciantes que também são uma mão na roda quando se trata da segurança nas estradas e da saúde do condutor.

É normal ter algumas dúvidas, motorista, o importante é você confiar em sua capacidade e respeitar as leis de trânsito para seguir viagem. Alguns pontos que você deve considerar:

  • Inspecione o caminhão diariamente e tenha o hábito de consultar o manual do veículo -todas as informações técnicas estão neste documento.
  • Faça o planejamento da rota, considerando paradas para descanso, abastecimento e alimentação.
  • Fique ligado na gestão do tempo: respeite seu descanso físico e mental e faça as entregas com pontualidade.
  • Segurança em primeiro lugar: respeite a velocidade da via, mantenha distâncias seguras quanto aos veículos da frente e não faça ultrapassagens perigosas.
  • Atente-se aos pequenos reparos e às manutenções preventivas. Respeite os períodos de revisão.
  • Esteja com a documentação sempre em ordem.
  • Antes de viajar e ao chegar ao seu destino, comunique-se com a empresa e com a sua família.

E aí, curtiu nosso carregamento de dicas para caminhoneiros? 

Há diversas dicas para caminhoneiros que podemos elencar, condutor. Ao longo deste artigo, procuramos destacar as melhores, que possam contribuir com a sua segurança e a dos demais membros do trânsito e com o seu bem-estar.

Lembre-se, não importa se sejam caminhões antigos ou novos, esses veículos são gigantes nas estradas e há grandes chances de acidentes com eles terem vítimas feridas e mesmo óbitos. Portanto, é crucial ter em mente a grande responsabilidade que todo caminhoneiro carrega nas rodovias.

Para conhecer outras dicas para caminhoneiros e veículos de variadas categorias automotivas, continue ligado nos conteúdos da Zapay! E não se esqueça: a segurança deve ser a protagonista da direção defensiva.😉

Avatar image of Zapay
Written by

Zapay

A Zapay nasceu em 2017 para facilitar a vida dos proprietários de veículos! Somos os únicos parceiros credenciados à SENATRAN e a todos os 27 DETRANs do Brasil. Trabalhamos duro para que você, motorista de carro, moto ou caminhão, tenha mais praticidade para realizar diversos pagamentos, processos burocráticos e consultas relacionadas ao seu veículo. Temos mais de 20 MILHÕES de clientes espalhados por todo o pais. Ah, fazemos questão de compartilhar todo o conhecimento e a experiência que a gente tem aqui em nosso blog. Amamos tudo sobre o universo automotivo. Dar dica boa, é com a gente mesmo!