tabela fipe
Categories:

Entenda o que é tabela FIPE e como ela funciona

Está pensando em comprar um carro? Esse é o sonho da maioria dos brasileiros. Mas o que grande parte destes sonhadores ainda não sabe é que a Tabela Fipe pode influenciar bastante na compra e no valor do veículo.

Quer entender o que é a Tabela Fipe e saber como ela vai te auxiliar a tomar a melhor decisão na hora da compra? Continue lendo!

Nesse texto, você vai encontrar:

O que é Tabela FIPE?

Para que serve a Tabela FIPE?

Por que usar a tabela FIPE?

O que é código FIPE?

O que é Tabela FIPE?

Criada pela Instituição de Pesquisas Econômicas e no mercado de automóveis, é a principal referência para a  precificação de carros usados e seminovos. Contratos e seguros também podem usá-la como base principal.

A FIPE nasceu em 1973 para auxiliar alguns processos da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de São Paulo, que presta serviços até hoje para o governo e também para empresas privadas. O Preço Médio de Veículos, ou Tabela FIPE, é uma das principais ofertas. 

Esse índice é baseado na pesquisa feita para descobrir os preços de carros, motos e caminhões novos a nível nacional. Com esses valores registrados, os pesquisadores criam uma média (descartando os muito altos ou muito baixos) que é utilizada para definir o valor dos veículos na tabela.

Essa tabela é atualizada todos os meses e cada nova pesquisa pode ser refinada levando em consideração novas versões, ano e modelo dos automóveis.

Para que serve a Tabela FIPE?

Ela é a principal referência para lojistas, comerciantes e vendedores no quesito valor. Além disso, outros serviços e tributos também se utilizam da tabela, como seguros e o IPVA. No entanto, é importante saber que ela não é absoluta e que os preços podem variar. 

O índice é uma referência e pode ser corrigido para cima ou para baixo conforme o custo e o lucro de cada negociador. Alguns outros pontos como estado de conservação e localização do veículo também podem influenciar. 

Exemplo disso é que picapes são mais valorizadas em cidades que têm o agronegócio mais presente no cotidiano do que em grandes centros urbanos. Isso faz com que, nesses lugares, os valores de compra sejam um pouco maiores.

Sendo assim, é comum encontrar anúncios com preços maiores ou menores do que os da tabela. Desde que não seja algo discrepante, o proprietário pode determinar o seu próprio valor.  É claro que, com a tabela, as chances de um bom negócio podem ser maiores. 

Lojas e sites também podem ter ofertas com preços maiores do os de tabela para incluir comissões e margens de lucro.

Por que usar a tabela FIPE?

Se você está pensando em vender ou comprar um carro, ter a tabela FIPE em mãos pode lhe ajudar a encontrar uma referência de preço justo a ser oferecido. Dessa forma, fica mais fácil entender o quanto o seu veículo vale atualmente e conseguir um melhor negócio. É claro que o seu preço pode ser variado de acordo com alguns pontos específicos como o estado de conservação, quilometragem rodada e etc.

Como procurar um carro na Tabela FIPE?

Para procurar um carro específico na tabela, basta acessar uma das opções de pesquisa e escolher o ano, marca e modelo do veículo. Logo em seguida o valor é apresentado junto dos valores dos meses anteriores e da taxa de valorização ou desvalorização.

O mesmo serve para motos e caminhões.

O que é código FIPE?

Cada modelo de veículo (carro, moto ou caminhão) tem um código já definido pela FIPE. Esse código auxilia na pesquisa já que torna possível agrupar todas as transações de venda e compra dos modelos no Brasil.

Pronto! Agora você já sabe que para fazer um bom negócio na hora de comprar ou vender um carro, é importante consultar a Tabela FIPE.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *