tabela fipe
Categories:

Entenda o que é tabela FIPE e como ela funciona

Está pensando em comprar um carro? Esse é o sonho da maioria dos brasileiros. Mas o que grande parte destes sonhadores ainda não sabe é que a Tabela Fipe pode influenciar bastante na compra e no valor do veículo.

Quer entender o que é a Tabela Fipe e saber como ela vai te auxiliar a tomar a melhor decisão na hora da compra? Continue lendo!

Nesse texto, você vai encontrar:

O que é Tabela FIPE?

Para que serve a Tabela FIPE?

Por que usar a tabela FIPE?

O que é código FIPE?

O que é Tabela FIPE?

Se você deseja comprar aquele carro dos sonhos ou ainda trocar de veículo por um que se adeque às necessidades de sua família ou ainda se a vontade é vender o atual veículo e fazer um bom negócio, a Tabela Fipe é fundamental. É ela quem revela qual é o valor de mercado de cada carro disponível no mercado brasileiro, seja ele novo, seminovo ou um clássico (usado).

Mas o que é a Tabela FIPE? Vem que a Zapay lhe explica: a Tabela FIPE foi criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas e é a principal referência no mercado de veículos novos, usados e seminovos – sobretudo, nestas duas últimas categorias de automóveis e motos. Assim, a tabela é usada como base para contratos e seguros.

Para saber o valor a ser pago na alíquota do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), é importante ter ideia de quanto custa o valor de mercado do seu veículo na Tabla FIPE. Por exemplo: se você é um proprietário de veículo residente em Minas Gerais, a alíquota do IPVA para 2022 foi de 2% para automóveis, veículo de uso isto e utilitários com autorização para transporte público (como táxi e escolar) comprovada mediante registro no órgão de trânsito na categoria aluguel. Se você é o dono de um Honda City Sedan DX 1.5 Flex 16V (mecânico), do ano 2018 e à gasolina, o preço médio do seu veículo na Tabela Fipe é de R$67.481, em consulta feita pela Zapay em agosto de 2022. Desse modo, o valor a ser pago no IPVA é 2% deste preço médio – ou seja, o IPVA custou R$1.349,62 para proprietários desde modelo de Honda City.

Relação da Tabela FIPE com o IPVA

Conforme já mencionamos, para saber o valor a ser pago na alíquota do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), é importante ter ideia de quanto custa o valor de mercado do seu veículo na Tabela FIPE.

O valor da alíquota varia de um estado brasileiro para outro, devido à autonomia que cada Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) tem. Há uma média entre os estados e o valor da alíquota costuma ser entre 2% e 4% para carros de passeio. Este percentual deve ser descontado do preço médio de mercado de cada veículo – por isso a Tabela FIPE é uma parceria de todos para que a população possa saber quanto cada veículo vale.

Confira a seguir as alíquotas de IPVA de carros de passeios que são cobradas em 2022 em cada um dos estados brasileiros e no Distrito Federal.

Estado Alíquota
Acre 2%
Alagoas 3%
Amazonas 3%
Amapá 3%
Bahia 2,5%
Ceará 3,5%
Distrito Federal 3,5%
Espírito Santo 2%
Goiás 3,75%
Maranhão 2,5%
Minas Gerais 4%
Mato Grosso 3%
Mato Grosso do Sul 3,5%
Pará 2,5%
Paraíba 2,5%
Paraná 3,5%
Pernambuco 3%
Piauí 2,5%
Rio de Janeiro 4%
Rio Grande do Norte 3%
Rio Grande do Sul 3%
Rondônia 2%
Roraima 3%
Santa Catarina 2%
Sergipe 2,5%
São Paulo 4%
Tocantins 2%

Conheça a FIPE

Segundo o site oficial da instituição, a FIPE é uma organização de direito privado, sem fins lucrativos, criada em 1973. Entre seus objetivos está o apoio a instituições de ensino e pesquisa, públicas ou privadas, em especial o Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

Hoje, a FIPE possui destacada atuação nas áreas de ensino, projetos, pesquisa e desenvolvimento de indicadores econômicos e financeiros.

Entre as funções da FIPE está a análise de fenômenos econômicos e sociais, com base no instrumental teórico e metodológico da Economia, com o propósito de contribuir para:

  1. O debate dos problemas econômicos e sociais do Brasil e a expansão do conhecimento econômico.
  2. O desenho de contratos públicos e privados mais eficientes.
  3. A produção de conhecimento, dados e soluções de alto valor agregado.
  4. A formulação de políticas econômicas e outras políticas públicas voltadas para o aumento do bem-estar.
  5. O crescimento econômico, o fortalecimento do sistema produtivo, o aumento da competitividade do Brasil, a melhor distribuição da renda e a eliminação da pobreza.
  6. A formação complementar de profissionais de alto nível através de cursos de extensão, de aperfeiçoamento e de pós-graduação.

Para que possa cumprir com suas funções, a fundação conta com equipes de profissionais especializados, com larga experiência nas áreas de ensino, projetos e pesquisas, e uma estrutura adequada para:

  1. Colaborar com instituições públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, na elaboração, gestão e avaliação de programas de desenvolvimento econômico e social.
  2. Promover cursos, simpósios, seminários, conferências e estudos que estimulem o ensino e o debate sobre teoria econômica e contribuam para o aprimoramento de profissionais liberais, de empresas, da administração pública e demais entidades da sociedade civil.
  3. Apoiar a divulgação de conhecimentos econômicos e correlatos por meio de publicações técnicas, periódicos, monografias, internet e outros canais de comunicação.
  4. Realizar projetos e pesquisas demandadas pelos setores público e privado, dentro de padrões acadêmicos que permitam simultaneamente a produção de informações e a capacitação de pessoal especializado.

Para que serve a Tabela FIPE?

Ela é a principal referência para lojistas, comerciantes e vendedores no quesito valor. Além disso, outros serviços e tributos também se utilizam da tabela, como seguros e o IPVA. No entanto, é importante saber que ela não é absoluta e que os preços podem variar.

O índice é uma referência e pode ser corrigido para cima ou para baixo conforme o custo e o lucro de cada negociador. Alguns outros pontos como estado de conservação e localização do veículo também podem influenciar.

Exemplo disso é que picapes são mais valorizadas em cidades que têm o agronegócio mais presente no cotidiano do que em grandes centros urbanos. Isso faz com que, nesses lugares, os valores de compra sejam um pouco maiores.

Sendo assim, é comum encontrar anúncios com preços maiores ou menores do que os da tabela. Desde que não seja algo discrepante, o proprietário pode determinar o seu próprio valor.  É claro que, com a tabela, as chances de um bom negócio podem ser maiores.

Lojas e sites também podem ter ofertas com preços maiores do os de tabela para incluir comissões e margens de lucro.

Por que usar a tabela FIPE?

Se você está pensando em vender ou comprar um carro, ter a tabela FIPE em mãos pode lhe ajudar a encontrar uma referência de preço justo a ser oferecido. Dessa forma, fica mais fácil entender o quanto o seu veículo vale atualmente e conseguir um melhor negócio.

É claro que o seu preço pode ser variado de acordo com alguns pontos específicos como o estado de conservação, quilometragem rodada e etc.

Como consultar?

Desse modo, a tabela FIPE organiza a consulta de veículo em três categorias: carros e utilitários pequenos, caminhões e micro-ônibus e motor. Você deve clica na opção referente ao veículo o qual deseja saber mais informações.

Ao optar pela categoria do veículo, você poderá realizar a sua consulta de dois modos:

  1. Pesquisa comum: nela, você poderá escolher o período de referência e deve obrigatoriamente informar a marca do veículo, seguido do modelo e do ano do modelo na ordem que desejar. É possível digital a informação no campo “busca”, dentro de cada opção do formulário de pesquisa.
  2. Pesquisa por Código FIPE: aqui você também poderá escolher o período de referência e, em seguida, deverá informar o Código FIPE e o ano modelo que deseja pesquisar.

O que é código FIPE?

Cada modelo de veículo (carro, moto ou caminhão) tem um código já definido pela FIPE. Esse código auxilia na pesquisa já que torna possível agrupar todas as transações de venda e compra dos modelos no Brasil.

Tabela FIPE e depreciação de veículos

Quando se compra um veículo, é necessário ter em mente que haverá desvalorização do veículo, ano a ano. A partir do momento que o veículo deia de ser zero quilômetro, ele já apresenta perda de valor.

O Banco BV atenta que o índice de desvalorização é o ritmo no qual um automóvel perde valor com o tempo. Desse modo, quanto maior ele for, mais haverá perda de valor ao longo do tempo (meses e anos). E o inverso é verdadeiro também: quanto menor, menor valor será perdido no carro.

É importante saber que o valor de um veículo está diretamente relacionado ao preço deste automóvel e que estes conceitos são diferentes: o valor diz respeito ao que vale o veículo, já o preço é referente ao que é pago pelo carro ou moto.

Portanto, na hora de revender o seu seminovo ou usado, atente-se a estes conceitos, amigo condutor. Afinal, eles estão diretamente relacionados ao potencial lucro que você pode ter com a venda.

No tópico a seguir, você poderá saber sobre a relação entre a Tabela FIPE e a depreciação de veículos.

Como calcular a depreciação do veículo?

Agora que você já sabe o que é depreciação do veículo e a importância do fator tempo, é importante aprender também como realizar esse cálculo.

Para conhecer a depreciação de determinado veículo, ano após ano, a Tabela FIPE é uma fonte fundamental. Como ela organiza a média de mercado de todos os veículos automotivos, é possível fazer um comparativo para saber os valores referentes à depreciação de um modelo selecionado.

A fórmula para entender o índice de desvalorização é a seguinte:

Índice de Valorização = [(Ano anterior – Ano seguinte)] / Ano anterior] x 100.

É importante que o proprietário de veículo saiba que uma das maiores desvalorizações de um automóvel se dá entre o primeiro ano (zero quilômetro) e o segundo ano. Contudo, este valor pode variar muito de carro para carro. Uma dica: não se espante caso note que seu zero quilômetro tenha desvalorizado entre 15% e 20% um após a compra.

O que pode aumentar ou diminuir a depreciação?

Para evitar uma grande depreciação do veículo, é importante que o condutor tome alguns cuidados ao conduzir o automóvel ou a motocicleta. Confira os pontos os principais fatores e fique atento:

  1. O ano do modelo. Os primeiros cinco (5) do veículo são os que fazem ele perder mais seu valor de mercado.
  2. Quilometragem. Quanto mais rodado for o veículo, ou seja, quanto maior for sua quilometragem, mais desgaste haverá nos componentes, como amortecedores e pneus.
  3. O histórico do veículo. Seu automóvel pode ter uma baixa no valor caso já tenha passado por situações como: alagamentos, leilão, acidentes, furtos, multas, recall e indenização irrecuperável. Dica: cuide sempre tanto da estrutura quanto da documentação do seu carro.
  4. O estado de conservação. Quando melhor cuidado o carro for, mais valorizado no mercado ele será. Afinal, ninguém quer comprar um veículo amassado, arranhado, nem com partes quebradas.

Relação da Tabela FIPE o seguro do carro

A Tabela FIPE ainda embasa os contratos de seguro de veículos. Ela impacta diretamente a indenização que a seguradora irá pagar ao assegurado. A seguradora Porto Seguro explica que a indenização é paga com base no preço médio que a tabela apresenta. “O montante da indenização está sujeito tanto à valorização quanto à desvalorização, de acordo com o valor de mercado do automóvel”, atenta a Porto Seguro.

Caso você contrate o serviço de uma seguradora e o valor do seu automóvel seja R$50.000. Em outubro, o carro é roubado e não é encontrado, o que fará o proprietário ter direito a indenização.  Se em outubro, o veículo estiver valendo R$52.000 na Tabela FIPE, este será o valor a ser pago ao indenizado. Outra situação também válida: caso o veículo apresente como valor na Tabela FIPE R$47.000, em outubro, está será a indenização que dono do carro receberá. Ou seja, a Tabela FIPE, como trabalha com a média de preço no Brasil todo, indicará se o veículo valorizou ou desvalorizou.

Dicas da Zapay!

Dica 1: Consulte e pague seus débitos veiculares em até 12 vezes no cartão de crédito.

Dica 2: Saiba mais sobre o que é Tabela FIPE e como ela funciona.

Dica 3: Conheça os 25 carros mais caros do mundo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *