comprar carro com multa
Categories:

Pagar IPVA no cartão de crédito: entenda mais sobre como é possível

Se você acompanha nossos conteúdos há algum tempo, já sabe que é possível pagar o IPVA no cartão de crédito, e ainda parcelá-lo em até 12x. 

Conforme falaremos adiante, existe a possibilidade de convênio entre o departamento de trânsito e algumas empresas, como a Zapay, que permite o pagamento do seu IPVA em parcelas no cartão de crédito.

Como pagar o IPVA parcelado?

De acordo com a Resolução n° 736, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), uma atualização nos formatos de pagamento era necessária para incentivar a arrecadação e diminuir a inadimplência. Dessa forma, multas e outros débitos veiculares podem ser pagos através do cartão de crédito, desde que o Detran, por exemplo, firme parceria com empresas especializadas.

Entenda o passo a passo de como pagar o IPVA parcelado

Onde pagar?

Para quitar o valor do seu IPVA em uma plataforma como a Zapay, por exemplo, que é autorizada e vinculada a 25 Detrans pelo Brasil, basta realizar o cadastro no site com e-mail e senha, consultar a dívida e selecionar a forma de pagamento.

Além de ser possível o pagamento nas plataformas online, você também pode regularizar o IPVA dentro das próprias agências do DETRAN, algumas já possuem em suas unidades, empresas de crédito autorizadas.

É possível pagar o IPVA no cartão de crédito?

O Contran e o Detran, como dois dos principais órgãos autuadores liberaram essa medida de pagamento para o Brasil todo, em todos os órgãos de trânsito. 

Então, a partir do momento em que você realiza o cadastro na plataforma vinculada aos departamentos ou vai até o departamento de trânsito do seu estado, pode selecionar o cartão de crédito como forma de pagamento, sim. 

O IPVA pode ser parcelado no cartão de crédito?

Um detalhe importante é que quando você opta por parcelar o pagamento do IPVA, juros são acrescidos ao valor. 

Esses juros são negociados com as empresas credenciadas, porque o valor do IPVA é imediatamente repassado ao DETRAN, e sua dívida, a partir desse momento, é com a operadora de crédito e não com o departamento público. Por isso, o valor dos juros é negociado com a plataforma.

Em quantas vezes é possível parcelar o IPVA?

Assim como o valor dos juros, a quantia de parcelas também é negociada com a operadora com a qual você fecha o serviço. a partir daí, é bom avaliar em quantas parcelas cabem melhor no seu bolso.

Existe cobrança de taxas?

Existem as taxas de serviços do parcelamento, que variam de acordo com o total de débitos e parcelas.

Então, é muito importante que você escolha a quantidade de parcelas que fique melhor no seu orçamento.

Como parcelar IPVA no cartão de crédito?

Assim que você se cadastra em uma plataforma vinculada aos departamentos de trânsito, você pode selecionar o cartão de crédito como forma de pagamento.

Vamos usar a Zapay como exemplo:

Você pode simplesmente acessar a plataforma para consulta de débitos veiculares, colocar a placa de seu veículo no campo de preenchimento e consultar os débitos existentes. 

Se houver algum, como o IPVA que é o tópico do artigo, basta que você realize um cadastro com e-mail, nome e senha, e então selecione a forma de pagamento. Escolhendo a forma de pagamento como “cartão de crédito”, pode checar os valores de cada parcela e optar pelo o que fica melhor para o seu bolso.

Calendário de pagamento do IPVA 2022 por estado

O Detran de cada estado tem autonomia para determinar as datas e condições de pagamentos e parcelas do IPVA para os condutores. 

Essas condições de parcelas nada tem a ver com as empresas parceiras. A autonomia diz respeito ao número normal de parcelas que o órgão de trânsito define para o seu estado.

No Maranhão, por exemplo, o pagamento antecipado te dá o desconto de 20% em parcela única. O período de pagamento, no estado, é determinado pelos últimos números da placa do veículo.

O Amapá, por outro lado, tem um sistema de pagamento onde, independente da placa, o prazo de vencimento é um só. O valor pode ser parcelado em até 6x, e o prazo entre as parcelas também é de um mês. 

O desconto para o pagamento em cota única, no Amapá, é de 20%, e é dado se você pagar até o prazo de vencimento. 

Como cada estado tem sua própria tabela de datas, a gente mostrou alguns exemplos, mas preparou um conteúdo exclusivo com o calendário de IPVA 2022, que vai te ajudar a entender mais sobre o imposto, além de não correr o risco de se perder nos prazos.

Conclusão 

E aí, entendeu como funciona o parcelamento do IPVA usando o cartão de crédito?

Além do IPVA, que falamos muito neste conteúdo, a gente ainda te ajuda a consultar e pagar multas de trânsito e outros débitos veiculares, com a mesma facilidade.

Se este artigo te ajudou de alguma forma, saiba que o Blog da Zapay tem uma série de outros conteúdos exclusivos, que vão desde dicas de financiamento e economia de combustível, até tipos de multas de trânsito e CNH.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *