BR-280
Categories:

BR-280: Uma jornada de conectividade Transfronteiriça

1
(1)

A Rodovia BR-280, carinhosamente conhecida como a Rodovia do Frango, emerge como um trajeto vital na malha rodoviária brasileira, estendendo-se por 634,1 km desde São Francisco do Sul até Dionísio Cerqueira, na fronteira com a Argentina. Batizada oficialmente como Rodovia Governador Luiz Henrique da Silveira, a BR-280 não é apenas uma via de ligação, mas um corredor estratégico que impulsiona e conecta Santa Catarina e nosso país vizinho.

Duplicação da BR-280

Em abril de 2018, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) lançou um ambicioso projeto de duplicação de 74 km da BR-280, abrangendo o trecho entre São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul. Este projeto, concebido para modernizar a infraestrutura e contornar o perímetro urbano central de Jaraguá do Sul, é um marco na evolução da rodovia.

Desafios Financeiros e Cronograma Incerto

Contudo, apesar do início das obras em 2015, boa parte da obra segue em atraso ainda hoje. A conclusão deste empreendimento, estimada em R$ 1,6 bilhão, enfrenta desafios financeiros, com aportes anuais limitados do Governo Federal, resultando em incertezas quanto à data de finalização.

Saiba mais sobre BRs do país no guia completo das rodovias brasileiras da Zapay.

Desenvolvimento Econômico

A modernização da infraestrutura rodoviária promovida pelo projeto de duplicação, embora marcada por atrasos, representa um passo significativo rumo à eficiência e segurança no sul do Brasil. A conclusão dessas obras não apenas aprimorará a mobilidade, mas também estimulará o desenvolvimento econômico e turístico da região, consolidando a BR-280 como um ponto vital na rede de transportes brasileira.

Em síntese, a Rodovia BR-280 não é apenas uma estrada; é uma trilha de progresso e integração, conectando estados e países, impulsionando a economia e moldando o futuro da região sul do Brasil. Embora os desafios persistam, o potencial transformador da BR-280 permanece inegável, sustentando a esperança de um futuro rodoviário mais eficiente e conectado.

Qual nota você dá pra esse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média das avaliações 1 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar! Nenhum voto até agora 🙁

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar ele!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Avatar image of Alessandra
Written by

Alessandra

Tenho bacharelado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Estácio e possuo pós graduação em psicopedagogia na Universidade Anhembi Morumbi. Atuo como jornalista há mais de 15 anos na área, além disso, sou comunicadora, roteirista e redatora, atuando há mais de 12 anos na produção e criação de conteúdos úteis para o público brasileiro. Iniciei a minha carreira atuando na TV aberta, com a apuração de factual e logística para matérias produzidas pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) em diferentes capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre. Trabalhei nos principais jornais da emissora, como SBT Brasil, Primeiro Impacto e Jornal da Semana. O contato diário com notícias e matérias despertou em mim uma verdadeira paixão pela produção de conteúdos. Hoje, sou freelancer em criação de conteúdos relevantes, amo atuar enquanto editora e redatora para pesquisar e criar conteúdos do tipo que realmente ajudem o leitor. No blog Zapay, tenho a oportunidade de escrever sobre o universo das burocracias veiculares de modo a descomplicar as coisas: em cada conteúdo produzido, há uma extensa curadoria de informações por trás com o objetivo de criar conteúdos altamente confiáveis e úteis. Espero que curta acompanhar tudo o que produzo por aqui, procuro colocar toda a minha experiência na ponta do lápis para ajudar vocês!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *