A Rodovia BR-280, carinhosamente conhecida como a Rodovia do Frango, emerge como um trajeto vital na malha rodoviária brasileira, estendendo-se por 634,1 km desde São Francisco do Sul até Dionísio Cerqueira, na fronteira com a Argentina. Batizada oficialmente como Rodovia Governador Luiz Henrique da Silveira, a BR-280 não é apenas uma via de ligação, mas um corredor estratégico que impulsiona e conecta Santa Catarina e nosso país vizinho.
Duplicação da BR-280
Em abril de 2018, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) lançou um ambicioso projeto de duplicação de 74 km da BR-280, abrangendo o trecho entre São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul. Este projeto, concebido para modernizar a infraestrutura e contornar o perímetro urbano central de Jaraguá do Sul, é um marco na evolução da rodovia.
Desafios Financeiros e Cronograma Incerto
Contudo, apesar do início das obras em 2015, boa parte da obra segue em atraso ainda hoje. A conclusão deste empreendimento, estimada em R$ 1,6 bilhão, enfrenta desafios financeiros, com aportes anuais limitados do Governo Federal, resultando em incertezas quanto à data de finalização.
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Desenvolvimento Econômico
A modernização da infraestrutura rodoviária promovida pelo projeto de duplicação, embora marcada por atrasos, representa um passo significativo rumo à eficiência e segurança no sul do Brasil. A conclusão dessas obras não apenas aprimorará a mobilidade, mas também estimulará o desenvolvimento econômico e turístico da região, consolidando a BR-280 como um ponto vital na rede de transportes brasileira.
Em síntese, a Rodovia BR-280 não é apenas uma estrada; é uma trilha de progresso e integração, conectando estados e países, impulsionando a economia e moldando o futuro da região sul do Brasil. Embora os desafios persistam, o potencial transformador da BR-280 permanece inegável, sustentando a esperança de um futuro rodoviário mais eficiente e conectado.