A BR-364 é uma das rodovias mais extensas e estratégicas do Brasil.
Conhecida oficialmente como Rodovia Presidente Juscelino Kubitschek, a BR 364 é responsável por ligar o Sudeste ao extremo Norte do país, cruzando regiões fundamentais para o agronegócio, o abastecimento e a integração nacional.
Com mais de 4.300 km de extensão, a BR-364 conecta cidades, movimenta a economia e, em muitos trechos, é a única rota terrestre disponível.
Entender como a BR-364 funciona, por onde ela passa e quais são os principais desafios e características dessa estrada é essencial — seja para quem transporta cargas, viaja com frequência ou quer entender melhor a infraestrutura que sustenta o Brasil.
Neste conteúdo, você vai ver:
- Quais são as principais cidades por onde a BR-364 passa
- Mapa da rodovia BR 364
- A localização das bases operacionais e de praças de pedágio
- Se a BR-364 já conta com sistema de pedágio free flow
- A importância econômica e histórica da rodovia
- Dados atualizados sobre acidentes e segurança na estrada
- Quando a BR-364 foi criada e por que ela é tão essencial para o país
O que é a BR 364?
A BR-364 é uma das rodovias federais mais importantes do Brasil. Ela liga o sudeste ao extremo norte do país, sendo fundamental para o transporte de pessoas, alimentos, combustíveis e mercadorias, especialmente para as regiões Centro-Oeste e Norte.
A BR-364 é uma rodovia federal de pista simples em boa parte de sua extensão, que começa em Limeira (SP) e termina em Mâncio Lima (AC), quase na fronteira com o Peru.
Ela corta sete estados brasileiros e é considerada estratégica para o desenvolvimento da região Norte, pois conecta estados isolados aos grandes centros produtores e consumidores.
A BR-364 também é conhecida como Rodovia Presidente Juscelino Kubitschek, em homenagem ao presidente que impulsionou a integração nacional com grandes obras rodoviárias.

Importância da BR 364, a Rodovia Presidente JK
A BR-364, também conhecida como Rodovia Presidente Juscelino Kubitschek, é uma das estradas mais importantes do Brasil.
Não é exagero dizer que ela foi (e ainda é) um marco na integração nacional, especialmente entre as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte.
Vale destacar que a rodovia BR 364 é fundamental para o agronegócio: conecta áreas produtoras do Centro-Oeste e Norte com o sudeste e portos.
🚧 Por que a BR-364 é tão importante?
A BR-364 tem papel estratégico no Brasil por vários motivos:
- Integração nacional: a BR 364 conecta o Sudeste ao Norte do país, incluindo estados antes isolados, como Rondônia e Acre.
- Desenvolvimento da Amazônia Legal: foi essencial para a ocupação e urbanização de Rondônia e do Acre, regiões que antes dependiam quase exclusivamente de transporte fluvial.
- Eixo logístico do agronegócio: a BR 364 escoa grãos, carne e outros produtos do Centro-Oeste para os portos e centros consumidores do país.
- Única via terrestre para o Acre: é a principal rodovia (e em alguns trechos, única) estrada que liga o Acre ao restante do país.
Principais características da BR-364
Aqui vai um resumo direto ao ponto com as principais características da BR-364, uma das rodovias mais estratégicas do Brasil:
- Classificação: Rodovia federal.
- Extensão: Aproximadamente 4.300 km.
- Ponto inicial: Limeira (SP).
- Ponto final: Mâncio Lima (AC), na fronteira com o Peru.
- Regiões atendidas: Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil.
- Estados por onde passa: São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre.
- Estrutura: pista simples em boa parte do trajeto, com alguns trechos duplicados (SP e MT), diversos trechos com pedágios já instalados, bases operacionais e SAUs nos estados com concessões (como MT e GO).
- Finalidade da BR-364: escoamento da produção agrícola, transporte de passageiros e cargas, integração entre regiões isoladas e centros urbanos mais desenvolvidos.
⚠️ Perigo e pontos de atenção na BR 364
- Alguns trechos da BR 364, especialmente no Acre e Rondônia, enfrentam problemas de alagamentos, erosões e falta de manutenção.
- É comum a presença de trechos perigosos e mal sinalizados em áreas mais remotas.
- Em períodos de chuva, há risco de interdições por deslizamentos ou rompimentos de pista em trechos da BR 364.
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Qual o tamanho da BR 364? Entenda a extensão da rodovia JK!
A rodovia BR 362 tem cerca de 4.230 quilômetros de extensão. Seu caminho passa pelo Sudeste, pelo Centro-Oeste e pelo Norte do Brasil.
Mapa da Rodovia BR 364
Com mais de 4 mil quilômetros de extensão, a BR 364 cruza sete estados, conectando o Sudeste ao Norte do país — de Limeira (SP) até Mâncio Lima (AC), na fronteira com o Peru.
Abaixo, você confere no mapa o trajeto completo da BR-364 e as principais cidades por onde ela passa.

Principais cidades pelas quais a BR 364 passa
📍 BR 324 em São Paulo (início da rodovia)
- Limeira
- Araras
- Rio Claro
- São Carlos
- Araraquara
📍 BR 324 em Minas Gerais
- Frutal
- Iturama
📍 BR 324 em Goiás
- Jataí
- Mineiros
📍 BR 324 no Mato Grosso
- Rondonópolis
- Cuiabá (capital do estado)
- Várzea Grande
- Campo Novo do Parecis
- Tangará da Serra
📍 BR 324 em Rondônia
- Vilhena
- Pimenta Bueno
- Cacoal
- Ji-Paraná
- Ariquemes
- Porto Velho (capital do estado)
📍 BR 324 no Acre (fim da rodovia)
- Rio Branco (capital do estado)
- Sena Madureira
- Feijó
- Tarauacá
- Cruzeiro do Sul
- Mâncio Lima (última cidade antes da fronteira)

A BR 364 é perigosa? Dados sobre acidentes na BR JK
A BR-364 é reconhecida como uma das rodovias mais perigosas do Brasil, registrando altos índices de acidentes e fatalidades, especialmente nos estados de Rondônia e Mato Grosso.
Dados de Acidentes na BR-364
- Rondônia: Em 2023, a rodovia registrou uma média de quatro acidentes por dia, totalizando 1.386 ocorrências ao longo do ano.
- Mato Grosso: Em 2024, foram contabilizados 241 óbitos nas rodovias federais que cruzam o estado, com a BR-364 sendo responsável por 78 dessas mortes, representando 32,4% do total.
- Dados Nacionais: Entre novembro de 2022 e outubro de 2023, a BR-364 foi identificada como a rodovia com o maior número de acidentes e mortes na região Norte do país.
Bases operacionais na BR 364
A BR-364, uma das principais rodovias do Brasil, conta com diversas bases operacionais ao longo de sua extensão, estrategicamente posicionadas para oferecer suporte aos usuários.
Essas bases disponibilizam serviços como atendimento médico, auxílio mecânico e informações aos motoristas.
A seguir, algumas das principais bases operacionais na BR 364:
Goiás
- Jataí: Uma nova base foi construída para auxiliar na fiscalização e monitoramento da rodovia, localizada próxima à delegacia de Jataí.
Mato Grosso
- Cuiabá: A base de atendimento foi realocada para um novo local, oferecendo sala de descanso e banheiros para os usuários.
- Juscimeira (km 244), Jaciara (km 287,9) e Cuiabá (km 386): Novas bases do Sistema de Atendimento ao Usuário (SAU) foram inauguradas, proporcionando salas de descanso, banheiros e totens de autoatendimento.
Minas Gerais e Goiás
A Ecovias do Cerrado administra nove bases de apoio ao usuário nos trechos das BR-364 e BR-365, equipadas com banheiros acessíveis, fraldários e bebedouros. As localizações são:
- BR-365:
- SAU 1: km 652+120, Uberlândia-MG.
- SAU 2: km 698+510, Monte Alegre de Minas-MG
- SAU 3: km 747+540, Ituiutaba-MG
- SAU 4: km 796+330, Gurinhatã-MG
- SAU 5: km 845+550, Santa Vitória-MG
- BR-364:
- SAU 6: km 20+730, São Simão-GO
- SAU 7: km 69+600, Cachoeira Alta-GO
- SAU 8: km 116+430, Aparecida do Rio Doce-GO
- SAU 9: km 168+280, Jataí-GO
Essas bases são fundamentais para garantir a segurança e o conforto dos motoristas que trafegam pela BR-364.
Praças de pedágio na BR 364
A BR-364, uma das principais rodovias do Brasil, possui diversas praças de pedágio ao longo de sua extensão.
Fizemos um levantamento da localização das praças de pedágio na BR 364 de acordo com dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT.
Abaixo, as principais praças de pedágio na BR 324 distribuídas por estado:
Goiás (GO)
- Paranaiguara: Localizada no km 32,6 da BR-364.
- Cachoeira Alta: Situada no km 92,85 da BR-364.
- Jataí: Encontrada no km 156,18 da BR-364.
Minas Gerais (MG)
Embora a BR-364 percorra uma pequena parte de Minas Gerais, as praças de pedágio estão localizadas principalmente na BR-365, que se conecta à BR-364:
- Uberlândia: No km 646 da BR-365.
- Monte Alegre de Minas: Localizada no km 704,12 da BR-365.
- Ituiutaba: Situada no km 765,37 da BR-365.
- Santa Vitória: Encontrada no km 834,45 da BR-365.
Rondônia (RO)
No trecho entre Vilhena e Porto Velho, estão previstas sete praças de pedágio, conforme o projeto de concessão:
- Pimenta Bueno: Localizada no km 129,68 da BR-364
- Pimenta Bueno/Cacoal: Situada no km 220,909 da BR-364.
- Presidente Médici/Cacoal: No km 276,593 da BR-364.
- Ouro Preto do Oeste/Jaru: Localizada no km 403,794 da BR-364.
- Ariquemes/Theobroma: Situada no km 452,33 da BR-364.
- Alto Paraíso/Cujubim: No km 564,655 da BR-364.
- Porto Velho/Candeias do Jamari: Localizada no km 689,2 da BR-364.
Já tem pedágio free flow em algum trecho da BR 364?
Atualmente, não há pedágios operando no sistema free flow na BR-364. No entanto, há planos para implementar esse modelo em trechos específicos da rodovia, especialmente em Rondônia.
Em novembro de 2024, foi anunciado que, com a concessão do trecho entre Porto Velho e Vilhena, a BR-364 passará a utilizar o sistema free flow para cobrança de pedágios.
O leilão para a concessão desse trecho ocorreu em fevereiro de 2025, e o consórcio vencedor será responsável por implementar o sistema de pedágio free flow na região.
- Saiba mais: o que é Free Flow, como pagar Free Flow e onde tem Free Flow.
A história da BR 364
A BR-364 foi concebida durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek.
A decisão de construir a rodovia foi tomada em fevereiro de 1960, durante uma reunião entre o presidente e governadores dos estados do Norte, onde foi destacada a necessidade de conectar Cuiabá (MT) a Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC).
As obras tiveram início em 1960, como parte do plano de metas de Kubitschek, que visava desenvolver a infraestrutura do país e promover a integração nacional.
O trecho entre Cuiabá e Porto Velho foi inaugurado em 13 de janeiro de 1961.
Posteriormente, a rodovia foi estendida, alcançando Mâncio Lima, no Acre, na fronteira com o Peru, consolidando-se como uma via crucial para o escoamento da produção e o desenvolvimento das regiões que atravessa.
Conclusão
A BR-364 é muito mais do que uma rodovia federal: ela é uma verdadeira espinha dorsal que conecta o Brasil de ponta a ponta, levando desenvolvimento, abastecimento e integração para regiões que, por muito tempo, estiveram isoladas.
Ao longo de seus mais de 4.300 km, a BR 364 corta sete estados e exerce um papel essencial no escoamento da produção agrícola, no transporte de cargas e na mobilidade da população.
Apesar da sua importância, a BR-364 ainda enfrenta desafios: trechos perigosos, falta de duplicação em boa parte da rodovia e pontos críticos de conservação.
Ao mesmo tempo, investimentos em concessões, obras de infraestrutura e projetos como o pedágio free flow prometem modernizar e tornar mais segura essa via tão estratégica para o país.
Neste conteúdo, você viu tudo o que precisa saber sobre a BR-364: desde suas principais cidades, bases operacionais e praças de pedágio até os dados de acidentes, projetos de duplicação e sua importância histórica.
Saber disso é essencial — tanto para quem depende da rodovia no dia a dia quanto para quem quer entender melhor o papel das estradas no desenvolvimento do Brasil.
Perguntas frequentes sobre a Rodovia BR 364
Respondemos as principais dúvidas sobre a BR 364. Confira respostas rápidas e práticas!
A BR-364 começa em Limeira (SP), no interior de São Paulo.
A BR-364 termina em Mâncio Lima (AC), na fronteira com o Peru.
A BR-364 é chamada de “BR da morte” por registrar altos índices de acidentes e fatalidades, principalmente em trechos mal conservados de Rondônia e Acre.
A BR-364 passa por diversas cidades importantes, como Limeira (SP), Cuiabá (MT), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), entre outras.
A BR-364 é essencial para o escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste e Norte, além de garantir o abastecimento e a integração entre regiões isoladas e os grandes centros do país.