carnaval 2024
Categories:

Carnaval 2024: o número de acidentes de trânsito aumentam nesta época do ano

O Carnaval 2024 está chegando! Ele representa a alegria e a diversão de milhões de brasileiros. No Brasil, dizem que o ano só começa após o carnaval. O carnaval é uma oportunidade de expressar criatividade, identidade e solidariedade. Além da grande celebração, a folia também impulsiona a economia e o emprego no país.

No entanto, para garantir que o Carnaval seja verdadeiramente uma festa, é importante agir com cuidado e responsabilidade, especialmente se você for dirigir. O número de acidentes de trânsito no carnaval é muito maior do que em qualquer outra época do ano. Apesar de uma redução de 23% em acidentes com mortes no carnaval 2023, o número elevado ainda é uma realidade.

Dentre todos os veículos motorizados, os motociclistas enfrentam maior exposição a riscos e acidentes de trânsito, mais da metade dos acidentes de trânsito em 2023 foram com motos. Sendo fundamental que todo motociclista tome precauções para diminuir estes riscos.

Veja algumas dicas do SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito)

  1. Equipamentos de Proteção:
    Use sempre equipamentos adequados, como capacete ajustado e afivelado, calçado fechado, calça e jaqueta. A viseira do capacete deve estar limpa para garantir boa visibilidade.
  2. Dispositivo Protetor para Pernas:
    Instale o “mata-cachorro” para evitar que as pernas fiquem presas entre a moto e o veículo em caso de colisão, prevenindo lesões graves ou amputações.
  3. Redução de Velocidade:
    Diminua a velocidade em áreas críticas, como faixas de trânsito, cruzamentos e locais com aglomerações de pedestres ou ciclistas. A atenção deve ser redobrada nesses lugares.
  4. Uso Responsável do Celular:
    Não use o celular enquanto pilota. Pare em um local seguro e desligue o motor da moto se precisar fazer ou atender uma ligação. O uso do celular durante a condução é proibido por lei.
  5. Evite o Consumo de Álcool:
    Nunca beba e dirija. O álcool compromete a capacidade de reação, equilíbrio e coordenação motora, representando uma das principais causas de acidentes fatais, especialmente durante o Carnaval.

Seja em bloquinhos, festas fechadas, desfiles de escola de samba ou viagens pelo país adentro, aproveite o seu Carnaval com mais tranquilidade e segurança, sem colocar em risco a sua vida ou a dos outros. Lembre-se de que o Carnaval é uma celebração coletiva que depende da colaboração e do respeito de todos. Seja um motociclista consciente e faça parte dessa festa com responsabilidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *