Você sabe como puxar o IPVA do seu veículo? E como pagar? Tem como pagar o IPVA parcelado? Essas e outras perguntas serão respondidas por nós da Zapay, neste texto. Queremos te ajudar a lidar da melhor maneira com esse tipo de imposto obrigatório para todos os motoristas em todo o Brasil. Saiba mais a seguir!
- O que é IPVA?
- Como funciona o cálculo do IPVA?
- Alíquota de cada estado para IPVA 2022
- Como calcular o IPVA 2022?
- Como puxar o IPVA?
- Como pagar o IPVA?
- Dicas para organizar o pagamento do IPVA
O que é IPVA?
Antes de explicar como puxar o IPVA, nós queremos relembrar o que é IPVA, sigla usada para Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.
Esse imposto estadual foi criado visando arrecadação sobre os automóveis de todos os tipos (motos, carros, ônibus, caminhões, etc.) para construção e manutenção das estradas brasileiras.
Por isso, quem deve pagar o IPVA é quem possui um automóvel que precisa efetivamente transitar nessas rodovias.
A arrecadação desse imposto é feita por cada estado, mas metade do total arrecadado é destinado ao próprio estado e a outra metade é indicada ao município onde o veículo foi registrado.
Como funciona o cálculo do IPVA?
É importante saber que a alíquota do IPVA varia em cada estado (entre 1% e 6%). Além disso, a alíquota varia de acordo com o tipo do veículo.
Após descobrir o percentual da alíquota, é preciso saber qual é a base do valor do veículo calculado pela Tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
Essa tabela informa o valor do veículo conforme a marca, modelo e ano de fabricação. Além disso, a base do preço do veículo se refere sempre ao mês de setembro do ano anterior.
Alíquota de cada estado para IPVA 2022
- São Paulo: 4,00%
- Rio de Janeiro: 4,00%
- Minas Gerais: 4,00%
- Goiás: 3,75%
- Distrito Federal: 3,50%
- Mato Grosso do Sul: 3,50%
- Paraná: 3,50%
- Alagoas: 3,00%
- Amazonas: 3,00%
- Amapá: 3,00%
- Pernambuco: 3,00%
- Rio Grande do Norte: 3,00%
- Rio Grande do Sul: 3,00%
- Roraima: 3,00%
- Bahia: 2,50%
- Ceará: 2,50%
- Maranhão: 2,50%
- Pará: 2,50%
- Paraíba: 2,50%
- Piauí: 2,50%
- Sergipe: 2,50%
- Acre: 2,00%
- Espírito Santo: 2,00%
- Mato Grosso: 2,00%
- Rondônia: 2,00%
- Santa Catarina: 2,00%
- Tocantins: 2,00%
Como calcular o IPVA 2022?
Antes de puxar o IPVA, você precisa fazer o cálculo do valor desse imposto que deverá ser pago até a data do vencimento. No entanto, também é possível pagar IPVA atrasado.
Agora, veja um passo a passo simples para calcular o IPVA 2022. Vamos indicar uma calculadora online para os motoristas obterem uma estimativa do valor desse imposto e fazerem uma projeção das condições de pagamento.
Passo 1: tenha em mãos o valor venal do automóvel, aquele que você descobriu na Tabela FIPE.
Passo 2: acesse o simulador de IPVA 2022.
Passo 3: informe o valor do carro conforme a tabela FIPE.
Passo 4: indique o tipo do veículo de acordo com a documentação e o estado em que o automóvel está licenciado.
Passo 5: após preencher as informações solicitadas, agora é só clicar no botão ‘Calcular’ e visualizar o valor estimado do seu IPVA 2022.
Lembre-se cada estado possui suas próprias alíquotas e oferece diferentes formas de pagamento, como à vista ou parcelado.
Como puxar o IPVA?
Vamos mostrar o passo a passo completo de como puxar o IPVA do seu veículo. Confira a seguir o exemplo para o estado de São Paulo:
- Acesse o site da Secretaria da Fazenda de SP.
- Vá até à aba ‘Cidadão’ e clique em ‘Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores’.
- Acesse o menu lateral ‘Mais informações’.
- Clique em ‘pagamento do IPVA’;
- Informe o Renavam, placa do veículo e as demais informações solicitadas;
- Emita a guia de pagamento.
Como pagar o IPVA?
Após emitir o boleto do seu IPVA, o ideal é encontrar o melhor meio de pagamento para você. As opções permitidas são: guichês de caixa, autoatendimento, internet, banking, débito agendado e carteiras digitais.
Além desses meios, existem empresas autorizadas a realizar o pagamento do IPVA, como a Zapay. Basta acessar o site ou o aplicativo para tornar o pagamento desse tributo mais rápido, fácil e seguro.
Antes de quitar esse imposto, você pode consultar seus débitos veiculares para verificar quais são suas pendências financeiras. Só é preciso digitar a placa do seu veículo, verificar os débitos pendentes e selecionar qual deseja pagar.
Além disso, a Zapay oferece o pagamento dos impostos e multas de trânsito de forma parcelada no cartão de crédito, em até 12 vezes.
Dicas para organizar o pagamento do IPVA
Precisa de ajuda para se organizar financeiramente para pagar o IPVA? Então precisa seguir nossas dicas importantes para pagar esse tributo e melhorar as finanças pessoais. Confira!
- Organize as finanças
Organize suas despesas para ter maior controle dos seus gastos com o carro. Você pode contar com a ajuda de aplicativos que agendam as datas de pagamento de cada conta, por exemplo.
- Pague o parcelamento do IPVA em dia
Se optar pelo parcelamento para aliviar o bolso com parcelas menores por mês, então procure pagar esse imposto em dia. Pague as parcelas dentro da data de vencimento para não ter contas acumuladas e virar uma bola de neve.
- Reveja os seus gastos
Para manter sua saúde financeira em dia, o ideal é avaliar sua situação e rever alguns gastos que estão atrapalhando o seu orçamento. Por isso, substituia esses custos desnecessários e priorize o parcelamento do IPVA.
- Tenha um planejamento e siga-o!
Monte um planejamento financeiro para pagar todas as despesas, incluindo o IPVA. Sendo assim, siga à risca o estipulado para não gastar mais do que deveria e não atrapalhar os pagamentos em dia.
Agora você sabe como puxar o IPVA e como realizar o pagamento desse imposto. Veja mais dicas como essas no nosso blog da Zapay!