Trânsito Dia do Motorista Foto: Agência Brasil
Categories:

Dia do Motorista: 4 dicas para direção segura

Cuidados com a forma de dirigir e com o respeito às leis tornam o trânsito mais seguro

O Dia do Motorista é celebrado nesta segunda-feira, dia 25 de julho. A data faz alusão a São Cristóvão, que é considerado o padroeiro dos motoristas e viajantes. Para marcar este dia e ajudar os condutores no trânsito, a Zapay preparou 4 dicas práticas para uma direção mais segura. 

1 – Aposte na direção defensiva

A direção defensiva é a forma cautelosa de conduzir veículos de modo a evitar acidentes, tendo em vista as ações incorretas de outros motoristas ou condições adversas no trânsito. Tente aplicar ao seu cotidiano – e não somente neste Dia do Motorista – ações como manter distância do veículo à frente, respeitar os limites de velocidade, dar preferência a outros veículos mesmo quando não for mandatório e sempre estar atento a tudo o que acontece ao redor do carro (à frente e atrás!). 

Lembre-se que o trânsito é formado por veículos de diferentes portes, como bicicletas, motocicletas, carros de passeio, utilitários, caminhões e ônibus, entre outros – além dos pedestres, é claro, que sempre devem ser respeitados. Como cada um dos meios de transporte ocupam espaços diferentes e têm regras específicas no trânsito, é fundamental para qualquer motorista prezar pela cautela e cortesia com o próximo.

2 – Não utilize o celular ao dirigir

A falta de atenção ao dirigir causada pelo uso de celulares está entre os principais fatores comportamentais de risco para a ocorrência de acidentes de trânsito, segundo levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS). Para se ter uma ideia do problema, as chances de se envolver em um acidente aumentam 400% quando o motorista verifica mensagens no celular. Vale lembrar que dirigir segurando o aparelho celular é considerado uma infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

Para evitar estes riscos, nunca manuseie o celular ao dirigir. Atualmente, diversas plataformas integradas aos carros novos auxiliam o motorista a utilizar algumas das funções dos smartphones de forma segura. Um destes exemplos é o espelhamento do celular na central multimídia (via Android Auto ou Apple CarPlay, por exemplo), que permite reproduzir aplicativos navegação, mensagens e músicas sem a necessidade de segurar o celular.

3 – Respeite a sinalização de trânsito

Prestar a atenção e obedecer à sinalização das vias é fundamental para um trânsito mais seguro. Muitos acidentes acontecem pelo desrespeito dos motoristas a um semáforo, a uma placa de pare ou de conversão proibida, por exemplo. Vale ressaltar que há três tipos de placas definidas pelo CTB: indicação, regulamentação e advertência. Clique aqui para conhecer os sinais de trânsito que todo motorista deveria conhecer.

4 – Mantenha a manutenção em dia

A obediência às dicas anteriores pode ficar prejudicada caso o veículo não esteja com a manutenção em dia. Observar se itens como sistema de freios, suspensão, direção, pneus e iluminação estão em perfeito funcionamento é essencial para garantir a segurança para o motorista, passageiros e demais usuários da via.

Até mesmo um descuido simples, como pane seca por não abastecer o veículo, pode resultar em acidente e gerar uma infração de trânsito. Portanto, confira nosso artigo com dicas para uma revisão preventiva do veículo. E não se esqueça de incluir nessa verificação a consulta de débitos veiculares! Caso o carro tenha alguma pendência, como IPVA, licenciamento e multas de trânsito, conte com a Zapay para resolver isso de forma rápida e segura.

Imagem: Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *