como ajustar o retrovisor
Categories:

Retrovisor do carro: saiba como ajustar e regular os retrovisores

Tem dúvidas sobre como ajustar o retrovisor? Então, este conteúdo foi feito para você. Confira nossas dicas práticas sobre como ajustar retrovisores do seu carro e garanta a segurança na hora de trafegar pelas vias públicas.

– Como ajustar o retrovisor interno? 

– Como regular o retrovisor do lado do motorista? 

– Como regular o retrovisor do lado do passageiro? 

– Como ajustar o retrovisor sem deixar ponto cego? 

– Como regular o retrovisor para fazer baliza? 

– Importância de regular o retrovisor 

– Recursos que auxiliam retrovisores

Dicas da Zapay: quando o assunto é manutenção preventiva do veículo, há uma série de cuidados necessários que todo proprietário deve ter com revisões e avaliações, a serem feitas por um mecânico de confiança. Um destes pontos fundamentais é o filtro de combustível – confira quando esta manutenção deve ser feita.

Como ajustar o retrovisor interno? 

O retrovisor interno é de extrema importância para a visão do condutor, afinal é ele quem permite que toda janela traseira possa ser vista, a partir do assento de quem dirige o carro. Ou seja, ajustá-lo tem a ver com conforto, mas, sobretudo, segurança na hora de conduzir o automóvel.

No ajuste feito no retrovisor interno, o motorista deve estar pato a mover somente os olhos e não sua cabeça ao utilizar este retrovisor. Caso você, amigo condutor, tenha mais de 1,8 metro de altura, é possível que reposicionar o espelho de cabeça para baixo lhe seja mais útil – se essa for uma opção. 

Mas como assim? Costumeiramente, isso aumenta a borda inferior do espelho, o que permite resgatar uma grande área cega para frente, trazendo benefício aos condutores mais altos.

Dica da Zapay: conheça a calculadora de gasolina e aprenda a economizar combustível.

Como regular o retrovisor do lado do motorista? 

Já para ajustar o retrovisor ao lado do condutor, é necessário colocar a cabeça na posição de pilotagem normal e definir o espelho para o qual o motorista possa somente ver um pouco da lateral do veículo localizado ao lado direito do espelho.

Dica: quanto menos da lateral do automóvel o motorista ver, melhor. Contudo é necessário nunca deixar esta lateral completamente fora do espelho retrovisor. 

Como regular o retrovisor do lado do passageiro? 

Por sua vez, para regular o espelho retrovisor localizado ao lado do passageiro, é necessário posicionar a cabeça, de modo que ela fique logo acima da altura do console central do automóvel.

Em seguida, deve-se definir o espelho para que o motorista possa ver somente parte do carro localizado no lado esquerdo do espelho. Se, por acaso, o automóvel não estiver equipado com controles de ajuste dos retrovisores, é possível que o motorista necessite de ajuda para posicioná-los de forma correta. Fique atento!

O intuito é que, com este posicionamento, o motorista possa ter contato visual praticamente completo ao redor do veículo, o que ajuda a perceber se há outros condutores ou mesmo pedestres próximos. 

Imagine outro veículo se locomovendo na pista à esquerda do motorista. Será possível vê-lo progredir a partir do espelho retrovisor central para o espelho do lado esquerdo e, depois, para sua visão lateral.

Outro ponto importante, amigo condutor, é saber como os retrovisores funcionam enquanto o carro está estacionado. Mais uma situação corriqueira que se deve considerar: se o veículo está estacionado em paralelo ao longo de uma rua. Neste contexto, é necessário ver como os demais veículos se movem por intermédio de seus espelhos e na visão periférica. Este cuidado pode auxiliar o motorista a se orientar para outras (novas) configurações antes de sair para o trânsito.

Como ajustar o retrovisor sem deixar ponto cego? 

Você sabe o que são pontos cegos? São áreas que escapam da visibilidade do motorista, porque os espelhos retrovisores não conseguem captar determinadas áreas ao redor do automóvel. Este é um tema que merece muita atenção, pois os pontos cegos podem causar acidentes graves, especialmente durante as ultrapassagens e conversões – afinal, o motorista terá dificuldades para perceber se haverá ou não outro automóvel ou um pedestre nesse ponto (cego).

Desse modo, para ajustar o retrovisor sem deixar ponto cego, é necessário ter em mente que o espelho deve cobrir o maior campo visual possível. Vale a pena destacar que enquanto o retrovisor interno deve abranger a maior área possível do vidro traseiro do carro, os retrovisores externos devem pegar o mínimo possível a lateral do automóvel.

Tenha cuidado, amigo condutor: quem regula os retrovisores de modo a mostrar maior parte das laterais de um caro está, na verdade, aumentando os pontos cegos, o que, por consequência, reduz a segurança e a visibilidade. Vale a pena ter em mente que o retrovisor do lado esquerdo, aquele que está ais perto do motorista, costuma ter a lente plana. Já o retrovisor do lado direito, mais próximo do passageiro, é, normalmente, convexo ou biconvexo.

Estes detalhes são fundamentais para que o motorista possa ter um melhor campo de visão. Os espelhos convexos, por exemplo, são adotados de modo que o campo de visão possa ser ligeiramente ampliado. Assim, os objetos mostrados no equipamento do lado direito parecem estar mais próximos do que aqueles observados pelo lado esquerdo. Para regular o retrovisor, o motorista deve seguir estes passos:

  1. Sentar-se no banco do condutor, na posição habitual na qual dirige.
  2. Colocar o espelho retrovisor todo para fora.
  3. Trazer o espelho retrovisor lentamente para dentro até que apareça a parte traseira do automóvel.
  4. Repetir esta operação no outro espelho retrovisor.
ajustar retrovisores

Como regular o retrovisor para fazer baliza? 

Quando for realizar a baliza, é fundamental ajustar somente o retrovisor localizado ao lado direito ou ao lado esquerdo do carro – a depender para qual direção será feita a baliza -, o retrovisor do lado do carona. Assim, é necessário baixar o retrovisor, de modo a puxar a alavanca ou interruptor dele para baixo o máximo possível, garantindo-se que ele esteja apontado para o chão.

Deste modo, pode-se começar a manobra para a baliza, a partir do alinhamento com a calçada. O mesmo deve ser feito quando o motorista utilizar a baliza do próprio lado do condutor.

Não se esqueça, mesmo espelhos que estejam corretamente posicionados não estão isentos de apresentarem pontos cegos – ou seja, é impossível eliminar totalmente estas áreas que atrapalham a visibilidade. Assim, para que estes riscos possam ser reduzidos, é indicado que o condutor faça uma verificação final para os lados antes de tentar qualquer movimento lateral nas vis públicas.  

Ainda: tenha sempre em mente que regular corretamente os retrovisores do carro é um gesto essencial para uma condução segura e eficiente, o que inclui a realização de manobras como a já mencionada baliza. Confira mais estas dicas, com outros detalhes, para que os retrovisores estejam adequadamente ajustados para o momento da baliza.

  1. Retrovisor interno: sempre comece pelo retrovisor interno, ajustando-o de forma que você possa ver claramente a visão traseira centralizada. Ele deve cobrir a maior área possível da janela traseira, permitindo que o motorista tenha uma visão geral do tráfego atrás do seu veículo.
  2. Retrovisor lateral esquerdo: o motorista deve estar sentado corretamente na posição de condução, inclinando-se para a esquerda até tocar o vidro da janela com a sua cabeça. Ajuste o retrovisor lateral esquerdo de forma que consiga ver a traseira do seu automóvel na borda direita do espelho. Essa configuração permite uma boa visão da faixa da esquerda e ajuda a evitar pontos cegos nessa área.
  3. Retrovisor lateral direito: para ajustar o retrovisor lateral direito, o condutor deve se inclinar para a direita, aproximando-se do centro do veículo. Ajuste o espelho até que você consiga ver a traseira do seu carro na borda esquerda do espelho. Isso proporciona uma visão adequada da faixa da direita e reduz os pontos cegos nessa área.

Todos os retrovisores devem ser ajustados individualmente, levando em consideração a posição de condução de cada motorista. Além disso, é fundamental sempre verificar os retrovisores antes de iniciar uma manobra, como a baliza, para garantir a viabilidade de uma visão completa do entorno do carro.

Importância de regular o retrovisor 

O retrovisor é um componente de vital importância para a segurança de todos os ocupantes do veículo, além de pedestres e outros carros que constam na via pública. Afinal, há a possibilidade de existência de pontos cegos em espelhos laterais, por exemplo, o que pode trazer a ocorrência de acidentes, podendo ser até mesmo fatais.

Os espelhos retrovisores servem para auxiliam a visão do motorista nas áreas que os olhos não conseguem enxergar diretamente. Com este objetivo e uma regulagem adequada, os pontos cegos são reduzidos, tornando visíveis os demais membros do trânsito, como outros veículos, como carros, motocicletas e caminhões, além de pedestres. Lembre-se: é um dever de todos zelar pela vida em vias públicas.

Recursos que auxiliam retrovisores

A depender do modelo do carro, há recursos que podem auxiliar na regulagem dos espelhos retrovisores – opção que constam, sobretudo, em veículos mais luxuosos. Estamos falando de alguns recursos adicionais que podem auxiliar os retrovisores dos automóveis na melhoria da visibilidade e na segurança durante a condução. Conheça alguns exemplos destes recursos a seguir: 

  1. Sensores de ponto cego: muitos carros modernos estão equipados com sensores de ponto cego, que usam sensores ou câmeras para detectar a presença de veículos nos pontos não visíveis ao redor do veículo. Tais sistemas emitem alertas visuais ou sonoros para alertar o motorista sobre a presença de outros carros ou motos (dentro outras categorias de veículos automotores), ajudando a evitar colisões ao trocar de faixa.
  2. Retrovisores com ajuste automático: estes recursos podem ser programados para se reajustarem automaticamente quando o condutor coloca o veículo em marcha a ré, melhorando a visão traseira ao realizar manobras como estacionamento ou baliza.
  3. Retrovisores com aquecimento: em climas frios ou com neblina, os retrovisores podem embaçar ou ficar cobertos de gelo, prejudicando a visibilidade. Assim, os retrovisores com aquecimento possuem elementos aquecidos internos que ajudam a remover o embaçamento ou o gelo, mantendo a visão clara.
  4. Espelhos externos antiembaçantes: recurso dotado de aquecimento, na qual retira gotículas de água do vidro e melhora a visibilidade, assim como o antiembaçante do vidro traseiro.
  5. Espelhos internos eletrocrômicos: esta tecnologia identifica a intensidade de luz dos faróis do veículo traseiro e escurecem a lente de forma automática, assim, diminuindo o reflexo da luz nos olhos do condutor.
  6. Retrovisores com função de inclinação descendente: alguns retrovisores externos possuem uma função de inclinação descendente, que ajusta o ângulo do espelho automaticamente quando você está em marcha a ré. Isso melhora a visão do meio-fio e ajuda a evitar colisões ao estacionar ou realizar manobras de ré.
  7. Câmeras e sistemas de monitoramento: além dos retrovisores tradicionais, muitos carros agora possuem câmeras de ré e sistemas de monitoramento, que exibem uma visão traseira ampliada na tela do painel ou no retrovisor interno. Esses sistemas fornecem uma visão mais clara da área traseira do veículo, auxiliando na realização de manobras como baliza.

É importante ressaltar que esses recursos podem variar de acordo com o modelo e a marca do carro. Portanto, é sempre recomendável consultar o manual do proprietário do seu veículo para entender quais recursos específicos estão disponíveis e como utilizá-los corretamente.

 

Avatar image of Alessandra Comitre
Written by

Alessandra Comitre

Jornalista formada há mais de 15 anos, com 12 anos de experiência em produção e criação de conteúdo, edição de texto, e gestão de pessoas. Atualmente atuo como redatora e produtora de conteúdo SEO freelancer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *