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Filtro de combustível: veja quando se deve fazer a manutenção

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Filtro de combustível: Qual o custo da manutenção?

Você sabe como funciona e qual é a importância do filtro de combustível? Não?! Então, conheça este artigo especial com dicas sobre este componente. Fique sabendo quando trocar filtro de combustível e garantir um ótimo desempenho do seu veículo. Vem com a Zapay!

– Quanto tempo dura o filtro do combustível? 

– Como saber se o filtro de combustível está ruim? 

– Qual é a função do filtro? 

– Quando se deve mudar o filtro de combustível? 

– O que acontece quando o filtro de combustível está entupido? 

– O que pode causar filtro de combustível sujo?

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Quanto tempo dura o filtro do combustível? 

Antes de conhecermos quanto tempo dura o filtro de combustível, é importante que o amigo condutor tenha em mente o que é este componente. Vem, que a Zapay lhe explica de um jeito simples e fácil.

O filtro de combustível é uma peça que fica entre o tanque e o motor do veículo. Apresenta o formato de um cilindro, com duas pontas e, por elas, passa o combustível com resíduos. Assim, dentro do cilindro, existe uma rede de filtros, que é por onde o combustível de sua preferência passa, de modo que possa ficar mais puro e sair diretamente para o cilindro de combustão (que fica na outra ponta).

Assim, a maior parte dos filtros são pretos ou dourados, de modo que é possível também que o filtro de combustível seja revestido por uma capa branca.

Cabe ao proprietário do automóvel sempre verificar se o filtro de combustível está devidamente vedado, pois é de grande importância que o sistema interno, que é formado por uma película limpadora, possa estar o mais intacto possível.

Você pode estar se perguntando: quanto tempo dura o filtro de combustível ou quando é necessário trocar o filtro? É importante ter em mãos o manual do proprietário do veículo, que é um conjunto de informações e instruções técnicas sobre o seu carro. Nele, geralmente, consta a recomendação de que a troca do filtro de combustível deve ser feita a cada 10.000 quilômetros rodados.

Quando o veículo atinge essa marca de quilometragem, a sujeira do filtro de combustível começa a trazer muitos prejuízos ao automóvel. É importante frisar que o uso do veículo é um fator importante para o estado de conservação também do filtro de combustível, afinal, carros que rodam mais, tendem a ter mais desgastes dos componentes. 

Outro ponto que o condutor deve se atentar é onde o veículo fica estacionado quando não está sendo utilizado. Por exemplo, se o automóvel trafegar com mais frequências nas cidades, é indicado que a troca de filtro seja feita com periodicidade definida, sempre. 

Este hábito auxilia o motor a se manter regulado, de modo a equilibrar componentes elétricos, como as baterias, que, por sua vez, ajudam o veículo a acionar o sistema de ignição e, assim, dar a partida no carro, por exemplo.

Caso seu automóvel costume realizar trajetos longos em um espaço de tempo curto, é necessário também estar atento às possíveis trocas do filtro de combustível. Mas por quê? Oras, esta situação representa um desgaste enorme no veículo, de modo a, consequentemente, desgastar também o filtro de combustível.

O inverno é mais um ponto de atenção que o proprietário do carro deve ter, pois com as temperaturas baixas os sedimentos tendem a se solidificarem mais, o que exige mais trabalho do filtro de combustível. 

Por conta disso, é importante que o condutor esteja atento à qualidade dos produtos utilizados no veículo – é essencial dar preferência a produtos de boa qualidade e bem referenciados por especialistas, pois isso melhora o desempenho e a vida útil dos componentes e do veículo em si. A escolha de marcas reconhecidas pelo mercado melhora o desempenho dos componentes elétricos, vale dizer.

Optar pelo combustível aditivado pode ser uma boa opção. Caberá ao motorista levar o veículo a uma oficina mecânica de confiança para que o filtro de combustível seja trocado.

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Como saber se o filtro de combustível está ruim?

Para saber se o filtro de combustível está ruim, o condutor deve estar atento a alguns sinais do veículo. A marcha lenta irregular e as dificuldades na aceleração são parte dos indícios de que o componente deve ser trocado. 

Outros sinais são: instabilidade do motor, com aumento do consumo de combustível, presença de resíduos no tanque ou ferrugem, além de dificuldade para dar a partida no automóvel. 

Tais indicadores podem aparecer antes dos 10.000 quilômetros rodados ou mesmo perto desta marca. Ao notar qualquer um destes sinais, a recomendação é de que o proprietário do carro procure uma oficina mecânica de sua confiança.

Caso os sinais sejam ignorados e a manutenção não seja feita, podem acontecer vazamentos e até mesmo incêndios, além de prejuízo no desempenho da bomba de combustível. Outra consequência é a queima da bomba, além da falha dos bicos injetores. 

Adiar o a troca pode dar oportunidade para que outros problemas surjam e, assim, o custo do conserto ficará mais pesado para o bolso do motorista. Uma dica é atentar-se à presença de água, poeira, ferrugem, dentre outros resíduos, que podem se acumular no filtro, diminuindo sua eficiência .

Qual é a função do filtro?

Mas, afinal de contas, para que serve o filtro de combustível? Resposta direta: cabe a este componente filtrar o líquido que se encontra dentro do tanque do carro. Assim, a função do filtro é eliminar as impurezas presentes no combustível (gasolina, etanol ou diesel), de modo que ele chegue ao cilindro de combustão o mais puro possível.

Quando se deve mudar o filtro de combustível? 

O filtro de combustível deve ser trocado segundo a recomendação técnica do fabricante no manual do proprietário do veículo ou a cada 10.000 quilômetros rodados. 

Há alguns sinais que o condutor deve estar atento, pois podem indicar que um mecânico profissional deve avaliar o veículo, para, se for o caso, realizar a troca. São eles: falta de potência, dificuldade em altas velocidades, partida mais lenta e marcha lenta mais irregular. Vale lembrar que a marcha lenta traz também mais consumo de combustível. 

Caso o filtro esteja cheio de impurezas, o veículo encontrará problemas para produzir potência na força ideal para que possa andar. Por isso, a aceleração mais fraca do que o normal para cada carro é mais um indício para a troca do componente. 

Imagine a seguinte situação, amigo motorista: pisar no acelerador do seu veículo e ele não corresponder conforme o esperado. Isso é bastante ruim, não é mesmo?! Este é um indício de que o filtro não está tendo mais capacidade para limpar o combustível, conforme o esperado de sua função. Assim, a queima no cilindro fica prejudicada pelo excesso e pelo acúmulo de impurezas.

O que acontece quando o filtro de combustível está entupido? 

Quando o filtro de combustível está demasiadamente entupido, uma série de problemas podem aparecer no automóvel, como a perda de desempenho durante os trajetos ou ainda queima da bomba de combustível, dentre outras dores de cabeça relacionadas à estrutura e ao consumo de gasolina, álcool ou diesel. 

Vale reforçar que o filtro de combustível tem importante função na proteção da bomba de combustível e de outros componentes da injeção eletrônica, tais como carburadores, bicos e orifícios do sistema. Por isso é tão essencial que as peças sejam protegidas contra potenciais danos causados por sujeira. 

O que pode causar filtro de combustível sujo?

O filtro de combustível sujo pode trazer uma série de danos ao veículo, além de dores de cabeça ao proprietário o automóvel. Afinal, todo veículo automotor apenas tem um bom desempenho com as peças e os componentes em perfeito funcionamento, além de precisar dos cuidados e do bom uso de seu respectivo dono, o que contribui para um estado de conservação adequado do carro.

O filtro de combustível tem como função filtrar as impurezas presentes no etanol, na gasolina ou ainda no diesel, de modo a manter o combustível limpo. Assim, quando não há a troca do filtro no período recomendado pelo fabricante ou quando o carro já rodou mais de 10.000 quilômetros, surgem danos que podem pesar no bolso do proprietário. 

Um dos problemas mais comuns nesta situação é que haja a danos na bomba de combustível. Afinal, quando o filtro não está mais executando a sua função adequadamente, o combustível (qualquer um deles) passa com mais dificuldade pela malha até chegar ao motor, de modo que a bomba fica sobrecarregada. Esta última, por sua vez, precisará fazer uma força maior para transportar o mesmo material, para que ele possa chegar até o motor. 

Ainda: quando o filtro não se encontra em um estado de conservação adequado, devido ao excesso de impurezas e detritos, é comum que esta sujeira chegue aos bicos de injeção eletrônica, que, por sua vez, são responsáveis por espalhar o combustível pela câmara de combustão. 

Ou seja, um problema que ganha um efeito dominó e na câmara de combustão, a limpeza é mais complicada. Por isso vale muito a pena se atentar ao comportamento anormal do carro e procurar uma oficina mecânica. 

Para se ter uma noção de preços, é capaz que o amigo condutor encontre o kit para limpeza ou descarbonização dos bicos de injeção entre R$80 e R$200, em média – apenas o bico de injeção pode custar a partir de mais de R$100. O filtro de combustível custa a partir de R$50, em média. Atente-se sempre para utilizar produtos de qualidade e recomendados por especialistas (mecânicos de confiança).

São peças que merecem atenção, para não gerarem problemas maiores e que podem ser mais custosos ao dono do carro. Por isso é importante que seu veículo seja avaliado regularmente, para que as manutenções possam ser feitas, como a troca de filtro de combustível. Algo relativamente simples, mas que se for tratado com negligência pode se tornar um problema maior.

Vale a pena reforçar de novo: a seguir conheça sinais que podem evidenciar que o filtro de combustível não está em bom estado de conservação e nem de funcionamento. Lembre-se de sempre estar atento ao comportamento fora do comum de seu veículo e a recorrer a um mecânico de confiança e boa avaliação no mercado.  

  1. Perda de potência nas partidas: caso o arranque no carro não funcione de forma tranquila, é bastante provável que haja um problema no filtro de combustível e deve-se procurar um mecânico. 
  2. Dificuldade na aceleração: um dos problemas mais comuns que acontecem quando o filtro de combustível está com excesso de detritos, de modo que o veículo não corresponde aos comandos do motorista. Se o amigo condutor pisar no pedal de aceleração até o fundo este não funcionar, a recomendação é procurar uma oficina mecânica.  
  3. Diminuição no desempenho: se está difícil acelerar e frear o veículo, este é mais um indício de que há problemas no filtro do combustível. Uma derivação deste problema é a dificuldade em manter a velocidade do carro constante e alta. 
  4. Consumo de combustível: se o automóvel estiver andando menos e consumindo mais combustível, há uma série de problemas que podem estar acontecendo e um deles é o filtro de combustível desgastado. 
  5. Marcha lenta irregular: caso o condutor note que o carro está andando de forma estranha e desnivelada, sobretudo na primeira e na segunda marcha, além de engasgar em demasia, um dos motivos também pode ser problemas no filtro de combustível.
  6. Lâmpada de advertência acesa: as tecnologias do veículo servem sempre para comunicar melhor ao condutor sobre tudo o que está acontecendo no automóvel. Observe sempre o painel do automóvel, pois ela pode indicar problemas na bomba de combustível (e no filtro).

Dicas da Zapay! 

Dica 1: Conheça nossas dicas sobre como economizar gasolina

Dica 2: Saiba como funciona a reserva do tanque.

Dica 3: Saiba como funciona a calculadora de gasolina.

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Alessandra

Jornalista formada há mais de 15 anos, com 12 anos de experiência em produção e criação de conteúdo, edição de texto, e gestão de pessoas. Atualmente atuo como redatora e produtora de conteúdo SEO freelancer.

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