BMW i Vision Dee
Categories:

BMW troca de cor de veículo sem necessidade de pintura

BMW criou automóvel que muda de cor

Lembra dos Jetsons, amigo condutor? Uma família que vivia em um futuro automatizado – com diversos gadgets que hoje fazem muito sentido para a nossa sociedade. A produção de Hanna-Barbera deixou crianças de algumas gerações encantadas com as evoluções tecnológicas do desenho. Hoje, muitos desses avanços já podem ser vistos no dia a dia, como a ultra personalização de veículos.

Não à toa existe a BMW que muda de cor. Embora o modelo seja um protótipo, ele já oferece inovação que promete mexer com o mercado automobilístico em médio prazo. Conheça a nova BMW que muda de cor, o modelo i Vision Dee e saiba mais sobre suas inovações.

– BMW mostra carro que muda de cor 

– Modelo é capaz de exibir até 32 cores diferentes em seu exterior 

– BMW i Vision Dee, o carro que muda de cor 

– Moderno por fora e por dentro 

– Modelo BMW iX Flow foi lançado em 2022 

– As cores branco e preto vão além da estética

Dica da Zapay: fique por dentro sobre que é pintura RGB. Ela faz parte de um grupo de tintas que, juntas, causam um efeito de mudança de cor do carro. Os pigmentos microscópicos refletem a iluminação, natural ou artificial, produzindo assim as cores do arco-íris na pintura do veículo.

BMW mostra carro que muda de cor 

Em janeiro de 2023, a BMW apresentou um protótipo de veículo que pode mudar de cor. O carro recebeu o nome de “BMW i Vision Dee” e, além de poder mudar de cor com toda paleta disponível, uniformemente, em faixas ou em um padrão quadriculado, conta ainda tecnologias digitais em seu interior. Por exemplo, é possível fazer a projeção de informações no para-brisa.

Este tipo de inovação mostra que o futuro já é agora e para a apresentação do veículo da CES 2023 (Consumer Electronics Show, tradicional feira de tecnologia nos Estados Unidos), em Las Vegas, a BMW chamou o eterno astro de “Terminator”, Arnold Schwarzenegger.

Confira a seguir, mais detalhes sobre o BMW i Vision Dee.

 Dica da Zapay: fique por dentro sobre o que é a plotagem de carro. 

Modelo é capaz de exibir até 32 cores diferentes em seu exterior 

Em 2022, a BMW já havia apresentado um modelo capaz de mudar de cor – alterando entre o branco e o preto, percorrendo vários tons de cinza. Porém, com o modelo i Vision Dee a paleta de cores se expandiu, podendo assumir até 32 cores diferentes no exterior do veículo.

Para tal, o BMW i Vision DEE conta com a tecnologia E Ink, que permite que sua cor exterior seja personalizada, seguindo os desejos do condutor e a situação na qual motorista e veículo se encontram. Um novo jeito de se comunicar e de se expressar nas ruas e estradas, já dá para dizer.

Esta tecnologia produzida pela E Ink é feita por intermédio de uma espécie de filme e-Paper, que é aplicada na camada exterior do carro. A carroceira do carro é dividida em 240 partes, que estão equipadas com o E Ink Prism 3 e são capazes de serem controladas individualmente, o que permite que a estrutura seja personalizável, a partir de diferentes formas.

Para a aplicação da tecnologia, o processo faz uso de corte a laser, que é utilizado para recortar os filmes, além do design do controle eletrônico disponível, também foram feitos nesta parceria com a E Ink. Por sua vez, a programação das animações e as tecnologias para superfícies curvas foram desenvolvidas pela equipe de engenharia do grupo BMW.

Ao que tudo indica, esta tecnologia fina e durável, desenvolvida pela E Ink, terá consumo de energia baixo, uma vez que, apenas quando há mudança de cor, há gasto de energia para a personalização. Vale dizer que, enquanto as cores são somente exibidas e não aplicadas, não há consumo energético. 

Dicas da Zapay: quer saber se aquele carro dos seus sonhos é beberrão ou econômico? Então, conheça a nossa calculadora de gasolina. Com ela, você pode se preparar financeiramente para fazer uma viagem, saber como anda o consumo do seu veículo (se o número indicar mais consumo do que o normal, talvez seja válido revisar o automóvel) e manter as suas contas em dia.

BMW i Vision Dee, o carro que muda de cor 

O BMW i Vision Dee é considerado um carro conceito, assim como o BMW i Vision Circular e o BMW Concept XM.

É importante destacar que o BMW i Vision Dee tem caráter inovador, intuitivo e imersivo, de modo a propor soluções de mobilidade digital. Segundo a fabricante alemã, a palavra “Dee” significa Experiência Emocional Digital e, no caso do veículo mencionado, diz respeito a ser uma companhia digital, que interage emocionalmente com o condutor, acompanhando-o em uma viagem entre realidades física e virtual. 

Na apresentação na CES, o veículo apresentou a proposta de projetar imagens em realidade aumentada ou ainda transformar todo o para-brisa em uma tela – e com este tipo de interação que a BMW quer misturar o mundo real e o mundo virtual nas experiências com o BMW i Vision Dee. O carro será um companheiro mega personalizado para seu dono, fidelidade feita a partir de uma série de programas informáticos.

Tanta ousadia e inovação reflete também na próxima geração de modelos NEW CLASS, que devem chegar ao mercado em 2025. 

Moderno por fora e por dentro 

Engana-se quem pensa que mudar de cor é a única característica marcante do BMW i Vision Dee. O veículo traz ainda o “BMW Head-Up-Display”, que é um painel interno digital, que se estende por toda a largura do para-brisa. Esta tecnologia estará disponível nos modelos NEW CLASS, que chegam ao mercado em 2025, segundo a fabricante alemã, conforme mencionado no item anterior.

Ainda sobre o interior do veículo: ele conta com design de três volumes, que combina formas minimalistas com personalização e um forte caráter emocional. Assim, os recursos digitais chegam para substituir os elementos analógicos neste clássico sedã esportivo repleto de tecnologia de ponta. 

Um dos destaques digitais do i Vision Dee é o BMW Mixed Reality Slider. Este recurso diz respeito ao controle operacional central, o qual, gradualmente, transforma o para-brisa do carro em um portal de grande escala. O intuito é proporcionar ao condutor uma experiência digital única.

 Há ainda os sensores de toque Shy-Tech, localizados no painel de instrumentos, que permitem ao motorista escolher dentre quatro níveis diferentes para a exibição dos conteúdos digitais a serem projetados sobre o para-brisa do carro.

Estes níveis se iniciam com informações relevantes ao dirigir, de modo a adicionar conteúdo a partir do sistema de comunicações, passando para uma projeção aumentada da realidade, até entrar em um mundo totalmente virtual.

Já no que diz respeito à comunicação interativa do veículo, há a presença de uma voz, que dialoga com o motorista dentro do carro e também fora dele. Esta inteligência artificial responde ao condutor e ao ambiente do automóvel.

O objetivo é que a experiência personalizada e digital que o exterior do BMW i Vision Dee oferece, seja aplicada também no interior do veículo, com inovação também na linguagem. Tanto ao dirigir o carro quanto em uma viagem virtual, a interação por voz será o modo mais importante de funcionamento deste carro. A proposta é que, por intermédio do diálogo, seja desenvolvido um relacionamento natural e emocional entre o ser humano e o automóvel.

BMW iX Flow

Modelo BMW iX Flow foi lançado em 2022 

Em 2022, a BMW apresentou o iX Flow, no CES, SUV elétrico que, posteriormente foi eleito uma das melhores invenções tecnológicas daquele ano, segundo a revista Time. Este carro apresentou capacidade de variar a tonalidade de sua carroceria, conforme a vontade do condutor. Ou seja, trata-se da tecnologia que a fabricante alemã vem aperfeiçoando ano a ano na parceira feita com a E Ink.

Para ficar mais fácil a compreensão: a base para esta tecnologia é a mesma utilizada nas telas de e-books, a efeito de comparação. Desse modo, pintura da parte externa do carro é composta por milhões de microcápsulas, cujo diâmetro equivale à espessura de um fio de cabelo humano. Cada uma dessas microcápsulas contém pigmentos brancos com carga negativa, além e pigmentos pretos com carga positiva.

A depender de o proprietário do carro deseja um visual mais esportivo ou mais clássico, basta um estímulo por intermédio de um campo elétrico para que os referidos pigmentos se acumulem na superfície da microcápsula para dar à carroceria do BMW iX Flow a tonalidade (personalidade) desejada. 

Vale destacar que este veículo também é um protótipo, sem previsão para ser vendidos ao consumidor comum. São ideias e propostas com tecnologia de ponta para atender aos desejos do ser humano hoje, bem como se adaptar à sociedade atual. Com muita personalidade.

Ainda não é possível saber a durabilidade dessa pintura tecnologia, nem sua capacidade de suportar climas extremos. Por isso é necessário o constante aprimoramento para o avanço tecnológico – fator que o BMW i Vision Dee já mostrou aperfeiçoamento na CES de 2021. Mas, até que a funcionalidade possa chegar ao público final, muitos testes e pesquisas devem ser feitos. A BMW classifica o atual estágio de seus veículos protótipos como projetos avançados de pesquisa e design.

As cores branco e preto vão além da estética

As cores de um veículo comunicam muito mais do que o gosto individual de cada pessoa. É importante que o amigo motorista saiba que as cores vendem ideias e causam impactos na sociedade, de forma a serem utilizadas até mesmo como instrumento de distinção social em determinadas situações.

Fato é, as cores causam sensações nos objetos as quais são impregnadas, afinal agem diretamente em nossa retina e, consequentemente, em nosso corpo, provocando sentimentos, despertando memórias, criando desejos e causando impressões.   

Para entendermos estes pontos, vale a pena mencionarmos a Psicologia das Cores, que trata de um conjunto de estudos que visa compreender o comportamento humano por intermédio de sua relação com as cores. Ou seja, quais são os efeitos que cada cor gera nos indivíduos.

É de se esperar que esta lógica se aplique também em veículo em roupas, por exemplo. Afinal, é comum que para cada uma das situações a pessoa queira personalizar seus desejos e a imagem que quer passar para o grupo. E por que não pensar isso para os veículos também? Esta é a proposta em tecnologias como a apresentada pela BMW. 

As cores e seus significados transmitem informações, sendo um excelente instrumento de comunicação. E é por isso que a personalização tem ganhado escalas cada vez maiores em nossas vidas – justamente para que todos os nossos anseios sejam atendidos. 

Segundo a Teoria das Cores, conheça alguns significados associados às cada uma delas:

  1. Preto: “Não”, poder, sexualidade, sofisticação, formalidade, elegância, riqueza, mistério, medo, anonimato, infelicidade, profundidade, estilo, tristeza, remorso.
  2. Branco: “Sim”, proteção, amor, reverência, pureza, simplicidade, limpeza, paz, humildade, precisão, inocência, juventude, nascimento, inverno, neve, esterilidade, casamento (culturas ocidentais), morte (culturas orientais), frio, clínico.
  3. Prateado: riqueza, glamour, distinto, terreno, natural, elegante, alta tecnologia.
  4. Vermelho: raiva, paixão, desejo, excitação, energia, velocidade, força, poder, calor, amor, agressividade, perigo, fogo, sangue, guerra, violência.
  5. Azul: fé, espiritualidade, contentamento, lealdade, realização, paz, tranquilidade, calma, estabilidade, harmonia, unidade, confiança, verdade, confiança, conservadorismo, segurança, limpeza, ordem, céu, água, frio, tecnologia, depressão.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *