Imagem destacada do blog post sobre envelopamento automotivo
Categories:

Envelopamento automotivo: quanto custa, efeitos, cores e dicas! 

5
(6)

Quando falamos de envelopamento automotivo, falamos de uma forma prática e criativa de personalizar o visual do veículo, transformando a aparência sem o compromisso de uma mudança definitiva. 

Neste conteúdo, você vai entender tudo sobre o envelopamento automotivo, desde como ele funciona até os benefícios que traz (seja para proteção ou seja para a estética do carro ou da moto). 

Se você já pensou em dar um toque único ao seu veículo, seja com cores foscas, brilhantes, cromadas ou até transparência, o envelopamento veicular pode ser a opção perfeita!

Aqui, vamos também desmistificar os pontos essenciais do envelopamento automotivo: você aprenderá quando vale a pena envelopar, como atualizar a documentação do carro envelopado, a média durabilidade e preço do envelopamento automotivo, além dos cuidados necessários para manter o envelopamento veicular em perfeito estado. 

Afinal, quando o assunto é cuidar bem do seu veículo, um pouco de conhecimento e preparação fazem toda a diferença. Confira tudo o que você precisa saber sobre o envelopamento automotivo!

O que é envelopamento automotivo?

Envelopamento automotivo é uma técnica de aplicação de um filme adesivo sobre a superfície do carro, que serve tanto para alterar a cor e o visual quanto para proteger a pintura original.

Também conhecido como plotagem automotiva ou envelopamento veicular, o envelopamento automotivo é uma boa opção para preservar a pintura e a carroceria do carro, pois impede o desgaste. Além disso, protege o carro contra poeira, queimaduras causadas pelo sol, maresia etc.

O envelopamento automotivo permite alterar o visual do veículo sem a necessidade de pintá-lo. Enquanto a pintura automotiva tem um caráter permanente (você precisará pintar novamente depois, caso queira mudar a cor), o envelopamento veicular é um método mais facilmente reversível (para voltar a cor original, basta remover o envelopamento).

Imagem mostrando o que é envelopamento automotivo

Envelopamento automotivo parcial x total: entenda a diferença e veja exemplos

Além do tipo de material utilizado no envelopamento automotivo, você também precisa definir se será um envelopamento total (mais comum) ou um envelopamento parcial (não tão comum):

  • Envelopamento parcial: cobre apenas partes do carro, como teto, capô ou retrovisores.
  • Envelopamento total: envolve todo o veículo, alterando a cor por completo.

Confira algumas das principais diferenças entre o envelopamento automotivo parcial e o total – e veja qual faz mais sentido para você!

Envelopamento parcial

O envelopamento automotivo parcial é ideal para quem busca proteger apenas as partes do carro que sofrem mais desgastes, como capô, para-choques, retrovisores e bordas das portas. Assim como o envelopamento total, esse tipo de envelopamento previne arranhões, pequenos impactos e danos causados por detritos e pedras.

Além disso, o envelopamentos parciais também são populares para veículos empresariais, onde apenas o logo ou informações específicas da marca precisam ser exibidos, por exemplo. 

Imagem de um carro com envelopamento parcial no capô

Envelopamento total

O envelopamento total é recomendado em situações onde o proprietário deseja uma transformação completa e uniforme no visual do veículo, garantindo que todas as partes estejam cobertas com a mesma cor, textura ou efeito!

Imagem de um carro envelopado com envelopamento automotivo total prateado

Cores e efeitos utilizados no envelopamento automotivo

O envelopamento automotivo oferece uma variedade imensa de cores e efeitos, o que permite uma personalização completa do carro (que fica do jeitinho que você sempre sonhou).

Para te ajudar tanto na escolha da cor do envelopamento automotivo, quanto no efeito de envelopamento automotivo desejado, abaixo estamos reunindo as opções que mais fazem sucesso aqui no Brasil. Confira e se apaixone, difícil vai ser escolher uma só!

Principais efeitos de envelopamento automotivo

Os principais efeitos de envelopamento automotivo utilizados são:

  • Envelopamento automotivo fosco
  • Envelopamento automotivo brilhante
  • Envelopamento automotivo cromado (metálico)
  • Envelopamento automotivo transparente

Confira abaixo mais detalhes sobre cada um desses efeitos de envelopamento automotivo!

Envelopamento automotivo fosco

Imagem de um carro com envelopamento automotivo fosco cinza

Foto: Aliança Film.

O envelopamento automotivo fosco oferece um acabamento sem brilho, que absorve a luz em vez de refletir, conferindo ao veículo uma aparência discreta, sofisticada e moderna. Esse estilo é ideal para quem prefere um visual mais sóbrio e elegante, e é popular em cores como preto, cinza e azul. 

O envelopamento veicular fosco não só muda a estética do veículo, mas também diminui a visibilidade de pequenas marcas e arranhões, pois sua superfície opaca disfarça imperfeições mais facilmente do que acabamentos brilhantes.

Envelopamento automotivo brilhante

Imagem de um carro com envelopamento veicular brilhante verde

Foto: Citeli Garage.

O envelopamento automotivo brilhante traz uma camada reflexiva ao veículo, similar ao efeito de um verniz ou pintura nova, criando um visual reluzente e impactante. Ele é excelente para quem quer destacar a cor original do carro ou experimentar novas tonalidades com um acabamento que capta a luz de forma intensa. 

Esse tipo de envelopamento veicular é comum em veículos que querem manter uma aparência de “carro novo” e é uma escolha popular entre quem busca um visual tradicional com um toque moderno.

Envelopamento automotivo cromado (metálico)

Imagem de um carro com envelopamento cromado prateado

Foto: Fullpower TV.

O envelopamento automotivo cromado cria um visual ousado e chamativo, com um efeito espelhado e metálico que reflete o ambiente ao redor, trazendo um aspecto futurista e de carro luxuoso ao veículo. 

O envelopamento veicular cromado é ideal para personalizações que buscam um visual impactante, sendo especialmente utilizado em eventos, competições e exibições. O cromado é encontrado em cores como prata, dourado e até azul espelhado, atraindo atenção e fazendo o veículo se destacar. Este estilo é mais delicado e requer cuidados extras para manter seu brilho.

Envelopamento automotivo transparente

Imagem de um carro com envelopamento transparente

Foto: Hipervision Envelopamento.

Diferente dos acabamentos com cor, o envelopamento automotivo transparente funciona como uma camada protetora que mantém a cor original do veículo, ideal para quem deseja proteger a pintura sem alterar o visual. 

Assim como o envelopamento veicular com cor, essa película transparente também protege contra arranhões, manchas e desbotamento causado pela exposição ao sol, mantendo a integridade do acabamento original e valorizando o carro. 

O envelopamento automotivo transparente é especialmente útil em carros novos ou de alto valor, pois preserva o estado original e facilita a manutenção da aparência do veículo ao longo do tempo.

Principais cores de envelopamento automotivo

Além dos diferentes efeitos, também há uma vasta variedade de cores de envelopamento automotivo para você escolher. Inclusive, cada uma delas pode ser combinada com a diversidade de efeitos que existem. 

Por conta dessa possibilidade de combinações, o envelopamento veicular pode ficar do jeitinho que você sonhou: não basta ser preto, você pode escolher entre preto fosco, preto brilhante ou preto cromado, por exemplo.

Confira as principais cores de envelopamento automotivo utilizadas no Brasil:

  • Preto fosco
  • Branco pérola
  • Vermelho Ferrari
  • Azul metálico
  • Cinza grafite
  • Verde militar
  • Laranja fluorescente
  • Prata cromado
  • Dourado metálico
  • Marrom café
Imagem das principais cores de envelopamento automotivo: preto fosco, branco perolado, vermelho ferrari e azul metálico.

Fotos: Reprodução/Web.

Benefícios do envelopamento para o carro

O envelopamento automotivo traz uma série de vantagens, principalmente para proteger a pintura do carro e trazer personalidade ao veículo. 

Confira alguns dos principais benefícios do envelopamento automotivo:

  • Protege a pintura: o envelopamento automotivo evita arranhões, desbotamento e danos causados por sol, chuva e poeira.
  • Possibilita a personalização do jeito que você quer: a plotagem automotiva permite criar opções exclusivas de design e mudar a cor do veículo sem pintura permanente.
  • Ótimo custo-benefício: o envelopamento automotivo é mais econômico do que uma nova pintura e pode aumentar o valor de revenda do carro.
  • Tem fácil remoção: a plotagem automotiva pode ser retirada sem danificar a pintura original, mantendo o carro em ótimo estado.
  • É resistente: envelopamentos automotivos de qualidade podem durar até 5 anos em perfeito estado, se bem cuidados.
  • Ótimo para carros antigos: um carro envelhecido ganha novo visual com o envelopamento automotivo, valorizando sua aparência de forma prática.
  • Ótimo para publicidade: o envelopamento veicular também é ideal para empresas, pois permite exibir logotipos e informações de contato de forma prática e visível.

Quando optar por envelopar o veículo?

Envelopar o veículo é uma escolha acertada em várias situações. Se você busca proteger a pintura original, quer personalizar o visual sem fazer uma mudança definitiva, ou até deseja rejuvenescer um veículo mais antigo, o envelopamento automotivo é uma solução ideal. 

Muitos proprietários de carros esportivos, por exemplo, optam pelo envelopamento para dar um toque exclusivo e manter a pintura intacta. Inclusive, tem até quem troque de envelopamento automotivo como quem troca de look: sempre mudando o visu do carro para nunca cair na mesmice.

A plotagem automotiva também é prática para quem deseja mudar a aparência para um evento ou campanha publicitária temporária. Confira alguns exemplos de envelopamento automotivo para empresas:

  • Veículos de entrega com envelopamento veicular destacando o logotipo e as informações de contato da empresa para maior visibilidade.
  • Envelopamento para padronizar a frota de uma empresa, cuidado que protege a pintura e dá uma aparência sofisticada.
  • Empresas que alugam ou vendem carros regularmente podem envelopá-los para preservar a pintura original, facilitando a venda futura.

Pode envelopar moto?

Sim, o envelopamento automotivo pode ser feito em motos. Funciona do mesmo jeito que nos carros, permitindo customizar a cor e o estilo, além de proteger a pintura da moto!

Envelopamento automotivo é permitido? O que diz a legislação? 

O envelopamento automotivo é permitido, conforme a resolução CONTRAN nº 292/2008. Contudo, se o envelopamento modificar mais de 50% da cor original do veículo, é obrigatório atualizar a cor no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV)

Essa atualização da documentação evita problemas legais e garante que o visual do seu carro esteja em conformidade com a legislação, assim você anda tranquilo, sem medo de passar em blitz!

Além da necessidade de atualizar a documentação no caso de veículos com envelopamento automotivo que alterem mais de 50% da cor original do veículo, o art. 3º da resolução nº 292/2008 do CONTRAN diz que “as modificações em veículos devem ser precedidas de autorização da autoridade responsável pelo registro e licenciamento”.

Ou seja, antes de envelopar o automóvel, o ideal é consultar o DETRAN do seu estado para buscar informações de como fazer esse processo de forma totalmente legal!

Como faço para atualizar a cor do veículo no CRLV?

Para atualizar a cor do veículo por conta de o envelopamento automotivo cobrir mais do que 50% da cor original, o condutor deve informar o DETRAN sobre essa alteração de característica do automóvel, conforme prevê o artigo 123 do CTB.

Como há mudança em uma característica que vem de fábrica, um CRLV (ou CRV – no caso de veículos anteriores a 2021) é necessário. Entenda a diferença entre CRV e CRLV.

O processo para atualizar a cor do veículo envelopado na documentação por conta do envelopamento automotivo pode mudar um pouco de estado para estado, mas as etapas e exigências costumam ser parecidas em todo o território nacional.

Para você ter uma noção de como funciona na prática, confira o passo de como atualizar a cor do veículo envelopado no DETRAN SP:

  • É necessário obter a autorização prévia do DETRAN SP para a realização da mudança de cor, basta acessar a página de alteração de característica do veículo no DETRAN-SP.
  • Depois, deve verificar se há débitos veiculares em aberto – se sim, quitá-los. (Há uma ferramenta para você fazer essa consulta gratuitamente logo abaixo)
  • Apenas após a autorização da alteração de cor, o condutor pode levar o veículo em uma empresa de serviço de envelopamento automotivo, para que a adesivagem seja feita. 
  • Após a aplicação do envelopamento automotivo, deve ser feita a vistoria de identificação veicular – procedimento a ser feito em uma Empresa Credenciada de Vistoria em SP (ECV).
  • Depois da vistoria, o condutor deve se dirigir a uma unidade de atendimento do DETRAN SP com os documentos solicitados (CRLV atual, RG, CPF e comprovante de residência)
  • Há uma taxa de emissão de CRLV com cor atualizada: a taxa para emissão do CRLV no Detran-SP, atualizada para veículos já registrados, está em R$ 98,91 (atualizado em novembro/2024).
  • Com tudo aprovado, o motorista poderá emitir a nova documentação do veículo, com a nova cor. Aprenda também: conheça o CRLV digital e torne o processo ainda mais prático!

Consulte sua placa grátis

Posso tomar multa por usar envelopamento automotivo?

Caso mais de 50% da cor original seja modificada e a documentação do veículo não seja atualizada com a nova cor obtida com o envelopamento automotivo, o veículo estará em desacordo com as especificações e o condutor poderá ser autuado por alteração não autorizada, com penalidades que incluem multa e pontos na CNH.

De acordo com o inciso VII do artigo 230 do CTB, o proprietário do veículo flagrado com cor alterada e sem a atualização dos documentos está cometendo uma infração grave. Saiba mais logo abaixo!

Valor da multa por envelopamento automotivo 

A multa por envelopamento automotivo sem a devida atualização da documentação do carro custa R$ 195,23, além disso, como medida administrativa, a infração prevê a retenção ou remoção do veículo até a devida regularização.

Pontos na CNH pela multa de envelopamento automotivo 

Por ser uma infração grave, a multa por envelopamento automotivo (sem a devida atualização da documentação) acrescenta 5 pontos na CNH

Quanto custa envelopar um carro?

Em média, o envelopamento automotivo pode custar de R$ 1.500 a R$ 5.000, dependendo do acabamento (fosco, metálico, brilhante, etc.) e do local onde o serviço é realizado. Entretanto, existem serviços mais caros que podem chegar até 15.000, por isso, pesquise bastante qual serviço escolherá.

O valor do envelopamento automotivo pode variar a depender do tipo de material usado no procedimento, tamanho e tipo de veículo, além da curvatura das peças (o que pode tornar o serviço mais minucioso).

Uma boa dica é pesquisar avaliações sobre a empresa de envelopamento automotivo antes de fechar o negócio. Geralmente, dá pra pesquisar pelo nome da empresa no Google (ou no Google Maps) e verificar quais foram as avaliações recentes dos clientes.  

Quanto tempo geralmente dura o envelopamento automotivo?

Em média, o envelopamento automotivo dura entre 3 a 5 anos, desde que sejam utilizados materiais de qualidade e os cuidados de manutenção sejam respeitados.

Remover o envelopamento automotivo é difícil? Como que tira? 

Remover o envelopamento automotivo não é difícil, mas exige paciência e técnica. A remoção geralmente é feita com o auxílio de uma pistola de calor que ajuda a soltar a cola do adesivo sem deixar resíduos no veículo.

Ou seja, uma vez que o envelopamento automotivo é removido, a pintura original do carro se mantém intacta e preservada (quando a remoção é feita corretamente, claro!).

Para remover o envelopamento automotivo, comece levantando uma das bordas e vá puxando cuidadosamente à medida em que o calor ajuda a película a se soltar. Esse processo evita danos à pintura original. 

É possível fazer a remoção do envelopamento veicular em casa, mas o recomendado é contratar um profissional que execute isso com as técnicas e ferramentas necessárias, para assim garantir a preservação da pintura e a total remoção do adesivo de envelopamento!

Além da remoção do envelopamento automotivo através do uso de calor, também há a possibilidade de remoção com solventes: aqui, faz-se o uso de produtos químicos específicos para que a cola da película adesiva seja dissolvida. Atenção: não tente fazer isso em casa!

Como envelopar o carro? Saiba o que fazer e quem procurar!

O envelopamento automotivo deve ser feito por profissionais especializados, pois eles detêm experiência para entregar um trabalho de excelência, com os instrumentos adequados e de modo a não danificar a pintura original do veículo.

Para envelopar o carro, busque uma oficina especializada que utilize materiais de qualidade. O processo envolve limpar a superfície, aplicar o adesivo cuidadosamente e utilizar ferramentas para eliminar bolhas de ar. 

A aplicação do envelopamento automotivo precisa ser feita com cuidado para que o acabamento fique perfeito e o material dure mais tempo.

Além disso, você se deparará com alguns tipos de materiais para envelopamento de carro – é necessário escolher qual deles faz mais sentido para o que você quer, pois cada um traz um efeito diferente (acetinado, fosco, brilhante etc).

Tipos de materiais para envelopamento automotivo

Os principais tipos de materiais para envelopamento automotivo são: 

  • Envelopamento automotivo em vinil: material versátil e popular que permite uma variedade de acabamentos, como brilhante, fosco e até texturizado. O acabamento brilhante realça a cor do carro e proporciona um efeito de “espelho”, enquanto o fosco dá um visual mais discreto e moderno. O envelopamento com vinil é frequentemente escolhido por ser durável e fácil de aplicar e remover, ideal para personalizações rápidas e de custo mais acessível.
  • Envelopamento automotivo em poliuretano: este material é resistente a riscos e é usado principalmente para proteção contra impactos leves e desgaste do tempo, mantendo a pintura original. O poliuretano normalmente possui acabamento transparente, adicionando uma camada protetiva e mantendo a cor original, mas também está disponível em opções coloridas e texturizadas, embora menos comum que o vinil.
  • Envelopamento automotivo cromado: esse tipo de envelopamento cria um efeito metálico brilhante, trazendo um visual arrojado e moderno. Ele reflete luz intensamente, dando uma aparência quase de espelho ao carro. Muito utilizado para destaque, o cromado costuma atrair atenção, sendo preferido para veículos que desejam um estilo mais chamativo. Ele tende a ser mais caro e mais difícil de aplicar do que outros tipos.
  • Envelopamento automotivo em fibra de carbono: com textura e aparência que imitam a fibra de carbono real, esse tipo de envelopamento é geralmente usado em áreas específicas do veículo, como capô ou retrovisores. Ele oferece um visual esportivo e tecnológico, além de um toque texturizado, que confere sofisticação. Esse tipo de envelopamento é muito utilizado por quem quer dar um toque de estilo inspirado no automobilismo.

Dicas de lavagem e de como cuidar do envelopamento automotivo 

Para manter o envelopamento automotivo em bom estado, é necessário tomar alguns cuidados. A seguir, confira como deixar seu carro com a plotagem automotiva sempre show!

  • Prefira lavagem manual com sabão neutro e água fria ou morna. Evite produtos abrasivos, solventes e ceras, que podem danificar o filme. Utilize esponjas e panos macios para evitar arranhões. O ideal é lavar a cada 15 dias.
  • Seque com panos de microfibra para evitar manchas e manter o acabamento intacto. Evite secadores com ar muito quente, pois podem deformar o vinil.
  • Sempre que possível, estacione o carro à sombra. A exposição contínua ao Sol pode desbotar as cores e desgastar o envelopamento veicular.
  • Evite usar lavadoras de alta pressão próximas às bordas do envelopamento, pois a força da água pode descolar o material.
  • Limpe imediatamente manchas de óleo, combustível e sujeiras intensas para evitar que penetrem no vinil. Com esses cuidados, o envelopamento automotivo mantém seu aspecto original e a proteção por mais tempo.

E aí, entendeu tudo sobre o envelopamento automotivo?

Como vimos, o envelopamento automotivo pode ser uma ótima opção para personalizar, bem como proteger a lataria do seu veículo. Seja para uso pessoal ou profissional, o veículo com envelopamento automotivo sempre chama atenção por onde passa. Belíssimo!

Não se esqueça que, ao alterar mais de 50% da cor do veículo (com envelopamento automotivo), é necessário atualizar a cor na documentação do veículo. Assim você anda em conformidade com a lei e evita dores de cabeça com multas e com a possibilidade de remoção do veículo para o pátio do DETRAN até a regularização.

Lembre-se: faça o envelopamento veicular da forma correta, para o sonho não virar pesadelo.

No decorrer do conteúdo, a gente explicou tudo o que você precisa saber sobre o envelopamento automotivo. Não deixe de vir aqui consultar sempre que for preciso, inclusive, compartilhe o conteúdo com amigos que possam se interessar pelo tema.

Continue navegando no Blog Zapay para aprender cada vez mais!

Quem viu essas explicações sobre o envelopamento automotivo, também acessou: 

Qual nota você dá pra esse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média das avaliações 5 / 5. Número de votos: 6

Seja o primeiro a avaliar! Nenhum voto até agora 🙁

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar ele!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Avatar image of Zapay
Written by

Zapay

A Zapay nasceu para facilitar a vida dos proprietários de veículos. Conosco, você tem mais praticidade e comodidade ao pagar seus débitos e burocracias veiculares, como IPVA, multas e licenciamento. A Zapay é totalmente confiável! Trouxemos algumas das nossas credenciais, experiências e vivências para vocês entenderem por que confiar na Zapay: Somos credenciados à SENATRAN e a TODOS os 27 DETRANs do Brasil. A Zapay já atendeu a mais de 20 MILHÕES de clientes. Já fomos notícia nos principais portais da imprensa: Estadão, G1, TechTudo e mais. Em 2024, a Zapay uniu forças ao grupo Corpay (FLEETCOR), líder global em soluções de pagamento, presente em todos os continentes - o Sem Parar também faz parte do grupo! A Zapay existe para que você, motorista de carro, moto ou caminhão, tenha mais praticidade para realizar diversos pagamentos, processos burocráticos e consultas relacionadas ao seu veículo. Ah, fazemos questão de compartilhar toda a experiência que temos sobre o universo dos veículos, além das dicas que aprendemos com a vivência no universo de pagamento de débitos veiculares que tivemos até aqui: muita água rolou e temos diversos aprendizados valiosos a compartilhar. Acompanhe o Blog Zapay e fique antenado em TUDO! https://www.usezapay.com.br/zapay-e-confiavel