carro elétrico
Categories:

Carro elétrico polui mais que o carro a combustão?

O que é um carro elétrico e como ele funciona?

Um carro elétrico é um veículo movido por motores elétricos, que obtêm sua energia a partir de baterias recarregáveis. Em vez de usar combustíveis fósseis como gasolina ou diesel, os carros elétricos são alimentados por eletricidade, o que deveria torná-los uma opção mais limpa e mais sustentável em termos de emissões de carbono.

Os carros elétricos geralmente possuem um motor elétrico, baterias de íons de lítio ou outros tipos de baterias recarregáveis, um carregador de bateria e um controlador eletrônico que regula a energia fornecida ao motor. Eles podem ser carregados em casa ou em estações de carregamento públicas, dependendo do modelo.

Os carros elétricos têm várias vantagens em relação aos carros movidos a combustíveis fósseis, um menor custo de operação e manutenção, maior eficiência energética e maior suavidade e silêncio na condução, e ele foi planejado para oferecer um menor impacto ambiental. No entanto, eles ainda têm algumas limitações, como menor autonomia de condução em comparação com carros a gasolina, e uma infraestrutura de carregamento ainda em desenvolvimento em muitas áreas.

O site da Zapay é sempre uma mão na roda!

Conheça nossos serviços e aprenda como quitar os seus débitos veiculares.

Saiba como consultar multas, licenciamento, IPVA e demais débitos veiculares, e pagá-los em até 12 vezes no cartão de crédito.

Vem que a Zapay te ajuda a deixar seus débitos veiculares em dia!

Carro elétrico polui?

Embora os carros elétricos não emitem poluentes diretamente como os carros a combustão interna, a sua produção pode ter um impacto ambiental significativo. A fabricação de baterias, que é um dos principais componentes dos carros elétricos, requer o uso intensivo de recursos naturais, incluindo metais raros, como o lítio, cobalto e níquel, que podem ser extraídos em áreas sensíveis do ponto de vista ambiental e social. Além disso, o processo de fabricação das baterias e outros componentes do carro elétrico pode gerar poluição em diferentes etapas, desde a mineração até a montagem final.

Por outro lado, os carros elétricos ainda precisam ser carregados usando eletricidade, que é gerada a partir de fontes de energia variadas, algumas das quais podem ser poluentes, como o carvão e o gás natural. No entanto, à medida que a eletricidade é gerada a partir de fontes renováveis, como solar, eólica e hidrelétrica, o impacto ambiental do uso de carros elétricos será reduzido.

Segundo um novo estudo da Volvo feito com o mesmo modelo elétrico (C40) e um a combustão (XC40), o carro elétrico pode poluir até 70% a mais, isso se levado em consideração o seu ciclo total de vida e a utilização de uma energia não limpa, ou não renovada, para fazer sua carga. Se for utilizada uma energia limpa, o carro elétrico emite 32 toneladas a menos de CO² do que um veículo de combustão, esse benefício cai a quase zero quando utilizado combustíveis fósseis na recarga, o que é muito comum na europa.  

Em resumo, embora os carros elétricos possam contribuir para a redução da poluição do ar e do aquecimento global, é importante considerar todo o ciclo de vida do carro elétrico, desde a fabricação até o seu uso, para avaliar seu impacto ambiental total.

Na Zapay você encontra qual é o carro elétrico mais barato do Brasil.

ESG e o carro elétrico

ESG é a sigla para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança, em português), que se refere a práticas de negócios que consideram não só os aspectos financeiros, mas também as questões ambientais, sociais e de governança. É uma abordagem mais abrangente e sustentável de fazer negócios, que busca equilibrar os interesses de todas as partes interessadas e não apenas dos acionistas.

Os carros elétricos são uma tecnologia de transporte mais limpa e sustentável em comparação com os carros movidos a combustíveis fósseis. Eles emitem menos gases de efeito estufa e poluentes atmosféricos, ajudando a reduzir a poluição do ar e a mitigar as mudanças climáticas. Além disso, os carros elétricos são mais eficientes em termos de consumo de energia e oferecem uma condução mais suave e silenciosa. No entanto, a produção e o descarte de baterias de íons de lítio, usadas na maioria dos carros elétricos, ainda apresentam desafios ambientais significativos. É importante considerar todas essas questões ao avaliar o impacto dos carros elétricos na ESG.

 

carro combustao
carro elétrico

O que é mais vantajoso para o meio ambiente, um carro elétrico ou um carro a combustão?

Em geral, um carro elétrico deveria ser mais vantajoso para o meio ambiente do que um carro a combustão interna, principalmente por emitir menos gases poluentes durante o seu uso, se utilizada a energia limpa.

Os carros a combustão interna, como aqueles que usam gasolina ou diesel, emitem dióxido de carbono, monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio, hidrocarbonetos e outras substâncias que contribuem para a poluição do ar e o aquecimento global. Além disso, a extração, refino e transporte desses combustíveis fósseis também contribui para o impacto ambiental.

Por outro lado, a intenção dos carros elétricos é de não emitirem gases poluentes durante a sua operação, contribuindo assim para a melhoria da qualidade do ar e a redução da emissão de gases de efeito estufa. A sua pegada de carbono depende, principalmente, da fonte de energia usada para gerar eletricidade, mas mesmo quando a energia é gerada por fontes fósseis, a emissão de gases poluentes é menor do que a de um carro a combustão, apesar de ser uma quantidade não muito relevante.

No entanto, é importante lembrar que a produção de um carro elétrico ainda pode ter um impacto ambiental significativo, principalmente devido à produção das baterias. Por isso, a escolha entre um carro elétrico e um carro a combustão interna deve levar em consideração todo o ciclo de vida do veículo, desde a produção até o descarte.

Clique e conheça quais são os melhores carros elétricos no Brasil.  

2 comentários: “Carro elétrico polui mais que o carro a combustão?
  1. Parabéns pelo artigo. Poucas pessoas falam a realidade sobre o tema, e raramente tocam na fonte energética utilizada. O principal mercado dos carros elétricos (europeu) é o que possui uma das matrizes energéticas mais poluentes do mundo, logo já é esperado um aumento nas emissões de carbono por culpa dessa cegueira coletiva na adoção dos EV’s, sem realizar estudos coerentes com o que foi demandado.

    Inclusive sobre as energias renováveis, a maioria das matérias sobre geração fotovoltaica mostra que a geração é limpa. Entretanto, placas solares não dão em árvore, e não existem formas eficientes de reciclagem das mesmas ao final da vida útil, mas esse pedaço é “esquecido”. O mesmo é válido para todas as outras fontes de geração, sempre tem poluição em alguma etapa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *