mulher na direção
Categories:

Saiba quais são os carros preferidos das mulheres

Principais modelos e estilos de carros que agradam as mulheres

Será que existe carro para mulher? Se eles são fabricados exclusivamente para as motoristas, é um ponto ainda bastante polêmico, mas há alguns modelos que costumam ter a preferência do público feminino no mercado automotivo brasileiro.

Mas na hora de pensar em carros para mulheres considere sempre que cada uma tem objetivos e gostos muito diferentes e específicos quando pensa em comprar um carro. Assim, como também há homens com gostos e objetivos diversos. 

Neste artigo, fique por dentro de dicas sobre padrões de consumo do público feminino, no que diz respeito à compra de veículos automotores, quais são os carros que elas preferem, fatores que influenciam na escolha, se o layout é relevante e quais outros critérios são considerados na hora de fechar negócio.

Coloque seu cinto de segurança e embarque em mais essa com a Zapay!

– Afinal que carro as mulheres realmente gostam? 

– Carros favoritos das mulheres: que fatores influenciam na escolha? 

– Existem alguns critérios para escolher um carro que agrada às mulheres. 

– O layout interno dos carros femininos. 

– Carro confortável, espaçoso e seguro 

– Carros estéticos 

– Sobre as cores dos carros femininos. 

– Características dos carros femininos. 

– Modelos de carros preferidos pelas mulheres 

– Carro para mulher da Toyota 

– Modelos da Chevrolet 

– Carro para mulher da Volkswagen 

– Carros da Fiat 

– Há quem pense que não existe “carro para mulher” 

– Decisão de compra está nas mãos das mulheres

Dica da Zapay: você sabe quando deve ser feita a manutenção filtro de combustível? Saiba mais neste artigo especial sobre o tema.

Afinal que carro as mulheres realmente gostam?

Que mulheres gostam tanto de carro quanto homens, isso já é uma evidência, não é mesmo?! Afinal, veículo automotores facilitam muito a vida dos moradores da cidade e da zona rural, seja para atender às necessidades da família ou mesmo do trabalho.

De acordo com alguns estudos, as mulheres costumam preferir mais veículos com assento elevado, o que facilita bastante a visibilidade. Outro ponto relevante é que, no geral, mulheres carregam mais coisas do que se comparado aos homens – assim, carros grandes, com porta-malas espaçosos, costumam fazer sucesso com as mulheres. 

Famílias que têm crianças costumam preferir veículos maiores também. E não é raro vermos os compromissos cotidianos de mobilidade com os filhos ser delegado à mulher, aliás, é uma realidade em muitos lares brasileiros.

Ainda: a experiência no volante para mulheres e homens é diferente. Enquanto elas prezam pela praticidade, eles focam mais em veículo que mostrem poder e estilo, geralmente modelos mais esportivos. Obviamente, estes padrões não são regras.

 Dica da Zapay: fique por dentro sobre o que é manutenção preventiva, por que ela deve ser feita e quais são as vantagens, sobretudo no que diz respeito à segurança de todos no carro e no trânsito. 

Carros favoritos das mulheres: que fatores influenciam na escolha? 

Os fatores que levam cada um a escolher um automóvel ou motocicleta embasam-se tanto em necessidades a serem atendidas quanto nas subjetividades e nos afetos que a situações envolve. Lembre-se: no Brasil, veículos automotores são demasiadamente caros, de modo que conquistar um carro é motivo de celebração para muitas famílias.

No geral, há alguns fatores e tendências, no que diz respeito ao público feminino no mercado automotivo brasileiro. As mulheres costumam preferir carros que sejam compactos, com facilidade e praticidade para serem dirigidos, sobretudo, nas cidades. Mas, como citamos no item anterior, as SUVs também estão entre os veículos favoritos das mulheres.

A estética do carro conta, com cores e design diferenciados, porém nada supera fatores como conforto, segurança e praticidade quando as mulheres escolhem seus carros.

Dica da Zapay: vai pegar estrada no próximo feriado e quer saber quanto será necessário gastar com combustível? Sem problemas, basta acessar a calculadora de gasolina. Esta ferramenta é uma grande aliada dos condutores, principalmente naquela ajuda sempre bem-vinda na hora de economizar.  

Existem alguns critérios para escolher um carro que agrada às mulheres 

A parte interior do veículo costuma chamar muito a atenção das mulheres na hora de escolher um carro, sobretudo o layout desta parte interna. E os motivos são bem práticos, afinal, é um ponto importante, já que conforto e praticidade tornam ainda melhor a experiência de quem passará muitas horas dirigindo, muitas vezes percorrendo longas distâncias. 

Possibilidades como airbag, espaço para carregamento de celular de forma inteligente, outros espaços para colocar diferentes objetos, descanso de braço, informações dispostas de forma dinâmica e prática e conforto nos assentos são alguns dos pontos a serem considerados, certamente.

mullher-carro

O layout interno dos carros femininos. 

É importante ressaltar que não há um layout interno específico para carros femininos – mais especificamente, não existem automóveis femininos, mas, sim, aqueles que atendem às necessidades para diferentes tipos de mulher. Ainda: as características de um veículo e as preferências pessoais da dona podem variar muito de uma motorista para outra. 

Desse modo, costumeiramente, o layout interno de um carro para este público inclui assentos confortáveis, painel de controle dinâmico e prático, sistema de áudio, sistema de ar-condicionado e espaço de armazenamento. Tais componentes são projetados para serem funcionais e confortáveis para todos os ocupantes do veículo, independentemente do gênero.

No entanto, alguns modelos de carro podem ter opções de personalização que permitam que a compradora escolha acabamentos, cores e recursos que se adaptem melhor às suas preferências pessoais, incluindo aquelas que possam ser consideradas mais atraentes para as mulheres. Porém, essas escolhas são altamente subjetivas e variam de pessoa para pessoa.

Por exemplo, pode ser que o espaço destinado à cadeirinha do bebê no banco de trás faça muito sentido para uma mulher, enquanto que para outra é mais relevante ter espaço que viagens longa sejam feitas com mais conforto. Tudo depende das necessidades de cada mulher e todas elas são válidas e importantes. =]

Carro confortável, espaçoso e seguro 

Aliar conforto, espaço e segurança traz uma experiência única e que agrada muitas mulheres. Tais características são comumente encontradas nas SUVs ou em utilitários esportivos, veículos que oferecem condução agradável e assentos mais altos.

As motoristas que são mães ou que costumam transportar outros familiares costumam preferir veículos com mais espaço – e conforto, claro. Afinal, é importante que todos os passageiros estejam não apenas confortáveis, como principalmente seguros dentro do veículo. Vale dizer que é fundamental que a dirigibilidade seja boa, para atender às necessidades do dia a dia, sem estresse, seja nas ruas da cidade ou nas estradas.

Assim, conforto é importante, pois torna as viagens mais agradáveis e menos estressantes. Veículos com conforto trazem assentos ergonômicos, sistema de ar-condicionado eficiente, suspensão ajustada e baixo ruído interno, que podem ajudar a reduzir a fadiga e o desconforto durante longos trajetos.

Já o espaço pode servir para acomodar confortavelmente os ocupantes e a bagagem. Um automóvel espaçoso pode acomodar mais pessoas e proporcionar mais espaço para as pernas e os ombros, por exemplo, tornando as viagens mais confortáveis para todos os passageiros. Além disso, um automóvel espaçoso pode proporcionar mais espaço de absorção de energia em caso de colisão.

Por sua vez, segurança é um fator primordial para a proteção da vida de todos os ocupantes, bem como a saúde dos mesmos. Os carros mais novos são projetados para atender a uma série de regulamentações de segurança, incluindo cintos de segurança, airbags, freios ABS, controle de estabilidade, dentre outros recursos.

Carros estéticos 

Mulheres e homens são apaixonados por carros e há várias razões que movem este sentimento. Um deles é o bem-estar de estar dentro de um automóvel esteticamente muito agradável, apelo que é considerado motivo de orgulho.

Inevitavelmente, todo condutor ao escolher um veículo para comprar apresenta como preferência aquele no qual o design combine com seus respectivos códigos estéticos. E o mesmo é válido quando consideramos apenas o público feminino no mercado automotivo. 

Não é exagero dizer que cada carro está relacionado à personalidade de sua proprietária (o mesmo é válido para os homens), indo muito além de ser apenas um meio de transporte particular.

Sobre as cores dos carros femininos 

E quais são as cores de veículos que as mulheres mais curtem em seus carros? Tons clássicos como preto, cinza e branco são os preferidos, mas há aquelas proprietárias que adoram automóveis vermelhos ou ainda azuis, devido ao impacto de tais cores.

Há quem personalize ao máximo o veículo, no que diz respeito ao padrão de cores utilizado no carro e também aos itens que podem trazer ainda mais glamour ao automóvel. 

Características dos carros femininos

Tecnologia é um dos pontos que todo cidadão ou toda cidadã considera na hora de escolher um carro para chamar de seu. Afinal, sistemas informatizados facilitam muito a vida de todos, com recursos como assistência na hora de estacional o carro, além de direção assistida.

Tais recursos permitem uma condução mais relaxada (porém, sempre atenta) ao volante, já que facilita as manobras para estacionar, dentre outras mais complexas, além de trazer ainda mais segurança à (ao) motorista.

O preço é mais um ponto relevante quando o assunto é a aquisição de um veículo automotor. E para definir qual faixa de preço de carro é a ideal, é necessário fazer uma avaliação do seu planejamento financeiro, afinal, a compra do automóvel deve estar em equilíbrio com as demais contas da família. O preço está também relacionado ao tipo de carro, ano, modelo e qual é o objetivo com aquele veículo – por exemplo, um hatch compacto tem valor bastante diferente de uma picape.

Modelos de carros preferidos pelas mulheres 

Como já ressaltamos neste artigo, mulheres têm diferentes preferências quando o assunto é carro, afinal, cada uma tem uma necessidade específica, além de gostos muito próprios a serem atendidos.

Alguns dos automóveis mais procurados pelas mulheres no mercado automotivo brasileiro são:

– Ford Ka.

– Ford EcoSporte.

– Citröen C3.

– Volkswagen CrossFox.

– Fiat 500.

– Fiat Idea.

– Kia Soul.

– Kia Picanto.

– Jeep Renegade.

– Chevrolet Onix.

– Honad Fit.

– Toyota Etios. 

Carro para mulher da Toyota 

De acordo com dados da Toyota, os seguintes modelos têm mais procura por motoristas mulheres do que por homens:

  1. Etios Hatch: 55% das compras são feitas por mulheres.
  2. RAV4: 54% são compradoras mulheres.
  3. Yaris Hatch: 52% são comprados por mulheres

Modelos da Chevrolet 

A Chevrolet, por sua vez, destacou que dois de seus veículos são preferencialmente procurados pelo público feminino (mas sem revelar a porcentagem). São eles: Onix Hatch e Tracker.

Carro para mulher da Volkswagen 

A Volkswagen também não revela o porcentual, mas garante que o veículo de sua frota que tem forte presença com as compradas da marca é o T-Cross.

Carros da Fiat 

Por sua vez, a Fiat não revela os dados de vendas de carro classificado por gênero. Segundo a montadora, os veículos são feitos para públicos diversos, sem apelos no que diz respeito ao gênero dos consumidores. 

Há quem pense que não existe “carro para mulher” 

Hoje, as montadoras reforçam cada vez mais que os carros são feitos para pessoas, sejam elas homens ou mulheres, afinal, é perfeitamente possível que ambos os gêneros se interessem pelo mesmo modelo, por motivos antagônicos ou mesmo pelas razões semelhantes.

Fato é: a indústria de veículos automotores fabrica produtos para servir pessoas, suas necessidades e seus desejos. O preço é o mesmo para homens e mulheres, assim como o valor do seguro, nível de desvalorização, dentre outros pontos econômicos relevantes quando o assunto é um automóvel. 

Mesmo fabricantes de modelos esportivos tradicionais, como a Ferrari, que tem forte público masculino, reforçam que os carros devem atender a todos e todas, além de entregar emoção às pessoas. Linha de pensamento que torna cada vez mais distante a ideia de um veículo fabricado especialmente para mulher.

Decisão de compra está nas mãos das mulheres

O poder de decisão da mulher pode ir muito além do que o lojista consegue perceber. Por exemplo, pode ser que, em uma família que procura um automóvel, o veículo não seja registrado no nome da esposa ou da filha, mas, sim, no nome do pai ou mesmo do filho. Só que isso não quer dizer que a escolha daquele modelo não passou pelo crivo das mulheres da família.

Segundo a Fiat, 70% das decisões sobre qual veículo comprar tem influência direta das mulheres. 

E na sua casa, amiga condutora ou amigo condutor, quem é a voz mais determinante na hora de escolher o carro da família? 😉

 

Avatar image of Alessandra Comitre
Written by

Alessandra Comitre

Jornalista formada há mais de 15 anos, com 12 anos de experiência em produção e criação de conteúdo, edição de texto, e gestão de pessoas. Atualmente atuo como redatora e produtora de conteúdo SEO freelancer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *