dicas-para-lavar-carro
Categories:

Conheça as melhores dicas de como lavar carro

Dicas com os principais cuidados ao lavar carro em casa

Você sabe como lavar carro? Confira as dicas sobre como higienizar corretamente o seu veículo automotor e saiba quais são os produtos para lavar carros e motos. 

– Como lavar o carro em casa? 

– Quais os produtos indicados para lavar carro? 

– Cuidados ao lavar carro em casa 

– Como lavar banco de carro?

O site da Zapay é sempre uma mão na roda!

Conheça nossos serviços e aprenda como quitar os seus débitos veiculares.

Aqui você pode consultar débito de carro ou moto pela placa.

Saiba como parcelar multas, IPVA, licenciamento em até 12 vezes no cartão de crédito.

Vem que a Zapay lhe ajuda a deixar sua vida veicular em dia!

Como lavar o carro em casa? 

Quem tem carro quer sempre aproveitar ao máximo seus benefícios, ao mesmo tempo que deseja cuidar para que o bem continue valorizado, não é mesmo?! Não se trata apenas de uma questão estética, o automóvel ou a motocicleta são bens caros e que demandam cuidados tanto o bom funcionamento quanto para o cuidado de conservação.

No que diz respeito à limpeza veicular, é possível que o proprietário higienize o veículo em sua própria residência. Aos que desejarem, existem também serviços especializados na limpeza de automóveis, com produtos específicos para os detalhes de cada modelo.

Confira o caminho para realizar a limpeza do carro em sua residência e obter ótimos resultados na higienização, sem dores de cabeça. O primeiro passo é ensaboar o veículo, utilizando sabão neutro e água. É possível optar também por produtos específicos para a limpeza externa do automóvel. Depois de ensaboar a superfície, é necessário molhar a lataria com um balde ou mangueira.

Toda vez que algum produto for aplicado na lataria do veículo, lembre-se de fazer movimentos circulares para remover a sujeira e não causar riscos. Conforme for ensaboando cada parte do veículo, enxague-a em seguida, para evitar manchas.

Contudo, para limpar os vidros não são necessários movimentos circulares, mas, sim, horizontais ou verticais. Utilize um limpa-vidros ou um pano umedecido apenas com água.

Já as rodas e os pneus devem ser os últimos a serem limpos, pois são os mais sujos. É necessário esfregá-los com uma bucha, a ser utilizada apenas nestes componentes. Em seguida, é necessário limpar o chão e o carpete do veículo com um aspirador de pó. Utilizando um pano macio com álcool, faz-se a higienização de volantes, freio de mão, painéis, câmbio, porta-luvas, entre outros. 

Em seguida, os bancos devem ser higienizados. Para estes componentes, o proprietário precisa tomar muito cuidado, devido à delicadeza dos tecidos. Desse modo, deve ser aplicado sempre um produto correspondente ao tipo de tecido do carro.

A última etapa é o enceramento da parte externa, que precisa ser feito quando a lataria estiver totalmente seca. O produto deve ser aplicado na lataria com uma esponja macia, com o objetivo de proteger contra riscos, raios de Sol e intempéries.  

Dica da Zapay: saiba como pagar multas no DETRAN

Quais os produtos indicados para lavar carro? 

Para lavar o seu veículo, é importante estar a par sobre quais são os produtos mais adequados, para que a higienização possa ser feita de forma segura. Afinal, a limpeza do veículo vai muito além da estética e do conforto para dirigir, ele ajuda na valorização do carro e em seu bom funcionamento.

Confira alguns dos produtos que você deve ter em mente quando o assunto é a lavagem do seu carro:

  • Vale muito a pena ter em mente que tanto esponjas quanto panos devem ser específicos para o uso em automóveis e motocicletas (o termo apropriado é “linha automotiva”), pois a lataria deve ser sempre preservada, valorizada. O uso de tecidos inadequados na limpeza do veículo pode trazer problemas, como arranhões e desgaste na lataria. Recomenda-se que as esponjas sejam utilizadas para limpezas pesadas e para as rodas do carro. Por sua vez, os panos podem ser usados na finalização da higienização e na aplicação de produtos cuja textura é cremosa.
  • Não se esqueça também de usar o limpa-vidros nas janelas e todas as áreas envidraçadas do veículo, como o para-brisa. Este produto cria uma camada de proteção nos vidros do carro, de modo a garantir limpeza de maior durabilidade e conservação dos vidros.
  • O pretinho é mais um produto famoso quando o assunto é a limpeza de veículos. Ele é aplicado no momento da finalização nos pneus. Este produto é bastante perceptível aos olhos, trazendo valorização estética, além de auxiliar no não ressecamento dos pneus do automóvel. 
  • A espuma multiuso pode ser utilizada em diversos componentes do interior do carro, desde o estofamento em tecido até as paredes. Sendo assim, ele desempenha vem o papel em uma lavagem a seco, tirando manchas mais pesadas que possam aparecer no automóvel. Para aproveitar ao máximo os benefícios deste coringa na limpeza automotiva, siga sempre as instruções do fabricante. 
  • Se você for dono de um veículo cujos bancos sejam em couro, então o ideal é aplicar o hidratante específico para este tecido. Desse modo, o hidratante de couro é um aliado para evitar o ressecamento e possíveis rasgos nas poltronas do carro, além de deixa-las com brilho e aspecto de novas.  
  • Finalmente, a cera automotiva também marca presença nos produtos essenciais para a limpeza do veículo. Ela deve ser aplicada apenas na lataria do automóvel, uma vez que, como componente de proteção, a cera é responsável por evitar pequenos arranhões, manchas e imperfeições na pintura
lavar-carro

Cuidados ao lavar carro em casa 

Conheça algumas dicas sobre como lavar o seu automóvel em casa e atente-se sobre a importância de cada um destes tópicos para o bom funcionamento e a conservação do veículo – e, consequentemente, sua valorização:

  • Tome cuidado quanto ao momento de lavar o automóvel, afinal, escolher o clima e a hora do dia adequados pode fazer toda a diferença na hora de limpar o veículo. Engana-se quem pensa que lavar o carro sob o Sol escaldante é a melhor alternativa – como o calor seca o veículo entre a lavagem e a limpeza, podem surgir marcas de água na carroceria e os produtos para apresentar um desempenho inferior na higienização. Mas há um dia ideal para a lavagem? Sim, há. O motorista pode dar preferência aos dias nublados, por exemplo, preferencialmente no início da manhã ou no final da tarde. Tome cuidado também para escolher uma área com sombra para iniciar a lavagem, evite que os produtos causem qualquer dano à lataria do carro. 
  • Há alguns cuidados fundamentais na hora de garantir a limpeza do seu veículo automotor. Nunca comece esfregando a sujeira do veículo, pois esta ação pode riscar a pintura. Utilize uma mangueira de água com alta pressão, pois fica mais fácil para remover alguma sujeira mais insistente. Use o bom senso, afinal mangueira com muita pressão podem danificar o veículo – e ninguém quer este tipo de prejuízo, não é mesmo?! 
  • Para começar a limpeza prepare um balde tradicional, uma esponja ou ainda luva de lavagem. O detergente é inimigo da lavagem automotiva, pois este produto pode retirar a proteção da pintura, fazendo com a lataria e a pintura de desgastem mais rapidamente, apresentando deterioração do veículo. O ideal é utilizar shampoo específico para veículos automotores misturado com água morna. Atente-se ao tipo de pintura do seu veículo, bem como às cores.
  • Secar é mais uma etapa que requer muito cuidado por parte do proprietário do veículo. O mais recomendável é que o condutor faça uso de um tecido em camurça especial para secar o carro. Mas e os panos de microfibra? Se puder, evite-os, pois eles podem arranhar a pintura do veículo. Os proprietários mais perfeccionistas utilizam secador de cabelo para soprar as gotículas de água ocultas em partes como o conjunto ótico e o entorno das maçanetas. 
  • Preste sempre muita atenção aos detalhes. É possível usar uma barra de argila sobre a carroceria, com o objetivo de coletar partículas bem finas, que passaram imperceptíveis ao pano de camurça. Depois, aplique um produto polidor à carroceria, mas este detalhe é opcional. 
  • Tenha um cuidado especial na hora de limpar os vidros do seu carro. É recomendável utiliza um limpador de vidro doméstico, feito à base de vinagre, para que o acabamento fique sem riscos. Seque sempre por dentro e por fora, abaixe e suba os vidros para retirar a água que fica por dentro do vão do vidro – faça uso de um pano que não solte fiapos.
  • As rodas fazem toda diferença no bom funcionamento do veículo e a limpeza destes componentes é essencial. É importante que, além de lavar os pneus, o proprietário do carro se atente para checar se os pneus estão carecas e se precisam ser calibrados. É necessário prestar atenção também ao fato de que a poeira dos freios pode grudar nas rodas de liga leve. Esta poeira, quando acumulada, deixa as rodas do veículo com aparência suja. Portanto, fique ligado!
  • A parte interna do carro é outro ponto que demanda cuidado e atenção. Para limpar o interior do veículo é necessário ter em mãos um bom aspirador de pó, preferencialmente sem fio. Caso o seu necessite ser plugado na tomada, atente-se para que o fio seja bastante longo. Além dos carpetes, é importante caprichar na limpeza dos assentos, para que a sujeira grossa possa ser aspirada. Não se esqueça de virar e dobrar os assentos para enxergar a sujeira em locais mais difíceis, como as últimas fileiras.
  • Ainda sobre a parte interna do veículo, outro ponto que precisa de cuidados é o painel do automóvel. Para limpá-lo, é necessário usar silicone, de modo a hidratar, proteger, revitalizar e devolver o brilho ao interior do carro. Fique atento para saber qual é o produto adequado para o tipo de material que compõe o painel do seu veículo.
  • Mas e a parte do motor? Como se trata de uma área bastante delicada, o amigo condutor pode solicitar que um serviço especializado se encarregue de fazer a devida limpeza dos componentes que estão sob o capô. Afinal, é necessário revitalizar mangueiras e cabos revestidos de borracha, além de colocar graxa em determinados componentes. Jamais deve-se utilizar água de alta pressão, pois ela pode danificar algumas peças e componentes. 

Como lavar banco de carro?

Para lavar o banco do automóvel, o proprietário deve se atentar aos seguintes passos:

  • É essencial cuidar da limpeza dos bancos e para tal é necessário passar o aspirador de pó uma vez na semana. A higienização deve ser feita em todos os cantos dos estofados e também no carpete do veículo. Após usar o aspirador, é aconselhável utilizar uma esponja com água e sabão com detergente e deixar seca. Dica: verifique qual é o produto mais indicado para o tecido do seu carro.  
  • Caso haja alguma mancha no estofado, provocada por alimento, por exemplo, o ideal é usar uma toalha úmida, o mais rápido possível. Isso evita que o tecido do banco absorva o resíduo, o que dificulta muito para a retirada da mancha. As manchas de poltrona automotivas mais comuns são:

Vômito – neste caso, use apenas água e sabão para remover a mancha.

Lama – esfregue com uma escova seca e retire a sujeira, depois basta passar uma escova úmida.

Gordura – aplique componentes a base de benzol ou acetona.

  • Há algumas soluções caseiras que também podem ajudar na hora de limpar os bancos, sendo possíveis de serem encontradas na internet. Basta colocar os ingredientes em um recipiente, misturá-los e alocar em um borrifador. Vale a pena aplicar nos bancos e no teto, de modo a remover odores desagradáveis (como cheiros de alimentos e de cigarro). 
  • Ainda falando sobre cheiros, é interessante que o condutor fumante evite acender cigarro ou charuto dentro do carro, pois o odor impregna. No geral, ter um pouco de café em grãos ou em pó ou ainda um pouco de carvão ajuda a neutralizar os odores. Cascas de frutas cítricas e uma maçã partida ao meio podem ser usadas para manter um cheiro agradável no automóvel.
  • Tenha sempre sacos de lixo, escova, panos para secar e lenços para remover sujeiras dentro do seu automóvel. Estes materiais ajudam muito na manutenção a limpeza do carro e podem higienizar crianças e adultos que costumam comer e beber dentro do veículo, por exemplo.

Dicas da Zapay:

Dica 1: tire suas dúvidas sobre direção defensiva

Dica 2: saiba o que é líquido de arrefecimento e sua importância.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *