carro isento de ipva
Categories:

Carros que não pagam IPVA 2024: Quais são os carros isentos?

Você sabe quais são os carros isentos de IPVA? Nesse conteúdo, confira quais automóveis se beneficiam dessa iniciativa e quais são os critérios no que diz respeito ao tempo de fabricação de um veículo.

Além do carro isento de IPVA, confira alguns cuidados necessários quando o assunto são automóveis mais velhos.   

– Regras por estado dos carros que não pagam IPVA 

– Carros 2003 vão pagar IPVA em 2024? 

– Lista de carros não pagam IPVA 2024 por estado 

– Carros isentos de IPVA 2024 GO, RN e RR (10 anos de fabricação) 

– Carros isentos de IPVA 2024 com 15 anos de fabricação (BA, DF, RJ e outros) 

– Carros isentos de IPVA 2024 com 20 anos de fabricação (SP, PR, AC e outros)

Dica da Zapay: conheça 5 veículos isentos de IPVA 2024 em SP.

Regras por estado dos carros que não pagam IPVA 

Chega o ano novo e não tem jeito: as obrigações tributárias surgem também. E é por isso que o amigo motorista deve ficar atento quanto ao cronograma relativo aos vencimentos do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor, o IPVA.

Porém, há alguns grupos que são beneficiados com a isenção e a imunidade de IPVA – e quase todas as Unidades Federativas brasileiras fazem uso das mesmas regras para tal benefício. 

A seguir, confira alguns dos veículos imunes dessa cobrança – eles devem pertencer:

  • Ao patrimônio dos órgãos públicos, como carros da frota do governo federal, estadual ou municipal.
  • A partidos políticos.
  • A templos de qualquer culto.
  • Aos sindicatos.
  • Às instituições de educação e de assistência social sem fins lucrativos.

É importante destacar ainda que há uma diferença entre imunidade e isenção de IPVA. No caso da imunidade, como os exemplos acima, é proibida a cobrança do imposto. Por sua vez, na situação de isenção, o dono do veículo garante o não pagamento do IPVA por intermédio de um requerimento com base na legislação brasileira.

Desse modo, os automóveis que não pagam IPVA, na maior parte dos estados brasileiros, são:

  • Táxis.
  • Pessoas com deficiência física, visual, mental ou autista.
  • Entidades e pessoas com direito a tratamento diplomático.
  • Ônibus e micro-ônibus utilizados no transporte urbano ou no transporte escolar.

Vale a pena frisar que todo condutor deve checar as regras de seu respectivo estado, bem como os trâmites para a solicitação da isenção de IPVA do veículo no Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) da localidade.

A idade de fabricação dos veículos é um ponto importante para saber se o carro em questão pode solicitar a isenção. Confira a distribuição por Unidade Federativa e a idade que cada estado considera para tal benefício:

Estarão isentos veículos com:

Estados onde a regra vigora

10 anos ou mais 

Rio Grande do Norte e Roraima

15 anos ou mais

Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo, 

Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí e Rio de Janeiro

18 anos ou mais 

Mato Grosso

20 anos ou mais

São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Acre e Rio Grande do Sul

23 anos ou mais 

Alagoas

30 anos ou mais 

Santa Catarina 

Dica da Zapay: fique por dentro da isenção de IPVA para PCD.

 

com quantos anos o carro fica isento de ipva

Confira quais são os cuidados essenciais que os proprietários de automóveis mais velhos devem ter para garantir o bom uso do veículo

Cuidar de um carro antigo no dia a dia requer atenção especial para garantir o bom funcionamento e a preservação do automóvel ao longo do tempo. Conheça algumas dicas que podem lhe ajudar nos cuidados com o carro em questão: 

  • Manutenção regular: siga o programa de manutenção recomendado pelo fabricante para troca de óleo, filtros, fluidos e outras peças. Afinal, isso ajuda a manter o motor e outros sistemas em bom estado.
  • Dirija com frequência: carros antigos podem sofrer mais com a inatividade prolongada. Tente dirigir o veículo regularmente para manter os componentes em movimento e evitar problemas como a formação de depósitos nos sistemas.
  • Armazenamento adequado: se precisar deixar o automóvel parado por um período prolongado, armazene-o em um local coberto e protegido contra as intempéries, para evitar danos causados pelo clima.
  • Proteção contra ferrugem: inspecione o carro em busca de sinais de ferrugem. Lave o veículo regularmente e aplique cera para proteger a pintura. Considere a aplicação de produtos específicos para prevenir a ferrugem em áreas propensas.
  • Verificação de fluidos: confira também os níveis de fluidos, como óleo do motor, líquido de arrefecimento, fluido de freio e transmissão. Mantenha os níveis adequados para garantir o bom funcionamento dos sistemas.
  • Pneus: monitore a pressão dos pneus regularmente e mantenha-os calibrados, de acordo com as especificações do fabricante. Gire os pneus conforme recomendado para garantir um desgaste uniforme.
  • Sistemas elétricos: verifique as luzes, faróis, piscas e outros componentes elétricos regularmente. Substitua as lâmpadas queimadas imediatamente.
  • Freios: faça verificações periódicas nos freios para garantir que estão em boas condições. Substitua pastilhas e discos, conforme necessário, e esteja atento a qualquer sinal de problemas, como ruídos estranhos.
  • Documentação em dia: confira os documentos do veículo, tais como certificado de registro e certificados de inspeção – eles devem estar sempre em dia. Esse cuidado é importante para a conformidade legal e pode facilitar processos como a renovação do seguro.
  • Condução cuidadosa: evite acelerações bruscas, frenagens repentinas e práticas que possam colocar estresse desnecessário nos componentes do carro. Dirija de maneira suave para preservar o motor e a transmissão.

Carros 2003 vão pagar IPVA em 2024? 

É importante ter em mente que os automóveis e motocicletas fabricados há mais de duas décadas não têm mais a obrigatoriedade de pagar o IPVA – e essa regra é válida para todas as Unidades Federativas.

Desse modo, em 2024, os donos de veículos produzidos em 2003 ou antes desse ano não serão mais obrigados a pagar o tributo. Os proprietários de automóveis fabricados em 2004 devem ainda contribuir com o IPVA, afinal, ficarão isentos somente em 2025. Fique ligado nesse detalhe!

Nesse contexto, vale a dica de que se o amigo motorista não deseja pagar o IPVA, ele pode procurar por veículos que entram na idade da isenção. 

Dica da Zapay: saiba mais sobre a nossa calculadora IPVA 2024.

Lista de carros não pagam IPVA 2024 por estado 

Nos próximos tópicos conheça alguns modelos que se beneficiarão com o direito à isenção, de acordo com a idade.

Carros isentos de IPVA 2024 AP, RN e RR (10 anos de fabricação) 

Para os estados de Amapá, Rio Grande do Norte e Roraima, se beneficiam da isenção do IPVA os veículos fabricados de 2014 para trás. 

Um dos carros que entram na lista de isentos é o Toyota Corolla XEi 2.0, de 2014. A parte mecânica desse veículo conta com a seguinte configuração:

Motorização: 2.0

Combustível: álcool e gasolina

Potência (cv): 153 (álcool) e 142 (gasolina)

Torque (kgf.m): 20,7 (álcool) e 19,78 (gasolina)

Velocidade Máxima (km/h): 193

Tempo 0-100 (s): 10,6

Consumo cidade (km/l): 6,2 (álcool) e 10,6 (gasolina)

Consumo estrada (km/l): 10,2 (álcool) e 12,6 (gasolina)

Câmbio: automático com modo manual de 4 marchas

Tração: dianteira

Direção: elétrica

Suspensão dianteira: suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira: suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Quatro freios a disco com dois discos ventilados.

Outros carros que têm direito à isenção são: Chevrolet Astra, CV Classic, Fiat Punto, Audi A3, A4 e A6, Fiat Palio, dentre outros.

 

carros isentos de IPVA

Carros isentos de IPVA 2024 com 15 anos de fabricação (BA, DF, RJ e outros) 

Os estados que exigem 15 anos de fabricação do veículo para que ele tenha direito à isenção de IPVA são: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais (redução progressiva conforme o ano do carro), Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins.

Vale destacar que, pelas regras do Mato Grosso, a isenção de IPVA funciona para veículos com 18 anos de fabricação – ou seja, de 200 para trás. Um exemplo é o Honda New Civic (2006).

Esse carro conta com motor 1.8 a gasolina e entrega 140 cv de potência a 6.300 rpm e 17,7 kgfm de torque a 4.300 rpm. O câmbio é do tipo automático de cinco marchas – na versão LXS, há a opção de transmissão manual, também de cinco velocidades. Somente a configuração LX, na época destinada apenas a vendas para PCD, tinha 125 cv de potência.

Já para a isenção com, ao menos, 15 anos de fabricação, podemos destacar o Ford Ká 1.0 Flex (2008). Confira os dados de sua mecanização:

Motorização: RoCam 1.0 L Flex.

Combustível: gasolina e álcool.

Potência (cv): 70 (gasolina) e 73 (álcool)

Velocidade Máxima (km/h): 157 (gasolina) e 160 (álcool)

Tempo 0-100 (s): 15,7 (gasolina) e 15,5 (álcool).

Câmbio: manual de cinco marchas

Tração: dianteira

Direção: mecânica

Suspensão dianteira: independente, tipo McPherson, com braços inferiores, amortecedores pressurizados com batente de suspensão em poliuretano e molas helicoidais

Suspensão traseira: semi-independente, com eixo auto-estabilizante Twist Beam, amortecedores pressurizados com batente de suspensão em poliuretano e molas helicoidais

Freios: disco Sólido

Outras opções de veículos com mais de 15 anos são: Chevrolet Astra, CV Blazer, Celta, Chevrolet Corsa, Citroën C5, Fiat Doblo, Ducato, Fiat Fiorino, Siena, Stilo, Ford EcoSport, dentre outros.

Carros isentos de IPVA 2024 com 20 anos de fabricação (SP, PR, AC e outros)

Contam com a isenção a partir de 20 anos de fabricação os veículos registrados nas seguintes Unidades Federativas: Acre, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. 

Um dos carros que já atende essa exigência de idade de fabricação é o Mitsubishi TR4 (2004). Esse jipe conta com motor de 131 cv de potência e 18,05 kgf.m de torque. A velocidade máxima é de 164 km/h e faz de zero a 100 km/h em 12 segundos. O câmbio é do tipo automático de quatro marchas e a tração é 4×4. Apresenta ainda dois freios a disco com dois discos ventilados. 

Para ter o benefício no estado de Alagoas, o carro deve ter sido produzido há mais de 23 anos. Um exemplo é o Chevrolet Corsa Sedan Wind 1.0 (2001), com motor de potência de 60 cv a 6000 rpm e torque de 8,3 kgf.m a 3000 rpm.

Fique ligado aos cuidados necessários que todo condutor deve ter ao comprar um carro com mais de 20 anos

Trata-se de uma escolha interessante para alguns entusiastas de carros clássicos e para quem deseja pagar preços menos salgados nos veículos, mas essa busca também requer cuidados especiais devido ao envelhecimento do automóvel. 

Confira alguns cuidados que um motorista deve ter ao considerar a compra de um carro com mais de duas décadas:

  • Inspeção mecânica abrangente: realize uma inspeção detalhada da mecânica do automóvel, incluindo motor, transmissão, suspensão, freios e sistemas elétricos. Considere contratar um mecânico especializado em carros clássicos para avaliar o estado do veículo. 
  • Histórico de manutenção: peça o histórico de manutenção do carro para verificar se os serviços foram realizados regularmente e se há registros de grandes reparos ou substituições.
  • Ferrugem: verifique cuidadosamente a presença de ferrugem, especialmente nas áreas críticas como painéis, assoalho e estrutura. A ferrugem pode ser um problema significativo em carros mais antigos.
  • Peças de reposição: certifique-se de que ainda é possível encontrar peças de reposição para o modelo específico escolhido. Afinal, carros mais antigos podem ter peças mais difíceis de encontrar, o que pode afetar a manutenção.
  • Documentação: verifique se todos os documentos do carro estão em ordem, incluindo os impostos, o certificado de registro, além dos certificados de inspeção e emissão de gases.
  • Teste de condução: faça um teste de condução abrangente para avaliar o desempenho do veículo em diferentes condições de estrada. Preste atenção a ruídos incomuns, vibrações e comportamento da direção.
  • Consumo de combustível: carros mais antigos, geralmente, têm uma eficiência de combustível inferior. Esteja ciente disso e considere o custo adicional associado ao consumo de combustível.
  • Seguro: consulte a disponibilidade e o custo do seguro para o automóvel mais antigo. Alguns modelos podem ter prêmios mais altos devido à sua idade e ao seu valor.
  • Orçamento para restauração: esteja preparado para investir em eventuais reparos ou restaurações. Carros mais antigos podem exigir mais atenção e investimento em manutenção.
  • Conhecimento sobre o modelo: informe-se sobre o modelo específico do carro que está considerando comprar. Algumas versões podem ter características conhecidas de problemas ou peculiaridades.

Lembre-se de que a compra de um carro mais antigo pode envolver um compromisso maior com a manutenção e pode não ser a escolha mais prática para todos os motoristas. Contudo, para os apaixonados por carros clássicos, pode ser uma experiência gratificante. Pesquise e escolha com cuidado o seu modelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *