Zapay > Veículo > Vale a pena comprar um Chevrolet Cruze em 2022?
Comprar um carro sempre vai muito do gosto do futuro dono, mas a Zapay vai dar aquela forcinha e falar tudo sobre o Chevrolet Cruze. Esse veículo querido por muitos brasileiros teve diversos modelos, o que inclui o Chevrolet Cruze 2012 e o Chevrolet Cruze 2015, se tornando um dos clássicos no mercado nacional e uma ótima opção de compra para quem procura um carro familiar. Chegou mais um ano e com o lançamento de um novo Chevrolet Cruze Sedan, a marca traz o seu modelo para competir de igual para igual com o Volkswagen Jetta, Honda Civic e Toyota Corolla. A linha 2022 foi lançada recheada de novidades e destaques: novas configurações de motor, visual moderno e aumento de preços.
Em sua nova geração dentro do mercado nacional, o Chevrolet Cruze aposta suas fichas em um interior mais refinado, tecnologias mais modernas e foco em dois dos pontos fortes para quem busca um sedã: mais conforto e eficiência no consumo de combustível, seja gasolina ou etanol.
Quer saber alguns números que o modelo atingiu? O carro é o terceiro mais vendido entre os sedãs médios, com 3.656 unidades vendidas até agosto de 2021. Está bem atrás do primeiro lugar, o Toyota Corolla, que acumulou 28.175 vendas no mesmo período, além de perder também para o Honda Civic com suas 12.116 unidades vendidas.
E fique ligado: se quiser as melhores dicas na hora de comprar um carro novo, é só clicar aqui e ver os toques que a Zapay preparou para você.
Introdução sobre os sedãs
O Chevrolet Cruze e todos os seus modelos podem ser categorizados como sedãs médios. Mas, afinal, o que é um sedã?
Uma carroceria sedã (do estrangeirismo sedan), também denominada berlina, turismo ou três volumes, é um dos tipos mais comuns de carroceria e é o formato de carroceria que a maioria das pessoas associa com o carro moderno nos dias de hoje.
Para resumir, podemos falar que um sedã é um carro com as seguintes características: duas fileiras de bancos, espaço razoavelmente generoso no banco de trás para três adultos de peso médio e um compartimento na parte traseira, geralmente para carregar bagagens. Esse compartimento traseiro é externo ao habitáculo dos passageiros e sua tampa não inclui o vidro traseiro. Existe até uma subdivisão como os que Dois Volumes e Meio ou os Hatchbacks, mas o que vale ressaltar na hora de falar do Cruze é mesmo o seu modelo médio e sua composição tradicional de três volumes.
Quais são as versões do Chevrolet Cruze 2022?
LT
Em sua versão de entrada, o Chevrolet Cruze LT 1.4 Turbo Automático traz os seguintes itens de fábrica: controle de tração e estabilidade; 6 airbags; faróis de neblina; transmissão e piloto automático; direção elétrica; vidros elétricos; ar-condicionado automático; ajuste de profundidade e altura do volante; volante multifuncional e revestido em couro; ajustes de banco e retrovisores; bancos em couro; destravamento de porta-malas e tanque de combustível; travamento elétrico remoto de portas; sistema de alarme; computador de bordo; sensor de estacionamento traseiro e câmera de estacionamento em ré.
Quando falamos de multimídia, a versão oferece tela touchscreen 7 polegadas; rádio AM/FM; conexão bluetooth e USB e integração com aplicativos de celular.
LTZ
Na versão intermediária, Cruze LTZ 1.4 Turbo Automático, o carro conta com controle de tração e estabilidade; 6 airbags; luz diurna em LED; faróis de neblina; transmissão e piloto automático; direção elétrica; vidros elétricos; ar-condicionado automático; ajuste de profundidade e altura do volante; volante multifuncional e revestido em couro; ajustes de banco e retrovisores; bancos em couro; chave presencial de abertura, fechamento e partida do motor; partida remota do veículo; limpador de parabrisas automático; acendimento automático de faróis; destravamento de porta-malas e tanque de combustível; travamento elétrico remoto de portas; sistema de alarme; computador de bordo; sensores de estacionamento traseiro e dianteiro e câmera de estacionamento em ré. Para os que estão sempre conectados, o LTZ também conta com tela touchscreen 8 polegadas; rádio AM/FM; conexão bluetooth e USB; integração com aplicativos de celular e sistema de navegação.
Premier
Por fim, a Premier, modelo mais caro da linha, chegando a custa R$ 12.500 a mais que a LTZ. A versão mais completa é a topo de linha Cruze Premier 1.4 Turbo Automático, que conta com controle de tração e estabilidade; 6 airbags; luz diurna em LED; faróis de neblina; assistente de permanência em faixa; alerta de colisão frontal; frenagem automática; monitoramento de pedestre; alerta de ponto cego; transmissão e piloto automático; direção elétrica; vidros elétricos; ar-condicionado automático; ajuste de profundidade e altura do volante; volante multifuncional e revestido em couro; ajustes de banco e retrovisores; bancos em couro; chave presencial de abertura, fechamento e partida do motor; partida remota do veículo; limpador de pára-brisas automático; acendimento automático de faróis; destravamento de porta-malas e tanque de combustível; travamento elétrico remoto de portas; sistema de alarme; computador de bordo; sensores de estacionamento traseiro e dianteiro; câmera de estacionamento em ré; estacionamento automático paralelo e perpendicular.
Assim como a versão intermediária, o topo de linha Cruze Premier já vem equipado com tela touchscreen 8 polegadas; rádio AM/FM; conexão bluetooth e USB; integração com aplicativos de celular e sistema de navegação.
Vantagens e Desvantagens
Carros baixos têm diversos pontos positivos e negativos. Começando pelo lado positivo, eles têm tendência a serem mais econômicos devido ao coeficiente de arrasto, mais estáveis graças ao centro de gravidade baixo e mais estilosos pela aparência mais despojada, indo para o lado esportivo.
Ao sentar-se no volante, o Cruze proporciona uma experiência fantástica, que faz jus ao histórico de sucesso da Chevrolet no mercado de sedãs. Ele vem bem equilibrado, com um acerto de suspensão mais macio para a cidade, equipado com amortecedores que filtram bem as irregularidades do nosso asfalto castigado por buracos e outras intempéries do tempo. E, ainda que o arranjo traseiro seja de eixo de torção, o Cruze aguenta curvas mais acentuadas sem perder o seu prumo, mesmo sendo em velocidades um pouco mais altas.
O motor 1.4 turbo da família Ecotec desenvolve 153 cv de potência a 5.200 rpm e 24,5 kgfm de torque a 2.000 rpm. O câmbio automático de seis marchas foi projetado especialmente para beneficiar o consumo de combustível, buscando sempre as marchas mais altas para manter as rotações baixas.
Esse acerto também faz com que o Cruze seja muito mais suave que outros sedãs turbos da concorrência. As acelerações vão acontecendo progressivamente, sem os solavancos de um carro que pode “arrancar” a qualquer momento. Por outro lado, ele perde um pouco em arranque: o Chevrolet Cruze leva 9 segundos para atingir 100 km/h, segundo números de fábrica.
O Inmetro declara que o Cruze pode fazer 7,8 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada com etanol. Quando abastecido com gasolina, o consumo é de 11,3 km/l na cidade e 14 km/l na estrada.
Como dito no início, a carroceria baixa também tem seus pontos negativos. Donos desses carros reclamam com frequência das raspadas em valetas, lombadas e entradas de prédios. Isso é facilmente explicado pelo seu longo balanço dianteiro (medida que determina a distância entre o eixo da roda frontal e a extremidade do para-choque), além do ângulo que deixa a carroceria levemente inclinada para a frente, causando esses impactos incômodos e prejudiciais para o carro.
Mas será que um motorista mais habilidoso, indo devagar, consegue andar pela cidade sem raspar? A resposta é sim. Mas você terá de passar “de lado” em algumas valetas mais profundas. E isso pode acabar sendo um dos motivos pelos quais o já restrito público de sedãs quer migrar para os SUVs em diversos países do mundo, buscando o conforto e sossego na hora de dirigir mesmo que seja desembolsando um valor um pouco mais alto.
A GM deixou claro que SUVs são prioridade no mundo inteiro, inclusive no Brasil. Depois de Monza, Vectra e duas gerações do Cruze, a marca está próxima de abandonar a categoria. O Brasil é um dos poucos mercados em que o modelo resiste com bravura, devido ao seu público fiel.
O Cruze foi o terceiro sedã mais vendido do Brasil em 2021, com 7.090 unidades emplacadas. Acima dele, o Toyota Corolla liderou o ranking com 41.891 emplacamentos, seguido pelo Honda Civic, com 18.949.
Chevrolet Cruze LT 2022
Como dissemos acima, esse é o modelo de entrada para o Sedan da Chevrolet. São diversos itens de série e ele pode ser o carro ideal para quem quer conforto para família e está procurando um sedã que caiba no seu bolso.
E falando em carro que cabe no seu bolso, que tal dar uma olhada na lista que fizemos sobre os 10 carros mais baratos para comprar esse ano? É só clicar no link e ver as nossas sugestões.
Ficha técnica (motor, preço, combustível, e outros dados do carro)
Motorização
1.4
Combustível
Etanol / Gasolina
Potência (cv)
153,0 (E) / 150,0 (G)
Torque (kgf.m)
24,5 (E) / 24,0 (G)
Velocidade máxima (km/h)
214
Tempo 0-100 (s)
9,0 (E) / 0,0 (G)
Consumo cidade (km/l)
7,6 (E) / 11,1 (G)
Consumo estrada (km/l)
9,4 (E) / 13,5 (G)
Transmissão
Automatic
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão dianteira
Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira
Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.
Freios dianteiros
Dois freios à disco ventilados
Freios traseiros
Dois freios à disco sólidos
Altura (mm)
1484
Largura (mm)
1807
Comprimento (mm)
4665
Peso (kg)
1310
Tanque (L)
52
Entre-eixos (mm)
2700
Porta-Malas (L)
440
Ocupantes
5
Chevrolet Cruze LTZ 2022
No caso do modelo intermediário, o carro começa a ficar com alguns features mais interessantes para o seu motorista. Para quem já está acostumado com a qualidade e o conforto de um sedã, talvez valha a pena dar uma olhada.
Ficha técnica
Motorização
1.4
Combustível
Etanol / Gasolina
Potência (cv)
153,0 (E) / 150,0 (G)
Torque (kgf.m)
24,5 (E) / 24,0 (G)
Velocidade máxima (km/h)
214
Tempo 0-100 (s)
9,0 (E) / 0,0 (G)
Consumo cidade (km/l)
7,6 (E) / 11,1 (G)
Consumo estrada (km/l)
9,4 (E) / 13,5 (G)
Transmissão
Automatic
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão dianteira
Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira
Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.
Freios dianteiros
Dois freios à disco ventilados
Freios traseiros
Dois freios à disco sólidos
Altura (mm)
1484
Largura (mm)
1807
Comprimento (mm)
4665
Peso (kg)
1310
Tanque (L)
52
Entre-eixos (mm)
2700
Porta-Malas (L)
440
Ocupantes
5
Chevrolet Cruze Premier 2022
Esse é o modelo mais caro de toda a linha. Para quem procura um carro completo e tem algum dinheiro para investir no veículo, essa opção pode se tornar atraente levando o conforto dos sedãs a um novo patamar. Mas lembre-se: não basta comprar o carro, tem que levar em conta o seu gasto com IPVA, combustível, manutenção e muitas outras variáveis. Então escolha o melhor modelo a médio e longo prazo, não apenas algo impulsivo por ter possibilidade na hora.
Ficha técnica
Motorização
1.4
Combustível
Etanol / Gasolina
Potência (cv)
153,0 (E) / 150,0 (G)
Torque (kgf.m)
24,5 (E) / 24,0 (G)
Velocidade máxima (km/h)
214
Tempo 0-100 (s)
9,0 (E) / 0,0 (G)
Consumo cidade (km/l)
7,6 (E) / 11,1 (G)
Consumo estrada (km/l)
9,4 (E) / 13,9 (G)
Transmissão
Automatic
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão dianteira
Suspensão tipo McPherson, roda tipo independente e molas helicoidal
Suspensão traseira
Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal
Freios dianteiros
Dois freios à disco ventilados
Freios traseiros
Dois freios à disco sólidos
Altura (mm)
1484
Largura (mm)
1807
Comprimento (mm)
4665
Peso (kg)
1321
Tanque (L)
52
Entre-eixos (mm)
2700
Porta-Malas (L)
440
Ocupantes
5
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Ana
Em 2022, entrou para o time da Zapay, como Analista de SEO atuando com o planejamento de conteúdo para o blog com o objetivo de auxiliar e atuar no crescimento, ajudando a responder às principais dúvidas dos usuários sobre o universo automotivo.
Pra quem quiser ter poblemas a cada 5 meses com suspensão do Cruze, aí recomendo.
Gastei quade 8000 mil reais em.troca dos leques/ bandejas dianteiros para troca de pivos, pois os projetistas infelizes da GM, recomendam não trocar o pivo. Cinco meses se passaram, 5000 km, pivo lado direito com problema. A garantia só e de 90 dias. Prejuizo, muito prejuizo. Melhor vender o carro poias há defeito oculto nessa peça, projeto mal feito, supensão dura. Veja os relatos na internet antes de cair nessa enrrascada.