Chevrolet Cruze 2022
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Vale a pena comprar um Chevrolet Cruze em 2022?

Comprar um carro sempre vai muito do gosto do futuro dono, mas a Zapay vai dar aquela forcinha e falar tudo sobre o Chevrolet Cruze. Esse veículo querido por muitos brasileiros teve diversos modelos, o que inclui o Chevrolet Cruze 2012 e o Chevrolet Cruze 2015, se tornando um dos clássicos no mercado nacional e uma ótima opção de compra para quem procura um carro familiar. Chegou mais um ano e com o lançamento de um novo Chevrolet Cruze Sedan, a marca traz o seu modelo para competir de igual para igual com o Volkswagen Jetta, Honda Civic e Toyota Corolla. A linha 2022 foi lançada recheada de novidades e destaques: novas configurações de motor, visual moderno e aumento de preços.

Em sua nova geração dentro do mercado nacional, o Chevrolet Cruze aposta suas fichas em um interior mais refinado, tecnologias mais modernas e foco em dois dos pontos fortes para quem busca um sedã: mais conforto e eficiência no consumo de combustível, seja gasolina ou etanol. 

Quer saber alguns números que o modelo atingiu? O carro é o terceiro mais vendido entre os sedãs médios, com 3.656 unidades vendidas até agosto de 2021. Está bem atrás do primeiro lugar, o Toyota Corolla, que acumulou 28.175 vendas no mesmo período, além de perder também para o Honda Civic com suas 12.116 unidades vendidas.

E fique ligado: se quiser as melhores dicas na hora de comprar um carro novo, é só clicar aqui e ver os toques que a Zapay preparou para você.

 

Introdução sobre os sedãs

O Chevrolet Cruze e todos os seus modelos podem ser categorizados como sedãs médios. Mas, afinal, o que é um sedã? 

Uma carroceria sedã (do estrangeirismo sedan), também denominada berlina, turismo ou três volumes, é um dos tipos mais comuns de carroceria e é o formato de carroceria que a maioria das pessoas associa com o carro moderno nos dias de hoje.

Para resumir, podemos falar que um sedã é um carro com as seguintes características: duas fileiras de bancos, espaço razoavelmente generoso no banco de trás para três adultos de peso médio e um compartimento na parte traseira, geralmente para carregar bagagens. Esse compartimento traseiro é externo ao habitáculo dos passageiros e sua tampa não inclui o vidro traseiro. Existe até uma subdivisão como os que Dois Volumes e Meio ou os Hatchbacks, mas o que vale ressaltar na hora de falar do Cruze é mesmo o seu modelo médio e sua composição tradicional de três volumes. 

Quais são as versões do Chevrolet Cruze 2022?

LT 

Em sua versão de entrada, o Chevrolet Cruze LT 1.4 Turbo Automático traz  os seguintes itens de fábrica: controle de tração e estabilidade; 6 airbags; faróis de neblina; transmissão e piloto automático; direção elétrica; vidros elétricos; ar-condicionado automático; ajuste de profundidade e altura do volante; volante multifuncional e revestido em couro; ajustes de banco e retrovisores; bancos em couro; destravamento de porta-malas e tanque de combustível; travamento elétrico remoto de portas; sistema de alarme; computador de bordo; sensor de estacionamento traseiro e câmera de estacionamento em ré.

Quando falamos de multimídia, a versão oferece tela touchscreen 7 polegadas; rádio AM/FM; conexão bluetooth e USB e integração com aplicativos de celular.

LTZ 

Na versão intermediária, Cruze LTZ 1.4 Turbo Automático, o carro conta com controle de tração e estabilidade; 6 airbags; luz diurna em LED; faróis de neblina; transmissão e piloto automático; direção elétrica; vidros elétricos; ar-condicionado automático; ajuste de profundidade e altura do volante; volante multifuncional e revestido em couro; ajustes de banco e retrovisores; bancos em couro; chave presencial de abertura, fechamento e partida do motor; partida remota do veículo; limpador de parabrisas automático; acendimento automático de faróis; destravamento de porta-malas e tanque de combustível; travamento elétrico remoto de portas; sistema de alarme; computador de bordo; sensores de estacionamento traseiro e dianteiro e câmera de estacionamento em ré. Para os que estão sempre conectados, o LTZ também conta com tela touchscreen 8 polegadas; rádio AM/FM; conexão bluetooth e USB; integração com aplicativos de celular e sistema de navegação.

Premier 

Por fim, a Premier, modelo mais caro da linha, chegando a custa R$ 12.500 a mais que a LTZ.  A versão mais completa é a topo de linha Cruze Premier 1.4 Turbo Automático, que conta com controle de tração e estabilidade; 6 airbags; luz diurna em LED; faróis de neblina; assistente de permanência em faixa; alerta de colisão frontal; frenagem automática; monitoramento de pedestre; alerta de ponto cego; transmissão e piloto automático; direção elétrica; vidros elétricos; ar-condicionado automático; ajuste de profundidade e altura do volante; volante multifuncional e revestido em couro; ajustes de banco e retrovisores; bancos em couro; chave presencial de abertura, fechamento e partida do motor; partida remota do veículo; limpador de pára-brisas automático; acendimento automático de faróis; destravamento de porta-malas e tanque de combustível; travamento elétrico remoto de portas; sistema de alarme; computador de bordo; sensores de estacionamento traseiro e dianteiro; câmera de estacionamento em ré; estacionamento automático paralelo e perpendicular.

Assim como a versão intermediária, o topo de linha Cruze Premier já vem equipado com tela touchscreen 8 polegadas; rádio AM/FM; conexão bluetooth e USB; integração com aplicativos de celular e sistema de navegação.

Vantagens e Desvantagens

Carros baixos têm diversos pontos positivos e negativos. Começando pelo lado positivo, eles têm tendência a serem mais econômicos devido ao coeficiente de arrasto, mais estáveis graças ao centro de gravidade baixo e mais estilosos pela aparência mais despojada, indo para o lado esportivo.

Ao sentar-se no volante, o Cruze proporciona uma experiência fantástica, que faz jus ao histórico de sucesso da Chevrolet no mercado de sedãs. Ele vem bem equilibrado, com um acerto de suspensão mais macio para a cidade, equipado com amortecedores que filtram bem as irregularidades do nosso asfalto castigado por buracos e outras intempéries do tempo. E, ainda que o arranjo traseiro seja de eixo de torção, o Cruze aguenta curvas mais acentuadas sem perder o seu prumo, mesmo sendo em velocidades um pouco mais altas.

O motor 1.4 turbo da família Ecotec desenvolve 153 cv de potência a 5.200 rpm e 24,5 kgfm de torque a 2.000 rpm. O câmbio automático de seis marchas foi projetado especialmente para beneficiar o consumo de combustível, buscando sempre as marchas mais altas para manter as rotações baixas.

Esse acerto também faz com que o Cruze seja muito mais suave que outros sedãs turbos da concorrência. As acelerações vão acontecendo progressivamente, sem os solavancos de um carro que pode “arrancar” a qualquer momento. Por outro lado, ele perde um pouco em arranque: o Chevrolet Cruze leva 9 segundos para atingir 100 km/h, segundo números de fábrica.

O Inmetro declara que o Cruze pode fazer 7,8 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada com etanol. Quando abastecido com gasolina, o consumo é de 11,3 km/l na cidade e 14 km/l na estrada.

Como dito no início, a carroceria baixa também tem seus pontos negativos. Donos desses carros reclamam com frequência das raspadas em valetas, lombadas e entradas de prédios. Isso é facilmente explicado pelo seu longo balanço dianteiro (medida que determina a distância entre o eixo da roda frontal e a extremidade do para-choque), além do ângulo que deixa a carroceria levemente inclinada para a frente, causando esses impactos incômodos e prejudiciais para o carro.

Mas será que um motorista mais habilidoso, indo devagar, consegue andar pela cidade sem raspar? A resposta é sim. Mas você terá de passar “de lado” em algumas valetas mais profundas. E isso pode acabar sendo um dos motivos pelos quais o já restrito público de sedãs quer migrar para os SUVs em diversos países do mundo, buscando o conforto e sossego na hora de dirigir mesmo que seja desembolsando um valor um pouco mais alto.

A GM deixou claro que SUVs são prioridade no mundo inteiro, inclusive no Brasil. Depois de MonzaVectra e duas gerações do Cruze, a marca está próxima de abandonar a categoria. O Brasil é um dos poucos mercados em que o modelo resiste com bravura, devido ao seu público fiel.

O Cruze foi o terceiro sedã mais vendido do Brasil em 2021, com 7.090 unidades emplacadas. Acima dele, o Toyota Corolla liderou o ranking com 41.891 emplacamentos, seguido pelo Honda Civic, com 18.949. 

Chevrolet Cruze LT 2022

Como dissemos acima, esse é o modelo de entrada para o Sedan da Chevrolet. São diversos itens de série e ele pode ser o carro ideal para quem quer conforto para família e está procurando um sedã que caiba no seu bolso.

E falando em carro que cabe no seu bolso, que tal dar uma olhada na lista que fizemos sobre os 10 carros mais baratos para comprar esse ano? É só clicar no link e ver as nossas sugestões.

Ficha técnica (motor, preço, combustível, e outros dados do carro) 

Motorização

1.4

Combustível

Etanol / Gasolina

Potência (cv)

153,0 (E) / 150,0 (G)

Torque (kgf.m)

24,5 (E) / 24,0 (G)

Velocidade máxima (km/h)

214

Tempo 0-100 (s)

9,0 (E) / 0,0 (G)

Consumo cidade (km/l)

7,6 (E) / 11,1 (G)

Consumo estrada (km/l)

9,4 (E) / 13,5 (G)

Transmissão

Automatic

Tração

Dianteira

Direção

Elétrica

Suspensão dianteira

Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira

Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Freios dianteiros

Dois freios à disco ventilados

Freios traseiros

Dois freios à disco sólidos

Altura (mm)

1484

Largura (mm)

1807

Comprimento (mm)

4665

Peso (kg)

1310

Tanque (L)

52

Entre-eixos (mm)

2700

Porta-Malas (L)

440

Ocupantes

5

Chevrolet Cruze LTZ 2022

No caso do modelo intermediário, o carro começa a ficar com alguns features mais interessantes para o seu motorista. Para quem já está acostumado com a qualidade e o conforto de um sedã, talvez valha a pena dar uma olhada. 

Ficha técnica 

Motorização

1.4

Combustível

Etanol / Gasolina

Potência (cv)

153,0 (E) / 150,0 (G)

Torque (kgf.m)

24,5 (E) / 24,0 (G)

Velocidade máxima (km/h)

214

Tempo 0-100 (s)

9,0 (E) / 0,0 (G)

Consumo cidade (km/l)

7,6 (E) / 11,1 (G)

Consumo estrada (km/l)

9,4 (E) / 13,5 (G)

Transmissão

Automatic

Tração

Dianteira

Direção

Elétrica

Suspensão dianteira

Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira

Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Freios dianteiros

Dois freios à disco ventilados

Freios traseiros

Dois freios à disco sólidos

Altura (mm)

1484

Largura (mm)

1807

Comprimento (mm)

4665

Peso (kg)

1310

Tanque (L)

52

Entre-eixos (mm)

2700

Porta-Malas (L)

440

Ocupantes

5

Chevrolet Cruze Premier 2022

Esse é o modelo mais caro de toda a linha. Para quem procura um carro completo e tem algum dinheiro para investir no veículo, essa opção pode se tornar atraente levando o conforto dos sedãs a um novo patamar. Mas lembre-se: não basta comprar o carro, tem que levar em conta o seu gasto com IPVA, combustível, manutenção e muitas outras variáveis. Então escolha o melhor modelo a médio e longo prazo, não apenas algo impulsivo por ter possibilidade na hora.

Ficha técnica

Motorização

1.4

Combustível

Etanol / Gasolina

Potência (cv)

153,0 (E) / 150,0 (G)

Torque (kgf.m)

24,5 (E) / 24,0 (G)

Velocidade máxima (km/h)

214

Tempo 0-100 (s)

9,0 (E) / 0,0 (G)

Consumo cidade (km/l)

7,6 (E) / 11,1 (G)

Consumo estrada (km/l)

9,4 (E) / 13,9 (G)

Transmissão

Automatic

Tração

Dianteira

Direção

Elétrica

Suspensão dianteira

Suspensão tipo McPherson, roda tipo independente e molas helicoidal

Suspensão traseira

Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal

Freios dianteiros

Dois freios à disco ventilados

Freios traseiros

Dois freios à disco sólidos

Altura (mm)

1484

Largura (mm)

1807

Comprimento (mm)

4665

Peso (kg)

1321

Tanque (L)

52

Entre-eixos (mm)

2700

Porta-Malas (L)

440

Ocupantes

5

One thought on “Vale a pena comprar um Chevrolet Cruze em 2022?
  1. Pra quem quiser ter poblemas a cada 5 meses com suspensão do Cruze, aí recomendo.

    Gastei quade 8000 mil reais em.troca dos leques/ bandejas dianteiros para troca de pivos, pois os projetistas infelizes da GM, recomendam não trocar o pivo. Cinco meses se passaram, 5000 km, pivo lado direito com problema. A garantia só e de 90 dias. Prejuizo, muito prejuizo. Melhor vender o carro poias há defeito oculto nessa peça, projeto mal feito, supensão dura. Veja os relatos na internet antes de cair nessa enrrascada.

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