mulher com a chave do carro novo
Categories:

Meu carro novo: melhores dicas para fazer sua compra!

Poder dizer a frase: “Este é o meu carro novo!” é o sonho de vários brasileiros. Porém, alguns cuidados precisam ser tomados antes dessa grande decisão, para evitar problemas futuros. 

Para te ajudar com isso, nós da Zapay selecionamos aqui as principais informações que você precisa saber antes de comprar um carro novo. Confira: 

Meu carro novo é uma escolha ou necessidade? 

Se você está considerando a aquisição de um novo veículo, o primeiro ponto a analisar antes da compra é: “Meu carro novo é para atender a uma necessidade ou é uma escolha pessoal?”. Ao ter a resposta dessa pergunta, muitas considerações mudam. 

Isso porque a escolha certa de um veículo passa por muitas considerações como, por exemplo, o seu propósito, o quanto você está disposto a gastar, quais são as características mais importantes, entre tantos outros detalhes. Tudo isso, vai interferir em qual é o melhor momento para você trocar de carro

Meu carro novo precisa de um planejamento financeiro?

Após decidir sobre a sua compra, o primeiro ponto a analisar é a sua vida financeira. Afinal, é essencial garantir a saúde do seu orçamento financeiro para não ter complicações nos pagamentos das parcelas ou em outras áreas da sua vida. 

Por isso, faça uma análise do quanto você tem disponível para essa compra, as formas de pagamento que melhor cabem no seu bolso, valor ideal das parcelas, por quantos anos você pretende estender os pagamentos, valor de entrada entre outros detalhes. 

Para planejar isso e ter uma ideia de modelos que podem entrar na sua lista de meu carro novo é consultar a tabela Fipe. Nela, ficam disponíveis os preços tabelados de vários modelos, atualizados mensalmente. 

  1. Melhor momento de compra

O melhor momento para você investir no seu projeto de “meu carro novo” é quando você tem certeza de que pode arcar com os custos adicionais que ele vai demandar no seu orçamento.  

Ou seja, além do valor de entrada e das parcelas financiadas, também pense sobre os valores das documentações e posteriormente, de sua manutenção, itens e produtos necessários para a sua correta locomoção. 

Além disso, também considere outros objetivos que você tenha em sua vida como, por exemplo, a compra de um imóvel, casamento, faculdade, entre outros. Assim, você consegue iniciar um bom planejamento financeiro a longo prazo. 

  1. Gastos fixos e variáveis

Um dos gastos iniciais é com o emplacamento. Depois, vem a lista de documentos e impostos anuais obrigatórios, que incluem o licenciamento anual, IPVA e DPVAT. 

Em seguida, vem os gastos relacionados ao uso do bem. Ou seja, com combustível e estacionamento, por exemplo. Além disso, não se esqueça da manutenção preventiva. 

No caso de um carro novo, as primeiras revisões são obrigatórias e devem ser feitas na fábrica, evitando assim que você perca a garantia do veículo. Posteriormente, essas revisões ainda devem ser feitas para manter a sua segurança e evitar gastos ainda maiores.  

  1. Modelo desejado

A primeira coisa a pensar na hora de criar a sua lista de “meu carro novo” são as suas prioridades. Assim, fica bem mais simples ir limitando as opções e chegar o mais perto possível do que seria o carro ideal para você. 

Sendo assim, considere a utilidade dele. É um carro para uso principal na cidade ou na estrada? Prioriza economia em um 1.0 ou prefere a autonomia de um 2.0? Câmbio automático ou manual? A Direção hidráulica ou elétrica faz diferença para você? Anote esses pontos, considerando com atenção. 

Após isso, faça bom uso da internet e pesquise os modelos de carros que mais se enquadram dentro do que você precisa. Considerando, é claro, sempre o seu orçamento disponível.

  1. Test drive e avaliação da marca

Realizar o test drive pode ser o fator principal na sua escolha, seja pelo modelo ou pela marca de carro. Isso porque, por mais que acompanhe avaliações de especialistas, só você vai saber o que mais lhe agrada em questão de espaço, conforto, dirigibilidade entre outros. 

Outro ponto importante é pesquisar sobre a marca e modelo para conferir o que outros usuários relatam em relação a problemas frequentes, autonomia de gasto de combustível entre outros detalhes que, a longo prazo, ou não, podem causar dor de cabeça.

Meu carro novo pode estar entre os mais vendidos em março de 2022?

Caso você goste e possa investir em modelos mais novos, vale a pena dar uma analisada nos carros que entraram recentemente para a lista dos mais vendidos. Afinal, eles podem se enquadrar em vários critérios que você também possua.

Para te ajudar nessa análise, separamos a seguir uma lista com os carros mais vendidos no Brasil em março de 2022, segundo o ranking divulgado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Confira:

  • Em 1º lugar, o Hyundai HB20;
  • Em 2º, o Fiat Mobi;
  • Fechando o pódio em 3º lugar: Volkswagen T-Cross;
  • 4º lugar: Chevrolet Onix;
  • 5º lugar: Chevrolet Tracker;
  • 6º lugar: Jeep Compass;
  • Em 7º: Toyota Corolla Cross;
  • 8º lugar: Hyundai Creta;
  • 9º lugar: Toyota Corolla:
  • E por fim, em 10º: Chevrolet Onix Plus; 

É preciso ter seguro no meu carro novo?

Para um carro 0 km, um seguro pode ter um custo elevado. Porém, é ele que vai te ajudar na prevenção contra batidas, incêndios, furtos, roubos entre outros danos ao seu bem. 

Sendo assim, muitas pessoas o consideram indispensável, e buscam as melhores formas de economizar nessas contratações, mantendo os melhores benefícios. 
Em questão de economia, a Zapay oferece serviços de consulta de multas, IPVA e licenciamento com ótimas condições de pagamento. Confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *