Como espelhar celular na central multimídia Apple CarPlay
Categories:

Como espelhar o celular na central multimídia do carro?

Confiras as principais dicas para aproveitar os sistemas de espelhamento Android Auto e Apple CarPlay 

O avanço da tecnologia fez da conectividade um dos pilares mais valorizados pelos consumidores na hora de comprar um novo carro. E o recurso mais desejado sob este aspecto é central multimídia, que permite acessar de forma fácil dados de conversas telefônicas, navegação GPS, música, mensagens, informações do veículo e muito mais. Mas, afinal, como espelhar o celular na central multimídia do carro?

A tecnologia de espelhamento de smartphones surgiu no início dos anos 2010, mas começou a ganhar muita popularidade a partir de 2014. Foi neste ano que surgiram os dois principais protocolos de espelhamento do mercado: Android Auto (para celulares com sistema operacional do Google) e Apple CarPlay (para modelos com iOS, o sistema operacional do iPhone). 

Estes dois tipos de espelhamento de celulares adotam estratégias semelhantes e replicam na tela tátil do veículo os principais aplicativos do celular. Com isso, não é necessário manusear o smartphone para acessar as principais funções. Alguns exemplos de aplicativos disponíveis nos dois sistemas são Waze, Spotify, Google Maps e WhatsApp, entre outros. 

De acordo com o modelo do veículo e do celular, o espelhamento pode ser feito via cabo USB ou de forma totalmente sem fio. Com a adição da tecnologia de espelhamento wireless, muitos carros passaram a vir de fábrica com carregador de celular por indução, que também dispensa o uso de cabos. Confira abaixo as dicas de como espelhar o celular na central multimídia:

Como espelhar celular na central multimídia Android Auto

Espelhamento via Android Auto

A primeira dica para iniciar o pareamento do celular na central multimídia é fazer essa tarefa com o veículo estacionado em local seguro. Mesmo que a tarefa seja feita pelo passageiro, por exemplo, alguns veículos podem restringir a realização do pareamento quando em movimento. 

Para habilitar o Android Auto, não é necessária a instalação de nenhum aplicativo adicional no celular. Apesar disso, é recomendável que o aparelho esteja atualizado com a versão mais recente do sistema operacional Android. Na sequência, basta plugar o celular com um cabo original na entrada USB do veículo. Com isso, será exibida uma notificação na tela do smartphone solicitando a conexão de pareamento. Ao aceitar, o espelhamento já será exibido na multimídia. 

Para veículos que suportem o espelhamento de Android Auto sem fio, é necessário ligar o Bluetooth do celular e, em alguns casos, o Wi-Fi. Para isso, busque as configurações na tela do veículo e procure pela opção “adicionar celular”. Quando o veículo atualizar a lista de dispositivos disponíveis, clique no nome relativo ao seu aparelho para que o pareamento seja feito. Uma tela de confirmação deverá ser exibida no celular. Com o Android Auto, é possível ativar os recursos do Google Assistente via comandos de voz ao toque de um botão no volante.

Quais os carros compatíveis com Android Auto?

Os usuários podem consultar o manual do proprietário para verificar se o modelo é compatível com Android Auto. Lá também é possível confirmar qual o tipo de espelhamento está disponível (com ou sem fio). O Google também disponibiliza uma página com a lista de carros compatíveis com o recurso. 

Como espelhar celular na central multimídia Apple CarPlay

Espelhamento via Apple CarPlay 

O espelhamento de smartphone na central multimídia via Apple CarPlay segue basicamente o mesmo roteiro do Android Auto. Por isso, opte por realizar o primeiro pareamento com o veículo totalmente parado. 

A conexão do iPhone pode ser feita por meio de um cabo USB ou via Bluetooth, se o veículo for compatível com o CarPlay sem o uso de fios. Não é preciso baixar nenhum aplicativo, bastando apenas ter o sistema operacional atualizado para melhor performance. 

Após conectar o aparelho via cabo, basta confirmar a solicitação de conexão na tela do celular para que o espelhamento seja iniciado. No caso do CarPlay Wireless, é preciso habilitar o Bluetooth e o Wi-Fi do celular. Para parear o iPhone via Bluetooth, busque as configurações na tela da central multimídia e procure pela opção “adicionar celular”. Com o CarPlay em funcionamento, é possível utilizar os comandos de voz da assistente virtual Siri. 

Quais veículos compatíveis com Apple CarPlay?

Os proprietários de veículos podem consultar o manual do proprietário do veículo para verificar se o modelo é compatível com Apple CarPlay. Se sim, o manual também irá indicar qual o tipo de espelhamento disponível (com ou sem fio). A empresa de tecnologia também disponibiliza em seu site oficial uma lista com todos os carros que suportam o recurso. 

Como espelhar celular na central multimídia Apple CarPlay

Curtiu este conteúdo sobre como espelhar o celular na central multimídia? Saiba que aqui no Blog da Zapay você encontra diversos artigos sobre lançamentos, manutenção automotiva, impostos, legislação de trânsito e muito mais. E se você quiser realizar a consulta de débitos de veículos, conte com a Zapay para facilitar o pagamento de licenciamento, IPVA e multas em até 12x!

Imagens: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *