carro de leilão
Categories:

O que levar em conta na hora de comprar um carro em leilão

Comprar  carro em leilão pode parecer um bom negócio, pois costumam ser mais barato do que comprar um carro seminovo em concessionária. Inclusive, se você tiver sorte, é possível adquirir um veículo em leilão por 10 mil reais, por exemplo. No entanto, é preciso estar atento para que o barato não saia caro. 

Fizemos uma lista com os principais pontos para você levar em conta na hora de comprar seu novo carro em um leilão sem ficar no prejuízo. Confira!

Onde acontecem os leilões? 

Os veículos que costumam ir a leilão têm origem diversas, como seguradoras, bancos e até do Detran, no caso de carros apreendidos. Os leilões devem ser promovidos por casas autorizadas judicialmente, que inclusive podem oferecer o leilão online. 

Pesquise sempre para saber se a casa de leilão que o está realizando é autorizada e confiável.

A origem do carro 

Outro ponto importante é saber sobre a origem do carro.Quem está vendendo o carro, os especialistas aconselham optar por carros que são vendidos por montadoras ou alguma instituição financeira, já que isso aumenta as chances de ser um veículo em bom estado. Já se o vendedor for uma seguradora, pode ser que o carro tenha passado por um acidente. Vale sempre fazer uma vistoria. 

Precificação   

Como saber se o preço do leilão é bom? Especialistas afirmam que geralmente um lance de até 80% do valor do veículo na tabela Fipe (valor com as taxas do leilão inclusos) pode ser um bom negócio. 

Imagine que você quer comprar um carro que na tabela Fipe custa 100 mil reais, se você conseguir arrematar o carro por até 80 mil com todas as taxas inclusas é um bom negócio. É importante que o lance inicial seja bem baixo para conseguir chegar em um lance dentro dos 80% do valor da Fipe. 

Vale levar em consideração que os carros de leilão, muitas vezes, sofrem desvalorizações para revenda. Isso acontece porque existe um certo preconceito com carros leiloados. 

Confira o estado do veículo

É extremamente importante conferir o estado do veículo, por fora e por dentro, como motor, câmbio, lataria, etc. Não se empolgue com carros muito detonados, sem alguma parte, provavelmente eles sejam úteis apenas para ferros-velhos e empresas especializadas. Vale também prestar atenção se o carro ainda está na garantia, por exemplo,pois isso pode ser um fator de muita vantagem. 

Também é indicado ler o edital do leilão com atenção, já que todas as informações devem estar detalhadas e disponíveis no documento, como o estado do carro e as multas e impostos em aberto.

Seguro 

Um dos principais pontos pra levar em conta na hora de arrematar um carro em leilão é que nem todas as seguradoras aceitam carros de leilão. Por isso, vale fazer uma pesquisa em quais seguradoras aceitam carros leiloados e qual é a cobertura e termos de contrato da empresa.

Geralmente, a seguradora vai a fundo no histórico carro e leva em consideração se o carro tem multas, se precisa de reparos, se já sofreu algum tipo de alteração. E essa pesquisa minuciosa que quem vai comprar um carro em leilão deve fazer pra não ficar no prejuízo ou ter dores de cabeça com a nova aquisição. 

Agora que você já sabe os principais pontos de atenção e o que deve levar em conta na hora de comprar um carro em leilão, acha que vale a pena pra você? 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *