multa 560-60
Categories:

Como saber se levei multa?

Como saber se levei multa no mesmo dia”? Esta é a pergunta que muitos condutores fazem quando percebem que cometeram algum deslize em vias públicas.

Por isso, a Zapay preparou este artigo especial para que os condutores saibam consultar as multas, utilizando também os nossos serviços. Além disso, o motorista pode conhecer dicas para não cometer infração e não ser multado.

Se a dúvida “como saber se tomei multa” é algo que tira seu sono, fique tranquilo. Este conteúdo está aqui para ajudá-lo e para fazer com que o trânsito se torne um lugar cada vez mais seguro, com muita informação de qualidade e dicas para condutores de todas as categorias. 😉

Quando um condutor comete um deslize ou um erro no trânsito, esta infração é registrada ou por um sistema eletrônico ou por uma agente de órgão autuador presente na via pública. Obrigatoriamente, o motorista deve ser comunicado por esta infração e por isso é tão importante o condutor estar atento à notificação de autuação.

É nesta notificação que consta qual infração o condutor cometeu, onde, a que horas, a imagem do momento, além de outras explicações técnicas importantes. A notificação carrega ainda os dados necessários para que o condutor possa ter o direito de entrar com recurso, caso julgue que a acusação seja injusta.

A notificação é feita via remessa postal e vai para o endereço cadastrado pelo condutor no RENAVAM, o Registro Nacional de Veículos Automotores. Caso você tenha se mudado, é importante manter sempre seu endereço atualizado perante os órgãos de trânsito.

Quem deseja e precisa atualizar o endereço, deve entrar no site do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) da respectiva localidade e preencher os novos dados. Se preferir, o condutor pode ainda se dirigir até um posto de atendimento do DETRAN e também realizar o procedimento de atualização do novo e atual endereço residencial.

Mas e se a notificação de autuação não chegar às mãos do proprietário do veículo. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) explica que “a notificação devolvida por desatualização do endereço do proprietário do veículo será considerada válida para todos os efeitos”. Ou seja, a acusação de infração prevalecerá, com a obrigatoriedade do pagamento de multa e também com o desconto de pontos na carteira de habilitação. Portanto, fique muito atento!

Você sabia que pode tomar conhecimento de uma multa antes mesmo da notificação chegar à sua residência? Pois é! E para isso é necessário entrar no site do DETRAN. O departamento de trânsito de cada estado, entre outras funções, disponibiliza aos proprietários de veículos e motoristas de quaisquer categorias automotivas um sistema no qual é possível consultar a situação do veículo. Para tal, o condutor deve acessar o site do DETRAN do seu respectivo estado.

Vale lembrar que os DETRANs são autônomos, porém o caminho para verificar as infrações é muito semelhante entre os diferentes departamentos de trânsito. O usuário deve acessar a categoria “Veículos” e, em seguida, procurar a aba “Consulta de veículos”. O nome da aba ainda pode ser “Consultar multas”, “Débitos e restrições” ou ainda “Situação do veículo”.

Importante: o motorista deve ter em mãos o número da placa do veículo e também o código RENAVAM, composto por 11 dígitos. O código RENAVAM consta no Certificado de Registro de Licenciamento (CRLV) e também no Certificado de Registro do Veículo (CRV). Se você é proprietário de um veículo anterior a 2013, saiba que o código RENAVAM terá apenas 9 dígitos – basta que você acrescente dois zeros (00) à frente do código, inserir este conjunto no campo correto e realizar a consulta.

Uma dica: o número do chassi do veículo também consta no documento do carro ou da moto. Pode ser que este número também seja requisitado na pesquisa.

O resultado que aparece na busca mostra um resumo de todas as informações do automóvel juntamente das potenciais restrições administrativas (as infrações cometidas e as penalidades), bem como as restrições judiciais e financeiras.

Uma vez informado, cabe ao condutor regularizar a situação para evitar dores de cabeça no licenciamento, por exemplo, ou ainda junto aos órgãos autuadores à Lei de Trânsito. Afinal, ninguém quer ter problemas ao dirigir o veículo em vias públicas, não é mesmo?!

Valores de multas 2022

Quando observamos o trânsito, é sempre válido relembrar que todos os condutores estão sujeitos a receber multas, das mais diversas, quando se trata de situações de perigo em vias públicas. As penalidades, que costumam ser o pagamento de multa e os pontos descontados na carteira nacional de habilitação – ambas as situações dependem da gravidade e da reincidência da infração – podem advir de ações diretas dos condutores ao volante, assim como do estado do carro e também dos documentos relacionados ao veículo. Vale lembrar que cada motorista pode acumular até 40 pontos em sua CNH. Neste artigo especial preparado pela Zapay, conheça os valores das multas de trânsito, quais são as categorias de multas, além de dicas para evitar uma direção perigosa e que venha trazer transtornos ao motorista e ao trânsito, de modo geral. Leia e confira!

Dicas para não ser multado

Para que você não precise correr o risco de se perguntar “Como saber se levei multa?” – embora este artigo já tenha lhe explicado como consultar infrações de trânsito pelo DETRAN – é sempre bom aprender dicas para que erros e deslizes não aconteçam em vias públicas.

Separamos algumas dicas para você. Confira!

– Sente muito calor nos pés? Saiba que dirigir de chinelo não é uma opção. Todo motorista deve conduzir seu veículo com calçados que se firmem adequadamente ao pé, sobretudo o calcanhar. Mas e dirigir descalça? Aí pode também!

– Curte um carro rebaixado? Então, atente-se às medidas que o Código Nacional de Trânsito (CTB) permite para a diferença entre o solo e a estrutura do veículo. Lembrando que alterar as características do veículo sem autorização pode resultar em multas graves.

– Todo radar, seja ele móvel, fixo ou estático, tem uma tolerância. Ou seja, se você foi multado por excesso de velocidade, é porque você estava mais rápido do que o limite permitido e do que essa tolerância permite também.

– Usar o celular enquanto dirige é colocar a vida de todos em risco. Se for necessário usar o aparelho, estacione o veículo em local permitido e só depois que terminar a ligação volte a dirigir.

– Respeite o rodízio de trânsito.

– Se for beber, nunca dirija. Pegue carona com alguém que não tenha bebido ou chame um motorista de aplicativo. 

Como consultar as multas com a Zapay

Para fazer o pagamento de multas e também de outros débitos veiculares, a Zapay é uma mão na roda! Isso porque estamos prestando serviços em 25 estados do nosso país e possuímos a maior cobertura nacional de consulta de veículos, integrados aos DETRANs de todas as regiões do Brasil. Isso só mostra o comprometimento que temos com um bem tão valioso para você e com o pagamento de impostos que permitem que você usufrua desse bem com toda a tranquilidade do mundo.

Além disso, aqui na Zapay, seu desejo é uma ordem! Procuramos atender a preferência de cada motorista, seja os que desejam pagar os débito on-line ou os mais tradicionais, que ainda preferem quitar os seus impostos físicos. É mais conforto para o motorista e sua família.

Voltando a destacar a parte de consultas de multas, na Zapay você pode consultar os débitos do veículo, de uma forma muito simples – se liga no passo a passo:

1. Consultar os débitos pela placa do veículo.
2. Se existirem débitos de seu veículo em aberto, estas informações apareceram na
tela. É preciso se cadastrar na Zapay e criar um usuário e uma senha. Com esta
ativação, você poderá selecionar o débito que deseja pagar ao clicar no botão
“Pagar agora”.
3. Escolha a forma de pagamento que melhor cabe no seu bolso e no planejamento
familiar. Você pode efetuar a quitação em até 12 vezes no cartão de crédito, fazer um PIX, pagar via boleto, TicketLog ou ainda Voucher. É só escolher a
opção e efetuar o pagamento.

Mas…e depois de pagar?

Depois de pagar, muitos motoristas começam a se perguntar quanto tempo leva para o sistema do DETRAN processar o pagamento e zerar as dívidas. O processo é o seguinte: após a aprovação do pedido, os débitos serão liquidados junto à rede bancária. Depois desse processo, o DETRAN solicita até dois dias úteis para que os débitos sejam baixados no sistema.
Vale lembrar que, alguns débitos podem quitar mais rápido e outros podem demorar um
pouco mais, como no caso de dívida ativa ou de débitos que forem de órgãos diferentes. Então, respire fundo e não fique ansioso, porque você vai ter o seu débito zerado. 😉

Você sabe o que é a prescrição de multa de trânsito? Em termos gerais, a prescrição de uma dívida é quando ela perde a validade. Quando o tempo que o interessado tinha para cobrá-la expira, então perde-se a obrigatoriedade da quitação por parte do devedor. E fica aqui uma dica: o amigo motorista não pode se deixar levar pelo diz que me diz e pelas fake news. Para saber ainda mais sobre a prescrição de multa, acesse este conteúdo feito pela Zapay.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *