nova cnh
Categories:

Nova CNH: saiba todas as mudanças da carteira de motorista

O que todo motorista precisa saber sobre a nova CNH (Carteira Nacional de Habilitação)? Nós da Zapay pesquisamos todas as mudanças e vamos contar tudo para vocês neste artigo. Se você quer saber como será o novo modelo da carteira de motorista, então leia esse post até o final. Boa leitura!

O que é CNH?

Antes de falar sobre a nova CNH que passará por mudanças em 2022, nós precisamos explicar detalhadamente o que é essa sigla. 

A CNH é a abreviação de Carteira Nacional de Habilitação, um documento obrigatório para todas as pessoas que desejam dirigir em território nacional. 

A CNH é como um RG, por isso também serve como um documento de identificação com foto aceito em todo o Brasil. 

Esse documento obrigatório para os motoristas possui a versão digital e física, mostrando as principais informações pessoais como nome completo, número do RG, CPF, filiação, data de nascimento, além de uma foto. 

A primeira Carteira Nacional de Habilitação surgiu em 1994, que trouxe mais informações sobre o condutor, mas ainda assim não servia como documento. Após alguns anos, esse documento passou a incluir RG e CPF.

O que é a nova CNH?

A nova CNH é a atualização desse documento obrigatório que permite os motoristas conduzirem determinados veículos, de acordo com a categoria

Essa nova versão passa a valer a partir de 1° de junho deste ano, assim que cada motorista for tirar pela primeira vez, fazer a renovação ou emitir a segunda via

Sendo assim, os motoristas que ainda estiverem com a CNH válida não precisam realizar a troca imediata para o novo modelo de carteira. 

Em 23 de dezembro de 2021, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio da resolução n° 886, decidiu atualizar a antiga Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por um novo modelo. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Como é a nova CNH?

A resolução indicou que o novo documento poderá ser expedido em meios físico, digital ou ambos. Portanto, cada condutor pode escolher como deseja portar esse documento. 

A nova CNH terá as cores verde e amarela predominantes, além de conter uma tabela de identificação para os tipos de veículos que o motorista tem permissão para dirigir. 

Saiba mais detalhes de como será a nova CNH que passa a valer em  1° de junho de 2022: 

  • A categoria (A, B, C, D ou E) está visível na primeira coluna da nova CNH;
  • Em seguida, haverá a imagem do tipo de veículo e a confirmação se o motorista está habilitado para conduzir;
  • Nesse documento atualizado, haverá a indicação por meio da letra “P” se referindo que o condutor tem apenas permissão para dirigir;
  • Caso o motorista já possua a CNH definitiva, então a indicação será feita pela letra “D”;
  • Haverá um campo para indicar que o condutor utiliza a carteira de motorista para trabalhar;
  • Na nova atualização também terá um campo para apresentar possíveis restrições médicas;
  • O QR Code será mantido na nova versão da CNH, que já está disponível nos documentos emitidos desde 2017. Esse código armazena todas as informações do documento, inclusive a fotografia, com exceção da assinatura do condutor. 

Veja a imagem da nova CNH, abaixo: 

Nova Carteira Nacional de Habilitação — Foto: Contran/Reprodução

Por que o Contran atualizou a CNH?

As mudanças realizadas pela Contran na nova carteira de motorista brasileira foram realizadas para alinhar a CNH com o padrão internacional. 

Além disso, essa atualização ainda conta com mais dispositivos de segurança contra falsificações, como tinta especial fluorescente que brilha no escuro, assim como itens visíveis apenas com luz ultravioleta e holograma na parte inferior do documento.

Qual a validade da nova carteira de motorista?

Apesar da carteira de motorista sofrer diversas alterações a partir de junho de 2022, a validade da CNH ainda continua com as mesmas regras vigoradas no ano passado.

Sendo assim, a validade da nova CNH é de 10 anos para motoristas com idade inferior a 50 anos, 5 anos para cidadãos com 50 a 69 anos e 3 anos para condutores com 70 anos ou mais. 

Pontuação da nova CNH

Se você quer saber com quantos pontos estouram a pontuação da nova CNH, então precisa seguir as regras atualizadas em 2021. 

A lei flexibilizou o número de pontos que um condutor pode ter na CNH, que tinha o limite de 20 pontos em 12 meses. Agora, este número passou para 40 pontos durante este mesmo período.

Quais os tipos de CNH?

Existem alguns tipos de carteira de habilitação indicados para cada perfil de motorista e veículo. Continue a leitura e descubra, a seguir!

  1. Carteira de motorista – Categoria A

A carteira de motorista para categoria A é indicada para condutores de veículos motorizados com 2 ou 3 rodas. Portanto, ela é mais utilizada por motoristas que pretendem dirigir motos, triciclos, ciclomotor, entre outros.

  1. Carteira de motorista – Categoria B

Essa carteira na categoria B é a mais comum entre os motoristas, já que ela é indicada para os condutores que utilizam veículos com 4 rodas ou mais, peso bruto total de até 3.500 kg e que não exceda 8 passageiros. Os veículos aceitos por essa categoria são os carros de passeios, picape, utilitário SUV e Van.

  1. Carteira de motorista – Categoria C

A carteira de motorista na categoria C inclui todos os veículos das categorias anteriores (A e B), porém o limite de peso pode chegar até 6.000 kg. Os veículos aceitos por essa categoria são: caminhões, trator de roda, trator de esteira, equipamento automotor destinado à execução de trabalho agrícola, de construção, entre outros.

  1. Carteira de motorista – Categoria D

Essa carteira de motorista (categoria D) abrange os veículos das categorias B e C, além de veículos de transportes de passageiros, como ônibus e vans (máximo 8 passageiros). É preciso ter mais de 21 anos, ter carteira na categoria C há pelo menos 1 ano e na categoria B há pelo menos 2 anos.

  1. Carteira de motorista – Categoria E

O condutor que tirar a carteira de motorista na categoria E pode dirigir todos os automóveis da categoria B, C, D e veículos com unidades acopladas que excedam 6 toneladas, como carretas, trailers e caminhões com reboques ou semirreboques articulados.
Agora você sabe tudo sobre a nova CNH. Aproveite e veja mais notícias para os motoristas no blog da Zapay!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *