placa de moto
Categories:

Consultar placa de moto: entenda como fazer

Um dos problemas que aflige motoristas brasileiros, é não saber exatamente a situação em que se encontram junto aos órgãos de trânsito.

O nosso costume em pensar que todas as situações que envolvem veículos e motoristas são informadas por correio ou por notificações gerais, é o que nos faz ficar em situação irregular. Isso acontece justamente porque nem sempre somos notificados caso haja alguma situação, desde infrações até débitos vencidos e cadastro desatualizado.

Consultar documento de moto pela placa?

Consultar a placa da moto e mesmo de outros veículos, é um hábito que deveria ser normal para todos os condutores e proprietários. 

Se você faz consultas constantes, fica muito mais difícil se complicar com atrasos e débitos que podem impedir você de renovar a documentação anual, ou ter a moto apreendida, ao ser parado em uma fiscalização.

Qual a importância de consultar a placa de moto?

A importância vai muito além de simplesmente garantir que está tudo regularizado, quando você já é o proprietário da moto. Quando você decide comprar um veículo usado, o procedimento deve ser feito com muito cuidado.

Iniciar a negociação de um veículo com documentação irregular, multas ou IPVA atrasado, por exemplo, além de inviabilizar a transferência, faz você perder tempo com todo o processo burocrático.

Como consultar a placa de moto pela internet?

Como dissemos anteriormente, não importa se você é proprietário de uma moto ou está pensando em comprar uma seminova, tenha sempre em mente que existem situações em que você não será notificado adequadamente, ou simplesmente pode esquecer de pagamentos obrigatórios como IPVA e Licenciamento.

Para essas situações, a consulta regular é o que pode lhe poupar dores de cabeça no futuro. Uma das formas mais conhecidas de consulta, é através do site do Detran do estado onde o veículo está registrado. 

De posse do número da placa e do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), basta acessar o site, localizar a opção “Serviços” ou mesmo “Veículos” e preencher as informações. O Detran possui histórico de débitos, restrições, vistorias e até mesmo informações de furto ou roubo.

Além do Detran, outros órgãos podem lhe dar informações de histórico, como o da Polícia Rodoviária Federal e o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renajud). Este último é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que interliga o Judiciário com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), permitindo consulta de pendências do veículo na justiça, como ordens de restrição.

Como consultar a placa do moto roubada?

Além de o Detran ser capaz de fornecer esse tipo de informação, a Secretaria Nacional de Segurança Pública desenvolveu o app Sinesp Cidadão, um aplicativo para consulta gratuita de placas de carros roubados.

Você baixa o aplicativo, clica em “carros”, preenche as informações e então em “Checar Situação”.

Por que é importante realizar a consulta da placa antes da compra?

Basicamente, para evitar problemas não apenas financeiros, mas também com a Justiça e com os órgãos oficiais de trânsito. Infelizmente, o brasileiro não tem esse costume, e por isso muitos prazos são perdidos.

Se você comete uma infração, por exemplo, sabia que é possível recorrer? No entanto, isso só é permitido se você estiver atento aos prazos para enviar documentação e defesa. Fora isso, temos também todas as questões de multa e juros cobrados pelo não pagamento dos débitos do veículo.

Vale lembrar que conduzir com documentação atrasada ou vencida é infração gravíssima, passível de multa no valor de R$ 293,47, além de 7 pontos na CNH e apreensão do veículo, até que tudo seja regularizado.

Estes foram apenas alguns exemplos mais comuns, mas pense em toda a dor de cabeça que pode vir junto com a negociação de uma moto usada, em que você não se preocupou em consultar todas as pendências de documentação e placa. Se tudo não estiver regularizado, a transferência não é permitida pelo Detran, e você terá perdido tempo e talvez algum dinheiro, a depender do que tenha sido negociado.

Conclusão

Durante esse artigo, falamos sobre consulta de placas de moto através dos órgão de trânsito oficiais, mas a gente aqui na Zapay pode ter ajuda de um jeito ainda mais simples.

Se você ainda não nos conhece, com a gente você não apenas consulta os débitos do veículo, como também pode realizar o pagamento parcelado. Nosso sistema é credenciado e autorizado pelos Detrans de 25 estados, tornando ainda mais fácil a regularização da situação do seu veículo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *