Zapay > Veículo > Corolla: motor, preços, versões e equipamentos
Já conhece o Corolla GR, amigo motorista? Nesse artigo, fique por dentro dos detalhes de um dos carros mais aguardados de 2023. Conheça o motor, as particularidades da carroceria, o interior do veículo e a diferença entre o Corolla GR 2023 e a versão GR-Sport sedã.
– Corolla Motor
– Carroceria inédita
– Interior do Corolla
– Modelo GR ou GR-Sport?
Dica da Zapay: conheça os 10 carros mais vendidos em 2023.
Corolla Motor
O Toyota Corolla é um dos veículos mais vendidos no mundo – no Brasil isso não é diferente, afinal, muitos motoristas sonham em dirigir este sedã que marca gerações. Mas novas opções tem surgido como o Corolla Cross (SUV) e o Corolla GR (hatch esportivo).
Aliás, vale destacar que as letras GR dizem respeito à Gazoo Racing, que é a divisão de carros de alta performance da montadora japonesa. Mais precisamente, essa divisão foi criada por Akio Toyoda, neto do fundador e presidente do conselho administrativo da Toyota (Kiichiro Toyoda). Além de executivo, Akio Toyoda é ainda piloto e a ajudou na criação do Corolla GR.
É importante o amigo motorista ter em mente que o Toyota Corolla GR chega ao Brasil com ar de enorme exclusividade, a princípio, com lote inicial de apenas 99 unidades, que, por sua vez, estão divididas em suas versões. Saiba mais sobre os detalhes de cada uma delas a seguir:
- Toyota Corolla GR Core – apresenta como preço R$416.990 e traz como itens de série: quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas, central multimídia de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado digital de duas zonas, frenagem automática de emergência, alerta de saída de faixa com correção no volante, controlador de velocidade adaptativo, airbags laterais, de cortina e de joelho para o motorista, acesso por chave presencial, partida por botão e faróis de LED com acendimento automático e facho alto automático.
- Toyota Corolla GR Circuit – apresenta como preço R$461.990 e oferece como itens de série os mesmos equipamentos da Core, além de teto de fibra de carbono, head-up display, alerta de ponto cego e carregador de celular por indução.
Ainda: vale destacar que todas as 99 unidades disponíveis recebem uma plaqueta com a numeração e a capa de proteção. De acordo com a Toyota, 20% desses veículos são da versão Core e 80% da Circuit. É importante saber também que o GR Corolla será vendido somente em quatro lojas brasileiras, chamadas de GR Garage.
As GR Garage estão nas concessionárias T-Drive Aplhaville, em São Paulo, CarHouse, em Porto Alegre, Hai, em Florianópolis, e Barigui Torres, em Curitiba.
Você deve estar se perguntando: mas e o motor do GR Corolla? Vamos lhe explicar agora os detalhes, amigo motorista. A versão esportiva do Corolla faz uso de uma motorização inédita em nossa país, com configuração 1.6 turbo de três cilindros em linha que entrega 304 cv de potência e 37,7 kgfm de torque, o que representa mais de 100 cv por cilindro, o que é raro mesmo em veículos esportivos.
O câmbio é manual de seis marchas, com tração integral, oferecendo a possibilidade de ser ajustada em três distintos níveis, em virtude dos diferenciais Torsen: 60:40, 50:50 no mapa Track e 30:70. O condutor pode ainda optar entre três modos de condução: Eco, Normal e Sport.
Segundo a montadora japonesa, o GR Corolla faz de zero a 100 km/h e 4,9 segundos e tem a velocidade máxima de 229 km/h.
Vale a pena destacar também que o Toyota GR Corolla apresenta uma bitola 60 mm mais larga na frente e 90 mm mais larga na parte traseira, com o objetivo de comandar o alto nível de desempenho do veículo em curvas. O resultado é uma experiência repleta de esportividade, confiança e diversão – além de muita segurança.
Esse esportivo oferece ainda um sistema de freios equipado com pinças monobloco de alumínio de 14” na parte dianteira e 11.7” na parte traseira, de modo a proporcionar uma resposta de frenagem eficiente e precisa, o que é fundamental. Mais um ponto importante é que os discos de freio são ventilados e apresentam ranhuras, de modo a melhorar a dissipação de calor e evitar o superaquecimento durante a frenagem intensa.
Os motoristas poderão escolher o GR Corolla a partir de quatro cores disponíveis. São elas: Branco Polar (sólido), Preto (sólido), Vermelho (metálico) e Cinza Precious Metal (metálico).
Os modelos da versão Core contam ainda com bancos esportivos de couro e suede na cor preta, além de detalhes e costuras em vermelho e encostos de cabeça com emblema GR – tudo para que a experiência do condutor seja única.
Dica da Zapay: procura por carros até 30 mil reais? Então, confira essa lista especial que preparamos para você, amigo condutor.
Carroceria inédita
Há grande expectativa acerca da chegada do GR Corolla, afinal, essa é a primeira vez que um Corolla hatch é oferecido no Brasil. Contudo, vale destacar que o modelo já existe em versões não esportivas na Europa. Quando comparas as duas versões, há 349 pontos de solda adicionais e bitolas mais largas.
O GR Corolla apresenta 4,4 metros de comprimento, 2,64 metros de entre-eixos, 1,85 metro de largura e 1,48 metros de altura. O porta-malas tem capacidade de 386 litros, mas o estepe de tamanho integral faz uso de considerável parte desse volume.
No interior do veículo, cabem confortavelmente quatro adultos. Seu assoalho central é elevado, o que impede que um quinto ocupante possa viajar com tranquilidade.
Dica da Zapay: fique por dentro sobre os lançamentos de 2023.
Interior do Corolla
O interior do GR Corolla é mais uma experiência dentro da proposta do veículo. Embora a cabine tenha algumas diferenças, como console central rebaixado, bancos esportivos, volante exclusivo e quadro e instrumentos digital, é importante frisar que o painel em muito se assemelha ao do Corolla sedã em seu visual.
Embora o acabamento seja um pouco superior ao do modelo nacional, em virtude de materiais de melhor qualidade, há falhas. Por exemplo, a central multimídia é considerada pequena, com sete polegadas, além de obsoleta e de estar em uma moldura com bordas demasiadamente largas. O veículo não apresenta câmera de ré de série, nem sensores de estacionamento.
Apesar dos detalhes mencionados, a ergonomia do GR Corolla é excelente.
Modelo GR ou GR-Sport?
Vale a pena destacar que o Corolla sedã já possui uma versão com algum apelo esportivo, porém sem um cavalo extra. Mas por que isso? Resposta direta e reta: não se trata de um legítimo GR, mas, sim, de um GR-S. Assim, embora a mecânica permaneça inalterada, há modificações nos amortecedores e nas molas, mais rígidos.
Desse modo, o pacote visual apresenta elementos que remetem à esportividade, com o objetivo de se aproximar da experiência de dirigir um esportivo de verdade. Nisso, inclui-se para-choque com tomadas de ar maiores, spoiler traseiro e rodas exclusivas.
A versão GR-Sport oferece motor de 2.0 L Dual VVT-iE, 16 V DOHC, flex, com potência de 177 cv (E) e 169 cv (G), além de 21,4 kgfm de torque. Sua transmissão automática CVT é de 10 velocidades, além do conjunto de amortecedores e molas, defletores aerodinâmicos no assoalho e elementos estruturais Toyota Gazoo Racing.
Embora o preço também seja alto, esse sedã é mais acessível do que seu irmão esportivo, com preço sugerido de R$178.290.
Qual nota você dá pra esse conteúdo?
Clique nas estrelas
Média das avaliações 0 / 5. Número de votos: 0
Seja o primeiro a avaliar! Nenhum voto até agora 🙁
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar ele!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?
Alessandra
Jornalista formada há mais de 15 anos, com 12 anos de experiência em produção e criação de conteúdo, edição de texto, e gestão de pessoas. Atualmente atuo como redatora e produtora de conteúdo SEO freelancer.