Dicas para economizar combustível posto gasolina etanol
Categories:

Dicas de como economizar combustível ao dirigir

Cuidados com o estilo de condução e com a manutenção do carro podem ajudar a gastar menos gasolina, etanol ou diesel

Em tempos de alta nos preços dos combustíveis, é cada vez maior a preocupação dos motoristas com o consumo dos carros. Para diminuir os gastos neste sentido, é possível adotar estratégias que vão desde a revisão dos hábitos de condução até a manutenção do veículo em si. Nesta lista, a Zapay reúne 5 dicas de como economizar combustível ao dirigir. Confira:

Pedal de acelerador e freio

1 – Não abuse do acelerador

A forma de condução do motorista é um dos principais fatores contribuintes para o maior (ou menor) consumo de combustível do veículo. Por isso, procure acelerar de forma gradativa, sem abusar do acelerador. Usar desnecessariamente o pedal do freio também resulta em perda de energia e aumento do consumo. Procure sempre tentar se antecipar em relação ao tráfego, reduzindo gradativamente a velocidade quando o semáforo à frente fechar ou houver alguma interrupção na via. 

Alavanca de câmbio manual

2 – Antecipe as trocas de marchas

A antecipação das trocas de marchas pode reduzir consideravelmente o consumo de gasolina, etanol ou diesel. Evite “esticar” desnecessariamente a rotação do motor até a faixa vermelha do conta-giros. A depender do tipo de motor e de terreno em que o veículo trafega, a faixa de troca de marchas ideal para o consumo pode ficar entre 1.800 rpm e 2.500 rpm, em média. Note que alguns modelos com câmbio manual possuem um indicador de troca de marchas no quadro de instrumentos, que indica o momento ideal de mudança – tanto para “subir” marchas, quanto para reduzir. 

Dicas para economizar combustível calibragem pneus

3 – Calibre os pneus

Rodar com os pneus descalibrados afeta diretamente o consumo de combustível por conta do maior esforço necessário para o deslocamento do veículo. Portanto, uma das dicas de como economizar combustível é verificar a pressão dos pneus a frio a cada 15 dias. A pressão de enchimento pode ser consultada em uma etiqueta na parte interna da porta do motorista ou na portinhola do de abastecimento do tanque de combustível. Em alguns carros pode haver inclusive uma indicação de pressão de enchimento Eco, a fim de proporcionar maior economia de combustível pela diminuição de atrito.

Comandos do ar-condicionado digital como economizar combustível

4 – Evite o ar-condicionado na cidade

Um dos maiores vilões do consumo de combustível é o ar-condicionado. Dirigir na cidade com a cabine climatizada exige maior esforço do motor (por conta do compressor de ar-condicionado), provocando o aumento do consumo. Portanto, se possível, prefira circular com os vidros abertos em ambiente urbano.

Na estrada, a lógica se inverte. Por conta da maior velocidade, o arrasto aerodinâmico provocado pelos vidros abertos pode prejudicar mais o consumo do que o uso do ar-condicionado. Assim, quando estiver acima de 80 km/h, feche os vidros e, se sentir necessidade, acione o ar-condicionado.

Manutenção troca de óleo do motor

5 – Mantenha a manutenção em dia

A manutenção preventiva é aliada da segurança veicular e, também, do bolso do motorista quando o assunto é economizar combustível. Realizar as trocas de óleo, filtros e demais fluidos do veículo é importante para manter o correto funcionamento do motor e sistemas auxiliares do veículo. Outro cuidado essencial é a realização periódica do alinhamento da direção, que pode influenciar negativamente no consumo de combustível caso não seja verificada. 

Além dessa lista, aqui no Blog elencamos 7 erros cometidos pelos motoristas ao tentar economizar combustível. E já que o assunto é reduzir custos, se você precisa consultar ou quitar débitos veiculares de forma facilitada, a Zapay pode te ajudar. Basta realizar a pesquisa com a placa do veículo em nosso site ou aplicativo para smartphones. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.