Categories:

E-CNHSP: Como funciona?

Conheça o e-CNHsp e saiba as facilidades que este sistema pode oferecer aos condutores. Fique por dentro sobre os pré-requisitos para acessar este sistema, como fazer o pré-cadastro, como acessar o e-CNHsp DETRAN.

O e-CNHsp é considerado uma inovação tecnológica, ele traz uma série de vantagens, como a transmissão de dados on-line e em tempo real, além de identificar os responsáveis pelo envio de informações ao banco de dados do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (DETRAN SP) através de Certificação Digital (e-CPF) e reconhecimento biométrico de impressões digitais.

Leia o artigo e saiba mais sobre esta inovação que chegou para tornar a vida do cidadão ainda mais prática. 

O que é o E-CNHSP? 

O e-CNHsp é um sistema de controle da obtenção de primeira habilitação, renovação, adição ou ainda melhora de categoria e reabilitação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Este sistema foi instituído pela Portaria DETRAN 31, em 2010, com o objetivo de substituir o GEFOR, que era o Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Formação de Condutores. 

Cabe ao e-CNHsp integrar todos os envolvidos no atendimento ao cidadão em um único ambiente on-line, o que reduz a necessidade de papéis, de modo a dinamizar a prestação dos serviços e simplificar os procedimentos.

O e-CNHsp é acessado através do endereço https://www.e-cnhsp.sp.gov.br/ – tanto pelos cidadãos, que iniciam a abertura de processos referentes à obtenção ou ainda renovação da carteira de motorista, quanto por psicólogos, médicos, autoescolas (Centro de Formação de Condutores, que são os CFCs) e Circunscrições Regionais de Trânsito (CIRETRANS), que, por sua vez, dão andamento aos fluxos relativos à emissão de documentos.

Outra vantagem do e-CNHsp é que ele permite que o cidadão, seja ele brasileiro ou estrangeiro habilitado no exterior, inicie o processo de registro de Carteira de Habilitação Estrangeira. Fica a dica!

É importante salientar que o e-CNHsp foi construído a partir das premissas previstas na legislação federal e na regulamentação do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (DETRAN SP) para emissão de CNH. 

Dica da Zapay: você sabe o que significa ter observação na CNH? Vem que a Zapay lhe explica!

Quais os pré-requisitos para acessar o sistema e-CNHsp? 

Para que seja possível fazer o pré-cadastro no e-CNHsp, é necessário ter acesso a um computador com internet disponível. O cidadão não precisa utilizar senha ou certificado digital, como o e-CPF.

Os cidadãos que residem na capital (São Paulo) podem acessar o sistema através da página www.e-cnhsp.sp.gov.br. Por sua vez, os cidadãos residentes no interior paulista, devem acessar o serviço através do site interior.e-cnhsp.sp.gov.br.

Como faço o meu pré-cadastro? 

Para fazer o pré-cadastro, é necessário acessar a página principal do sistema do e-CNHsp. Na área central, chamada “Serviço ao Cidadão”, o cidadão deve selecionar a opção que deseja iniciar junto ao DETRAN SP. São elas: primeira habilitação, reabilitação, renovação, adição de categoria ou mudança de categoria.

Depois, é necessário preencher a tela que surgirá. Após inserir todos os dados pessoais solicitados, o cidadão deve fazer o agendamento, imprimir o protocolo, o requerimento (este documento é apenas em caso de primeira CNH) e comparecer à CIRETRAN da localidade na data marcada. Não se esqueça de levar os documentos comprobatórios – tano os originais quanto as cópias.

Vale dizer que a confirmação do cadastro também pode ser realizada em qualquer unidade do Poupatempo. Caso seja a sua opção, não há necessidade de agendamento quando o serviço solicitado for novação da carteira de motorista e você desejar se deslocar até um Poupatempo do interior paulista ou da Grande São Paulo. Fica a dica!

Porém, para os demais serviços, o que inclui a renovação da CNH em postos da capital, a confirmação do cadastro no Poupatempo deve ser agendada. Atente-se a este detalhe.

Um ponto importante: o processo de emissão da carteira de habilitação só pode ser feito do início ao fim no Poupatempo quando se tratar de renovação. Já, nas demais situações, o Poupatempo realiza somente a confirmação do cadastro, devendo as outras etapas do processo ocorrerem nos locais determinados pelo DETRAN SP.

Se eu não tiver acesso a um computador ou tiver dificuldade para preencher o pré-cadastro na Internet, onde posso encontrar ajuda? 

Nesta situação, você pode ficar tranquilo! Basta procurar uma unidade do Acessa São Paulo, o e-Poupatempo (que funciona nos postos do próprio Poupatempo), ou ainda uma das unidades piloto do DETRAN SP (são elas: Aricanduva e Interlagos, na capital; São Bernardo do Campo, Americana e Aparecida, no interior).

Por que tenho que fazer o meu pré-cadastro? 

Ora, o pré-cadastro é a etapa inicial para abertura de um dos processos relacionados à CNH junto ao DETRAN SP. Ou seja, ele é crucial para que o procedimento possa ser feito.

Ainda: o pré-cadastro é um dispositivo idealizado para ordenar o atendimento e trazer mais conforto ao cidadão usuário desses serviços. Afinal, nada como lidar com um serviço eficiente e descomplicado. 

Além da segurança das informações que são colocadas no sistema na hora do pré-cadastro, o usuário pode agendar o seu atendimento na CIRETRAN de sua respectiva localidade ou em uma unidade do Poupatempo.

O serviço de pré-cadastro é pago?

Notícia boa para o bolso do cidadão: este é um serviço completamente gratuito e sem intermediários. 

Como faço para alterar a categoria da CNH com o e-CNHSP? 

Para mudar a categoria da CNH, o condutor deve estar atento ao cadastro. Caso ele já tenha sido confirmado e você ainda não realizou o exame médico, é necessário entrar em contato com a CIRETRAN, para que ela faça a correção por meio de um sistema de uso interno. Este é o procedimento para qualquer alteração no processo do candidato.

Se, por ventura, o cadastro ainda não tiver sido confirmado, a CIRETRAN poderá fazer esta e qualquer outra mudança que for necessária durante o processo de confirmação.

Outra saída, ainda em caso de não confirmação do cadastro, é aguardar três (3) dias. Mas por quê? Os pré-cadastros que não forem confirmados neste prazo serão automaticamente cancelados. Se isso ocorrer, o cidadão deverá fazer um novo pré-cadastro.  

Estou tentando fazer um pré-cadastro e recebo a mensagem: “299 – Candidato/Condutor com processo em aberto”. O que é isso e como resolvo?

Em determinados municípios, os sistemas GEFOR e e-CNHsp poderão conviver paralelamente em algum tempo. Isso acontece porque o candidato já possui um cadastro no sistema GEFOR, que é mais antigo.

Considerando este tipo de situação, cabe ao cidadão ir ao CFC onde fez a matrícula e pedir que o cadastro seja cancelado junto ao CIRETRAN. Assim, após o cancelamento, o usuário poderá efetuar o pré-cadastro no e-CNHsp.

Bloqueio de Acesso ao Sistema

Segundo o Governo do Estado de São Paulo, o DETRAN SP é o responsável pelo bloqueio de credenciados que não efetuaram o recredenciamento no prazo estipulado ou cometeram alguma irregularidade. Estas duas situações podem gerar bloqueio de acesso ao sistema.  

Já quanto às informações cadastrais no e-CNHsp, exceto número de telefone, e-mail e endereço de cobrança, que podem ser alterados pelo credenciamento por intermédio do Sistema de Adesão de Contratos, todos os demais dados apenas devem ser alternados por intermédio de solicitação à área de Credenciamento do DETRAN SP.

Dica da Zapay: e o CRV do veículo, o amigo condutor sabe o que significa a sigla e para que serve este documento? As letras são referentes ao Certificado de Registro do Veículo, documento que traz as características e as condições de invulnerabilidade à falsificação e à adulteração, afim de evitar potenciais fraudes ou automóveis circulando fora dos padrões exigidos pelas leis de trânsito.

O CRV é expedido no momento em que seu o veículo é registrado junto ao DETRAN. Saiba mais no conteúdo especial que a Zapay preparou para você.

Venha conhecer nosso aplicativo!

Com o app da Zapay você vai:

Consultar seu IPVA, licenciamento e Multas de trânsito;

Parcelar tudo em até 12x com as menores taxas do mercado;

Ser avisado quando precisar renovar seus documentos.

APP Zapay

Curtiu o conteúdo e quer ficar sempre atualizado? Acompanhe nosso blog e as redes sociais:

Avatar image of Ana
Written by

Ana

Em 2022, entrou para o time da Zapay, como Analista de SEO atuando com o planejamento de conteúdo para o blog com o objetivo de auxiliar e atuar no crescimento, ajudando a responder às principais dúvidas dos usuários sobre o universo automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *