vários pneus de carro
Categories:

Como escolher o pneu certo para seu carro

Você sabe checar se o seu pneu está em bom estado de conservação, quando precisa trocar e qual é o pneu certo para seu carro? Neste artigo vamos te dar algumas dicas para te ajudar a manter o pneu em bom estado para garantir sua segurança e conforto enquanto dirige. 

Vale lembrar que ao escolher o pneu correto você também evita o desgaste prematuro e não vai ter a dor de cabeça de precisar ficar trocando de pneu toda hora. A escolha errada do pneu pode causar inclusive problemas na suspensão do carro, caixa de direção e até colocar a sua vida e a de outras pessoas em risco. Confira como escolher o pneu certo para seu carro!

O que levar em consideração na hora de comprar pneus

Talvez a primeira coisa que você olha na hora de comprar um pneu é o preço, mas acredite que o que pode sair barato agora pode trazer mais prejuízo ao seu bolso com o passar do tempo. Por isso, escolher o pneu certo para seu carro requer outros fatores que são fundamentais pra garantir sua segurança, conforto e te deixar longe de problemas que uma escolha errada pode te trazer. 

Os principais pontos que você precisa ter em mente são: 

  • Durabilidade:ao escolher um pneu com maior durabilidade você talvez gaste mais agora, mas vai demorar mais pra precisar trocá-los. A longo prazo pode ser que você até na verdade esteja economizando mais ao optar por um pneu com maior durabilidade. É necessário atenção à descrição do produto. Os que são categorizados como highway terrain (HT) e os de passeio duram mais do que os mud terrain (MT) e os de alto desempenho. Além disso, você deve observar a composição da borracha. As mais macias, normalmente duram menos.
  • Conforto: se você vive em cidades ou dirige em estradas esburacadas ou com paralelepípedos, fuja de pneus com perfil mais baixo, pois eles têm a camada de ar mais fina e isso faz com que o atrito seja maior.
  • Necessidades especiais: se você costuma pegar muita estrada, por exemplo, tem mais probabilidade de pegar chuva no trajeto do seu dia a dia. Para sua segurança, vale optar por modelos de pneus que favorecem a dispersão da água, impedindo muitas vezes  a aquaplanagem ( deslizamento sobre a água).

Como escolher o pneu correto para o carro

Primeiro você deve procurar informações no manual do fabricante do veículo. Lá você encontrará as principais características do pneu correto para seu veículo, como por exemplo a largura, tamanho e pressão ideal. Negligenciar o que está no manual pode causar danos à suspensão e ao sistema de direção, e até mesmo colocar a sua vida e a de outras pessoas em risco. 

O segundo ponto é ter a consciência de que locais você usará o seu carro, isso influencia muito na escolha do pneu. No próximo tópico vamos abordar as principais características dos pneus pra te ajudar a tomar a melhor decisão possível. 

Códigos e etiquetas de identificação

Você já deve ter notado que há várias letras e números na lateral do pneu. Elas não estão alí por acaso, não. Esses códigos têm significados e vamos repassar os principais pra que você possa entender melhor o que está considerando:

Vamos usar o seguinte exemplo:

  • P175/70R13 92H;
  • Traction AA.

O primeiro conjunto de letras e números mostra as medidas, forma de construção e para qual tipo de carro esse pneu foi desenvolvido:

  • P: indicado para veículos de passeio;
  • 175: largura em milímetros;
  • 70: altura da lateral, sendo 70% do tamanho da largura, ou seja, 122,5 mm;
  • R: mostra que o pneu é radial (O pneu radial oferece maior estabilidade para os veículos e apresenta maior resistência a furos devido à cintura de aço presente na sua carcaça
  • 13: indica o tamanho da roda que deve ser usada para esse pneu

O número 92 é a referência para o peso máximo suportado por cada pneu. Não quer dizer que aguente 92kg, mas é a referência na tabela. Na tabela que consultamos no site da Goodyear, por exemplo, o índice 92 equivale a 630kg cada.

A Letra H do exemplo indica o índice de velocidade. Os modelos mais comuns encontrados são:

  • Q: até 160 km/h;
  • R: até 170 km/h;
  • S: até 180 km/h;
  • T: até 190 km/h;
  • H: até 210 km/h;
  • V: até 240 km/h.

O item “treadwear” na descrição do produto indica a sua durabilidade Quanto maior, mais resistência. No entanto, vale levar em consideração outros componentes do veículo que podem acelerar o desgaste de um pneu. Um Treadwear 200 pode durar mais que um de valor 300, dependendo das condições dos amortecedores, por exemplo

Durar mais pode não ser sempre a melhor opção. Pneus mais macios desgastam mais rápido, mas geram mais aderência, sendo melhores em curvas e frenagens. Normalmente, quanto maior o treadwear, mais dura será a borracha da banda de rodagem. Então depende do que você procura, como você usa o carro e o tipo de veículo. 

Fique de olho no tipo de terreno onde você costuma dirigir. Existem pneus mais propícios para asfalto ou terra e até os que funcionam nos dois terrenos. Por exemplo, um treadwear mais alto indica uma durabilidade maior, mas não é recomendado em terrenos de terra por causa da sua menor aderência.

Manutenção

Agora que você já sabe identificar o pneu correto para seu carro é importante levar a sério. Pra isso você precisa manter alguns cuidados básicos, como: 

Calibrar os pneus de forma adequada de acordo com as instruções do fabricante. Não espere para calibrar os pneus só quando eles estão baixos. Fique de olho no manual de fabricação do seu veículo para obter todas as informações sobre a periodicidade e a quantidade ideal de libra por polegada quadrada.

Uma das vantagens de manter o pneu bem calibrado é o consumo de combustível. Isso porque o consumo de um carro com os pneus murchos pode ser no mínimo 2% maior. Isso acontece porque a energia mecânica do motor é menos consumida nesse caso.

Mas o mais importante sobre esse tema é a segurança, pois manter os pneus do carro calibrados seguindo as instruções do manual de fábrica reduz as chances de perder a estabilidade, principalmente na hora de encarar curvas. A chance de aparecerem rachaduras nos pneus ou que eles estourarem também diminui quando estão mais firmes.

Um outro ponto importante é a revisão da suspensão e sistema de direção, pois esses componentes do carro também impactam diretamente na vida útil dos pneus. Pode ter certeza que se você fizer as revisões indicadas no manual do veículo em lugares especializados você poupará seu tempo e dinheiro com eventuais problemas. 

One thought on “Como escolher o pneu certo para seu carro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *