carro batido com pessoa ligando para seguro
Categories:

Como funciona o pagamento de seguro de carro? Saiba como economizar!

Você sabe como funciona o pagamento de seguro de carro? Se ainda não conhece ou sabe poucos detalhes, então está no lugar certo. Nós do blog da Zapay vamos tirar todas as dúvidas em relação ao pagamento do seguro.

Além disso, vamos dar dicas para economizar no pagamento de seguro de carro para aliviar o seu bolso. Confira logo abaixo!

O que é seguro carro?

Antes de falar sobre o pagamento de seguro de carro, nós queremos explicar brevemente o que é esse tipo de seguro

O seguro de carro é o nome dado ao serviço que diversas seguradoras oferecem para proteger os veículos dos motoristas.

Ao contratar um seguro auto, o segurado (proprietário de veículo) recebe a apólice, um documento emitido pela seguradora onde o seguro é contratado. 

Esse contrato também pode ser chamado de apólice de seguro, um contrato com todas as informações referentes às coberturas, assistências, prêmio (valor pago para garantir a proteção do seguro), entre outras. 

Como é o pagamento de seguro de carro?

O pagamento de seguro de carro varia de acordo com o esquema de recebimento de cada seguradora. 

Geralmente, os meios de pagamentos mais aceitos são parcelamento, à vista, boleto bancário, cartão de crédito, débito em conta, entre outros.

Portanto, o segurado pode escolher qual a melhor forma de pagamento do seguro de carro da sua preferência e que se encaixe perfeitamente no seu orçamento.

Além do estilo de pagamento de seguro de carro, o segurado precisa entender a vigência do seguro, o tempo em que seu veículo estará protegido. 

Melhores formas de pagamento do seguro de carro

Se você está na dúvida para saber qual é a melhor forma de pagamento do seguro de carro, então veja as opções que podem ser escolhidas na hora de contratar a proteção para o seu veículo. Confira abaixo!

  1. Pagar o seguro auto no cartão de crédito

O pagamento de seguro de carro com cartão de crédito é uma das opções para quem deseja parcelar esse gasto. 

Isso porque, dependendo da seguradora, é possível fazer o parcelamento em diversas vezes. 

A maior vantagem desse formato é a tranquilidade em não esquecer de realizar o pagamento porque é automático. Porém, é preciso verificar se os juros são altos. 

  1. Pagar o seguro auto no boleto

O boleto é um dos formatos mais comuns de pagamento de seguro de carro. Essa opção consiste no parcelamento do valor do total a ser pago mensalmente até o final da vigência do contrato.

Uma das maiores desvantagens desse meio de pagamento é o fato de poder esquecer de pagar na data do vencimento e receber multa de atraso.

O boleto é uma boa opção para quem não tem cartão de crédito ou não quer extrapolar o limite do seu crédito com o valor total do seguro.

  1. Pagar o seguro auto à vista

Quem possui condições financeiras de pagar o seguro de carro à vista pode então optar por essa opção sem precisar se comprometer com parcelamento a longo prazo.

Porém, é preciso entender que, dependendo do seu veículo e outros motivos de precificação, o valor do seu seguro pode custar alto. 

Em novembro de 2021, foi divulgado no site da CNN que o custo do seguro de carro subiu com a alta dos veículos seminovos, segundo estudo IPSA (Índice de Preços do Seguro de Automóvel). Então faça os cálculos se é possível pagar à vista. 

  1. Seguro auto parcelado com cartão da seguradora

Algumas seguradoras oferecem cartão de crédito próprio da empresa com vantagens exclusivas para os seus clientes. 

Eles funcionam como se fossem um cartão de crédito convencional de banco, porém com menos burocracias. 

As maiores vantagens podem ser o valor do ser menor quando pago com esse cartão e isenção na primeira anuidade do cartão, por exemplo.

  1. Pagamento de seguro por assinatura

Com certeza, você possui ou já ouviu falar sobre serviços por assinatura, ou seja, você paga mensalmente para assistir séries, filmes ou ouvir músicas. 

O seguro de carro por assinatura cobra um valor mês a mês, sem a necessidade de um contrato anual. 

Essa é uma ótima opção para quem utiliza o veículo poucas vezes e deseja pagar o valor mensal somente quando realmente for rodar com o carro.

  1. Pagamento de seguro por quilometragem

Existe também o seguro automotivo por quilometragem que, como o próprio nome diz, cobra do segurado apenas quando o veículo estiver rodando.

Sendo assim, essa modalidade de pagamento também é ideal para quem usa pouco o carro. 

O segurado só precisa escolher um plano de coberturas e assistências para pagar alguns centavos de acordo com a quilometragem rodada no mês.

Como economizar no pagamento do seguro carro?

Agora que você sabe as melhores formas de pagar um seguro, então saiba como economizar no pagamento do seguro carro. Confira: 

  • Tenha um bom histórico como motorista

As seguradoras conseguem analisar o histórico do motorista na hora de calcular o valor do seguro do seu veículo. 

Portanto, procure não se envolver em sinistros e multas de trânsito, mas caso tenha algum débito veicular, então pague a multa antes de contratar o seguro.  

  • Faça várias cotações

Procure realizar diversas cotações de valores de seguro auto para escolher o melhor orçamento compatível com a sua vida financeira.

Escolha 3 opções com os melhores preços e procure negociar com as seguradoras para descobrir qual a empresa disposta a cobrir a concorrência.

  • Escolha com atenção as coberturas do seguro

Não tenha pressa ao escolher as coberturas do seguro auto de acordo com seu perfil de motorista e estilo de vida.

Além disso, o ideal é ter um pacote de coberturas e assistências mais completo possível para evitar qualquer prejuízo financeiro no futuro.

  • Franquia mais alta, seguro mais barato

A franquia do seguro é o valor a ser pago pelo segurado em situações onde ele próprio é responsável pelo dano.

Então, quanto mais alto for o valor da franquia, mais barato será o preço do seguro. Sendo assim, se não for necessário pagar a franquia, o segurado sairá economizando.

Porém, é preciso analisar se o motorista utiliza bastante o carro, se possui uma direção defensiva, se não costuma andar com uma quilometragem alta, entre outros detalhes. 

Afinal, se precisar pagar a franquia, essa dica não irá compensar porque o segurado pagará um valor alto.
Agora você sabe tudo sobre pagamento de seguro de carro. Quer saber mais dicas para os motoristas economizar? Acesse outros conteúdos do blog da Zapay.

2 comentários: “Como funciona o pagamento de seguro de carro? Saiba como economizar!
  1. Boa noite! Tudo bem? Espero que sim.

    Atuamos com Produtos Financeiros, Seguros e Consórcios. Setores que possuem sinergia com as Soluções que a Zapay está disponibilizando aos clientes.

    Gostaríamos de maiores informações para que possamos em conjunto desenvolver uma estratégia comercial.

    Atenciosamente,

    Bruna
    Administradora de Seguros
    WhatsApp (49) 9 8864-3811

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *