Todo motorista, indiferentemente do tipo de veículo, já ouviu falar da reserva do tanque. Muitos motoristas evitam ao máximo chegar ao nível de precisar utilizar a reserva, enquanto outros seguem tranquilos porque sabem que a quantidade de combustível ainda pode levá-los até o destino ou posto mais próximo.
O ideal é evitar que o seu veículo entre na reserva, mesmo que o motorista acabe esquecendo ou não tendo tempo para abastecer. Dirigir nessa condição pode ser bastante prejudicial para o veículo, além de correr o risco de ficar parado porque o carro sofreu uma pane seca.
Preparamos este artigo para esclarecer como funciona a reserva do tanque, então continue conosco e saiba mais!
O que é a reserva do tanque e quantos litros de combustível ele tem?
Quando o motorista, seja por qualquer motivo, acaba não abastecendo o seu veículo, a reserva do tanque serve para garantir que ainda seja possível chegar ao posto de abastecimento mais próximo em segurança.
Sendo assim, o automóvel está na reserva quando o combustível chega bastante próximo de esgotar. Ou seja, a luz que geralmente se acende no painel indica o motorista de que ele deve abastecer o quanto antes.
Uma pergunta que já surgiu e ainda ecoa para vários motoristas é: quantos litros de combustível restam na reserva?
A verdade é que cada veículo, dependendo do modelo e marca, possui um volume de compartimento de combustível diferente, sendo necessário pesquisar ou verificar com a concessionária para saber a quantidade exata.
Geralmente, a reserva pode variar entre 3 até mais de 10 litros, dependendo do automóvel. Sendo assim, evite chegar ao nível da reserva caso não saiba quantos quilômetros o seu veículo ainda poderá circular.
Se a reserva é maior, possivelmente é porque o carro também é maior e, portanto, o consumo seguirá o mesmo caminho.
Quantos quilômetros pode andar com a reserva do tanque?
O gasto de combustível com relação à quilometragem varia de acordo com cada veículo. No entanto, na maioria dos casos, é possível rodar pelo menos 10km com a reserva do tanque.
Ainda assim, essa estimativa pode depender de diversos fatores, tais como a quantidade de peso dentro do veículo, utilização do ar-condicionado, o tipo de condução do motorista e o tipo de combustível.
Por exemplo, o motorista que transporta toda a família, ar-condicionado ligado e vive pisando fundo no acelerador, irá gastar mais combustível em menos tempo do que o motorista que está com o carro leve, ar-condicionado desligado e dirige devagar.
Como saber quando abastecer?
Em geral, existe um padrão dos veículos que indica que a luz de reserva deve acender no painel quando o combustível estiver abaixo de 10% da capacidade do tanque.
Portanto, se o tanque for de 60 litros, a luz do painel deve aparecer quando o combustível estiver abaixo de 6 litros.
Dessa forma é possível prever com mais assertividade o quanto é possível dirigir até que o veículo deixe de funcionar por falta de combustível.
Quais os riscos de rodar com o tanque na reserva?
Como comentamos anteriormente, andar com o tanque na reserva, quase vazio, pode causar danos ao seu veículo, e o motivo é simples, mesmo que as pessoas não tenham o costume de parar para pensar nas consequências.
A bomba de combustível é um pequeno motor de funcionamento elétrico que fica dentro do tanque e é refrigerada pelo próprio combustível.
Portanto, quando o tanque está na reserva, a bomba acaba funcionando sem ser resfriada, o que pode ocasionar em superaquecimento e demais problemas. Tais como:
Falha de funcionamento da bomba de combustível
É bastante comum que o fundo do tanque acumule impurezas do combustível. Caso o motorista tenha o hábito de sempre dirigir na reserva, os resíduos dessas impurezas podem acabar entrando na bomba e se misturando durante o processo de combustão do motor, provocando falhas de funcionamento e desgaste precoce dos bicos injetores.
Pane seca
Um dos principais problemas de dirigir com a reserva do tanque de combustível é a pane seca.
Como o nome sugere, ocorre quando acaba todo o combustível, incluindo a reserva do tanque, e o veículo simplesmente não anda mais.
Esses casos são perigosos porque o motorista pode acabar precisando parar em uma rua altamente movimentada ou demais situações que podem ser evitadas.
Perda de pontos na CNH e multa
Você sabia que a pane seca é considerada uma infração, de acordo com o Art. 180 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB)?
O CTB ainda informa que é obrigação legal do motorista conferir se existe a quantidade de combustível suficiente para não acontecer a pane seca.
O motorista que acaba sendo pego nessa condição deve pagar uma multa de trânsito no valor de R$ 85,13, tem o veículo guinchado e ainda perde quatro pontos na carteira.
Limite de combustível
Se rodar na reserva do tanque é prejudicial ao veículo, completar o tanque acima da capacidade prevista pelo fabricante também deve ser evitado.
O excesso de combustível pode estragar uma peça chamada cânister, que é um filtro com carvão ativado que serve para reter os gases formados pela evaporação do combustível.
O objetivo do cânister é filtrar as impurezas desses gases e logo liberá-los no sistema de admissão do veículo, que levará a combustão.
Localizado próximo ao tanque de combustível, o cânister acaba ficando encharcado quando o abastecimento é feito além do necessário, comprometendo o seu funcionamento. Ainda, os fragmentos de carvão que podem se desprender do cânister enquanto encharcado podem entupir outros componentes do sistema de combustível do automóvel.
Seja com combustível demais ou de menos, é muito importante que o motorista se atente ao painel do veículo para evitar situações, muitas vezes constrangedoras, além de possíveis acidentes e problemas que possam afetar o funcionamento do veículo ao longo do tempo.
Esperamos que este artigo tenha sido útil para você!
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