Marca anuncia o lançamento de três veículos eletrificados no Brasil; saiba quais são
A Ford anunciou o lançamento de três veículos eletrificados no Brasil em 2023. No próximo ano, serão importados o SUV elétrico Mustang Mach-E, a picape Maverick híbrida e a van elétrica E-Transit. Será o retorno de modelos eletrificados ao portfólio da marca, que deixou de oferecer o Fusion Hybrid no país em 2020.
De acordo com a Ford, o primeiro modelo a chegar será a Maverick híbrida, no início de 2023. Na sequência, até o fim do ano, virão o Mustang Mach-E e a E-Transit. “O mundo está passando por uma transformação profunda na direção da eletrificação e conectividade. Com esses três produtos, aceleramos a eletrificação no Brasil e na América do Sul”, afirma o presidente da Ford América do Sul, Daniel Justo.
A nível global, a Ford irá investir US$ 50 bilhões em veículos elétricos e baterias nos próximos 4 anos. Até 2026, a marca espera atingir volume de produção de 2 milhões de unidades de elétricos ao ano. Em relação à operação, a marca espera ter todas as fábricas abastecidas com 100% de eletricidade proveniente de fontes renováveis até 2035 e atingir a neutralidade de carbono até 2050.
Como é a Ford Maverick híbrida?
A picape Maverick foi lançada em fevereiro de 2022 no Brasil em versão única, Lariat, unicamente com motor 2.0 EcoBoost de 253 cv e tração integral AWD. No caso da versão Hybrid, que chega em 2023, o motor 2.5 híbrido entrega 194 cv de potência combinada e 21,4 kgfm de torque. O câmbio é automático do tipo CVT, com comando eletrônico e tração somente dianteira. A Maverick será a primeira picape híbrida à venda no Brasil.
De acordo com dados oficiais da Ford estadunidense, o consumo da Maverick Hybrid é de 17,9 km/l na cidade e 14 km/l na estrada. Para efeito de comparação, a picape 2.0 turbo à venda no Brasil registra as médias de 8,8 km/l (cidade) e 11,1 km/l (estrada), segundo dados do Inmetro. Atualmente, a Maverick Lariat FX4 2.0 tem preço inicial de R$ 236.890. Se a Ford seguir a estratégia adotada em outros mercados, a opção híbrida 2.5 pode estrear com preço ligeiramente mais baixo.
Como é o Mustang Mach-E?
Apresentado mundialmente em 2019, o SUV Mustang Mach-E compartilha com o clássico pony Car V8 apenas o nome. Construído a partir de uma plataforma inédita, o elétrico possui 4.714 mm de comprimento, 1.882 mm de largura, 1.625 mm de altura e 2.984 mm de distância entre eixos.
O Mach-E possui duas capacidades de bateria, com 75,7 kWh (versão padrão) ou 98,8 kWh (para autonomia estendida). Com até 2 motores elétricos e opções de tração traseira ou integral, o Mustang Mach-E possui 482 km de autonomia. Na versão topo de linha, o SUV alcança 487 cv de potência e 87,7 kgfm de torque máximo. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 3,7 segundos, de acordo com dados de fábrica.
Nos EUA, o Ford Mustang Mach-E é vendido em 4 versões (Select, Premium, California Route e GT), com preços iniciais entre US$ 43.895 e US$ 61.995 – o equivalente à faixa entre R$ 237 mil e R$ 335 mil na conversão direta, sem impostos.
Gostou de conhecer os novos carros eletrificados que a Ford terá no Brasil? Deixe sua opinião nos comentários! E saiba que aqui no Blog da Zapay você encontra diversos artigos sobre manutenção automotiva, legislação de trânsito, multas, IPVA e muito mais. E caso você precise consultar débitos veiculares, conte com a Zapay para realizar o pagamento facilitado em até 12x! É fácil, rápido e seguro.
Imagens: Divulgação/Ford