Amigo condutor, você sabe identificar a placa de lombada no trânsito? Neste conteúdo, a Zapay lhe ensina como identificar a placa de saliência ou lombada e a importância de atentar-se a ela.
Saiba ainda o que o que significam as placas de trânsito, quais os objetivos da placa de saliência e lombada, além de muitas dicas. Fique por dentro!
O que significa placa de saliência ou lombada?
A placa de saliência ou lombada, cuja indicação é A-18, tem como função orientar o motorista do veículo sobre a existência, mais à frente da via, de lombada, saliência ou ondulação transversal sobre a superfície do rolamento.
Trata-se de uma placa de advertência, que tem como objetivo alertar aos usuários as condições potencialmente perigosas, obstáculos ou restrições existentes na via ou adjacentes a ela, de modo a indicar a natureza dessas situações à frente, sejam elas permanentes ou eventuais.
Para que não reste dúvidas quanto às lombadas: a Resolução nº600/2016 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) destaca que há dois tipos:
- Lombadas Tipo A: podem ser instaladas onde ocorre a necessidade de limitar a velocidade para 30km/h, em rodovias (somente em travessia de trecho urbanizado), via urbana coletora e via urbana local.
- Lombadas Tipo B: podem ser instaladas somente em via urbana local em que não circulem linhas regulares de transporte coletivo e não seja possível implantar a ondulação transversal do Tipo A, reduzindo pontualmente a velocidade máxima para 20 km/h.
A Resolução nº 600/2016, do CONTRAN, afirma ainda que:
Art. 6º A colocação de ondulação transversal na via só será admitida se acompanhada da devida sinalização viária, constituída no mínimo de:
I – Placa com o sinal R-19 – “Velocidade Máxima Permitida”, regulamentando a velocidade em 30 km/h, quando se utilizar a ondulação TIPO A, e em 20 km/h, quando se utilizar a ondulação transversal TIPO B, sempre antecedendo o dispositivo;
II – Placa com o sinal de advertência A-18 – “Saliência ou Lombada”, antes da ondulação transversal, colocada de acordo com os critérios estabelecidos pelo Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito – Volume II – Sinalização Vertical de Advertência, do CONTRAN, conforme exemplo constante do ANEXO IV da presente Resolução;
III – Placa com o sinal de advertência A-18 – “Saliência ou Lombada” com seta de posição, colocada junto à ondulação, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito – Volume II – Sinalização Vertical de Advertência, do CONTRAN, conforme exemplo constante do ANEXO IV da presente Resolução;
IV – Marcas oblíquas, inclinadas, no sentido horário, a 45º em relação à seção transversal da via, com largura mínima de 0,25m, pintadas na cor amarela e espaçadas de no máximo de 0,50 m, alternadamente, sobre o dispositivo, admitindo-se, também a pintura de toda a ondulação transversal na cor amarela, assim como a intercalada nas cores preta e amarela, no caso de pavimento que necessite de contraste mais definido, conforme desenho constante do ANEXO IV, da presente Resolução.
Qual a diferença entre placas de regulamentação, advertência e indicação?
Também segundo o Anexo II, do Código de Trânsito Brasileiro, conheça as diferenças entre as placas de regulamentação, advertência e indicação:
- Placas de regulamentação: esta comunicação tem como função informar aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias. Suas mensagens são imperativas e o desrespeito a elas institui infração.
- Placas de advertência: como você já sabe, elas têm por finalidade alertar os usuários da via para condições potencialmente perigosas, indicando sua natureza.
- Placas de indicação: tais placas têm por finalidade identificar as vias e os locais de interesse, bem como orientar condutores de veículos quanto aos percursos, destinos, distâncias e serviços auxiliares, podendo também ter como função a educação do usuário. Suas mensagens possuem caráter informativo ou educativo.
O que a placa de lombada indica?
A placa de lombada indica que dentro de alguns metros haverá uma lombada sobre a superfície de rolamento.
Como toda placa de advertência, esta sinalização tem como objetivo alertar aos usuários as condições potencialmente perigosas, obstáculos ou restrições existentes na via ou adjacentes a ela, de modo a indicar a natureza dessas situações à frente, sejas elas permanentes ou eventuais.
Dicas da Zapay!
Dica 1: Saiba como consultar veículo pela placa.
Dica 2: Conheça as placas de trânsito.
Dica 3: Confira quais são os sinais de Trânsito que todo motorista deveria conhecer.
Qual é o formato da placa lombada?
De acordo com a legislação de trânsito, a forma padrão dos sinais de advertência é quadrada, devendo uma das diagonais ficar na posição vertical. À sinalização de advertência estão associadas as cores amarela e preta e a placa de saliência não foge desta regra. Portanto, fique ligado!
Confira as características dos sinais de advertência:
Forma | Cor | |
Fundo | Amarela | |
Símbolo | Preta | |
Orla interna | Preta | |
Orla externa | Amarela | |
Legenda | Preta |
Princípios de utilização dessa placa
A placa de indicação de lombada é utilizada quando a saliência sobre a pista apresenta a possibilidade de acarretar em problemas de segurança aos usuários da via.
Vale prestar atenção detalhe: a sinalização deve vir complementada com a seta de posição quando colocada junto à ondulação transversal. Medidas de comunicação importantes para preservação da vida nas vias públicas brasileiras.