Zapay > Veículo > Civic mais potente do mundo chega ao Brasil
Já conferiu as configurações do Civic Type R, amigo motorista? Ele chega para conquistar os olhares dos fãs de modelos esportivos.
Conheça os detalhes do Honda Civic Typer R nesse artigo especial feito pela Zapay.
– Honda Civic Type R – Ficha técnica
– Equipamentos de série
– Vale a pena comprar o Honda Civic Type R?
– Muito além de um Civic
– Brinquedo de gente grande
Dica da Zapay: fique por dentro sobre carros de até 40 mil reais.
Honda Civic Type R – Ficha técnica
Um carro quem é apaixonado por modelos esportivos. O Honda Civic Type R chega com motor a combustão 2.0 DI DOHC VTEC turbo, de 297 cavalos de potência, além de 42,8 kgfm de torque. Esse veículo oferece ainda um desempenho superior, com performance que surpreenderá o motorista.
Ainda quanto à performance, o carro conta com direção com assistência elétrica progressiva (EPS) com duplo pinhão, que oferece confiança em altas velocidades, melhora a segurança e agrega maior precisão em baixas velocidades, o que torna a condução mais macia e confortável.
O Civic Type R oferece ainda seleção de modo de condução, que se ajustam conforme as configurações, como direção, resposta do acelerador e transmissão. As opções são: Comfort, Sport e +R.
Vale destacar uma curiosidade: o Civic Type R foi projeto para ser o carro com tração dianteira mais rápido do mundo.
A transmissão manual de seis marchas apresenta Sistema de Controle de Ver-Match da Honda, que sincroniza automaticamente as rotações do motor para corresponder à marcha pretendida. Isso garante a estabilidade do veículo, por meio de trocas de marchas mais suaves.
O veículo traz ainda sistema de frenagem para mitigação de colisão (CMBS), que emite alerta sonoro e visual ao detectar uma situação de possível colisão frontal. Se necessário esse sistema aciona automaticamente os freios para maior segurança do motorista e de todos no trânsito. Há também o ACC (Adaptive Cruise Control), sistema que auxilia o condutor a manter uma distância de segurança em relação ao veículo detectado à frente.
Ainda quanto às vantagens de segurança, o Civic Type R apresenta o sistema para mitigação de evasão de pista (RDM), que tem como função detectar a evasão as faixas e ajustar a direção com o objetivo de evitar possíveis acidentes. Por sua vez, o ajuste automático de faróis (AHB) atua conforme a situação, de modo a trazer mais conforto e segurança ao motorista.
Equipamentos de série
O Honda Civic Type R oferece os seguintes equipamentos como itens de série: carregador por indução, central multimídia com tela de 9 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto, sistema de som Bose com 12 auto-falantes, painel digital TFT de alta definição, ar-condicionado digital dual-zone, pedaleiras esportivas, dentre outros. O carro conta ainda com o myHonda Connect, que é a plataforma de conectividade da marca.
Nesse esportivo, o condutor poderá contar ainda com o Honda Sensing, que diz respeito a um pacote exclusivo de tecnologias de segurança e assistência à condução, que se baseia nas imagens da câmera frontal com amplo ângulo de visão horizontal e oito sensores do tipo sonar (quatro frontais e quatro traseiros).
As principais funções desse sistema de segurança são controle de cruzeiro adaptativo (ACC), sistema de frenagem apara mitigação de colisão (CMBS), sistema de permanência de faixa (LKAS), sistema para mitigação de evasão de pista (RDM) e ajuste automático de farol (AHB).
O veículo oferece ainda 10 airbags (sendo dois frontais, dois de cortina e quatro laterais e dois de joelhos para o motorista e para o passageiro da frente), assistente de tração e estabilidade (VSA), assistente de partida em subida (HSA), sistema de frenagem de emergência (ESS), sensor de pressão dos pneus (TPMS), câmera de ré com linhas dinâmicas multivisão, dentre outros.
Como diferencial, o Civic Type R traz ainda a opção de pacote Traffic Alert, equipado com Blind Spot Information System (sistema de alerta em ponto cego) e Cross Traffic Monitor (monitoramento de tráfego cruzado na traseira).
Vale a pena comprar o Honda Civic Type R?
Pelas características técnicas, esportividade e pela experiência oferecida ao motorista, o Honda Civic Type R vale muito a pena. Porém, ele é um sonho de consumo a ser realizado apenas pelos motoristas mais abastados – pelo menos, por enquanto. Segundo a Honda, o preço sugerido a partir de R$429.900.
Muito além de um Civic
Não é muito comum associarmos um Civic a um veículo esportivo, não é mesmo?! E há uma explicação prática para tal: a carroceria hatch desse veículo não circula no Brasil em configuração civil há cerca de 25 anos – desde o surgimento do primeiro Civic Type R no Japão.
Por conta disso, o carro é como um ser completamente diferente do Civic e:HEV, híbrido, que custa R$244.900.
Assim, a versão importada do Japão é mais potente do Civic, enquanto resultado de uma junção rara entre forma e função. O para-choque apresenta tomadas de ar inferior maior e mais larga, sendo no que, no meio, o ar arrefece o intercooler, e nas laterais consta a tomada dos dutos de arrefecimento dos freios Brembo, com quatro pistes na dianteira.
Por sua vez, o controle da pressão nas caixas de roda, com direito a saídas direcionadas nos para-lamas, reduziram a pressão dos freios em até 60ºC após um mesmo teste na comparação com a geração anterior.
Vale destacar que a grade superior também é funcional. O ar que por ali passa e não é admitido pelo motor sai pelo capô – feito de alumínio, mais leve -, um fluxo que aumenta o downface em 4,8 quilos na dianteira em alta velocidade. Os spoilers na base do para-choque frontal apresentam os mesmos efeitos, de modo a gerar 21 quilos a 200 km/h.
Mais um ponto de destaque é que as rodas do Civic Type R têm 19 polegadas, sendo menores do que as do anterior, com 20 polegadas. Essa redução traz mais conforto quando o veículo não precisar ser um esportivo, de modo que as rodas têm desenho pensado para o máximo contato dos pneus com o asfalto. O carro chega ao condutor já com pneus Michelin Pilot Sport 4S com medida exclusiva, 265/30 R19.
Brinquedo de gente grande
É importante destacar que os amortecedores mudam o comportamento junto com a direção, o comportamento do motor, o ronco do escape, o layout do painel e até mesmo com a reação do sistema de punta-tacco automático as reduções de marcha.
Há ainda três modos de condução: Comfort Sport e +R. Além disso, há o modo Individual, que permite misturar os parâmetros dos três modos mencionados.
Vale destacar que mesmo no modo Comfort, o Civic Type R está bem além do Civic convencional. Sua posição de dirigir é mais baixa do que a do carro normal, o que auxilia a criar um clima esportivo, junto de bancos dianteiros concha revestidos de um camurça vermelho.
Os cintos do veículo também são vermelhos. Já o volante é preto com costuras vermelhas. Ou seja, há muito estilo também internamente na experiência de dirigir um Civic Type R.
Aqui não estamos falando de um esportivo manual, cuja embreagem costuma ser pesada, além do acoplamento que exige rotação. O Civic Type R apresenta volante do motor 18% mais leve, com inércia 25% menor, de modo a arrancar mais fácil do que os antigos Civic Si.
Desse modo, o câmbio automático pode ser considerado perfeito, com engate e curso da alavanca que vai reto de segunda para terceira marcha, bem como de quarta para quinta.
Qual nota você dá pra esse conteúdo?
Clique nas estrelas
Média das avaliações 0 / 5. Número de votos: 0
Seja o primeiro a avaliar! Nenhum voto até agora 🙁
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar ele!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?
Alessandra
Jornalista formada há mais de 15 anos, com 12 anos de experiência em produção e criação de conteúdo, edição de texto, e gestão de pessoas. Atualmente atuo como redatora e produtora de conteúdo SEO freelancer.