Lacre de placa veicular
Categories:

Lacre de placa: principais cuidados ao instalar

O lacre de placa é uma pequena peça à qual muitos proprietários de veículos não prestam a devida atenção, mas que carrega uma importância enorme.

Os lacres são relevantes principalmente para a segurança do veículo, afinal, eles podem “denunciar” casos de fraude. Entretanto, bastante gente ainda tem dúvidas sobre o assunto: Irregularidades nele podem gerar multa? Como é feita a instalação? Placas Mercosul têm lacre?

As respostas para essas perguntas e vários outros fatos importantes sobre os lacres de placa a gente te conta neste conteúdo, dedicado a tirar todas as dúvidas acerca do assunto.

Primeiro, é claro, precisamos que você saiba exatamente de que componente estamos falando.

O que é lacre de placa e para que serve?

O lacre é composto por um arame, que mantém a placa presa no lugar, e por uma pequena peça colorida acoplada a ele.

A peça também carrega um número de identificação único que protege o veículo contra clonagens, então um lacre torto ou quebrado pode indicar irregularidades.

Por isso, trafegar sem o lacre de placa é considerado uma infração gravíssima, como manda o Artigo 115 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Nesses casos, a multa é de R$ 293,47, vem com 7 pontos na carteira de habilitação e termina na apreensão do veículo.

Aliás, se você já teve problemas com o lacre e acabou recebendo uma multa, a gente te dá uma força. Aqui na Zapay, você consegue consultar os débitos do seu veículo e também tem condições de pagamento facilitadas, como parcelamento em até 12 vezes.

A essa altura, você já entendeu que não pode negligenciar o lacre de placa. Agora, é importante que você saiba também como funciona a instalação.

Como instalar o lacre de placa?

A instalação do lacre de placa precisa ser feita por estabelecimentos específicos (fabricantes e despachantes) credenciados no DETRAN do estado. Além disso, ela segue as regulamentações do CTB e do Contran.

Uma das exigências é que a placa e a tarjeta sejam feitas com uma chapa de ferro e películas reflexivas. Além disso, os furos precisam estar em uma linha vertical e o lacre deve estar bem preso à placa e à lataria.

Vale a pena ter o cuidado de prestar atenção quando o lacre for instalado para garantir que tudo foi feito da forma correta, conforme as explicações que você vai ler abaixo.

Principais cuidados na hora da instalação

Para não ter problemas em eventuais vistorias e fiscalizações, você precisa se certificar de que o lacre de placa do seu veículo cumpre todas as exigências. Por isso, observe atentamente os procedimentos de instalação.

Repare, primeiramente, no material usado. Os lacres precisam ser feitos de polipropileno, que é polímero com aparência de plástico colorido. Desconfie caso alguém sugira utilizar um material de aspecto diferente.

Além disso, cheque o número de identificação do lacre e confira também se a instalação foi feita de modo a deixá-lo bem ajustado à estrutura da placa.

Como a vistoria avalia o lacre?

Quando seu veículo passa por uma vistoria, os profissionais especializados conferem se está tudo em ordem com todos os elementos de identificação do veículo, incluindo as marcações do chassi e o lacre de placa.

A análise é bastante minuciosa e costuma envolver a verificação da autenticidade do número de registro do lacre. Há também um exame do material e do estado de conservação dele, que não pode estar severamente danificado.

Depois, os especialistas emitem um laudo que atesta a adequação do veículo às regulamentações nacionais.

Placa Mercosul precisa de lacre?

Algumas das dúvidas mais comuns entre os brasileiros quando o assunto é lacre de placa têm relação com a versão Mercosul das placas de veículos.

O modelo, que tem circulado por aí desde 2018, não é de uso obrigatório. As exceções são casos específicos, como primeiro emplacamento do veículo e mudança de localidade ou de categoria.

Esse tipo de placa não tem lacres e nem tarjeta. Entretanto, não é permitido trocá-la de lugar, o que pode gerar multa. Além disso, as placas Mercosul vêm com um QR Code e marcas d’água, o que modernizou o processo de verificação de autenticidade.

Caso você queira ou precise instalar uma placa Mercosul no seu veículo, a boa notícia é que ela também é mais fácil de se colocar do que as placas antigas. Basta obter os documentos necessários no Detran do seu estado e ir a uma estampadora. A instalação pode ser feita pelo proprietário.

E aí, está tudo em ordem com o lacre de placa do seu carro ou moto? Faça questão de verificar isso.

Afinal, os lacres de placa são componentes importantíssimos para a segurança do veículo. Isso porque dificultam clonagens e podem ajudar nas investigações caso elas aconteçam, principalmente por causa dos números de identificação que os lacres carregam.

Por isso, circular sem eles se encaixa como infração gravíssima e leva até mesmo à apreensão do veículo.

A instalação dos lacres de placa segue a regulamentação do CTB e do Contran. Para garantir que dê tudo certo no processo, o ideal é prestar bastante atenção nos procedimentos de instalação para evitar fraudes e outras furadas.

As placas Mercosul não têm lacres, mas são identificadas por meio de um QR Code e de marcas d’água igualmente seguras.

Gostou do conteúdo? Acompanha a gente no blog da Zapay. Assim, você tem acesso a outros posts tão informativos quanto este aqui, para dirigir com cada vez mais segurança e praticidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *