Licenciamento 2022 SP
Categories:

Licenciamento 2022 SP: saiba tudo sobre

O Estado de São Paulo reúne uma frota gigante de veículos, que atinge uma quantidade superior a 30 milhões de veículos – desse total, cerca de 19 milhões são automóveis e pouco mais de 5 milhões são motocicletas. Já em relação à cidade com maior concentração, não é surpresa que a eleita seja a capital paulista, com quase 6 milhões! Os dados são do levantamento do Ministério da Infraestrutura, Secretaria Nacional de Trânsito, a SENATRAN.

E se você faz parte dessas estimativas, então precisa estar atento, não só às sinalizações de trânsito, como também à documentação. É justamente por isso que vamos abordar neste artigo o licenciamento 2022 sp, necessário para regularizar o seu veículo, o deixando livre para percorrer as vias públicas Brasil afora.

Para começar, você precisa entender o que é o licenciamento sp 2022 e porque ele é tão importante para todos os condutores que procuram estar dentro da lei. Anual, o licenciamento de veículo é obrigatório e, basicamente, sua finalidade é comprovar que o veículo está de acordo com todas as regras de segurança e do meio ambiente, as quais o setor automotivo exige.

Além disso, esse procedimento é feito gradualmente nos veículos, ou seja, estamos falando do licenciamento 2022 sp placas. Isso porque o prazo estipulado varia pelos finais das placas, começando em julho com 1 e 2. E se este é o seu caso, muita atenção para fazer tudo certo e regularizar o licenciamento 2022 sp.

Caso pense em dar uma de espertinho/a e deixar o pagamento do licenciamento 2022 sp para depois, saiba que, caso não pague o licenciamento veicular, você correrá alguns riscos.  Entre eles, elencamos a infração de natureza gravíssima, o que implica em sete pontos na carteira, bem como multa no valor de R$ 293,47 e até a remoção do veículo, conforme estipulado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Não é à toa que, desde janeiro, mais de 6 milhões de condutores já realizaram o licenciamento antecipado no Estado de São Paulo, via serviço online – sobre o qual falaremos mais adiante e pode ser uma alternativa muito prática.

Mas se você é de outro estado e esse conteúdo não faz sentido, fique tranquilo, porque nós damos a direção correta! Em outras páginas, você tem acesso a todos os detalhes sobre o Licenciamento 2022 RS, Licenciamento 2022 SC e Licenciamento 2022 RJ

Quando vence licenciamento 2022 SP?

De acordo com o que mencionamos anteriormente, o vencimento licenciamento 2022 sp começa em julho e vai até dezembro, sendo que cada mês contempla finais de placas diferentes. Então, fique de olho nas informações a seguir, porque temos uma planilha com os meses e respectivos últimos números das placas correspondentes ao prazo.

Lá vai um exemplo para facilitar: donos de veículos com placas terminadas em 1 e 2 devem regularizar a documentação até o dia 31 de julho de 2022.

Porém, vale sinalizar que o prazo de julho a dezembro não se aplica para caminhões e tratores, cujas datas limites estão compreendidas de setembro a dezembro.

Esses prazos também coincidem com o aumento no número de parcelas no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deste ano, que deu a possibilidade de pagar em cinco parcelas, começando em fevereiro.

Qual o valor do licenciamento 2022 SP?

De forma objetiva, o valor do imposto é de R$ 144,86 tanto para veículos novos quanto para usados. Mas, para poder pagá-lo, há algumas condições, como: ter quitado integralmente o IPVA deste ano, não acumular multas, não apresentar restrições judiciais ou administrativas (exemplos: bloqueios judiciais, bem como registro de furto ou roubo), além do veículo estar devidamente emplacado, ou seja, com placas de 3 letras. Uma observação particular deste ano: não haverá cobrança de taxa do seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres) em 2022, conforme a decisão do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP).

Outro fator que impede o condutor de regularizar seu o licenciamento 2022 sp é a falta de transferência, inclusive porque uma das informações que consta no CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo) é o nome do proprietário.

Portanto, ao comprar ou comercializar um automóvel, a efetivação da transferência é fundamental. Caso contrário, essa irregularidade irá impedir o licenciamento posterior.

Bom, conforme elencamos, o valor e o calendário licenciamento 2022 sp não são as únicas informações importantes para conseguir finalizar essa regularização. E pode apostar que ainda tem mais!  

Afinal, o atraso do licenciamento de anos anteriores também atrapalha esse procedimento. Se o veículo não tiver sido licenciado nos dois anos anteriores, a Secretaria de Fazenda faz o bloqueio do pagamento da taxa até a quitação dos débitos.

Finalmente, chegamos aos recalls, reparos gratuitos obrigatórios promovidos pelos fabricantes dos automóveis. Estes também fazem parte da gama de requisitos para que o DETRAN libere o licenciamento do veículo. Portanto, o não atendimento ao chamado de reparos também significa bloqueio do licenciamento sp 2022.

Já nos casos específicos de veículos movidos a GNV (Gás Natural Veicular), o procedimento para licenciar o automóvel depende da prévia aprovação em inspeção anual de segurança veicular e, consequentemente, da expedição de CSV (Certificado de Segurança Veicular).

Como pagar licenciamento 2022?

Além do valor licenciamento 2022 sp, o proprietário de um veículo também precisa saber como funciona a dinâmica de pagamento. Para começar, é necessário que o motorista possua o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), pois, segundo o Detran.SP, não há emissão de guia ou boleto.

Então, o pagamento pode ser realizado via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico nos bancos conveniados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú, Caixa Econômica Federal) e nas Lotéricas.

Após o pagamento da taxa do licenciamento 2022 sp, o documento será disponibilizado para download e, posterior impressão diretamente no portal do Detran.SP – primeiro, acesse o portal, depois clique no ícone veículos e, por fim, entre em Licenciamento Anual (CRLV-e) e vá para Licenciamento Digital.

Você também terá acesso ao documento pelo aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito” do governo federal e pelo portal de serviços do Senatran.

Sim, é isso mesmo: para alegria de muitos, é tudo digital, exceto em alguns casos específicos, sobre os quais falaremos e orientaremos mais adiante!

E essa digitalização começou em 2017, quando nasceu o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico (CRLV-e) graças a uma Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

Este foi um grande marco, visto que um dos trechos do texto permitiu que o motorista apresentasse o CRLV apenas digitalmente, no aplicativo, quando solicitado. Isso significou que o condutor pôde deixar de carregar consigo o documento físico do carro quando estivesse na direção.

Já, em junho de 2020, o CRLV-e substituiu de forma permanente o CRLV. Desde então, os proprietários de veículo não recebem mais a versão impressa do documento. Todavia, para quem ainda prefere ter o documento em mãos, ainda é possível imprimir o documento em papel sulfite comum (folha A4-branca) a partir de um QR Code produzido pelo Denatran, por exemplo. Fica a dica, hein? 😉

E o melhor de tudo é que esse processo também é supersimples: para acessá-lo, basta instalar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), efetuar o cadastro e informar o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) e CRV.

Lembra que comentamos sobre alguns casos específicos para os quais a possibilidade de fazer todo processo no ambiente digital não seria viável? Então, chegou a hora de elencar quais são e como estes devem prosseguir.

Para veículos com bloqueios administrativos ou cujo proprietário tenha vindo a óbito, o licenciamento deve ser feito presencialmente com uma solicitação em uma unidade do Detran.SP ou Poupatempo.

E é aqui que entra uma dica de ouro! Também é possível fazer o pagamento do licenciamento sp 2022 com a Zapay! Afinal, na Zapay, todo processo é centralizado e você pode efetuar o pagamento do seu licenciamento, além de outros débitos veiculares!

Apenas para você ter ideia: estamos presentes em 25 estados brasileiros e possuímos a maior cobertura nacional de consultas de veículos, integrados aos DETRANS de todas as regiões do Brasil.

E não para por aí: a Zapay contempla todos os gostos de clientes sempre para facilitar a regularização do seu automóvel: com a gente, é possível pagar os débito on-line ou de forma presencial, em postos físicos.

Para completar, na Zapay, a consulta de débitos do veículo, a exemplo de licenciamento, IPVA, multas e DPVAT (Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres) também é rápida e indolor. Dá uma olhada no passo a passo:

  1.     Consultar os débitos pela placa do veículo;
  2.     Se existirem débitos em aberto, estas informações aparecerão na tela. É preciso se cadastrar na Zapay e criar um usuário e uma senha. Com isso, você poderá selecionar o débito que deseja pagar ao clicar no botão “Pagar agora”.
  3.     Escolha a forma de pagamento que melhor cabe no seu bolso e no planejamento familiar. Você pode efetuar a quitação em até 12 vezes no cartão de crédito, fazer um PIX, pagar via boleto, TicketLog ou ainda Voucher. É só escolher a melhor opção para o seu bolso!

E se ficou na dúvida sobre o período para os seus débitos saírem do sistema do DETRAN, há uma explicação bem objetiva: após a aprovação do pedido, os débitos serão liquidados dentro da rede bancária. Depois, o DETRAN solicita até dois (2) dias úteis para que os débitos sejam baixados no sistema.

Fique por dentro do prazo para licenciamento 2022 sp placas

Para pagar o licenciamento 2022 sp até a data limite, você deve ficar de olho no calendário, que é dividido com base nos finais das placas, conforme já pontuamos lá no começo deste artigo!

E, aliás, as placas são tão importantes quanto o nosso R.G nessas horas! Esse é o registro oficial dos veículos, cujas informações permitem saber de onde ele é, ano de sua fabricação e até mesmo se há histórico de revenda, indo além: é pelo registro também que sabemos se o veículo reúne multas, se já foi “vítima de sinistro” ou causou ou esteve envolvido em algum acidente.

É pela placa também que faz a diferença na hora de distinguir carros do mesmo modelo e cor, sendo fundamental para o proprietário identificar o seu veículo em meio a tantos outro no estacionamento, por exemplo.

Também é importante reforçar que o emplacamento ocorre com base em uma ordem e combinação específicas, seguindo os padrões de cada estado brasileiro. As letras e números sinalizam como foi feita a distribuição dos modelos em nível nacional, o período em que isso aconteceu e ainda indicam a sequência cronológica de licenciamento!

Agora, sem mais delongas, confira a tabela licenciamento 2022 sp por placas!

Veículos automotores

Placas com finais 1 e 2 – Prazo até 29 de julho

Placas com finais 3 e 4 – Prazo até 31 de agosto

Placas com finais 5 e 6 – Prazo até 30 de setembro

Placas com finais 7 e 8 – Prazo até 31 de outubro

Placas com final 9 – Prazo até 30 de novembro

Placas com final 0 – Prazo até 30 de dezembro

Caminhões

Placas com finais 1, 2, 3 e 4 – Prazo até 31 de outubro

Placas com finais 5, 6 e 7 – Prazo até 30 de novembro

Placas com final 8, 9 e 0 – Prazo até 30 de dezembro

Após tantas dicas e informações valiosas, não há desculpas para deixar o pagamento do licenciamento 2022 sp para a última hora, combinado? Então, confira o seu prazo, certifique-se de que toda a documentação do veículo está em ordem e faça o processo de pagamento do licenciamento. Lembrando que tudo pode ser ainda mais fácil com a Zapay, hein!

Pé no acelerador para regularizar o seu veículo e poder trafegar livremente pelas ruas e avenidas paulistas! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.