Saiba como pagar GRT sem dores de cabeça, amigo condutor. Aliás, neste artigo, além de conhecer o caminho para saber como pagar GRT, você fica por dentro ainda sobre a importância deste guia.
Explicaremos qual é o valor do GRT e quando ele deve ser quitado, como emitir a guia para o licenciamento referente a 2024, o caminho em detalhes para emitir este documento e o calendário de licenciamento para o estado do Rio de Janeiro.
Coloque o seu cinto de segurança e embarque nessa com a Zapay!
O que é a GRT (Guia de Regularização de Taxas)?
A GRT, Guia de Regularização de Taxas, é a taxa que deve ser quitada para o licenciamento de veículos automotores.
Após a compensação dos pagamentos, o CRVL-e (versão digital do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos), fica disponível para o cidadão no Posto Digital do DETRAN RJ.
O calendário é dividido em três fases, de acordo com a placa do automóvel. Isso faz com que o licenciamento possa ser inteiramente digital.
Fique ligado, amigo condutor, pois, neste ano, é ainda obrigatório ter o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) pago, bem como as multas de trânsito vencidas quitadas, para seguir o processo.
Saiba qual o valor da GRT
O valor a ser desembolsado é de R$ 191,88 e o processo é inteiramente feito on-line, por intermédio do portal do Bradesco, conforme já destacamos ao longo deste artigo.
Onde emitir a GRT
Assim, para obter o documento de licenciamento 2024, o motorista deve quitar a GRT, que pode ser obtida via site do Bradesco, cujo endereço é www.bradesco.com.br.
Vale destacar que o DETRAN RJ pode ser acessado pelo site oficial do órgão, no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou ainda pelo portal da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN).
Afinal, DUDA, o que é? E qual a diferença entre DUDA e GRT? Confira as respostas em nossos artigos especiais.
Como emitir a GRT: veja o passo a passo
Para fazer a emissão da GRT, Guia de Regularização de Taxas, os donos de veículos automotores devem seguir o seguinte caminho:
- O proprietário deve acessar o site do Bradesco, cujo endereço é www.bradesco.com.br.
- Logo depois, no canto esquerdo, é necessário clicar “Produtos e Serviços” e, depois, clicar em “Serviços”.
- Uma nova página se abrirá e, nela, o condutor deve clicar em “Pagamentos e transações” e, então, escolher a opção “Pagamentos”.
- Nesta nova página, o cidadão deve escolher, dentro da opção “Tributos”, o item “DETRAN RJ – GRD, DUDA, GRT e GRM”.
- Nesta tela, serão mostradas algumas informações, como uma lista de telefones para esclarecer dúvidas. Vale destacar que a quitação do DPVAT (seguro obrigatório que cobre Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres) segue suspenso, até o momento.
- No final desta página, haverá a opção “Gerar boleto”, a qual deve ser clicada.
- Novamente, uma nova janela é aberta. No alto da página, será preciso escolher a opção “GRT – LICENCIAMENTO ANUAL”. Ainda: faz-se necessário preencher o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM) e digitar a sequência de cinco dígitos apresentada pelo site. Depois, deve-se clicar em “Continuar”.
- Na nova tela, o motorista deve selecionar o “Exercício 2024”.
- Atente-se, amigo condutor, pois serão abertos os dados do veículo, como RENAVAN, placa do veículo, CPF e nome do proprietário. Na página, também constarão as informações da GRT, tais como o valor do documento e a data de vencimento, que deve ser do dia em que ocorreu a emissão da guia.
- Fique ligado, pois não é possível parcelar o valor da GRT, de modo que ele obrigatoriamente deve ser pago em cota única.
- Em seguida, ao clicar no ícone de “lupa”, será carregado um pop-up com as mesmas informações. Nele, será possível optar por dois formatos de arquivo (PDF ou imagem). O motorista deve selecionar uma destas opções e clicar em “Gerar Boleto”.
- O referido boleto da GRT pode ser quitado em qualquer instituição bancária.
- Para os clientes do banco Bradesco, ao selecionar a opção do arquivo como “Imagem”, é possível realizar o pagamento na janela que é aberta, via Internet Banking. Fica a dica!
Para ajudar: veja o calendário do licenciamento anual
O calendário de vencimento de licenciamento para o estado de Rio de Janeiro obedece a seguinte distribuição para 2024:
- Carros com final de placa 0, 1 e 2 — até 31 de maio de 2024.
- Carros com final de placa 3, 4 e 5 — até 30 de junho de 2024.
- Carros com final de placa 6, 7, 8 e 9 — até 31 de julho de 2024.
Pagar IPVA é necessário para a obter a GRT: saiba como emitir!
O tributo pode ser quitado com a emissão da Guia de Recolhimento de Débitos (GRD). A cobrança está disponível no Portal do IPVA da SEFAZ, ou no site do Bradesco. A quitação do IPVA pode ser feita em qualquer banco.
Se preferir, consulte gratuitamente a sua placa no menu ao lado e realize o pagamento de forma 100% prática e online aqui pela Zapay. Somos credenciados ao Senatran e aos 27 DETRAN do Brasil!
Ah, uma boa notícia é que os automóveis com mais de 15 anos de fabricação não pagam IPVA – sim, eles são beneficiados com a isenção deste tributo. Neste caso, o dono do veículo em questão deve desembolsar somente a taxa de licenciamento anual do DETRAN RJ, que é a Guia de Recolhimento de Taxas (GRT).