Carro sem placa
Categories:

É permitido transitar sem placa?

0
(0)

A placa é a identificação de cada veículo e ela é única, por isso todos devem transitar com sua devida placa pra garantir segurança para os motoristas, indicando quem é o dono e responsável pelo veículo. 

Conduzir sem placa pode ser um grande problema, mas há algumas exceções. Vamos te apresentar quais são essas exceções e quais são as consequências em algumas situações. Confira!

Multa

Você pode circular com um veículo novo por até 15 dias sem a sua placa, essa contagem começa a partir da data do carimbo na nota fiscal do veículo. Mesmo assim, para evitar problemas você deve transitar em posse da nota fiscal de compra com o carimbo e a data de quando o carro foi entregue. Isso quer dizer que você tem apenas 15 dias para regularizar o veículo, ou seja, registrar e licenciar o carro junto ao órgão de trânsito de sua cidade.

Se você rodar sem placa após esses 15 dias, você pode ser multado no valor R$ 293,47 e sete pontos no prontuário de sua CNH, pois a infração é considerada gravíssima. Além disso, o seu veículo pode ser apreendido, conforme previsto no artigo 230, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Vale ressaltar que se o veículo não for zero quilômetro, é totalmente proibida a circulação sem placa. 

Perda ou furto da placa 

Caso você perca a placa em um acidente ou ela seja furtada, o correto é chamar o guincho e só voltar a circular com o carro quando emplacar. 

Tanto no caso de perda quanto de furto você deve fazer um boletim de ocorrência, e pra isso você vai precisar apresentar os documentos do veículo. Também é recomendado apresentar fotos, especialmente do local onde a placa estaria.

Com o boletim de ocorrência registrado, a polícia saberá que todos os atos realizados por um criminoso com essa placa não têm relação com o proprietário do veículo. Para maior praticidade você pode usar a Delegacia Eletrônica. Cada Estado tem um site pra esse tipo de boletins de ocorrência.

Pra conseguir uma nova placa, você deve  ir ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran), com alguns documentos específicos, como vistoria original, CRV, pedido da nova placa, CPF, e boletim de ocorrência. É sempre recomendado entrar em contato com o Detran antes pra checar a lista completa de documentos que serão necessários e para saber se você deve agendar um horário para fazer o pedido no estabelecimento.  

Avarias na placa

Além da perda ou furto você pode solicitar uma placa nova (uma segunda via) caso a atual esteja com alguma avaria, lembrando que as letras e números da placa devem ser legíveis. Rodar com números e letras na placa apagados é uma infração.

Você precisa solicitar uma segunda via da placa, já que não é permitida a pintura das letras. Placa irregular ou danificada também gera multa de trânsito, no valor R$130,16, e é considerada infração média.

A placa do carro deve estar na posição reta para a perfeita leitura dos números e letras pelos agentes de trânsito. Caso o lacre da placa traseira for comprometido, você também deve procurar o Detran, pois carros sem lacre na placa podem ser guinchados. A placa dianteira não precisa do lacre.

O que acontece se um carro sem placa comete uma infração? 

Como comentamos anteriormente, você pode conduzir um carro zero quilômetro por até 15 dias após a emissão e carimbo da nota fiscal, mas isso não significa que estará impune em caso de outras infrações de trânsito. 

Nesses casos, a abordagem é obrigatória e o dono do veículo pode receber a multa e o AIT (​​O Auto de Infração de Trânsito) é preenchido somente com os números do chassi do carro. 

 Agora que você já sabe quando pode circular com seu veículo sem placa e o que fazer em caso de perda, furto ou avaria, fique ligado para não cometer infrações e proteger seu veículo. 

Qual nota você dá pra esse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média das avaliações 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar! Nenhum voto até agora 🙁

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar ele!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Avatar image of Callebe Mendes
Written by

Callebe Mendes

Sou Callebe Mendes, CEO da Zapay, Forbes Under 30, empreendedor, palestrante e mentor. Possuo graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília e sinto que tenho um débito com a UnB, porque foi ela que me propiciou chegar até aqui - foi durante a minha graduação que a Zapay nasceu. Quando fundei a Zapay, tinha em mente que o principal valor dela deveria estar em concordância com meu principal objetivo de vida: impactar positivamente a vida das pessoas. Assim, desde 2017, a Zapay traz ótimas soluções para economizar tempo e dinheiro dos proprietários de veículos no Brasil. Pensou em pagamento de IPVA, multas e licenciamento? A Zapay está aqui para te ajudar. Com uma trajetória marcada por resiliência e criatividade, ajudei a Zapay a estabelecer conexões e relacionamentos fundamentais para o crescimento da empresa: somos credenciados na Secretaria Nacional do Trânsito, no Ministério dos Transportes e somos a única empresa credenciada em todos os 27 DETRANs do Brasil, tudo isso para garantir que os nossos serviços sejam totalmente confiáveis e seguros. Não bastasse virar referência no pagamento das taxas veiculares, fomos além: hoje, no App Zapay, você também consegue consultar pontos da CNH, adquirir a Tag Veicular Sem Parar com condições exclusivas, contratar os melhores planos de assistência veicular, emitir CRLV digital, ativar alerta de multas… são tantas facilidades na palma da mão, que a Zapay virou a melhor amiga do motorista brasileiro. Após tantos anos vivendo e respirando o universo dos veículos no Brasil, adquiri uma vasta experiência no setor, e pense num cara apaixonado por tudo isso? Esse cara sou eu! Meu espírito empreendedor sempre andou de mãos dadas com a inovação e com a constante busca por conhecimento, por isso, faço questão de compartilhar toda a minha vivência e a minha experiência com vocês. Aqui, no Blog Zapay, eu trago as melhores dicas sobre diversos assuntos relacionados ao universo automotivo - é uma das formas que encontrei de retribuir o tanto que tenho aprendido com a Zapay. Se meus conteúdos verdadeiramente te ajudarem, é sinal que estou no caminho certo. Espero que curta me acompanhar por aqui, confira também o meu LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/callebe-mendes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *