CNH digital
Categories:

Código de segurança CNH: Veja o que é

As pessoas que já fizeram o download da CNH digital, ainda tem dúvidas em relação ao acesso e utilização dos códigos de segurança presentes no documento, principalmente porque é preciso saber os códigos para completar a configuração digital não apenas da CNH, como também do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, o CRLV. Para sanar essas dúvidas e te ajudar a utilizar o novo formato digital da CNH, que é com certeza mais prática e segura, preparamos esse artigo com as principais informações.

O que é código de segurança da CNH?

O código de segurança da CNH é a forma que você tem de atestar a posse do documento e, na CNH, estamos falando de duas formas de controle. O primeiro código é o que garante a autenticidade da carteira. O segundo, por sua vez, serve para consulta de infrações e multas de trânsito, no Detran de registro do condutor.

Diferenças entre o código de segurança CRV ou CRLV

É natural também confundir os códigos e a funcionalidade do CRV e do CRLV. Afinal de contas, são muitas siglas e números para se preocupar. O CRLV existe para atestar que o carro está apto a circular nas vias brasileiras. Ele deve ser expedido anualmente e seu código recebe o nome de número do Renavam. Já o CRV, na maioria das vezes não tem prazo de validade, e seu objetivo é atestar que o veículo foi corretamente registrado nos órgãos oficiais de trânsito.

Onde fica o código de segurança da CNH?

Como dissemos anteriormente, a CNH possui dois códigos importantes: um que garante a originalidade e o outro que facilita as consultas de multas. O código de autenticidade está localizado dentro do documento físico e desde 2017, ele é impresso na forma de um QR Code. Ao abrir totalmente o documento com a frente e o verso visíveis, Existe um QR code de segurança impresso no verso da CNH. O código QR está localizado atrás do cartão, atrás da fotografia do dono do documento. O segundo está na parte de trás da CNH, próximo ao Registro Nacional de Condutores Habilitados (RENACH).

A diferença entre o código de segurança e o número da CNH

Assim como nós temos documentos que nos identificam como cidadãos no dia a dia, e facilitam o controle dos órgãos governamentais, o mesmo acontece com a CNH. A Carteira Nacional de Habilitação tem também um número de registro, que pode ser confundida com o código de segurança, ainda que sejam coisas diferentes. Enquanto o código de segurança é uma ferramenta que autentica a CNH em si, provando que o documento apresentado é oficial, o número de registro é a sua “identidade” enquanto condutor. Trata-se do seu registro nos órgãos oficiais de trânsito, e fica localizado na parte inferior do documento, logo abaixo da sua foto.

O que é o número do espelho da CNH?

O número do espelho é mais um número de identificação, só que desta vez, serve como controle e registro para o Órgão Máximo Executivo de Trânsito da União. Esse registro é formado por nove números e mais um dígito verificador. Fica localizado do lado esquerdo da sua foto, impresso verticalmente. O nome “espelho” deve-se ao fato de que ele fica na primeira face do documento, mas é refletido também para o outro lado da CNH.

Como encontrar o código de segurança CNH Digital?

No começo deste artigo nós falamos que uma das principais dúvidas das pessoas, está justamente em diferenciar e identificar o código de segurança da CNH e para que você consiga baixar a sua CNH digital, é preciso saber o seu código de segurança. Vale lembrar que para os documentos emitidos após 2017, ele está em formato de QR Code, que pode ser escaneado pelo próprio smartphone, no momento da configuração. Caso seja mais antigo, basta digitar o código, localizado na parte de trás do documento, acima do código Renach. Para ficar mais fácil a diferenciação. O código Renach começa com as duas primeiras letras que identificam o seu estado, enquanto o código de segurança é formado apenas por números. Na CNH digital, após você a ter configurado corretamente, as informações estarão exatamente no mesmo lugar da versão física, então deve ficar fácil para você encontrar os códigos que comentamos nesse artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *