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Vida útil, Run Flat e calibragem: Mitos sobre pneus

Você sabe o que é um pneu Run Flat? A Zapay preparou esse artigo para derrubar os mitos sobre pneus e a manutenção de veículos, no geral. Saiba mais sobre pneu Run Flat e outras dicas para aproveitar seu veículo a máximo. 

– Mitos sobre pneus e manutenção de carros 

– Não tem problema usar pneus de marcas diferentes no mesmo eixo 

– Usar medidas de pneus diferentes das recomendadas não altera o comportamento do carro 

– Quanto mais largo o pneu, melhor a resistência do veículo contra aquaplanagens 

– O modo como você dirige o veículo não afeta vida útil dos pneus 

– Os pneus podem ser calibrados de acordo com a preferência do motorista, sem que isso influencie no consumo de combustível ou em outros fatores 

– Pneus remoldados ou recapados são seguros e não alteram características do veículo 

– Pneus Run Flat podem ser utilizados em qualquer veículo 

– Pneus Run Flat são mais duros e frágeis 

– Pneus verdes precisam de uma distância maior para frenagem 

– Pneus carecas proporcionam melhor dirigibilidade em piso seco

Dica da Zapay: conheça as melhores marcas de pneu.

Mitos sobre pneus e manutenção de carros 

O que é mito e o que é fato quando o assunto são pneus e a manutenção de veículos automotores?! A Zapay lhe ajuda com essas questões – confira as nossas dicas!

Não tem problema usar pneus de marcas diferentes no mesmo eixo

Na verdade, há problema, sim – e não é recomendado usar pneus de diferentes marcas no mesmo eixo. O condutor que adota essa prática, fará com que o veículo fique em desequilíbrio.

Ao fazer uso de marcas distintas em um mesmo eixo, será apresentada uma tendência direcional para um dos lados, sobretudo, em situações de risco, como frenagens e pista molhada. 

O ideal é que todas as rodas com pneus sejam mantidas iguais, de modo a garantir melhor aderência e segurança a todos os ocupantes do veículo.

Dica da Zapay: tenha em mente, amigo condutor: estepe é obrigatório. Saiba mais sobre tal pneu nesse conteúdo especial.

Usar medidas de pneus diferentes das recomendadas não altera o comportamento do carro

Pelo contrário, amigo condutor: fazer uso de pneus de medidas distintas altera o comportamento do automóvel – afinal, o veículo foi projetado e desenvolvido pela montadora para que funcione com pneus de determinada estrutura, diâmetro e largura. 

Desse modo, a alteração das medidas dos pneus pode trazer problemas de segurança, como aquaplanagem, espaço de frenagem e má dirigibilidade. 

Dica da Zapay: fique por dentro sobre os tipos de desgaste de pneu e saiba como evitá-los. 

O que é aquaplanagem?

Aquaplanagem, também conhecida como hidroplanagem, é um fenômeno que ocorre em veículos quando uma camada de água se acumula entre os pneus e a superfície da estrada, de modo a reduzir a aderência e o contato direto entre os pneus e o asfalto. 

Isso acontece, principalmente, em condições de chuva intensa ou quando a estrada está molhada, formando uma fina película de água que não é capaz de ser drenada pelos sulcos dos pneus.

Quando um carro está aquaplanando, o condutor pode perder o controle do veículo em questão, uma vez que a capacidade de direção, frenagem e aceleração é comprometida. Esse fato ocorre porque o atrito reduzido faz com que o veículo perca a aderência à pista, de modo a resultar em movimentos descontrolados e deslizamentos.

Para evitar a aquaplanagem, é importante reduzir a velocidade em condições de chuva intensa, especialmente em estradas com acúmulo de água. Além disso, é essencial garantir que os pneus do veículo estejam em boas condições e com a pressão correta, uma vez que pneus desgastados ou subinflados aumentam o risco de aquaplanagem.

Caso o automóvel comece a aquaplanar, é essencial que o motorista mantenha a calma e siga algumas dicas para recuperar o controle do carro:

  1. Evite frenagens repentinas, pois isso pode aumentar o deslizamento do veículo.
  2. Gradualmente, retire o pé do acelerador para reduzir a velocidade do veículo.
  3. Evite movimentos bruscos do volante e tente manter o veículo na direção desejada.
  4. Mantenha o foco na estrada e procure identificar áreas menos alagadas ou onde a água possa estar escoando melhor.

Quanto mais largo o pneu, melhor a resistência do veículo contra aquaplanagens 

Vale frisar que um pneu mais largo pode prejudicar a resistência quanto à aquaplanagem. Mas por que isso acontece? A justificativa: as características do veículo e a suspensão podem não estar calibradas de modo a proporcionar a drenagem correta da água em um pneu mais largo.

Assim, as condições de segurança do automóvel, no que diz respeito à dirigibilidade e à frenagem, podem ficar severamente comprometidas com a alteração das dimensões originais dos pneus e das rodas. 

O modo como você dirige o veículo não afeta vida útil dos pneus

Cai mais um mito, afinal, a forma como cada motorista conduz o veículo afeta diretamente a vida útil dos pneus. Desse modo, excesso de acelerações, freadas e mudanças de direção bruscas desgastem ainda mais os componentes.

Se o condutor dirigir de maneira suave, ele pode garantir maior segurança aos ocupantes, além de menor custo, afinal, preserva a durabilidade dos pneus, além de diminuir o consumo de combustível. Bom para o carro, ótimo para o trânsito e excelente para o bolso!

calibragem-de-pneu

Os pneus podem ser calibrados de acordo com a preferência do motorista, sem que isso influencie no consumo de combustível ou em outros fatores 

É importante destacar que os automóveis apresentam indicação de seu fabricante para a pressão adequada dos pneus, que varia a depender do modelo e pode ser diferente quando o veículo em questão está com muita ou pouca carga. Fique ligado!

Assim, vale a pena ter em mente que a calibragem dos pneus deve ser realizada sempre com os pneus frios. O dono do carro deve seguir tais instruções para garantir mais segurança em situações de risco, como frenagens em superfícies escorregadias.

Ainda: o pneu calibrado adequadamente é mais resistente aos cortes e às lacerações. 

Pneus remoldados ou recapados são seguros e não alteram características do veículo 

Caso haja necessidade de trocar pneus desgastados por pneus novos, é recomendável que eles possuam nenhuma emenda ou colagem feita após o processo de fabricação.

Assim, para verificar quando chegou a hora, o condutor deve observar o TWI. Esse indicador revela exatamente quando chega o momento de realizar a troca – quando sua altura se iguala à da banda de rodagem.

O que são pneus remoldados e quais são os perigos de utilizá-los?

Os pneus remoldados são pneus usados, que passaram por um processo de renovação, no qual a banda de rodagem é substituída por uma nova camada de borracha. Esse processo é realizado por empresas especializadas e visa prolongar a vida útil dos pneus usados, de modo a torna-los uma opção mais econômica em comparação com pneus novos.

Contudo, há perigos a serem considerados quando o motorista optar pelo uso de pneus remoldados. Esses problemas estão relacionados, sobretudo à qualidade e à segurança de tais produtos. Saiba mais sobre os potenciais riscos:

  1. Menor durabilidade: pneus remoldados tendem a ter uma vida útil mais curta em comparação com pneus novos. A camada de borracha aplicada pode não ser tão resistente e durável quanto a original, o que pode levar ao desgaste prematuro ou a problemas estruturais.
  2. Redução da aderência: a qualidade do processo de remoldagem pode variar, e pneus remoldados podem ter menor aderência à estrada, especialmente em condições de chuva, neve ou em superfícies escorregadias. Isso aumenta o risco de aquaplanagem e torna a condução menos segura.
  3. Risco de falha estrutural: se o processo de remoldagem não for realizado adequadamente, o pneu pode apresentar falhas estruturais, como bolhas na lateral ou na banda de rodagem. Tais falhas podem levar a vazamentos de ar ou até mesmo a estouros, causando acidentes graves.
  4. Problemas de equilíbrio e vibração: pneus remoldados podem apresentar desequilíbrios, o que pode causar vibrações desconfortáveis na direção e prejudicar o controle do veículo.
  5. Recauchutagem excessiva: em alguns casos, um pneu pode passar por múltiplos processos de remoldagem, o que pode comprometer ainda mais a sua qualidade e segurança.
o que é pneu run flat

Pneus Run Flat podem ser utilizados em qualquer veículo 

Tenha sempre em mente, amigo condutor: faz-se necessário que o veículo tenha sido desenvolvido pela fabricante e homologado para rodar com pneus Run Flat. Ainda: o automóvel deve ser equipado com um sensor de pressão dos pneus, de modo a evitar que o motorista não perceba que o item está sem ar. 

Uma vez que os pneus Run Flat são mais rígidos do que os modelos convencionais, é necessário que o projeto da suspensão do veículo seja preparo para toda com esse tipo de pneu. Por conta de tais características, a roda deve ter o aro preparado para esse tipo de tecnologia.

Assim, se um pneu Run Flat for instalado em rodas comuns, de liga leve ou de aço, ele pode sofrer detalonamento quando perder a pressão – que é quando o pneu sai da roda.

Saiba mais sobreo que caracteriza um pneu Run Flat

O pneu Run Flat (ou pneu com rodagem plana) é um tipo especial de pneu projetado para continuar rodando, temporariamente, mesmo após perder a pressão do ar, devido a um furo ou a um vazamento lento. Essa tecnologia foi desenvolvida para proporcionar mais segurança e conveniência ao motorista, sobretudo, em casos de perda súbita de pressão dos pneus.

A principal característica dos pneus RunFlat é a capacidade de suportar o peso do veículo mesmo quando estão sem ar. Isso é possível devido aos reforços internos no pneu, como estruturas de reforço ou cintas adicionais, que permitem que ele mantenha a forma, mesmo quando não há pressão de ar suficiente para sustentar um pneu convencional.

Quando acontece um furo ou um vazamento de ar em um pneu Run Flat, o motorista pode continuar dirigindo a uma velocidade reduzida, por uma distância limitada (geralmente, cerca de 80 quilômetros), até encontrar um local seguro para trocar o pneu ou realizar o reparo adequado. É importante destacar que a distância e a velocidade seguras podem variar de acordo com o fabricante e o modelo do pneu. Fique ligado!

Há diferentes tipos de pneus Run Flat e alguns podem apresentar características adicionais para melhorar o conforto e o desempenho ao dirigir. Determinados modelos de carros mais modernos vêm equipados de fábrica com pneus Run Flat, enquanto em outros veículos, o motorista pode optar por instalá-los como uma opção.

Embora os pneus Run Flat ofereçam benefícios em termos de segurança e conveniência, eles também têm algumas desvantagens. Em geral, eles podem ser mais caros do que pneus convencionais e, em alguns casos, podem ter um desempenho ligeiramente inferior quanto ao conforto de condução, devido à rigidez necessária para sustentar o veículo sem ar. 

Além disso, como a distância de condução com pneus furados é limitada, o motorista ainda precisa ser cauteloso e procurar ajuda ou fazer a substituição adequada do pneu o mais rápido possível após um incidente.

Pneus Run Flat são mais duros e frágeis 

De fato, os pneus Run Flat são mais robustos, devido aos reforços estruturais nos flancos, ombros e talões. Contudo, tal robustez não interfere na performance e no conforto do pneu, é importante destacar.

Pneus verdes precisam de uma distância maior para frenagem

O uso da tecnologia verde faz uso de novos compostos, de modo a garantir melhor performance, o que inclui requisitos de segurança, como aderência e frenagem. Por conta disso, os pneus verdes são ainda melhores do que os pneus tradicionais, no que diz respeito à frenagem, ao consumo de combustível, à resistência ao rolamento e ao ruído.

Pneus carecas proporcionam melhor dirigibilidade em piso seco

Não se esqueça, amigo motorista: se um pneu é considerado careca é porque ele já chegou ao fim de sua vida útil, de modo a perder a aderência provinda do desenho da banda de rodagem com apoio dos ombros e dos blocos centrais.

Devido a tal desgaste, tais pneus não têm capacidade de escoamento de água. Dessa maneira, esses pneus são mais propícios a furos pela baixa quantidade de borracha em sua banda de rodagem.

Ainda: a borracha do pneu careca não apresenta a mesma aderência de um pneu novo ou de um pneu slick para competições, por exemplo. 

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