Zapay > Veículo > Pneu remold: prós e contras
Fique por dentro sobre o que é pneu remold e quais são suas vantagens e desvantagens ao ser utilizado no dia a dia do veículo. Ainda: confira as dicas da Zapay sobre como saber se o pneu é remold, o preço e a durabilidade.
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O que é um pneu remold?
O pneu remold trata-se de um pneu remoldado, ou seja, que sofreu uma espécie de reciclagem, o que o faz custar menos do que um pneu novo.
Apesar do atrativo valor mais baixo e do apelo ecológico, há algumas desvantagens quando se trata de um pneu reaproveitado. Vamos explicá-las melhor ao longo deste artigo.
Vale frisar que o pneu remold passa por todo um processo de reconstrução, tendo como base o pneu usado. Neste procedimento, há uma raspagem das laterais da banda de rodagem e do próprio pneu. E há um motivo: é onde se localizam os frisos e sulcos.
Depois dessa alteração, que elimina as mencionadas estruturas originais, uma nova banda de rodagem é aplicada. Desse modo, o pneu remoldado ganha novas inscrições laterais.
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Como o pneu é fabricado?
Para a construção de um pneu, são necessários materiais como borrachas naturais e sintéticas, além de outros 200 componentes – como fios metálicos e têxteis, carbono, sílicas, enxofres, plastificantes, vulcanizantes, dentre outros.
E qual seria a importância destes materiais? A resposta é bastante prática: graças a esta mistura, os pneus apresentam elasticidade, durabilidade, resistência ao desgaste e aderência ao solo. Características fundamentais para que os veículos trafeguem com segurança.
Embora cada fabricante tenha seus toques personalizados na hora de construir pneus, o processo geral é o mesmo para todos. O primeiro passo é o preparo da borracha a ser utilizada. Ela deve ser acomodada nas bambury, que são grandes máquinas misturadoras.
Além de misturada, a matéria-prima é submetida a altas temperaturas e pressão. O resultado é uma manta de borracha uniforme, que, em seguida, será cortada em tiras e esticadas.
No processamento do pneu, as mantas mencionadas são unidas em camadas e, mais uma vez, passam por uma pressão de alta pressão e temperatura elevada. O objetivo é que o material enfileirado possa se fundir.
Vale dizer que a fabricação dos pneus é feita sobre o tambor, que é um cilindro rotativo e que conta com uma folha de borracha sintética impermeável ao ar.
Esta folha sintética funciona como uma câmara de ar, uma vez que está dentro do pneu.
A etapa seguinte é a montagem, onde todas as camadas são adicionadas ao pneu. Uma delas é a lona de carcaça, que é composta por uma armação de cabos têxteis paralelos – é esta estrutura que compõe o que é conhecido por carcaça do pneu. Trata-se de uma espécie de esqueleto do pneu e é fundamental para a estrutura dos pneus radiais.
Já os aros seriam as duas peças feitas de cabo metálico (caracterizados por serem muito resistentes) colocadas entre as bandas de borracha perfiladas. Sua função é manter os pneus firmes sobre as rodas, sem que fiquem aparentes. Mas como esconder os aros? É simples: a lona de carcaça é sempre dobrada sobre eles e, assim, eles são totalmente cobertos.
Na etapa seguinte, são adicionados os flancos, que têm como missão proteger os pneus dos choques laterais, além de outros componentes encaixados com precisão.
O pneu ganha forma quando se aproximam as bordas do tambor concomitantemente ao preenchimento da parte central.
Depois, são acrescentadas as lonas de reforço, itens essenciais para a dirigibilidade e a resistência mecânica. Estes itens são altamente resistentes e os fios são entrecruzados com os fios da lona de carcaça. É assim que se formam os triângulos indeformáveis do pneu.
A última etapa é quando a banda de rodagem é colocada. Neste momento, é instalada a escultura, componente que ficará em contato com o solo.
Depois de todas estas etapas, o esboço do pneu é destinado ao molde de cozimento, onde estão as gravações de futuras marcações e esculturas. Na etapa seguinte, o pneu é cozinhado.
E o que seria a vulcanização no processo de fabricação dos pneus? É neste momento que a membrana, repleta de água quente, empurra a borracha contra as esculturas e marcações marcadas no molde. É com esta água quente e com o vapor do molde que começa o cozimento.
É durante o processo de vulcanização que as misturas de estruturas metálicas, têxteis e as borrachas se fundem. É quando o pneu é passado do estado plástico para o estado elástico – com todas as propriedades e características que conhecemos já definidas.
É perigoso usar pneu remold?
Sim, é perigoso utilizar pneu remold. E o motivo é bastante prático: diferentemente dos países desenvolvidos, no Brasil não há a exigência de que seja mantida, na lateral da carcaça, o registro de uma informação da maior relevância para a segurança – as características originais da carcaça.
Durante a fabricação de um pneu remold, toda a camada de borracha é removida e apenas a carcaça do usado é aproveitada – o que é diferente do pneu recapado ou recauchutado, uma vez que nestas duas situações uma nova camada é aplicada sobre a antiga.
Aqui no Brasil, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) não exige que as empresas de remoldagem conservem a banda lateral, que é justamente onde está o registro das características originais da carcaça. Na Europa, por exemplo, isso é uma obrigatoriedade.
Qual a vantagem de um pneu remold?
Os pneus remold são conhecidos por algumas vantagens. Uma delas é o preço atrativo, pois ele é cerca de 50% mais barato do que um pneu novo. Além disso, apresenta cerca de 70% da durabilidade de um pneu novo – ou seja, seu custo-benefício é melhor.
Outro ponto que deve ser considerado é a aprovação que estes pneus têm do Inmetro. Porém, é muito importante que o proprietário do veículo tenha em mente que o pneu remold jamais será tão seguro e vantajoso quanto um pneu novo.
Pelo Inmetro, o pneu remold recebe boa avaliação para transitar no perímetro urbano e fazendo uso de uma velocidade média.
A sustentabilidade é mais um ponto levado em consideração, já que se trata de um pneu oriundo de reaproveitamento. Ou seja, contribui para redução de emissão de lixo e do gasto de recursos como o petróleo.
Dica: se optar pela compra de um pneu remold, verifique se o produto é de qualidade e se a empresa é confiável. Segurança em primeiro lugar!
Quais as desvantagens do pneu remold?
É preciso considerar também as desvantagens de um pneu remold em seu veículo. A primeira delas é a durabilidade: como já ressaltamos, embora seja mais barato, ele tem cerca de 30% menos tempo de vida útil. Ou seja, você precisará trocá-lo com mais frequência.
Outro ponto desfavorável é que os pneus remold não apresentam bom desempenho nas estradas, nem quando o veículo está em alta velocidade. Ou seja, pontos consideráveis de segurança, afinal, ninguém quer dirigir com instabilidade, não é mesmo?
A recomendação do Inmetro é que os pneus remold sejam feitos a partir de pneus que tenham no máximo sete anos de fabricação. Porém, como as informações laterais são removidas, é impossível saber quais são as informações originais de fábrica – como a data a qual o componente foi fabricado, além da marca e do Estado de origem, por exemplo.
Ainda: os pneus remold costumam apresentar dificuldades na hora de realizar o balanceamento do veículo.
Qual a diferença do pneu remold para o novo?
Existem algumas diferenças entre pneus remold e pneus novos, a principal delas é a qualidade e a durabilidade dos novos, que é maior, assim como sua aderência ao solo. O preço é outro ponto que chama a atenção dos motoristas: pneus novos são sempre mais caros do que os pneus remold – praticamente, o dobro do preço.
Enquanto um pneu novo é feito do zero, o remold é feito a partir de pneus com sete anos – ou, ao menos, é essa a indicação do Inmetro. Outro ponto: os pneus novos têm todas as informações em sua lateral, já os pneus remold não contam com estas informações (que são cobertas quando ele está sendo refeito).
Qual é a durabilidade de um pneu remold?
Vale a pena reforçar que o pneu remold dura cerca de 30% a menos do que um pneu novo. Ou seja, você terá que repor com mais frequência.
É permitido o uso de pneu remold?
Sim, é permitido utilizar os pneus remold, segundo Inmetro. Vale destacar que ele é indicado para ser utilizado em veículos leves, como carros de passeio e comerciais.
Estes pneus são proibidos nos seguintes veículos: militares, agrícolas, motocicletas, motonetas, de competição, ciclomotores e bicicletas.
Vale a pena usar um pneu remold?
Os pneus remold são válidos para veículos leves, principalmente os automóveis que rodam pouco, com velocidade baixa ou moderada. Importante: estes pneus são indicados para rodarem dentro do perímetro urbano (nas cidades).
Pneu remold é seguro de verdade?
É sempre importante destacar que os pneus remold não têm a mesma qualidade dos pneus novos, o que pode afetar a sua segurança. E, como já ressaltamos neste artigo, os pneus remold têm durabilidade menor e sua aplicação deve ser feita apenas em veículos leves, por exemplo, que circularão em perímetro urbano.
Ainda: não é recomendável trafegar com o veículo que usa pneus remold nas estradas. Se forem utilizados, rode com o veículo apenas nas cidades e com velocidades abaixo de 80km/h.
Atente-se sempre ao utilizar os pneus remold em seu veículo, pois eles apresentam desempenho inferior se comparados com pneus novos. E os pneus remold apresentam dificuldade para a realização do balanceamento – mais um ponto crucial em desvantagem para a segurança.
É também importante que o condutor saiba que pneus remold apresentam limites de velocidade para aquaplanagem mais baixos, assim como menor aderência lateral.
Dica da Zapay: Fique por dentro sobre como trocar pneu furado.
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Ana
Em 2022, entrou para o time da Zapay, como Analista de SEO atuando com o planejamento de conteúdo para o blog com o objetivo de auxiliar e atuar no crescimento, ajudando a responder às principais dúvidas dos usuários sobre o universo automotivo.